Ir ao conteúdo

Desistência do curso de eletrônica

Angel.

Posts recomendados

Postado

Olá, gente

Primeiramente me desculpem se estou postando no lugar errado, mas não achei lugar melhor para postar :/

Bom, preciso muito da ajuda de vocês

É o seguinte : eu faço curso técnico de eletrônica e estou no começo do segundo período. Minhas notas são ótimas porque até então só tive provas teóricas, mas na prática sou péssima :/

Tenho grande dificuldade com a parte prática e os professores não ajudam muito nisso, eles meio que mandam você se virar e pronto. Chega a me dar desânimo quando vou pro laboratório porque sei que vou ter dificuldade :/

Bom, queria saber a opinião de vocês sobre o que devo fazer a respeito de desistir ou não do curso técnico.

1) Eu sou mulher e venho enfrentando mó dificuldade nessa área. Sim, sim, século XXI e o machismo ainda existe, fato. Todas oportunidades de estágio que pregam no quadro da sala exigem que a pessoa seja do sexo masculino.

Ligaram pra todas pessoas da minha sala oferecendo uma entrevista pra estagiar numa empresa muito boa aqui da minha cidade, só não ligaram para as mulheres.

2) Sou ruim nas práticas e acho que o que é mais importante num técnico é a prática, né?

3) Faço faculdade junto com o curso e por causa do curso estou fazendo bem menos matérias na faculdade, o que vai atrasar minha formação

Enfim, pessoal, é isso :/

Queria saber da opinião de vocês, talvez se tiver alguém aqui que é técnico, ou sei lá :/ Estou bem confusa nisso e preciso me decidir o mais rápido possível

Obrigada ^-^

Postado

Acho que você não deveria desistir não.

Acredio sim que os seus professores do técnico poderiam ajudar um pouco mais sim. Mas também tem que ver se eles não fazem isso justamente para você estudar por conta própria. Seria um estímulo.

Fiz várias práticas durante a graduaçãoe nem sempre eu sabia fazer. Ia estudando em casa me preparando antes.

Sobre o atraso na sua graduação devido ao técnico, acho que não irá atrapalhar em nada um pouco de atraso na graduação. Pelo menos aqui na região, a média de formatura das universidades federais em engenharia ultrapassa o tempo normal do curso. :D

Sobre o emprego de mulheres, esse é um assunto delicado. Tenho duas opiniões distintas sobre o assunto.

Bem possível que as empresas que chamam somente homems já chamaram mulheres antes e não tiveram uma boa experiência.

Penso que todos são capazes de desenvolver um trabalho independente do sexo. Mas recentemente tive uma experiência de estágio em que na minha equipe era somente eu do curso superior e 3 meninas do curso ténico de elétrica. Pude perceber que nesse caso específico elas eram muito preguiçosas. Não gostavam de serviço pesado.

Eu auxiliava a engenheira a gerênciar os eletricistas da empresa. Vez ou outra o serviço era pesado. Carregar escada de 7.2m, carregar rolos enormes de cabos. As vezes até serviço de pedreiro os eletricistas faziam como carregar brita, cimento e etc.

As estagiárias sempre reclamavam de carregar peso. Chegaram na chefe e falaram que não estavam estudando para isso.

Sério, fiquei com muita raiva. Se fosse para que eu seguisse essa linha de raciocínio, eu nem devia sair do escritório pois teoricamente eu sou do curso superior e não devia me misturar com os peões.

Muito pelo contrário, aproveitei todas as oportunidades que iam surgindo independente da dificuldade. Por isso fiz muitas amizades, todos gostam de mim. No caso das estagiárias.........

Não posso generalizar, mas nesse caso não valia a pena chamar mulheres para as atividades pois elas reclamam muito. Queria ver uma delas tentando carregar uma escada de 7.2m aberta.

Falou

• Membro VIP
Postado
Olá, gente

[...]

2) Sou ruim nas práticas e acho que o que é mais importante num técnico é a prática, né?

3) Faço faculdade junto com o curso e [...

Qual é sua dificuladade com as aulas de laboratório? Se você especificar o problema, talvez alguém por aqui possa ajudá-la ou te dar alguma dica.

