Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso MUITO de ajuda com Um problema especifico


Posts recomendados

Primeiramente boa tarde a todos do fórum, é a primeira vez que crio um tópico aqui pois acho que ninguém aqui ainda levantou esse problema que eu venho tendo, exatamente do jeito que levantarei, se eu errar em algo como a área, por favor me guiem até o jeito certo, repito que é a primeira vez que abro um tópico.

Então, o meu problema é o seguinte, toda vez que eu formato o meu computador, ele fica leve, rápido, ai eu coloco alguns jogos, programas e tudo mais, e mesmo assim ele continua rápido, leve, iniciando rápido, abrindo tudo numa velocidade boa, ai com o passar do tempo, mesmo se eu só deixar esses jogos nele sem por mais nada, ou até que eu coloque, ele vai diminuindo essa rapidez, vai demorando mais pra ligar e demorando mais pra carregar em alguns jogos, coisas que eu era o primeiro a carregar quando estava recém formatado, me torno o ultimo... e então chega um ponto que me irrita, e eu formato novamente, e então fica rápido outra vez, eu volto a ser o primeiro a carregar e tudo mais. e eu já troquei de computador, pelo meu antigo estar ultrapassado e tudo mais, mas isso sempre acontece, independente do meu computador, então não acredito que talvez seja sujeira ou algo assim dentro do computador, e mesmo assim sempre que da um tempinho eu abro, limpo ele, passa muito tempo eu troco a pasta térmica e uso programas como o ccleaner e tudo mais, mas sempre fica lerdo, se vocês puderem me explicar o porque com o passar desse tempo ele fica lerdo, mesmo se eu desinstalar todos os jogos que tem, e deixar só um, esse um que ficou não vai carregar rápido como carregava quando o computador estava recém formatado... se vocês puderem me explicar o porque disso, lerei com TODO prazer, adoro conhecer e ler explicações de vocês, mas se não puderem explicar, o que eu mais quero, claro, é a solução, como poder arrumar isso sem precisar ficar formatando toda hora? porque fazer backup é sempre muito demorado, e cada vez tem mais coisa pra salvar... Desde já agradeço e espero que possam me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, eu uso o windows 7 64 bits, mas isso acontecia no meu pc antigo também que era windows xp, vou tentar verificar os erros no HD e desfragmentar os discos, obrigado, e estou aceitando mais sugestões, como deixar o pc rápido como quando ele foi recém formatado sem precisar formatar novamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instala o HD Tune e coloca aqui a imagem da aba "health" (saúde) para vermos como está esse seu HD.

Opa, primeiramente obrigado pela ajuda, vou por aqui sim.

http://uploaddeimagens.com.br/imagens/hd-jpg--4

E como você viu, eu estava desfragmentando os discos como o Paulo me sugeriu mas, acho que já estava tudo certinho, estavam todos 0% fragmentados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente teu HD está normal.

Talvez seja alguma coisa que você instala e que te causa essa lentidão com o tempo.

Talvez não sejam os jogos mas outro programa e um forte suspeito seria o antivírus ou outro de segurança.

Tem que ir testando, removendo um programa e testando até encontrar o culpado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Owned!

Talvez seja alguma coisa que você instala e que te causa essa lentidão com o tempo.

Talvez não sejam os jogos mas outro programa e um forte suspeito seria o antivírus ou outro de segurança.

Tem que ir testando, removendo um programa e testando até encontrar o culpado.

Exatamente como o Henrique alertou. Pode ser que algum programa, ou parte de seu procedimento comum em reinstalar o sistema operacional e outras coisas, como games e aplicativos, podem estar com algum programa (vírus) que sobrecarrega a CPU aos poucos, atacando a CPU com processos demasiados ou ocupando toda a RAM disponível.

Observe atentamente no Gerenciador de tarefas se algum processo está "devorando" a performance do seu possante ao longo do tempo. Outra coisa útil é abrir o msconfig e analisar os programas de inicialização e serviços, não ligados ao sistema operacional, estranhos ou nada importantes pra você, como atualização de aplicativos pouco usados, taskbar, entre outros. O que não achar útil para você, desabilite e reinicie o PC para saber se houve alguma melhora.

Outra parada: Vi que usa um HD de 1TB e está em boas condições. Não sei se já está fazendo desta forma, mas uma boa é particionar pelo menos em duas partes: Uma parte pro W7 e programas pequenos e outra para backup de arquivos e programas mais pesados, sobretudo emuladores (e suas Roms e Isos) e jogos, assim como a pasta para Downloads. Além de poupar tempo, isso dá uma certa melhora de performance, pois o HD não precisará procurar em toda sua área arquivos do sistema operacional, por exemplo.

