Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Corsair CX430 + Radeon 7870


Gustavovsk

Posts recomendados

Olá pessoal. Quem vê meus tópicos deve tá percebendo que sou bem leigo nesse negócio... paciência comigo por favor! ^_^

Tô com 3 dúvidas em relação a minha fonte, irei listá-las por ordem de importância.

Adquiri uma Fonte Corsair 430W CX430 ATX12V 80 PLUS BRONZE CP-9020046-WW e uma VGA XFX Radeon HD 7870 Core Edition 2048MB (2GB) DDR5 PCI-Express FX-787A-CNFC.

1ª dúvida

Eu já tinha ciência de que essa placa de vídeo requeria uma fonte com 2 conectores pci-express, papeando pelo fórum aqui conversei com o usuário Gotoa e ele disse que a maioria das placas 7870 já viam com esse adaptador:

cabo_adaptador_vga.jpg

Comprei minha placa e minha fonte tranquilo então. Eis que chegaram dos Correios hoje e percebi que não veio adaptador algum com a placa... Mas tudo bem, resolvi que ia procurar pela cidade essa tarde e se não achasse compraria na net, em algum lugar deve ter... Enquanto isso eu deixaria minha placa de vídeo encostada. Tudo bem.

Mas então eu fui ler o manual da placa de vídeo e me deparei com isso:

P2270021.JPG

Pelo que eu entendi o manual diz que eu não devo usar esse tipo de adaptador e não deu mais detalhes... Daí ferrou pro meu lado :/

Alguém sabe qual o problema de utilizar esse tipo de adaptador? Alguém pode indicar qual é a melhor solução para o meu caso?

2ª dúvida

O cabo ATX de 24 pin está sem o metal em um dos buraquinhos, é assim mesmo?

metal.JPG

3ª dúvida

Essa fonte veio sem cabo de força, posso ir numa loja de eletrônica e comprar qualquer um? Não é o tipo de coisa que se deve ter muita cautela pra comprar, né? Apenas confirmando esse ponto mesmo... Aqui na minha cidade é todo 220v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo desenho, informa que você não pode usar um adaptador no cabo PCI-E para ficar com duas saídas

"---<"

E nem um usar adaptador com 8 pinos juntamente com o de 6 pinos

você tem que colocar o PCI-E da sua fonte + mais o adaptador de 6 pinos em duas saídas molex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, falei que sou leigo né? Então vamo lá haha.

Molex são aqueles conectores retangulares com as bordas arredondadas? Eu faria assim então? Contemple minhas habilidades no paint:

Sem+t%C3%ADtulo.png

Legenda:

Fonte e seus cabos

Adaptador

Placa de video

A fonte tem 3 conectores molex, desta maneira só me sobraria um... O que são conectados nesses conectores? Eu pelo menos acho que não tenho que conectar nada neles então tô de boa...

Mas então é isso mesmo que eu desenhei? E não tem nenhum problema pra placa de vídeo?

Se puderem responder as minhas outras duas dúvidas do tópico tb xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1ª dúvida

Eu já tinha ciência de que essa placa de vídeo requeria uma fonte com 2 conectores pci-express, papeando pelo fórum aqui conversei com o usuário Gotoa e ele disse que a maioria das placas 7870 já viam com esse adaptador:

cabo_adaptador_vga.jpg

Comprei minha placa e minha fonte tranquilo então. Eis que chegaram dos Correios hoje e percebi que não veio adaptador algum com a placa... Mas tudo bem, resolvi que ia procurar pela cidade essa tarde e se não achasse compraria na net, em algum lugar deve ter... Enquanto isso eu deixaria minha placa de vídeo encostada. Tudo bem.

Mas então eu fui ler o manual da placa de vídeo e me deparei com isso:

P2270021.JPG

Pelo que eu entendi o manual diz que eu não devo usar esse tipo de adaptador e não deu mais detalhes... Daí ferrou pro meu lado :/

Alguém sabe qual o problema de utilizar esse tipo de adaptador? Alguém pode indicar qual é a melhor solução para o meu caso?