Qual faculdade é essa que está fazendo? Engenharia elétrica? Enfermagem? Administração?

Edit: Você teve algum tipo de contato com a Eletrônica antes de ingressar no técnico e na faculdade?

Postado
Qual é sua dificuladade com as aulas de laboratório? Se você especificar o problema, talvez alguém por aqui possa ajudá-la ou te dar alguma dica.

Qual faculdade é essa que está fazendo? Engenharia elétrica? Enfermagem? Administração?

Edit: Você teve algum tipo de contato com a Eletrônica antes de ingressar no técnico e na faculdade?

Tenho dificuldade em olhar os esquemas elétricos e montá-los >.<

O professor fala que é só seguir o esquema e tal mas pra mim não é só isso, não acho simples assim

Sei lá, sou ruim em qqr prática :/

Já fiz aula de laboratório de química na faculdade e eu ia mal também >.<

Qto à faculdade, faço faculdade de engenharia elétrica

Então, tive pouco contato com eletrônica antes de ingressar em ambos, só cheguei a mexer em pouca coisa no protoboard e a medir coisas com o multímetro

Obrigada por me responder ^-^

Acho que você não deveria desistir não.

Acredio sim que os seus professores do técnico poderiam ajudar um pouco mais sim. Mas também tem que ver se eles não fazem isso justamente para você estudar por conta própria. Seria um estímulo.

Fiz várias práticas durante a graduaçãoe nem sempre eu sabia fazer. Ia estudando em casa me preparando antes.

Sobre o atraso na sua graduação devido ao técnico, acho que não irá atrapalhar em nada um pouco de atraso na graduação. Pelo menos aqui na região, a média de formatura das universidades federais em engenharia ultrapassa o tempo normal do curso. :D

Sobre o emprego de mulheres, esse é um assunto delicado. Tenho duas opiniões distintas sobre o assunto.

Bem possível que as empresas que chamam somente homems já chamaram mulheres antes e não tiveram uma boa experiência.

Penso que todos são capazes de desenvolver um trabalho independente do sexo. Mas recentemente tive uma experiência de estágio em que na minha equipe era somente eu do curso superior e 3 meninas do curso ténico de elétrica. Pude perceber que nesse caso específico elas eram muito preguiçosas. Não gostavam de serviço pesado.

Eu auxiliava a engenheira a gerênciar os eletricistas da empresa. Vez ou outra o serviço era pesado. Carregar escada de 7.2m, carregar rolos enormes de cabos. As vezes até serviço de pedreiro os eletricistas faziam como carregar brita, cimento e etc.

As estagiárias sempre reclamavam de carregar peso. Chegaram na chefe e falaram que não estavam estudando para isso.

Sério, fiquei com muita raiva. Se fosse para que eu seguisse essa linha de raciocínio, eu nem devia sair do escritório pois teoricamente eu sou do curso superior e não devia me misturar com os peões.

Muito pelo contrário, aproveitei todas as oportunidades que iam surgindo independente da dificuldade. Por isso fiz muitas amizades, todos gostam de mim. No caso das estagiárias.........

Não posso generalizar, mas nesse caso não valia a pena chamar mulheres para as atividades pois elas reclamam muito. Queria ver uma delas tentando carregar uma escada de 7.2m aberta.

Falou

Entendi...

Sabe o que eu acho também?

Se eu continuar no curso mas não conseguir emprego nessa área, o que vai ter adiantado meu esforço? :/

Eu curto muito muito muito eletrônica mas realmente não sei se vale a pena eu fazer :/

Já pensei também em tentar aprender eletrônica sozinha nas horas vagas, assim posso ir levando a faculdade em tempo normal... realmente estou muito indecisa sobre isso :/

muito obrigada por responder ^-^

Postado

Compre um protoboard e tente montar circuitos no qual você tenha dificuldade.

Use qualquer fonte para alimentar os circuitos.

Assim vai estudando.

Que tipo de dificuldade você tem?

• Membro VIP
Postado

Essa "prática" é comum a engenheiros e técnicos, até mesmo hobistas. Seu problema parece ser a pouca vivência anterior em Eletrônica, a maioria das pessoas que conheci começaram cedo, lá pelos 11..13 anos, por hobby, depois viraram engenheiros e técnicos. Se está tendo problemas com isso no técnico, também terá na engenharia.

