Ir ao conteúdo

Curiosidade: O transistor nao sera mais ensinado?

mroberto98

Posts recomendados

Postado

Uai. Me pergunto o motivo pelo qual isso poderia acontecer. Transistor está na base do conhecimento de eletrônica. Não faz sentido não ensinarem.

Boato sem sentido na minha opinião.

Onde que você ouviu isso?

Falou

Postado

também acho absurdo nao ensinarem... Um amigo que conhece pessoas do ministerio da educaçao (alguma coisa assim) estão querendo tirar esse conteudo das escolas tecnicas e deixar so o transistor Mosfet...

Ele nao disse que ja foi aprovado mas disse que estão querendo tirar.

O motivo nao sei direito mas pelo que ele me disse foi que o motivo de tirar esse conteudo dos cursos e porque os alunos nao "aprendem" o funcionamento e os professores preferem puxar mais pro mosfet e tirar o bipolar para ganhar mais tempo.

Cara isso foi o que ele me disse nao estou confirmando nada mas pelo que ele falou parece que querem tirar mesmo o bipolar das escolas tecnicas...

• Membro VIP
Postado

Boato estúpido e sem nenhum fundamento.

Pergunte a esse seu amigo quem exatamente são essas pessoas, supostamente do ministério da educação, e poste aqui. Gostaria também de saber a idade desse seu amigo que conhece gente tão importante.

Postado

Acho incrivelmente mais fácil o estudo do transistor do que do MOSFET... O transistor é linear e as equações são encontradas facilmente... A não ser que você esteja falando do transistor somente como chave...

• Membro VIP
Postado
Esse meu amigo tem em torno de 40 anos, e dono de uma escola (curso tecnico fundado por ele).

Trata-se realmente de um curso técnico OFICIAL ou é um curso livre profissionalizante?

Observe que os cursos técnicos OFICIAIS são reconhecidos pelas Secretarias da Educação dos Estados - não pelo MEC - e, no caso dos cursos técnicos industriais (eletrônica, mecânica, telecom, etc.), também devem ser registrados no CREA de seu estado.

E, mais uma vez, quem seriam essas pessoas supostamente do MEC?

A razão de eu fazer tantas perguntas é porque quero verificar a confiabilidade da notícia e das fontes. A notícia em questão em si já é absurda, E quando não se consegue identificar a origem e se atribui a mesma a algum desconhecido membro de algum órgão que não se sabe exatamente qual, já é um indício de que tudo não passa de boato sem fundamento.

• Membro VIP
Postado
Sim é curso técnico e tem CREA. Essa escola ja tem muitos anos desde da década de 90 apox.. E é indicado pela Sony, ExcelChip, não lembro de outras...

Ótimo, então veja se descobre com seu amigo quem exatamente são essas pessoas. Se ninguém conseguir dar nome aos bois, então esqueça essa baboseira.

Se tiver alguma base, aí sim temos que nos preocupar. Em minha opinião, alguém que não consegue compreender o funcionamento de um transistor bipolar está na área errada, sem sombra de dúvidas. Quem tem que sair do curso, nesses casos, é o aluno, não o conteúdo.

E o curso (não quero saber o nome) existe aproximadamente desde que ano? 1990, 1995?

Postado

AS pessoas eu não sei quem é, eu também não estou confirmando que vão tirar o conteudo, ele comentou que eles estavam querendo tirar. Não posso confirmar nada pois nem conheço essas pessoas ele que conhece e ele apenas comentou comigo..

Não, eu nao disse que ele tem 40 anos, quis dizer que ele tem em torno de 40, (na casa dos 40), eu disse isso porque nao sei a idade correta dele. Quando ele fundou a escola deveria ter uns 19 a 23 anos.. E claro que ele nao fundou sozinho, foi um grupo de pessoas mas a sociedade se desfez e agora é apenas ele..

• Membro VIP
Postado
AS pessoas eu não sei quem é, eu também não estou confirmando que vão tirar o conteudo, ele comentou que eles estavam querendo tirar. Não posso confirmar nada pois nem conheço essas pessoas ele que conhece e ele apenas comentou comigo..

Talvez se levar um papo com ele consiga mais detalhes sobre quem são essas pessoas.

Esse é um assunto de interesse de todos os técnicos, pois a qualidade da formação vai se refletir na carreira de todos eles durante toda a vida, e no prestígio da categoria. E existem várias questões em aberto como a do salário minimo profissional e conselho próprio que ficariam bastante prejudicadas se uma avacalhação dessas for levada em frente.

Postado
É verdade que as escolas tecnicas nao irao mais ensinar o transistor bipolar?

Não vejo nada de tão extraordinário nisso.

Todas as tecnologias (como a dos BJT) nascem , vivem e morrem.

E como tal a sua importância torna-se relativa .

Á anos atrás todos os cursos se baseavam em circuitos com válvulas.

Que lhes aconteceu?

• Membro VIP
Postado
Não vejo nada de tão extraordinário nisso.

Todas as tecnologias (como a dos BJT) nascem , vivem e morrem.

E como tal a sua importância torna-se relativa .

Á anos atrás todos os cursos se baseavam em circuitos com válvulas.

Que lhes aconteceu?

Veja bem camarada, que pelos posts do mroberto98 a justificativa para a remoção do conteúdo do Ensino Técnico (no Brasil) é a dificuldade que alguns estudantes tem para aprendê-lo, não uma suposta obsolescência da tecnologia.

Postado

A razão que conheço, e que me parece lógica, é a que indiquei pelo menos por onde moro.

Outras explicações, sinceramente, dizem-me muito pouco,e como deve compreender nem quero comentar. Dizem respeito aos brasileiros .

• Membro VIP
Postado
A razão que conheço, e que me parece lógica, é a que indiquei pelo menos por onde moro.

Outras explicações, sinceramente, dizem-me muito pouco,e como deve compreender nem quero comentar. Dizem respeito aos brasileiros .

A razão que parece lógica a você e a onde você mora é a mesma que seria a lógica para mim e para um debate sério aqui no Brasil.

Postado

A ideia de que Mosfet é superior ou mais modernos aos bipolares é errada, tirar da grade BJT não faz sentido, ja o contrario tirar os mosfets da grade faria algum sentido, não são faceis de encontrar no comercio como os BJT.

Uma ideia mais moderna é usar opamp para algumas aplicações em que usa normalmente transistores. O ensino de BJTs poderia ser mais resumido com aplicação bem simples.

• Membro VIP
Postado
A ideia de que Mosfet é superior ou mais modernos aos bipolares é errada, tirar da grade BJT não faz sentido, ja o contrario tirar os mosfets da grade faria algum sentido, não são faceis de encontrar no comercio como os BJT.

Uma ideia mais moderna é usar opamp para algumas aplicações em que usa normalmente transistores. O ensino de BJTs poderia ser mais resumido com aplicação bem simples.

Toda tecnologia tem seus nichos de aplicação, vantagens e desvantagens. Não há uma tecnologia totalmente ultrapassada para ser completamente abandonada e nenhuma tão revolucionária ao ponto de substituir todas as outras. :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!