Ir ao conteúdo

Qual o melhor modo de se aprender eletrônica

Listeiro 037

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Não sei se o espaço é adequado, mas creio ser o que mais se aproxima da dúvida. Gostaria de quem pudesse se interessar falasse da experiência de como aprendeu eletrônica, seja por conta própria ou de outro modo. Qual o melhor modo de se aprender eletrônica como autodidata. Pergunto a quem começou assim. Nada de mágica ou milagre, apenas gostaria de saber a ordem das coisas a se focar até chegar lá. E como começar a fazer os cálculos para circuitos simples, tipo oscilador, divisor de tensão etc. Melhor, como eu pego um circuito pequeno e destrincho prá entender como foi projetado. Deve ser esse meu objetivo: projetos. Grato a todos.

• Membro VIP
Postado

Ler muito. Ler para entender, não ler por ler..

Consultar os datasheet dos componentes (tem excelente ensinamento lá)..

Entender como um circuito integrado opera, entradas e saídas, para que serve, olhar apllication notes, entender a operação..

Postado

Me permita!

Qual o melhor modo de se aprender eletrônica como autodidata

Dom, vocação é o fio da meada. Se você tem tudo isso, você já começou, é só persistir com estudo e prática.

Agricio

Postado

O primeiro passo é vontade. Sem vontade não tem como seguir em frente.

O segundo passo é ler e interpretar sem nenhuma dúvida as frases que tu vais encontrar.

O terceiro é começar por baixo. Não se acanhe e não fiques envergonhado por isso. Começes por começar a entender as leis básicas sobre Eletricidade. Sem isso, vais ter muitas dificuldades em compreender circuitos eletrônicos, componentes, datasheets (folhas de dados: informações sobre componentes)

O quarto é... A partir de um certo ponto, principalmente quando estiveres estudando Eletricidade, faça experimentos básicos, dos mais simples. Acredite! É com base nesses experimentos que o entendimento sobre a área "começa a tomar forma" em sua mente. Os experimentos servem para testar a teoria. Em resumo, é a teoria aplicada.

Eletrônica nada mais é que a Eletricidade aplicada. Mas essa definição minha está muito pífia ou pobre.

Retirei as frases a seguir do Wikipedia.

É a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental.

Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos. Sob esta ótica, também se pode afirmar que os circuitos internos dos computadores (que armazenam e processam informações), os sistemas de telecomunicações (que transmitem informações), os diversos tipos de sensores e transdutores (que representam grandezas físicas - informações - sob forma de sinais elétricos) estão, todos, dentro da área de interesse da Eletrônica.

Resumindo...

Aprender Eletrônica sem conhecimento básico de eletricidade é rodar feito peru bêbado em dia de véspera da sua morte.

Começe a estudar as propriedades da matéria, o átomo, depois os elétrons, carga elétrica, Lei de Coulomb, Lei de Ohm, etc. Essa é a base para o início do entendimento da área de Eletrônica.

Acredite! Não vais arrepender-se e se seguir esses passos, mais na frente vais sentir facilidades no instante que se defrontar com os componentes, isolados ou fazendo parte de um circuito.

Já vi muita gente tropeçando num simples divisor resistivo por não compreender Eletricidade básica.

Abração e siga em frente.

Postado

Nossa, obrigado a todos!

Compreendi que se for superada a parte mais básica, que são os rudimentos da eletricidade, natureza etc. o próximo passo é aprender sobre todos os componentes e aprender a ler esquemas.

Onde eu arrumaria uma coletânea com os menores e mais simples esquemas possíveis? Livro, revista, encarte talvez?

• Membro VIP
Postado
Nossa, obrigado a todos!

Compreendi que se for superada a parte mais básica, que são os rudimentos da eletricidade, natureza etc. o próximo passo é aprender sobre todos os componentes e aprender a ler esquemas.

Onde eu arrumaria uma coletânea com os menores e mais simples esquemas possíveis? Livro, revista, encarte talvez?

comece procurando meu caro

www.te1.com.br

saber eletronica

livros do grande newton braga

posts do faller aqui e em outros foruns

e tio google

Postado
comece procurando meu caro

www.te1.com.br

saber eletronica

livros do grande newton braga

posts do faller aqui e em outros foruns

e tio google

Eu tinha visto uns sites, algo tipo "clube do técnico", coisa assim, esse te1 não sei se estava entre eles, mas tem coisa demais lá. Também verei os posts desse cara.

Newton Braga possui quilômetros de texto escrito, preciso ser mais objetivo se eu quiser encontrar algo lá por base de onde começar. Tem coisa demais por lá.

Inclusive assusta um pouco para saber dizer dizer "eu sei isto". Daquelas 50.000 coisas, quantas eu tenho que saber prá dizer "ok, cheguei lá"?

É fundamental saber resolver malhas com matriz, transformar circuitos com Y-Δ? Thevenin, Norton? Eu vi como se faz isso com circuito C.A. e tomei um susto!

Conheço um básico de eletricidade e eu acho (="não tenho certeza ainda") que conheço o nome de uns componentes e o mínimo de funcionamento. Falta saber como e para o quê eu os combino.

Algo como "esse capacitor você usa em filtro, aquele em temporização, o outro em retificação". Deve ter umas minúncias assim, mas tudo junto, organizado e num lugar só.

E de livros, Malvino são duas bíblias, gigantes.

Então, o que é mais fundamental?

Quanto ao Google, nunca sei de que se trata. Nestes casos. :)

• Membro VIP
Postado

Então, o que é mais fundamental?

É difícil dizer.

No meu caso, fundamental foi aprender a reconhecer componentes, interpretar esquemas, usar o multímetro e efetuar montagens (confecção de PCI, solda, etc.). O interesse surgiu quando ainda estava no primário, em contato com colegas de classe. Com o apoio do meu velho, fiz um curso ("rádio e transistor") aos sábados durante 10 meses, em uma escola que não existe mais.

• Membro VIP
Postado

exato LMolinari....

No meu dia-a-dia eu não preciso conversões delta estrela, por exemplo. Thevenin também não.... vai do seu dia-a-dia, mas te digo, comece de baixo, sempre....

exemplo... se tu pegares o tópico do faller "transformando um filtro de linha que já nasceu bom" (ou parecido) tem coisa básica lá.... mas porque ele deu pronto. No bobinamento tu terias o que? henry... estudar fluxo e campo magnético....

nos estágios de filtragem você tem um calculo para aquele diagnóstico

enfim

é mais ou menos informática... tu começa no windows, mas daí tu já quer jogar, e ve que tem de instalar o driver de vídeo, o de áudio e o direct-x. Se tudo tá pronto, tu apenas joga.... mas na hora do brete, tu não sabe o que fazer....

assim é a eletrônica.

Eu diria que com a eletrônica básica, começando com projetos simples, depois indo a flip-flop, após indo a filtragem de transientes, logo após para fontes chaveadas, e depois para microcontroladores, tu terás uma base bastante ampla em pouco tempo, visto os "estudos envolvidos"

daí pra tevenin, delta estrela, e outros, buenas.... eu não vejo aplicação delta/estrela em circuitos eletrônicos, mas numa rede trifásica de geração de energia sim......

enfim... comece cozinhando o teu primeiro miojo, depois veja até onde queres ir!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!