Assim, o abandono puro e simples do técnico não irá te ajudar na faculdade.

Leia revistas da área, monte uma bancada básica de eletrônica e faça montagens e experiências em casa.

Postado
Compre um protoboard e tente montar circuitos no qual você tenha dificuldade.

Use qualquer fonte para alimentar os circuitos.

Assim vai estudando.

Que tipo de dificuldade você tem?

Eu tenho um protoboard já

Queria fazer uma fonte em casa com tensão contínua regulável

No momento só tenho uma bateria de 9 V mesmo :/

A minha dificuldade é passar o que tá no desenho pro protoboard

Não sei porque mas tenho tanta dificuldade com isso >.<

E na teoria sou tão boa, minha nota é a melhor da sala :/

Acho que me falta praticar mesmo

Mesmo assim, o problema não é só esse

Seria tenso eu me formar lá, atrasando minha faculdade, e não conseguir um emprego legal só porque sou mulher também

Obrigada pela resposta ^-^

Essa "prática" é comum a engenheiros e técnicos, até mesmo hobistas. Seu problema parece ser a pouca vivência anterior em Eletrônica, a maioria das pessoas que conheci começaram cedo, lá pelos 11..13 anos, por hobby, depois viraram engenheiros e técnicos. Se está tendo problemas com isso no técnico, também terá na engenharia.

Assim, o abandono puro e simples do técnico não irá te ajudar na faculdade.

Leia revistas da área, monte uma bancada básica de eletrônica e faça montagens e experiências em casa.

O primeiro contato ( e pouco ) que tive com a eletrônica foi mesmo no ano passado

Antes disso eu nem imaginava o que era um multímetro e nunca tinha pegado em um resistor .-.

xD

E porque eu teria problemas com isso na engenharia?

É que me falaram que na engenharia não tem prática nenhuma

Por isso não vejo problemas, visto que sou boazinha na teoria ^^

Eu tenho resistores, diodos e alguns leds aqui em casa

Tenho também o protoboard

Me falta mesmo é uma fonte com tensão regulável que eu queria fazer, mas tenho uma bateria aqui

Vou ver o que posso fazer aqui em casa =]

Postado

Não desista. Sempre há obstáculos no meio do caminho, não há como evitar isso. O racismo é algo sem fundamento, todos temos direitos iguais. Menosprezar alguém é sinal de fraqueza, alguém que se acha melhor que os outros é um tolo, e pense na quantidade de pessoas no mundo que são e será contra o racismo. Isso não é motivo para desistir de algo. Na minha opinião, deveria se acostumar melhor a lidar com componentes pouco a pouco,para aprender eletrônica precisamos de tempo, e adquirir experiência pouco a pouco. Pense no seu esforço que teve para chegar até essa fase do curso, se desistir agora irá perder tudo isso. Mesmo que depois resolva viver a partir de outra coisa, será bom ter esse aprendizado extra. Estamos no século XXI, a tecnologia está dominando o mundo e o comércio.

E eu, digo , por experiência própria..... vai ter dificuldades sim. Mas sempre que seguir o caminho sem desistir vai alcançar o objetivo. Leve o tempo que levar. Tenho 13 anos... desde sempre gostei de eletrônica e robótica, e , foi muito difícil para mim ter que aprender tudo que é necessário para se montar circuitos, sem fazer curso e contando apenas com a ajuda do nosso amigo google , e os sites....chego a dedicar muito mais tempo com meu hobby do que estudando para provas... e fazendo trabalhos.... Foram incontáveis vezes em que pensei em desistir e juntar dinheiro para começar no hobby de aeromodelismo, que acho mais fácil, porém, mais caro. Mas não consegui... a minha chance de ser alguém no futuro está naquilo que praticamente nasci gostando.

Se acha que o que você mais gosta é a eletrônica, nunca desista e se dedique o máximo que puder. Mas mesmo se não for isso o que gosta de verdade... continue... qualquer aprendizado e qualificação a mais será algo muito bom para a vida.

