Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amperagem Alta queima do circuito


Rafael 2013

Posts recomendados

Ola Pessoal mas uma Vez com uma Pergunta meio complicada a Resposta vai me ajudar pois procurei e nao achei a resposta

Vamos la

Tenho um circuito aqui alimentado com 24-0-24 "2A" funciona ok

Mas cai na ideia de usar um transformador que tirei de um micro system

tem varias saidas

como ta em uma placa a fonte fiz as medições seguintes:

vh vl gnd vl vh medindo do gnd fico assim no multimetro :

48 24 0 24 48 ai tirei as distancias de 48 e fiquei com os vl gnd vl que dava

gnd + qualquer vl da 24v e os vl davam 48

até ai Compativel como circuito

liguei no circuito e paff Ci em curto

Olhei que as linhas de VL tinham 2 fusiveis de 8A

Essa foi a culpa da queima do circuito?

no aguardo quem possa me imformar se foi este o motivo da queima?

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai depende. Seu circuito é alimentado com 24 volts. Se o trafo sozinho tem 24 volts AC, depois da retificação e filtragem ele vai ficar com 34 volts DC. São dez volts a mais. Por corrente, só vai queimar se o circuito for projetado para 2 amperes e você tentar tirar 3 por exemplo, aí ele não aguenta e queima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja filtrado no trafo de 2A fica em 24~25v o outro sem capacitores alto de filtro ja esta em 24v nao os coloquei por essa subida na tensão que eles dão e ja ultilizei sem eles em outros circuitos com a mesma fonte 2A nao ha problemas

ainda tenho quase certeza que deve ter sido a alta corrente do secundario antes de checar a saidas do trafo tinha criado este topico dele

http://forum.clubedohardware.com.br/identificacao-saidas-trafo/1119511

como descrito acima no inicio usei a linha lado a lado VL GND VL

resultando em testes VL~GND=24v VL~VL=48v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que circuito estás usando ele?

É praticamente impossível alimentar um ci com uma fonte sem capacitor de filtro, a não ser carregadores de bateria automotiva. E volto a lhe dizer que, o trafo pode ter 100 amperes, se o circuito for limitado a 2 amperes e puxar os 2 amperes ele não vai queimar de jeito nenhum! é bem mais provável que tenha queimado porque você retirou o capacitor de filtro, ou alimentou ele com os 34 volts do trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O trafo é de um sony com varias saidas conforme postei o links do desenho dele como esta no manual ele tem potencia de dissipação de mais de 300w tem varios secundarios

o esquema é o do datashet do tda 2050 mas nao foi ligação pois apenas tirei os fios de força do trafo que ja estava nele funcionando 2A e coloquei este outro que mencionei do trafo da sony pois pensei 24v com fusiveis de 8A poderia montar 4 cricuitos do TDA2050 com essa alimentação

antes de ligar coloquei um ci (nao sei se o nome é este) para ratificação mas para duvida vai o que esta escrito nele "D5SBA 20 B2254"

Corrente pode queimar um circuito caso nao seja limitado sim ou não?

como disse que nao verifiquei quantos amperes essa ponte retificadora permite passar :/

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce vai ter que detalhar melhor como fez as ligações.

Corrente pode queimar um circuito caso nao seja limitado sim ou não?

Corrente não queima o circuito,é o mesmo quando voce liga um carregador de celular,a corrente AC da tomanda é em média 40 amperes e isso não queima a fonte do celular que consome bem menos.

voce sabe as diferenças de retificar as tensões deste trafo em meia onda ou onda completa?

Outro detalhe é que as ligações do trafo que voce postou,não dizem nada a menos que voce indicasse o modelo do system.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí que esta o seu erro. O tda2050 suporta 25 volts, mais que isso ele queima. Sua fonte antes era de 24 volts, provavelmente o trafo era de 16 ou 17 volts AC. Esse que você colocou é de 24 AC, que retificado e filtrado se eleva para 34 volts DC, o suficiente para mandar o seu tda para o espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corrente pode queimar um circuito caso nao seja limitado sim ou não?

como disse que nao verifiquei quantos amperes essa ponte retificadora permite passar :/

valeu

Não! Não! Não! Não! Não! Não!

Mas como quer ser teimoso!........

O que o vai destruir é a tensão fora do especificado .

Essa de não usar filtragem em a sua piada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não! Não! Não! Não! Não! Não!

Mas como quer ser teimoso!........

O que o vai destruir é a tensão fora do especificado .

