Ir ao conteúdo

Controle da aceleração de um motor.

Lmock

Posts recomendados

Postado

Quem poderia me ajudar no meu TCC?

Preciso saber como eu posso controlar a aceleração de um motor CC monofásico. Seria um motor de no máximo 2 CV de potência e que chegue no máximo à 10 Km/h.

Não sei se um pequeno circuito com alguns componentes seria o suficiente ou se precisaria comprar um componente eletrônico em si como já ouvi falar em Soft Starter, Altistart...

Valeu! :)

Postado

um inversor de frequencia seria uma boa pois se trata de um motor muito potente ja a km/h não entendi seria rpm do motor ? pois desta forma da imprenão que o motor esta estalado em um carro

Postado

Se é um motor de corrente continua um inversor de frequência não vai servir pra nada.

Se controla a velocidade de um motor CC variando a tensão média em cima dele, logo existe vários métodos, o mais usado é o controle por PWM.

O controle de velocidade e o torque tem que ser controlador por um microcontrolador.

Postado

Preciso saber como eu posso controlar a aceleração de um motor CC monofásico. Seria um motor de no máximo 2 CV de potência e que chegue no máximo à 10 Km/h.

Não sei se um pequeno circuito com alguns componentes seria o suficiente ou se precisaria comprar um componente eletrônico em si como já ouvi falar em Soft Starter, Altistart...

Veja e estude este ci TDA1085.

Postado

nao precisa usar um microcontrolador para isso, a menos que queira uma coisa mais sofisticada, com display, e outras coisas...

voce quer controlar a aceleraçao ou a velocidade? Se for a velocidade pode usar o metodo pwm.. .

para gerar o pwm, você pode usar a rede eletrica como clock e assim usando apenas 2 transistor você ja tem seu pwm... Sem nenhum Ci.. Se nao quiser usar a rede vai precisar fazer o oscilador.. você controla o pwm com um potenciometro....

Tenho quase certeza que vai querer usar CI para isso! Mas a ideia ta ai, se quiser usar....

Postado

Basta um UC3842:

Siga o projeto conforme orientações do datasheet e dimensione corretamente as etapas de potência:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/105/502405_DS.pdf

Pode usar o transistor mosfet IRF460N ou o SPW20N60 um pouco mais caro porém melhor:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet2/c/0glw7rrii4pz7fzswd9axwoea4cy.pdf

• 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!