A parte prática não é tão ruim assim. Imagine o circuito no papel, e assemelhe os desenhos dos resistores, capacitores, e outros com a imagem dele, assim vá montando . No caso de protoboard, coloque o circuito integrado (caso tiver) no meio e vá ligando o resto... até que estará pronto. Se tem facilidade na teoria, consequentemente não terá muitos problemas na prática.

Se seu curso não estiver no final... se estiver só começando... até teria possibilidade de parar ele e ir treinando em casa. quando estiver bem familiarizada no assunto faça o curso de maneira definitiva. Mas eu não sei exatamente como seria melhor.

Postado

Olá Angel,

Seja bem-vinda! ;)

Não desista do seu curso, Angel. Essa questão da prática que você se refere logo, logo é assimilada com um pouco de treino e já não terá mais problemas. Experimente começar por projetos pequenos, pois você ganha confiança e vai avançando. Você tem o prazer de ter concluído uma tarefa. Isso é importante.

Saiba que você é uma felizarda, pois acho que 99% do povo que desiste das engenharias o faz por conta da dificuldade que encontra com a teoria, com os cálculos.

Agora, sobre ser mulher e ter problemas depois com o emprego na área, não sei, acho que você não deverá ter problemas com isso não.. a não ser que a função envolva carregar sacos de cimento, carregar escadas e outras tarefas pesadas típicas da construção civil como o amigo Matheus relatou acima. Neste caso, a empresa poderá entender que é mais garantido contratar homens em vez de mulheres.

É claro que a mulher também tem seu espaço na construção civil, mas estaria sabendo o tipo de atividade que iria desempenhar desde o início.

Abraços,

LNW

Postado

Por isso não vejo problemas, visto que sou boazinha na teoria

Peço sinceramente que me desculpe, cara Agel., pelo que vou escrever. Não lhe conheço e não é pessoal, muito menos por ser mulher. Nunca tive preconceitos e abomino o racismo de qualquer natureza. Ao escrever, tenha em mente que não sou machista.

Por suas próprias palavras, parece que ou é ou está preguiçosa. De onde tirastes que não tem prática em engenharia? Seja qual área, terá que por a mão na massa bruta em algum momento, nem que seja apenas para constar no currículo. Engenharia elétrica é um negócio muito sério e se não aprender a abrir canaleta, quebrar paredes, massar conduites, passar fios e cabos, instalar conduites na malha da laje com concreto batendo nos pés, como vais entender por onde passarão os circuitos que porventura irás projetar? Seja humilde e dedique-se mais. Vá numa loja de informatica e peça mobos velhas e queimadas e aprenda a usar o ferro de solda. O protoboard fará parte da sua rotina, mas não fique só nele. pratique, quebre uma mobo e olhe como é o sanduiche. Vejas as trilhas, familiarize-se como isso é feito. Curso técnico, como o nome diz, é técnica, tem que fazer, pois um técnico conserta, resolve, arruma. Se estiver com medo de quebrar unha, aí sim desista e, ao fazê-lo, desistirá para sempre em tudo que começares. Se seguir esse raciocínio, passe sempre a culpar o preconceito por ser mulher ao invés de sí mesma por não ter competência em tentar. Se quiser ficar atrás de uma mesa sem ter que sujar as mãos, faça administração. Tens dificuldades em ler um esquema elétrico? Pegue um e vá a uma eletrônica qualquer e peça ajuda ao técnico. Diga a ele que tens dificuldades que garanto que receberás ajuda e, provavelmente, de graça. Reitero aqui que desculpe-me novamente pelo tom, mas estás colocando-se como vítima, que não és. Esforce-se mais. Obterá excelentes resultados quando provar que tens o mínimo de boa vontade diante de seus professores. Creio ser isso que os professores vêem em voce: Pouca disposição em sujar as mãos.

Boa sorte.

Postado
Não desista. Sempre há obstáculos no meio do caminho, não há como evitar isso. O racismo é algo sem fundamento, todos temos direitos iguais. Menosprezar alguém é sinal de fraqueza, alguém que se acha melhor que os outros é um tolo, e pense na quantidade de pessoas no mundo que são e será contra o racismo. Isso não é motivo para desistir de algo. Na minha opinião, deveria se acostumar melhor a lidar com componentes pouco a pouco,para aprender eletrônica precisamos de tempo, e adquirir experiência pouco a pouco. Pense no seu esforço que teve para chegar até essa fase do curso, se desistir agora irá perder tudo isso. Mesmo que depois resolva viver a partir de outra coisa, será bom ter esse aprendizado extra. Estamos no século XXI, a tecnologia está dominando o mundo e o comércio.