Essa de não usar filtragem em a sua piada

Entendi a da corrente então descartada esta ipotese :D

voltando olhei o datashet e completa pois la diz que a ponte ratificadora tem saida para até 6A

Como estou usando ponte rat.... é de onda completa e o tda aguenta quase 50v que era onde estava ligado anteriormente e funcionando

que no caso era +24 0 -24 ponta a ponta 48~49 na medida

como queimou o TDA2050 unico que tinha aqui tive que montar um com TDA2030 lembrando que estou usando a mesmo trafo de 2A que é o de 18+18 e como diz no esquema que essa é a tensão de alimentação nem coloquei capacitores de filtro no trafo para nao elevar a tensão aos 24v e danificar o circuito

mas para finalizar suspeito eu então que deve ter algo errado com o Trafo da sony (_( porque em ligação estava tudo ok conferi tudo antes

pois eu olho antes de ligar os circuitos

o modelo do sony que tirei o trafo é HCD-ZX80D

como agora esta meio tarde vou remontar o trafo da sony amanha e fazer testes com alguns circuitos com led e ventoinhas entre estes fios usando resistores Claro!

Grato sobre a Resposta sobre corrente agora so fazendo ums testes no trafo para ver o resultado mas se puderem deem uma olhada achei fácil e nao lembro o site com um pdf de todo o esquema desse som sony

valeu a ajuda até o momento :D

Não! Não! Não! Não! Não! Não!

Mas como quer ser teimoso!........

O que o vai destruir é a tensão fora do especificado .

Essa de não usar filtragem em a sua piada

Piada?

hehe como nao posso usar para nao elevar a tensão faço assim mesmo começei montar alguns (nossa é o mesmos so desmonto e monto com alguns testes com préamps)

como fiz uma pesquisa e testei na pratica (antes de falecer o TDA2050) o unico problema que tive e ocorre sem estes capacitores de filtro é os sons graves que parecem sumir com volume alto do som, nada grave na ultilização em som medio

mas retorno com os testes com o trafo da sony

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Piada?

hehe como nao posso usar para nao elevar a tensão faço assim mesmo começei montar alguns (nossa é o mesmos so desmonto e monto com alguns testes com préamps)

como fiz uma pesquisa e testei na pratica (antes de falecer o TDA2050) o unico problema que tive e ocorre sem estes capacitores de filtro é os sons graves que parecem sumir com volume alto do som, nada grave na ultilização em som medio

mas retorno com os testes com o trafo da sony

Pois fazer um amplificador sem filtrar vai dar um som *****.

Filtre e com um simples lm338 regule a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando o esquema,o TRAFO fornece,depois de retificado, as tensões de 66 v em VH e 32 v no VL.

Não usar capacitores para baixar tensão,isso não existe pois a função dos capacitores não é 'aumentar' a tensão,mas sim filtrar,e isso é obrigatório num circuito de áudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta complicado hein...

Se você usar o trafo sem filtrar você não vai ter som! você vai ter apenas estalos no falante, vai sair uma ******

A tensão máx do tda é de 50V, você ponhou 68V nele, claro que vai queimar, 50V AC ---> 68VDC.

Filtragem é obrigatório em todos circuitos que utilizem corrente continua..

Além disso, você disse q n usa capacitor para n subir a tensão... mesmo não usando eles você vai queimar o ci pois você estaria de todo jeito mandando 68V de pico nele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Rafael 2013". Não entendes de eletrônica, isso é fato. Lhe sugiro que nos preste um mínimo de atenção no que estamos lhe recomendando que podemos lhe ajudar a ouvir um ótimo sonzinho em seu hi-fi TDA2050.

você disse: "...e o tda aguenta quase 50v que era...". Se ele aguenta 50V, apenas no caso de utilizares fonte simétrica 25V + 0 + 25V, e isso com trafo de no máximo 18VCA ou fonte simples de 40V + 0 utilizando um trafo de 28VCA e isso é a margem de seu limite, além disso ele pode queimar, distorcer, estourar, pegar fogo, explodir ou até estourar seus alto-falantes numa remota possibilidade e lhe digo que quanto um pouco menor que 18VCA for seu trafo, melhor será sua qualidade de som. Por isso alguns preferem o TDA2040 por trabalhar a uma tensão menor.

Com esse trafo de 24VCA, como o amigo "Vtrx" já lhe disse, terás na saída os 32VCC e podes sim utilizar essa tensão caso opte por montar teu TDA2050 não em fonte simétrica, mas em fonte simples com Center Tap ficando 0 + 32VCC, e claro, com enormes capacitores realizando a adequada filtragem de sua tensão evitando o temível inimigo nº 1 do áudio: O Super Ripple!! Que no seu caso está sendo de 100%!!!

Veja como é uma fonte com trafo Center Tap:

FWCT-1.jpg

Note que aqui, podes utilizar as duas saídas de 24V dobrando o poder de corrente.

