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Ligar luminaria de emergencia mesmo na tomada


Sr. Burns

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Postado

Como faço para forçar esta luminaria de emergencia a ligar mesmo na tomada ?

Obvio que nao quero ter de sair de casa até o centro para comprar componentes. Quero fazer com o que já tenho.

Conseguem ver na imagem ?

Tem como ?

Bateria 4V - 800mAh

Chave

Fuzível

Eletrolitico 16V 220microF

6X Diodo ??07

Um diodozinho minusculo e transparente

Um bagulho gigante marrom escrito CBB21 - 550J - 400V

2X 58550 - D 331

1X NTC 100D 9

4X resistores, dois deles iguais (ver figura)

Aquele difícil de ver é Dourado, Amarelo, Marrom, Verde

https://www.dropbox.com/s/2ze8rpv9xn1sqku/P2200020.JPG

(É uma vergonha este armazenador de imagens do fórum. Convenhamos....)

  • Membro VIP
Postado

Para que ela ligue tem de interromper a alimentção ac, certo??? Colocar uma chave para tal é uma das alternativas..

Para ligar mesmo sem interrupção dessa alimentação, tem de ver e oferecer um jump, sobre o transistor..

Arriscaria a dizer que basta interligar o fio branco ao fio vermelho.. Mas é pura especulação pois as fotos não ajudam em nada para conferir isso dai. Teria de ter uma foto do impresso, visto de baixo..

Postado

e se... fizesse uma ligação direta, entre a bateria e os leds? meça usando um multímetro a tensão fornecida pela placa... não sei se vai queimar os leds quando ligar na tomada

Postado
e se... fizesse uma ligação direta, entre a bateria e os leds?

As luminárias que vjo por aí costumam ter baterias entre 4 a 7V. Normalmente os LEDs são todos em paralelo sem resistor algum. Dessa forma, se ligar a bateria direto, já era os LEDs. Acho que eles constroem assim sabendo que não é legal mas também sabem que a bateria irá acabar antes dos leds estragarem e os leigos compram uma luminária nova já que estão tão baratas.

O requisitante quer ligar direto da tomada. Como o Faller disse, precisamos de uma foto mais nítida para verificar onde jumpear.

Falou

Postado

Obrigado por reabrir, moderador.

Não sei como passou despercebido o seguinte fenômeno:

Soldei os dois pontos mostrados na figura.

E deu certo. A luminária Liga mesmo na tomada.

Porém na posição desligado, e na tomada, os LEDs emitem uma luz fraquinha.

Em seguida descolei o componente (transistor, correto?) e susbstitui por um ferrinho.

O problema continua.

Estes componentes estão em paralelo, correto ?

O outro não deve ser interligado também ?

Postado

Acredito que por ser uma luz fraquinha, deve estar passando os 110V pelos diodos.

Vi que em uma linha tem dois diodos em serie.

Alguma outra explicação plausível ?

Postado

Sr. Burns, boa tarde.

Não sou o administrador do fórum mas tome cuidado, pois está postando muitas msgs seguidas e isto pode lhe prejudicar por aqui.

Quanto à sua luminária, elas não são feitas para alimentar à carga e sim apenas carregar à bateria para que ela esteja pronta caso a rede elétrica falhe.

Pode até ter funcionado ligado à tomada, mas faça um experimento e deixe a luminária ligada na tomada e acendendo aos leds ao mesmo tempo por um dia inteiro. Acredito que os leds se apagarão, ainda que ligado à tomada e a bateria vai à lua.

Sugiro que deixe seu circuito da forma original e o utilize fora da tomada até a bateria enfraquecer.

Postado

Bacana! você fez o esquemático. Vai ficar mais fácil ainda quando colocares os valores dos componentes e só alguns detalhezinhos: Aonde você colocou uma borneira chamada "VCC" é provavelmente a entrada VAC, ou da tomada de força e ali onde você colocou um capacitorzinho cerâmico, muito provavelmente é um termistor, além daquele capacitorzão não ser eletrolítico. Faltou também aonde vai o outro polo dos leds de saída, negativo nesse caso.

Mas um teste básico pra saber se essa fonte pode mesmo aguentar essa penca de leds sem a bateria é ligá-los no lugar da bateria, só que antes disso, precisaria saber o quanto esse carregador envia para a bateria (Poderia até tentar prever, mas precisaria saber os valores de cada componente do seu esquemático, principalmente o do diodozinho de vidro) afim de se evitar a queima de todos esses leds, mas como estou prevendo, não terá a força necessária pra acender aos ledizinhos. Veja o porque:

A imensa maioria dessas luminárias usa uma fonte com potência suficiente apenas pra carregar a sua bateria, que no seu caso é de 800mA. Logo acreditando que o fabricante utilize a razão de 10% para carregá-la, logo essa fonte deverá ser de 80mA em média ou até menos.