E eu, digo , por experiência própria..... vai ter dificuldades sim. Mas sempre que seguir o caminho sem desistir vai alcançar o objetivo. Leve o tempo que levar. Tenho 13 anos... desde sempre gostei de eletrônica e robótica, e , foi muito difícil para mim ter que aprender tudo que é necessário para se montar circuitos, sem fazer curso e contando apenas com a ajuda do nosso amigo google , e os sites....chego a dedicar muito mais tempo com meu hobby do que estudando para provas... e fazendo trabalhos.... Foram incontáveis vezes em que pensei em desistir e juntar dinheiro para começar no hobby de aeromodelismo, que acho mais fácil, porém, mais caro. Mas não consegui... a minha chance de ser alguém no futuro está naquilo que praticamente nasci gostando.

Se acha que o que você mais gosta é a eletrônica, nunca desista e se dedique o máximo que puder. Mas mesmo se não for isso o que gosta de verdade... continue... qualquer aprendizado e qualificação a mais será algo muito bom para a vida.

A parte prática não é tão ruim assim. Imagine o circuito no papel, e assemelhe os desenhos dos resistores, capacitores, e outros com a imagem dele, assim vá montando . No caso de protoboard, coloque o circuito integrado (caso tiver) no meio e vá ligando o resto... até que estará pronto. Se tem facilidade na teoria, consequentemente não terá muitos problemas na prática.

Se seu curso não estiver no final... se estiver só começando... até teria possibilidade de parar ele e ir treinando em casa. quando estiver bem familiarizada no assunto faça o curso de maneira definitiva. Mas eu não sei exatamente como seria melhor.

Você tem mesmo 13 anos??????

Nossa

Qe incrível *-*

muito muito muito muito obrigada por tudo o que escreveu *-*

Não sei o que dizer ;x

Muito obrigada pelo que me

Postado

Olá, Angel.

....e não conseguir um emprego legal só porque sou mulher também.

Você apenas não teve a oportunidade de encontrar ofertas de emprego que não fazem essa restrição. Já vi tantos profissionais do sexo feminino no ramo que você está citando.....Vai ter emprego para você sim, depende de você.

Se eu continuar no curso mas não conseguir emprego nessa área, o que vai ter adiantado meu esforço? :/

O curso técnico é um investimento que você está fazendo, e isso vai te trazer retorno sim, de alguma forma vai. Vai te ajudar muito durante a faculdade e também depois.

Faço faculdade junto com o curso e por causa do curso estou fazendo bem menos matérias na faculdade, o que vai atrasar minha formação

Vai atrasar no sentido de mais tempo para concluir o curso de engenharia. Mas será que não está ganhando em outros aspectos? Um exemplo,

em cinco anos de faculdade, você vai ter dois certificados, isso pode fazer diferença na seleção para emprego.

Bom.... é apenas minha opinião pessoal, de quem não fez curso técnico antes da faculdade, vale a pena aguardar mais opiniões.

O primeiro contato ( e pouco ) que tive com a eletrônica foi mesmo no ano passado.............Antes disso eu nem imaginava o que era um multímetro e nunca tinha pegado em um resistor.............A minha dificuldade é passar o que tá no desenho pro protoboard.............Não sei porque mas tenho tanta dificuldade com isso

É só ir praticando que a dificuldade desaparece....:D.... Por que desanimar por causa da dificuldade que vai encontrar?

Antes, diz onde está a dificuldade. Nas mensagens, não consegui ver onde está a dificuldade, então:

- Os símbolos dos componentes, acho que você sabe tudo.... anodo, catodo, base, coletor, emissor, polaridade, etc. sim?

- Identificação (física) dos componentes também acho que ok,

- Pontos comuns da matriz de contatos (protoboard)....?