Quando não se utiliza capacitor a tensão de pico vai estar lá (como o "MRoberto" recentemente adicionou), você apenas a naõ enxerga, mas acredite, ela estará ali e esses picos podem queimar seu belo TDA, que mesmo sendo bem barato, seu dinheiro não é pinico.

Dando uma leve explicação do que ocorre:

Seu trafo tem uma saída de 10VCA. Após a retificação em ponte com um bom capacitor sua fonte CC terá na saída o produto de Tensão RMS x pi - queda de tensão dos diodos ficando:

24 x 1,41 - 1,4 = 32,44VCC

Uma linda ilustração do que ocorre:

Imagem%2B5.jpg

Repare nas formas de onda e repare nos picos das colinas. Aquilo é o que chamamos de "pico". Viu?? Ela está lá, seu multímetro só não é capaz de notá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta complicado hein...

Se você usar o trafo sem filtrar você não vai ter som! você vai ter apenas estalos no falante, vai sair uma ******

A tensão máx do tda é de 50V, você ponhou 68V nele, claro que vai queimar, 50V AC ---> 68VDC.

Filtragem é obrigatório em todos circuitos que utilizem corrente continua..

Além disso, você disse q n usa capacitor para n subir a tensão... mesmo não usando eles você vai queimar o ci pois você estaria de todo jeito mandando 68V de pico nele!

vamos la então hehe sem estes capacitores de filtro funcionam e como queimei o tda que eu tinha tenho alguns tda2030 aqui e montei um circuito esterio somente na fonte sem estes capacitores de filtro mas estou tendo som com eles e comparado a uma caixa ll200 que tenho o som é bem mais definido ou seja ta funcionando e como fiz uma pesquisa e tenho um estudo de ratificação tem que funcionar nao em total aproveitamento desculpe se eu estiver errado mas finalizando esta funcionando

sobre a tensão como eu nao tinha o valor medi no multimetro e tive o resultado como postei antes 24 com gnd e 48 de vl a vl

nossa este trafo ta dando dor de cabeça :D para terminarmos aqui agradecendo todos que me ajudaram vou encostar este trafo como dito ai que ele tem 32v nos vl nao vou confiar totalmente no multimetro aqui

vou encostar o trafo até encontrar outra ultilidade com ele ^_^

só para finalizar este tda2050 serviria bem para um amp para baixo como dito no tda que tem até 32w isto ja é um valor de um cubo pequeno

pergundo pois baixei um esquema de um cubo meteoro que usa tda

agradescendo a todos pela ajuda :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi "Rafael 2013". Quando falas de "ratificação", estais se referindo a quê? Não seria Retificação? Desculpe a pergunta, mas só estou conferindo.

Agora jamais deixe de confiar num multimetro. Quando começar a duvidar da leitura dele use outro. Visse? Os multímetros não são capazes de enxergar a tensão de pico ou ripple de uma fonte de corrente contínua, ou você a encontra se faxendo cálculos ou utilizando um osciloscópio.

Só deixando mais claro uma coisinha e se não entenderes isso, desisto. É que estais queimando seus TDAs porque está metendo 66 volts neles!!! Bota um capacitor nessa sua fonte mal retificada e vai ver que é isso!

Quanto àquela sua última oração. Foste uma pergunta? Se sim, vai aí a resposta.

Sim pode fazer um cubo para baixo com um enorme alto falante, pois para baixo é recomendável o maior alto falante que puder, e o faça com esse trafo com saída de 24VCA e faça uma fonte com ela usando o Center Tap (24V 0 24V) com dois diodos 6A8 para 6A e um capacitor de no mínimo 10.000µF (a saída dessa fonte será de 32VCC), no mínimo. Pois baixo utiliza as frequências graves o tempo todo e se você for daqueles baixistas que gostam de dar um Slap o tempo todo, bota nessa fonte um capacitor maior ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos la então hehe sem estes capacitores de filtro funcionam e como queimei o tda que eu tinha tenho alguns tda2030 aqui e montei um circuito esterio somente na fonte sem estes capacitores de filtro mas estou tendo som com eles e comparado a uma caixa ll200 que tenho o som é bem mais definido ou seja ta funcionando e como fiz uma pesquisa e tenho um estudo de ratificação tem que funcionar nao em total aproveitamento desculpe se eu estiver errado mas finalizando esta funcionando

sobre a tensão como eu nao tinha o valor medi no multimetro e tive o resultado como postei antes 24 com gnd e 48 de vl a vl

nossa este trafo ta dando dor de cabeça :D para terminarmos aqui agradecendo todos que me ajudaram vou encostar este trafo como dito ai que ele tem 32v nos vl nao vou confiar totalmente no multimetro aqui

vou encostar o trafo até encontrar outra ultilidade com ele ^_^

só para finalizar este tda2050 serviria bem para um amp para baixo como dito no tda que tem até 32w isto ja é um valor de um cubo pequeno

pergundo pois baixei um esquema de um cubo meteoro que usa tda

agradescendo a todos pela ajuda :D

Tá complicado mesmo hein... :D

Você disse que sem o capacitor de filtro ta funcionando e tocando o audio bem definido..