Cada um desses leds consome 30mA a 3,15V, logo com essa força teríamos como suprir energia apenas para 3 ou 4 leds e em seu circuito temos 30 deles, logo 900mA, mas se queres se aventurar, aventure-se.

Veja tudo isso e caso não dê mesmo certo, vamos tentar de uma outra forma.

(ATENÇÃO: Enquanto o circuito estiver na tomada, não encoste o dedo em lugar algum, pois há risco de choque)

Postado

Tem razão, thermistor.

Valor atualizado no post anterior.

Correto, também, em relação à entrada de energia. Corrigido de VCC para VAC.

É impossível ler o que está escrito naquele diodo de vidro. Espero que não seja importante.

Os diodos normais parecem ler N4007. Mesmo havendo vários, não é fácil obter seus valores.

Venho lhe pedir que não dê atenção à simbologia dos dispositivos.

Tive problemas, no esquemático, para simbolizar os capacitores não-polarizados.

Imaginei que fosse criar problemas eu ter simbolizado ambos lâmpada e bateria no mesmo bourne (Eles são juntos), porém, dei pouca atenção...

Corrigido.

Não sei que informação dar sobre o grande capacitor:

http://www.elecsound-components.com/Film-Capacitors/CBB21.pdf

Com um multímetro obtive 4,4 Volts nos terminais da bateria, enquanto carregava.

Porém pergunto-lhe se o valor é confiável, já que uma parte pode estar sendo consumida, tendo em vista que os leds acendem na tomada.

Ao desconectar os leds (descolei o fio branco da figura), dá Zero volts nos terminais da bateria.

Meu objetivo era utilizar ambos: tomada mais bateria ao mesmo tempo.

Tendo em vista que a luminária não ficaria ligada o tempo todo, a bateria teria bastante tempo para se carregar.

E, já que a bateria não estaria fazendo todo o trabalho sozinha, não descarregaria tão rapidamente, nem viciaria.

Mas agora, já que o valor é alto...

Não foi correta a solução apresentada por Faller ?

Se foi correta, o que explica a emissão de luz fraca, quando na tomada, mesmo o switch estando em OFF ?

Postado
Tem razão, thermistor.

Valor atualizado no post anterior.

Correto, também, em relação à entrada de energia. Corrigido de VCC para VAC.

É impossível ler o que está escrito naquele diodo de vidro. Espero que não seja importante.

Os diodos normais parecem ler N4007. Mesmo havendo vários, não é fácil obter seus valores.

Venho lhe pedir que não dê atenção à simbologia dos dispositivos.

Tive problemas, no esquemático, para simbolizar os capacitores não-polarizados.

Imaginei que fosse criar problemas eu ter simbolizado ambos lâmpada e bateria no mesmo bourne (Eles são juntos), porém, dei pouca atenção...

Corrigido.

Não sei que informação dar sobre o grande capacitor:

http://www.elecsound-components.com/Film-Capacitors/CBB21.pdf

Com um multímetro obtive 4,4 Volts nos terminais da bateria, enquanto carregava.

Porém pergunto-lhe se o valor é confiável, já que uma parte pode estar sendo consumida, tendo em vista que os leds acendem na tomada.

Ao desconectar os leds (descolei o fio branco da figura), dá Zero volts nos terminais da bateria.

Meu objetivo era utilizar ambos: tomada mais bateria ao mesmo tempo.

Tendo em vista que a luminária não ficaria ligada o tempo todo, a bateria teria bastante tempo para se carregar.

E, já que a bateria não estaria fazendo todo o trabalho sozinha, não descarregaria tão rapidamente, nem viciaria.

Mas agora, já que o valor é alto...

Não foi correta a solução apresentada por Faller ?

Se foi correta, o que explica a emissão de luz fraca, quando na tomada, mesmo o switch estando em OFF ?

Se quer experimentar sem cortar a pista basta dessoldar uma das pontas do diodo D5. E se for para ficar sempre assim basta isso.

Se desejar voltar ao funcionamento original pode colocar um interruptor em serie com D5. Isto é entre o terminal de D5que deligou e o local do pcb onde estava ligado de origem.

Ou faça assim como na figura ,abrindo esta pista.

Coloque o interruptor.

Se ligado funciona normalmente, se desligado ficará sempre aceso quando ligado à rede.

O outro interruptor continua a funcionar como estava.