Em que ponto você encontra a dificuldade para passar do diagrama pronto para o protoboard?

Se você gosta do que faz, e você têm em mente o que você quer ser daqui a alguns anos, não vá desistir por causa da dificuldade....

Ah, e na engenharia você não vai ficar só na teoria não, pode ser que fique trabalhando mais tempo escritório, mas é mais do que óbvio que terá que saber o que acontece como você estivesse lá na prática.... isso, se entendi certo o que você quis dizer...

T+

Postado
Claro, quero siiim

Ok , então vamos deixar o chorar de lado.

Segundo percebi disse ter bons conhecimentos teóricos de electrónica e qe estava a sentir bem nesse sentido.

Sendo assim vai fazer o esquema do que deseja , exemplo fonte de alimentação ou simples circuito de amplficador com 1 transistor com ganho 10 , e coloque aqui o esquema.

Depois passaremos ao ponto de montagem, certo?

Postado
Olá Angel,

Seja bem-vinda! ;)

Não desista do seu curso, Angel. Essa questão da prática que você se refere logo, logo é assimilada com um pouco de treino e já não terá mais problemas. Experimente começar por projetos pequenos, pois você ganha confiança e vai avançando. Você tem o prazer de ter concluído uma tarefa. Isso é importante.

Saiba que você é uma felizarda, pois acho que 99% do povo que desiste das engenharias o faz por conta da dificuldade que encontra com a teoria, com os cálculos.

Agora, sobre ser mulher e ter problemas depois com o emprego na área, não sei, acho que você não deverá ter problemas com isso não.. a não ser que a função envolva carregar sacos de cimento, carregar escadas e outras tarefas pesadas típicas da construção civil como o amigo Matheus relatou acima. Neste caso, a empresa poderá entender que é mais garantido contratar homens em vez de mulheres.

É claro que a mulher também tem seu espaço na construção civil, mas estaria sabendo o tipo de atividade que iria desempenhar desde o início.

Abraços,

LNW

Oie!

Obrigada pelas boas vindas ^-^

Realmente, engenharia é bastaaaaante difícil

Eletrônica eu também acho difícil, mas não é tão difícil como engenharia

Mas poxa, eu amo a área de exatas

Se não isso, não há outra área pra eu trabalhar

Acho tudo muito incrível *-*

Eletrônica então... eu me apaixonei

Mas com essas dificuldades que foram aparecendo eu fui desanimando, desanimando... continuo gostando muito de eletrônica mas não tô muito animada pra estudar mais :/

Entendo isso de não chamar mulheres pra serviços pesados mas poxa, eletrônica não tem nada pesado, né?

E eu acho que no estágio vou aprender muito mais do que no curso

Queria muito pegar estágio nessa área

Fico chateada pois tem gente ( homens ) que não tem notas boas e que estão aí com estágios super legais :/

Mexem com coisas da área mesmo

muito obrigada pela sua resposta ^-^

Peço sinceramente que me desculpe, cara Agel., pelo que vou escrever. Não lhe conheço e não é pessoal, muito menos por ser mulher. Nunca tive preconceitos e abomino o racismo de qualquer natureza. Ao escrever, tenha em mente que não sou machista.

Por suas próprias palavras, parece que ou é ou está preguiçosa. De onde tirastes que não tem prática em engenharia? Seja qual área, terá que por a mão na massa bruta em algum momento, nem que seja apenas para constar no currículo. Engenharia elétrica é um negócio muito sério e se não aprender a abrir canaleta, quebrar paredes, massar conduites, passar fios e cabos, instalar conduites na malha da laje com concreto batendo nos pés, como vais entender por onde passarão os circuitos que porventura irás projetar? Seja humilde e dedique-se mais. Vá numa loja de informatica e peça mobos velhas e queimadas e aprenda a usar o ferro de solda. O protoboard fará parte da sua rotina, mas não fique só nele. pratique, quebre uma mobo e olhe como é o sanduiche. Vejas as trilhas, familiarize-se como isso é feito. Curso técnico, como o nome diz, é técnica, tem que fazer, pois um técnico conserta, resolve, arruma. Se estiver com medo de quebrar unha, aí sim desista e, ao fazê-lo, desistirá para sempre em tudo que começares. Se seguir esse raciocínio, passe sempre a culpar o preconceito por ser mulher ao invés de sí mesma por não ter competência em tentar. Se quiser ficar atrás de uma mesa sem ter que sujar as mãos, faça administração. Tens dificuldades em ler um esquema elétrico? Pegue um e vá a uma eletrônica qualquer e peça ajuda ao técnico. Diga a ele que tens dificuldades que garanto que receberás ajuda e, provavelmente, de graça. Reitero aqui que desculpe-me novamente pelo tom, mas estás colocando-se como vítima, que não és. Esforce-se mais. Obterá excelentes resultados quando provar que tens o mínimo de boa vontade diante de seus professores. Creio ser isso que os professores vêem em voce: Pouca disposição em sujar as mãos.