Pode usar esse seu adaptador sim, o problema é querer transformar uma saida de 75w (Pci-e 6 pinos) em 2 de 75w, o que não alimentaria a fonte direito. Você deve ligar o adaptador em 2 molex e e o lado do PCI-e na placa de video.

2ª dúvida

O cabo ATX de 24 pin está sem o metal em um dos buraquinhos, é assim mesmo?

metal.JPG

Seu cabo esta normal.

3ª dúvida

Essa fonte veio sem cabo de força, posso ir numa loja de eletrônica e comprar qualquer um? Não é o tipo de coisa que se deve ter muita cautela pra comprar, né? Apenas confirmando esse ponto mesmo... Aqui na minha cidade é todo 220v.

Qualquer cabo de força com mais de 3 amperes aguentaria alimentar a sua fonte em 220V. Recomendo comprar o cabo padrão de 10A ou até mesmo usar um cabo antigo da sua antiga fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar esse seu adaptador sim, o problema é querer transformar uma saida de 75w (Pci-e 6 pinos) em 2 de 75w, o que não alimentaria a fonte direito. Você deve ligar o adaptador em 2 molex e e o lado do PCI-e na placa de video.

Acho que entendi...

e quantos w tem a saida do molex?

Eu liguei agora pra uma loja de informatica aqui da minha cidade pra ver se eles tinham esse adaptador e o cara falou q n tinha e q nao era bom eu fazer isso porque eu ia dividir a potencia e tudo mais... Agora fiquei confusi hahaha

Será que ele entendeu q eu queria transformar um pci em 2 pci?

Mas então... não tem nenhuma contra-indicação em transformar 2 molex em um pci?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que entendi...

e quantos w tem a saida do molex?

Eu liguei agora pra uma loja de informatica aqui da minha cidade pra ver se eles tinham esse adaptador e o cara falou q n tinha e q nao era bom eu fazer isso porque eu ia dividir a potencia e tudo mais... Agora fiquei confusi hahaha

Será que ele entendeu q eu queria transformar um pci em 2 pci?

Mas então... não tem nenhuma contra-indicação em transformar 2 molex em um pci?

Como os amigos acima ja falaram pode usar tranquilamente o adaptador, porém você tem que conecta-lo em um molex da fonte. O molex é esse aqui da imagem abaixo

tumblr_m6tbbczGCH1qah3d2.jpg

Procure um adaptador com esse tipo de encaixe, para poder se adequar tranquilamente ao encaixe do molex. É exatamente o mesmo encaixe do adaptador que você mencionou.

Molex_male_connector.jpg

E compre um cabo de força de 10 A, que já é mais que suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas então... não tem nenhuma contra-indicação em transformar 2 molex em um pci?

Não tem contra indicação não..

Você deu azar pois tenho visto e acho ser política da XFX não mandar adaptador junto na caixa. Muitas outras fabricantes mandam o adaptador junto, veja ai o conteudo da caixa de alguns deles..

Da MSI: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814127681

Da Gigabyte: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814125418

Da Sapphire: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814202024

Nenhum fabricante mandaria adaptador junto se fosse prejudicial ou não indicado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu é que não estou em Porto Alegre, senão te mandava pelo correio um desses que devo ter uns dois lá por casa sobrando... Deve ter uma pá de gente com isso dai rolando pelas gavetas. Faça um apelo pelo fórum, alguem te dá isso dai..

As pessoas geralmente tem as fontes já adequadas e ao comprar suas placas de vídeo, que vem com esses adaptadores, acabam jogando eles nas gavetas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se tiver alguém na sua casa em Poa que talvez saiba onde tá esse adaptador...

(Não custa tentar) :D

Eu, só daqui a um mes. Minha filha pode ir lá, ela é bióloga. Só que para ela achar isso dai nas minhas coisas é o mesmo que eu achar um protozoário dentro da minha caixa de pesca, sem os óculos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, só daqui a um mes. Minha filha pode ir lá, ela é bióloga. Só que para ela achar isso dai nas minhas coisas é o mesmo que eu achar um protozoário dentro da minha caixa de pesca, sem os óculos..

Hahahahahha, é assim mesmo. Às vezes ligo pra minha mãe em Minas Gerais e peço pra ela me enviar algo que esqueci lá, é um custo pra fazê-la achar!