E a bateria vai descarregar mesmo ligada à rede.

  • Membro VIP
Postado

Eu na verdade nem entendi o que o cidadão deseja fazer com essa de ligar direto a luminária, mesmo com energia... de qualquer modo ela vai durar acesa o mesmo tempo que duraria seu estoque de energia derivado de suas pilhas. Desse modo, uma chave que interrompesse a alimentação, no circuito original, já operaria a contento. O fato de ligar mesmo alimentada, direto, não vai agregar maior autonomia ao conjunto.. A corrente de carga oferecda pela rede não é suficiente para nada a não ser aquela nesga de iluminamento da qual ele se queixa..

Postado

É caro "Sr. Burns". Lhe sugiro que continue utilizando essa luminária da forma original, da forma como ele foi concebido ao mundo, pois não há uma forma prática de fazê-lo acender aos leds e carregar a bateria ao mesmo tempo.

Postado
Eu na verdade nem entendi o que o cidadão deseja fazer com essa de ligar direto a luminária

Bom... daí o problema não tá no cérebro do "cidadão."

Quando uma luminária de emergência tem energia vindo pelo fio elétrico, os leds não ligam.

Já em uma luminária normal, a luz liga com um switch, sem precisar tirar da tomada.

Se tem que explicar mais do que isso, o negócio tá feio...

Se ligado funciona normalmente, se desligado ficará sempre aceso quando ligado à rede.

Bom... é bem isso que tô tentando consertar aqui.

Se tem um On/Off, é pra que seja útil. O tempo todo ligado não é conveniente. E desplugar da tomada sempre que precisa usar é menos ainda.

Mas entendo.

Não tem como mesmo.

Enfim.

O que eu queria era isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/transformar-lampada-emergencia/662446

Mas sem jogar a bateria fora.

E, já que é necessário, criando uma fonte (mas usando o que já tenho).

Obrigado a todos.

Até.

Postado

Dá para fazer sim.

Não leu tudo

Se ligado funciona normalmente, se desligado ficará sempre aceso quando ligado à rede.

O outro interruptor continua a funcionar como estava

Ou se calhar nao me fiz entender.

A chave que tem continua a funcionar como tem agora.Continua a ligar e desligar a luz.

Com a alteraçao que propus, com o segundo interruptor,o que se vai alterar é apenas o funcionamento quando está ligado á rede.

Neste momento quando esta ligado a rede , mesmo com a chave em ligado a luz nao acende, certo?

Se fizer a alteração que indiquei, estando ligado à rede e com a chave actual em ligado, se ligar o segundo interruptor D5 fica ligado e a luz apaga.

Se desligar o segundo interruptor D5 fica desligado a luz acende.

Deu para perceber?

Não era isto que queria?

Experimente e vai ver que funciona.

.

  • Membro VIP
Postado
Bom... daí o problema não tá no cérebro do "cidadão."

Quando uma luminária de emergência tem energia vindo pelo fio elétrico, os leds não ligam.

Já em uma luminária normal, a luz liga com um switch, sem precisar tirar da tomada.

Se tem que explicar mais do que isso, o negócio tá feio...

Obrigado pela consideração, mas você não entendeu o recado. Vou repetir... A gente tenta ajudar e toma patada.. Evidente que eu sei que numa iluminação de emergência se a energia da tomada falta, a luminária se acende, e é justo isso que eu propuz ali em cima, uma chave que desligasse a energia que vem da tomada...

Vou repetir o que disse para que entendas, parece que tens de ler duas vezes ou mais devagar, para entender..

"Desse modo, uma chave que interrompesse a alimentação, no circuito original, já operaria a contento. O fato de ligar mesmo alimentada, direto, não vai agregar maior autonomia ao conjunto.. A corrente de carga oferecda pela rede não é suficiente para nada a não ser aquela nesga de iluminamento da qual ele se queixa.. "

O que sugeri a você, ali em cima, é colocar uma chave, um interruptor, que abrisse a alimentação que vem da tomada. Desse modo não precisaria tirar da tomada e sim, sei que desalimentado da tomada ela irá acender..

Seria mais simples, não ficaria aquele iluminamento de fundo com a chave ligada. Uma vez desligada a chave o efeito seria o mesmo que retirar da tomada..

Essa não seria a solução adequada para você??? Desligada a chave da que interrompe a alimentação da tomada a luminária, pelo seu préprio circuito, acenderia. Não vai fazer a menor falta ao acender a luminária e a mesma continuar recebendo alimentação da tomada. São eventos excludentes..