Boa sorte.

Não tenho medo de sujar as mãos não '-'

Ano passado fiz curso bruto de instalações elétricas industriais

A gente mexia com motor o tempo todo e coisas chatas do tipo

Só não mexo com isso porque não gosto mesmo

Eletrônica é muito diferente

Lá a gente aprendeu instalações prediais também

Não sou boa na prática porque não sou boa mesmo, e não tinha como ficar treinando

Vira e mexe tô abrindo coisa aqui

Sou doida pra consertar as coisas sozinha

Soldei meu fone de ouvido e fiquei mó feliz com isso XD

Coisa super simples, mas eu que fiz aí deixa tudo mó diferente ^^

Primeira coisa que consertei sabe

Abri meu playstation também

Só não mexi por medo de estragar alguma coisa a mais xD

Mas queria muito trocar o leitor dele sozinha

Eu adoraria consertar as coisas, pode ter certeza que não é medo de quebrar unha não

Só que muita coisa desanima

Chegar pra fazer uma prática e não conseguir fazer é bem desanimador, sabe

Não me faço de vítima não, aqui na minha cidade o preconceito com mulher é muito

Nem oportunidade de fazer só entrevista de emprego nessa área a gente consegue

Mas obrigada pela resposta ;)

• Membro VIP
Postado

Quem te afirmou isso está completamente enganado.

Pratique em casa, faça pequenas montagens e projetos. Eletrônica, para ser aprendida, também precisa ser vivida. Seu problema é falta de vivência.

Tem muitos sites e fóruns na Internet para pesquisas hoje em dia. Conheça este aqui:

http://www.newtoncbraga.com.br/

Postado
Olá, Angel.

Você apenas não teve a oportunidade de encontrar ofertas de emprego que não fazem essa restrição. Já vi tantos profissionais do sexo feminino no ramo que você está citando.....Vai ter emprego para você sim, depende de você.

O curso técnico é um investimento que você está fazendo, e isso vai te trazer retorno sim, de alguma forma vai. Vai te ajudar muito durante a faculdade e também depois.

Vai atrasar no sentido de mais tempo para concluir o curso de engenharia. Mas será que não está ganhando em outros aspectos? Um exemplo,

em cinco anos de faculdade, você vai ter dois certificados, isso pode fazer diferença na seleção para emprego.

Bom.... é apenas minha opinião pessoal, de quem não fez curso técnico antes da faculdade, vale a pena aguardar mais opiniões.

É só ir praticando que a dificuldade desaparece....:D.... Por que desanimar por causa da dificuldade que vai encontrar?

Antes, diz onde está a dificuldade. Nas mensagens, não consegui ver onde está a dificuldade, então:

- Os símbolos dos componentes, acho que você sabe tudo.... anodo, catodo, base, coletor, emissor, polaridade, etc. sim?

- Identificação (física) dos componentes também acho que ok,

- Pontos comuns da matriz de contatos (protoboard)....?

Em que ponto você encontra a dificuldade para passar do diagrama pronto para o protoboard?

Se você gosta do que faz, e você têm em mente o que você quer ser daqui a alguns anos, não vá desistir por causa da dificuldade....

Ah, e na engenharia você não vai ficar só na teoria não, pode ser que fique trabalhando mais tempo escritório, mas é mais do que óbvio que terá que saber o que acontece como você estivesse lá na prática.... isso, se entendi certo o que você quis dizer...