Mas bendito seja o facebook! Achei um cara aqui na minha cidade que vai me vender um por R$5,00. Vamos ver se consigo pegar com ele ainda hoje...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo eu nao usaria esse adaptador MOLEX e PCI-Ex. Se o manual não indica, não faça.

Afinal de contas, uma ADAPTAÇÃO (como o próprio nome diz) nunca é 100%.

EU trocaria a fonte, e tentaria uma outra fonte com 2 conectores PCI-Ex.

Eu tenho uma 4870, e ela pede 2 conectores PCI-Ex. Peguei uma fonte compativel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigo eu nao usaria esse adaptador MOLEX e PCI-Ex. Se o manual não indica, não faça.

Afinal de contas, uma ADAPTAÇÃO (como o próprio nome diz) nunca é 100%.

EU trocaria a fonte, e tentaria uma outra fonte com 2 conectores PCI-Ex.

Eu tenho uma 4870, e ela pede 2 conectores PCI-Ex. Peguei uma fonte compativel.

Será que não é extremo preciosismo de sua parte???

Manual nenhum de PC indica que os use com estabilizador e quem sabe mais de 70% do pessoal ainda usa essa imundície..

Me responda so uma pergunte, só essa..

Se fosse assim tão "não recomendado" porque os próprios fabricantes de placas, em sua maioria, mandam junto com as suas placas de vídeo esses adaptadores??? Eles estariam dando um tiro no pé, não achas???

Uma coisa é não recomendar o uso, outra é ter de comprar nova fonte só porque a dele, com as demais condições satisfeitas, boa fonte, falta um conector..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo eu nao usaria esse adaptador MOLEX e PCI-Ex. Se o manual não indica, não faça.

Afinal de contas, uma ADAPTAÇÃO (como o próprio nome diz) nunca é 100%.

EU trocaria a fonte, e tentaria uma outra fonte com 2 conectores PCI-Ex.

Eu tenho uma 4870, e ela pede 2 conectores PCI-Ex. Peguei uma fonte compativel.

O único adaptador que o manual não indica usar é esse:

CVT628-1_250.jpg

Pois o mesmo apenas multiplica o número de PCI-e da fonte, e o cabo PCI-e de 6 pinos é capaz apenas de manter uma corrente de 75w, ai você usa um desses e ganha 2 cabos de 37,5w. Má alimentação da placa de vídeo.

Esse tipo de cabo não deveria existir. Agora, quanto ao adaptador que o dono do tópico quer usar esta tudo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei hoje o adaptador, um dos molex veio com 3 pinos e o outro com 2... Tá certo isso? Haha.

Amigo eu nao usaria esse adaptador MOLEX e PCI-Ex. Se o manual não indica, não faça.

Afinal de contas, uma ADAPTAÇÃO (como o próprio nome diz) nunca é 100%.

EU trocaria a fonte, e tentaria uma outra fonte com 2 conectores PCI-Ex.

Eu tenho uma 4870, e ela pede 2 conectores PCI-Ex. Peguei uma fonte compativel.

No manual é outro tipo de adaptador que tá contra-indicando, eu confundi...

Mesmo assim eu gostaria de trocar a fonte pra ficar mais tranquilo, mas o pessoal aí tá falando que não tem problema então acho que vou ficar com o adaptador mesmo, pois comprar fonte consideravelmente mais cara só por causa de conector acho que não vira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tem foto? pois ta errado isso ai, deveria vir os 4 pinos assim como todo molex vem.

Amigo, pense um pouco, só um pouquinho já ajuda..

Um conector PCI-e de 6 vias tem:

3 fios pretos ligados a ele ( comum )

3 fios amarelos ligados a ele ( + 12 Volts )

Dois conectores molex tem:

4 fios pretos ligados a ele

2 fios amarelos ligados a ele

2 Fios vermelhos ligados a ele

Como de modo inteligente alguém faria essa interconexão entre ambos???

Usaria três fios pretos e dois amarelos.. O que totaliza 5 fios. Certo???

Só não usa de 6 fiso pois ai deveria tomar 3 conectores molex, para tomar mais um fio de 12 Volts.. O que é muito para "roubar" do uso na fonte..