Isso já é impossivel de se acontecer... mas vou falar porque ta funcionando, se você fez o circuito que está no datasheet, vai ver que ja tem o capacitor no circuito então você acha que a tensão n está sendo filtrada porque sua fonte n tem os capacitor... mas ta sim! se não tivesse não funcionaria de jeito nenhum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal ai vai as medidas conforme multimetro aqui

nas linhas : <VH <VL GND VL> VH>

medidas atuais feita antes da postagem:

GND + VL> = 23v

GND + <VL = 23v

<VL + VL> = 48v

GND + VH> = 48~49v

GND + <VH = 48-49v

<VH + VH> = 99v

VL> + VH> = 24v

<VL + <VH = 24v

esta acima pessoal e confirmado que nao coloquei os mais de 60v ditos

deixando todos nós em duvida agora

estou achando que pode haver algo errado no trafo mas vou descrever agora o problema do som que estava ele pode ser que tenha a ver

o som que estava ele estava com problema quando ligava noa iniciava ficava piscando todos os leds do aparelho disse o dono que era um sistema de proteção disse ele que foi contatos na saida dos falantes

e uma segunda plaquinha que era ligado neste trafo onde tinha a seleção de tensão estava danificado lembrando que todos os 6 fusiveis de 8A estão todos ok

me dando a ideia agora que seja relamente o trafo

o que vocês acham ou descantam esta hipotese

lembrando ai que desculpem o incomodo e a dor de cabeça que possa estar dando :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal ai vai as medidas conforme multimetro aqui

nas linhas : <VH <VL GND VL> VH>

medidas atuais feita antes da postagem:

GND + VL> = 23v

GND + <VL = 23v

<VL + VL> = 48v

GND + VH> = 48~49v

GND + <VH = 48-49v

<VH + VH> = 99v

VL> + VH> = 24v

<VL + <VH = 24v

esta acima pessoal e confirmado que nao coloquei os mais de 60v ditos

deixando todos nós em duvida agora

estou achando que pode haver algo errado no trafo mas vou descrever agora o problema do som que estava ele pode ser que tenha a ver

o som que estava ele estava com problema quando ligava noa iniciava ficava piscando todos os leds do aparelho disse o dono que era um sistema de proteção disse ele que foi contatos na saida dos falantes

e uma segunda plaquinha que era ligado neste trafo onde tinha a seleção de tensão estava danificado lembrando que todos os 6 fusiveis de 8A estão todos ok

me dando a ideia agora que seja relamente o trafo

o que vocês acham ou descantam esta hipotese

lembrando ai que desculpem o incomodo e a dor de cabeça que possa estar dando :D

68VDC.... esses 48V entre os Vl são 48VAC...

Ou isso que você mediu ja é filtrado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai cara pulei e pude entender a parte dos capacitores me referia a do circuito que podemos dizer da fonte, ja no circuito do tda usei confomre indicado com todos os capacitores de menos capacitancia mas estvam la pois ja li em alguns tuto sobre filtrar interferencias e tal ai entra o ***** como informaram hehe

sobre as medidas é medida VAC Volts Corrente Alternada ~

a foto que postou esta diferente apenas no ponto +ref e -ref estes nao tem na placa ? me passa o link daonde tirou esta foto da entrada de força pois fiz uma limpeza no pc e acho que exclui o esquema que estava aqui

valeu

ha esquecendo a media é em volts AC sem a retificação e ja vi em outros topicos que ainda a uma perda de 0,7 ou 0,6 quando ratificada

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro "Rafael 2013". Peço que reformule suas dúvidas, de preferência usando-se de boas vígulas e pontos finais afim de que se faça entender e que nós possamos lhe entender.

Para aumentar a eficácia de nossa comunicação, desenhes teu circuito. Se possível for, com um CAD Eletrônico como um Eagle ou Kicad, mas caso não saiba utilizá-los, vai num Paintbrush mesmo ou até no bom e velho lápis e papel fotografado ou escaneado.

Fazendo uso desse esquemático, faça-nos o favor de inserir as tensões que teu circuito está apresentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!