Esgotada a bateria sua iluminação seria justo aquela nesga de iluminamento de que tanto te queixas.. O fato de estar ligado na tomada não a torna capaz de iluminar decentemente coisa nenhuma..

Postado

Justo,

Não li direito então.

Vai ver porque meu julgamento se cegou ao ler logo no início do post algo que geralmente é usado com menospreso: "o cidadão".

Só faltou dizer "esse cidadãozinho com essas ideia de girico aí, ó..." (se bem que é praticamente o que tava implícito.)

no circuito original

Aí reside o problema.

Ao ler "No circuito", discordem todos de mim se for o caso, parece implicar em uma chave soldada no circuito impresso, e não um interruptor de tomada.

Mas enfim.

A tua ideia é a mais simples/lógica, já que a fonte é tão fraquinha assim mesmo...

E se pensei direito, vejo que parece a mesma do Bastassim:

(Bastassim, obrigado a ti também.)

Vou tentar essa do diodo, agora com os esclarecimentos

Mesmo que fique híbrido: 90% bateria + 10% fonte... (Já ajuda. O foco era o conforto da chave.)

Neste momento, ligado à rede:

Switch no forte: luz forte

Switch no fraco: luz fraca

Perfeito.

Mas...

Switch no off: luz fraquinha (direta da fonte, que já ficou claro, também é fraquinha, não deve nem ter um volt.)

Switch no off era para ser... off

Tu parece ter pego um detalhe importante: não tirar a funcionalidade da chavezinha original. Seria desperdício.

Se for possível, vou prezar por isso.

Vou testar isso tudo agora.

Obrigado à todos.

Postado
Justo,

Não li direito então.

Vai ver porque meu julgamento se cegou ao ler logo no início do post algo que geralmente é usado com menospreso: "o cidadão".

Só faltou dizer "esse cidadãozinho com essas ideia de girico aí, ó..." (se bem que é praticamente o que tava implícito.)

Aí reside o problema.

Ao ler "No circuito", discordem todos de mim se for o caso, parece implicar em uma chave soldada no circuito impresso, e não um interruptor de tomada.

Mas enfim.

A tua ideia é a mais simples/lógica, já que a fonte é tão fraquinha assim mesmo...

E se pensei direito, vejo que parece a mesma do Bastassim:

(Bastassim, obrigado a ti também.)

Vou tentar essa do diodo, agora com os esclarecimentos

Mesmo que fique híbrido: 90% bateria + 10% fonte... (Já ajuda. O foco era o conforto da chave.)

Neste momento, ligado à rede:

Switch no forte: luz forte

Switch no fraco: luz fraca

Perfeito.

Mas...

Switch no off: luz fraquinha (direta da fonte, que já ficou claro, também é fraquinha, não deve nem ter um volt.)

Switch no off era para ser... off

Tu parece ter pego um detalhe importante: não tirar a funcionalidade da chavezinha original. Seria desperdício.

Se for possível, vou prezar por isso.

Vou testar isso tudo agora.

Obrigado à todos.

Deixe de fazer considerações estúpidas.

Por vezes magoa receber patadas quando estamos a ajudar.Ainda por cima por ignorância e sem ler ou experimentar.

Se nao sabe o que em português são interruptores usados em eletrónica veja o link abaixo.

http://www.castroelectronica.pt/loja-virtual/interruptores

Mas vou passa a chamar chave para que entenda.

O circuito que propus não dá luz fraquinhaquando ligado à rede.

Como lhe disse a chave original continua a funcionar da mesma forma.

A chave adidional apenas vai actuar apenas se ligado a rede e nao vai dar qualquer luz fraquinha.

Percebeu agora ou quer mais um desenho.

Postado

P/ Bastassim:

interruptores usados em eletrónica

ss-12d10-interruptor-desliga-liga-para-a-eletronica-diy-10-pecas-por-pacote_phwcds1337234597155.jpg

ss-12f46-interruptor-5-milimetros-para-a-eletronica-diy-50-pecas-por-pacote_ldgytc1337824684809.jpg

INTERRUPTOR RESIDENCIAL (Tomada):

interruptor-1-t--tomada-250x250.jpg

Laranja Vs Abacaxi

magoa receber patadas quando estamos a ajudar

(Bastassim, obrigado a ti também.)

O que significa "Obrigado" em portugal ?

"Cidadão" tem valor depreciativo em grande parte do brasil

Ainda por cima sem ler
Vai ver porque meu julgamento se cegou ao ler logo no início do post algo que Geralmente é usado com menospreso

/\ Vai tirar a razão?

Acho que eu fui o primeiro a ser ofendido aqui.

Interruptor então...

OK. Vou soldar.

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