E claro, o fio vermelho do molex não é usado pois placa de vídeo não usa dessa tensão dai.. Simples..

Os adaptadores que vistes, ou conheces, devem ser muito ruins por desperdiçar um dos fio pretos..

Esse dai, por exemplo, até usa seis fios, note que ele duplicou o caminho de um dos fios amarelos, e pegou sim 3 pretos..:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/AdaptadorMolexxPCIe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, pense um pouco, só um pouquinho já ajuda..

Um conector PCI-e de 6 vias tem:

3 fios pretos ligados a ele ( comum )

3 fios amarelos ligados a ele ( + 12 Volts )

Dois conectores molex tem:

4 fios pretos ligados a ele

2 fios amarelos ligados a ele

2 Fios vermelhos ligados a ele

Como de modo inteligente alguém faria essa interconexão entre ambos???

Usaria três fios pretos e dois amarelos.. O que totaliza 5 fios. Certo???

Só não usa de 6 fiso pois ai deveria tomar 3 conectores molex, para tomar mais um fio de 12 Volts.. O que é muito para "roubar" do uso na fonte..

E claro, o fio vermelho do molex não é usado pois placa de vídeo não usa dessa tensão dai.. Simples..

Os adaptadores que vistes, ou conheces, devem ser muito ruins por desperdiçar um dos fio pretos..

Esse dai, por exemplo, até usa seis fios, note que ele duplicou o caminho de um dos fios amarelos, e pegou sim 3 pretos..:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/AdaptadorMolexxPCIe.jpg

Hmm entendo e obrigado pela explicação. Minha intenção foi ajudar o colega, veja que eu pedi fotos para que alguém que entenda da "coisa" analisasse o adaptador do amigo, pois ele nem mencionou como estava distribuído o adaptador só mencionou a quantidade de pinos.

Só cogitei que o dele estava errado, pois os adaptadores que eu tive foram os adaptadores de fabrica que vieram junto as placas de vídeo, e todos eles tinham os 4 pinos. Como os fios estavam distribuídos não lembro, mas creio que o fabricante não iria mandar junto a placa algo que fosse danifica-la, pois seria prejuízo para eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gustavovsk, tô na mesma situação que você!

Tenho essa fonte Corsair cx 430, e estou querendo trocar minha vga por uma hd 7870, e mesmo tendo ouvido vários comentários dizendo que você pode fazer essa adaptação, queria saber como ta o seu pc agora. você está usando o adaptador 4pin para 6pin na sua Vga, e deu tudo certinho?

No meu caso ainda não comprei essa Vga porque tô com essa dúvida!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavovsk, tô na mesma situação que você!

Tenho essa fonte Corsair cx 430, e estou querendo trocar minha vga por uma hd 7870, e mesmo tendo ouvido vários comentários dizendo que você pode fazer essa adaptação, queria saber como ta o seu pc agora. você está usando o adaptador 4pin para 6pin na sua Vga, e deu tudo certinho?

No meu caso ainda não comprei essa Vga porque tô com essa dúvida!

Abração

Não, ele esta usando o adaptador de molex postado pelo mesmo. Você provavelmente esta falando do adaptador do cabo do Processador para PCI-e e esse também é prejudicial.

Molex para PCI-e é o adaptador que você tem que comprar e o que vem junto com algumas VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, ele esta usando o adaptador de molex postado pelo mesmo. Você provavelmente esta falando do adaptador do cabo do Processador para PCI-e e esse também é prejudicial.

Molex para PCI-e é o adaptador que você tem que comprar e o que vem junto com algumas VGA.

Tava falando do Molex pra 6pin (pci-e) mesmo (igual ao da foto postada pelo faller). E no meu caso vou ter que comprar, porque não vem com a placa. Até porque não conheço ninguem com este cabo sobrando.

Em relação ao tópico, não ficou bem claro pra mim, (salvo não tenha lido direito), se ele ao responder pela última vez ja tinha testado o adaptador, e feito alguns testes com a placa em funcionamento.

O que me preocupa agora é quanto a qualidade desse adaptador, se puderem indicar um lugar confiável para adquirir, agradeço, porque aqui na minha cidade as lojas não tem esse produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...