T+

Também acho que estou ganhando em outros aspectos

Ganhando muito

Na faculdade acho que eu não verei tudo o que estou vendo tão profundo assim, eu verei mtos cálculos e tal

Tenho super dificuldade em ligar os componentes no protoboard seguindo um circuito ;x

Não sei, sempre monto errado, sempre tem algo errado :/

A questão de aterrar o circuito, essas coisas :/

Eu gosto muito muito muito muito disso

Eu queria tanto fazer um robô

Um menino fez um carrinho de controle remoto uma vez, achei tão show...

Queria muito muito fazer um também *-*

É que dizem que engenharia é só calcular tudo

Então não precisa montar circuito no protoboard nem nada

É isso o que me falaram

muito obrigada pela resposta ^-^

Postado

Só agora stou lendo este post e acho que Angel não deu muita sorte em postar...

voce está fazendo o curso no PIO XII?

Se a resposta for sim,poderei te ajudar muito...

Postado
Quem te afirmou isso está completamente enganado.

Pratique em casa, faça pequenas montagens e projetos. Eletrônica, para ser aprendida, também precisa ser vivida. Seu problema é falta de vivência.

Tem muitos sites e fóruns na Internet para pesquisas hoje em dia. Conheça este aqui:

http://www.newtoncbraga.com.br/

Pior que os professores do curso mesmo que falaram isso, que na engenharia não tem prática

Obrigada! Eu conheço esse site, tenho nos meus favoritos

Verdade, espero qe seja problema de vivência sim

Nunca montei circuitos nem nada

Uma vez ano passado um professor meu me deixou fazer umas plaquinhas de circuito impresso

Eu achei aquilo TÃO demais *----*

No dia que eu conseguir montar circuitos sei que vou ficar hyper feliz

Mas quando não consigo fico bem bem triste :/

Ok , então vamos deixar o chorar de lado.

Segundo percebi disse ter bons conhecimentos teóricos de electrónica e qe estava a sentir bem nesse sentido.

Sendo assim vai fazer o esquema do que deseja , exemplo fonte de alimentação ou simples circuito de amplficador com 1 transistor com ganho 10 , e coloque aqui o esquema.

Depois passaremos ao ponto de montagem, certo?

Posso fazer o esquema da fonte de alimentação sim, mas vai demorar um pouco ^^

Amplificador não porque ainda tô aprendendo sobre isso

Em breve eu posto aqui

Só agora stou lendo este post e acho que Angel não deu muita sorte em postar...

voce está fazendo o curso no PIO XII?

Se a resposta for sim,poderei te ajudar muito...

porque não dei muita sorte em postar? ;x

Não não, faço no SENAI

porque se fosse no PIO XII você poderia me ajudar muito?

Postado

porque se fosse no PIO XII você poderia me ajudar muito?

Atualmente conheço dois dos professores de lá,sendo um trabalhando numa outra seção ao meu lado.

Postado

ok demore o que for preciso para esse ou outro circuito.

Mas não quero "cópias made in net". Isto é tem de ser tudo calculado , explicado e o porquê.

O tempo que está aqui a perder já dava para fazer isso.

Postado
ok demore o que for preciso para esse ou outro circuito.

Mas não quero "cópias made in net". Isto é tem de ser tudo calculado , explicado e o porquê.

O tempo que está aqui a perder já dava para fazer isso.

Hahaha xD

Verdade

Vou relembrar as coisas e fazer

Ah, falando nisso

Tenho um projeto pra fazer

É um relógio digital que mostre horas, minutos e segundos e que tenha jeito de resetá-lo e colocar o horário que desejar

Se quiser me ajudar... :3

Isso é terrível...

Talvez falem isso porque lá tem bem menos prática que no técnico, mas pelo visto, continua tendo prática

Postado

Essa de não ter pratica na engenharia é Balela. Pode ter poucas mas vai de cada um correr atras. O pouco que sei de eletrônica aprendi correndo atrás pois na faculdade eles ensinam, mas pelo menos na minha, a eletrônica é uma matéria secundaria.

Corre atras que no futuro faz diferença pois muitos formam na faculdade sem nem ter visto um resistor. Ai o mercado seleciona. Simples.

Falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!