Funcionava muito bem quando tinha apenas um HD no micro. Quando precisava formatá-lo, não perdia muito tempo em reinstalar o S.O. e poucos jogos e emuladores eram afetados, pois estavam instalados em outra partição, necessitavam de uma nova instalação. Mão na roda total, pois o "chato pra caramba" de ter que parar 2 dias reinstalando a tranqueira toda tornou-se em "mó preguiça em formatar", abdicando-me de algumas horas de tempo livre para tal trabalho.

PS.: Mesmo os jogos (PC Games) localizados em outra partição, os parâmetros de configuração e, sobretudo, os saves, permanecem atrelados ao C: principalmente na pasta "Usuários" (seu perfil) ou "ProgramData" (oculto). De tempos e tempos, um backup nestas pastas é mais do que necessário para tranquilizar, prevenindo-se de uma ocasional formatação.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado novamente a todos pelas dicas, e eu continuo aceitando mais concelhos, eu achava que era algo tipo "armazenamento de alguma coisa na memória" e se tem como tirar, ou limpar isso com o passar do tempo, porque, eu sempre joguei a mesma coisa, e eu não coloco outra coisas, então é assim eu jogo league of legends e fico no facebook, só, eu não uso o pc pra praticamente mais nada, mas sempre tem os programas que a gente usa, tipo skype, mas isso não deve deixar virus ou coisa assim. então, desde o meu pc antigo, é isso, lol, skype e facebook, só, e digamos que, no começo, recém formatado, eu abro o lol e o uso da minha cpu no gerenciador é de 20% e da memória 15% e com o passar do tempo, eu só faço isso, passa 1 ano, e eu continuo jogando lol, no skype e no facebook mas, hoje o uso da minha cpu no lol é de 40%, as vezes chega a 60%, e da memória acho que por volta dos 50%, e em comparação como era antes, mudou, e eu não consigo entender o porque dessa mudança, porque eu não fiz mais nada, o ultimo programa que eu instalei, deve ter uns 6 meses, e eu nem lembro o que foi, deve ter sido o nero, pra gravar um cd pra algum parente ou algo assim, não é nada demais que eu faço, eu não sou mais criança e tal pra clicar em besteiras, eu fico satisfeito em jogar e ficar no facebook, mas eu não entendo o porque com o passar do tempo vai ficando assim, e eu mantenho sempre meu pc limpo, e MESMO QUE eu não limpe ele dentro, formatando eu tenho certeza que voltaria a ser tudo rápido, mas não entendo o porque, e eu gostaria muito que alguém me explicasse isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente na área!

Pois é Onwed, aí terá que procurar qual seria esse processo que mais se destaca no consumo de CPU e RAM neste período. A vantagem que você tem é que não instala muita coisa no micro, tornando mais fácil a busca do processo "fanfarrão" que consome mais do que deveria.

eu não sou mais criança e tal pra clicar em besteiras

O lance não é o que você clica na net, tipo "Google me abençoou com zilhões de dilmas/mês" ou algo do gênero. Como você já tem todos os programas que usa na mão para instalá-los, pode ser que alguns desses podem ter um vírus no executável. Ou também rolam as atualizações automáticas do Windows, de aplicativos, de antivírus, de navegadores, entre outros, que podem pesar um pouco mais no processamento neste período de tempo.

Um método pra saber é ficar na vigia pelo Gerenciador de tarefas por uns 2 ou 3 minutos logo após a inicialização completa do micro e dos aplicativos principais. Se o uso de CPU e RAM ocupar uma faixa considerável de desempenho, é "batata" que algum processo não está correndo como deveria. Daí é só pesquisar qual programa este processo (ou serviço) está atrelado e buscar uma versão diferente, ou de uma fonte segura, o tal programa.

O LoL em si não aumenta o consumo de processamento e/ou RAM com o tempo, a não ser se fez alguma mudança no setup do jogo, tipo melhorando gráfico ou aumentando a resolução. Até aumentaria um pouco o consumo de CPU e RAM no micro, mas a diferença não seria tão vasta como disse e seria apenas notada enquanto joga LoL. Com o jogo fechado, as condições de RAM e CPU voltariam ao normal.

Você chegou a fazer limpeza do registro do Windows ?

Qual programa usou para essa limpeza ?

Boa pergunta, Henrique. Nessa questão, deve-se tomar bastante cuidado com este tipo de utilitário, não só da origem duvidosa que alguns tem, como também da eficácia (principalmente pelo excesso de eficácia) do produto.

Aqui, até pouco tempo atrás, usava o MV RegClean 5.9, mas percebi que toda vez que o usava, tinha que atualizar a firmware e reinstalar o driver da controladora USB 3.0 da minha placamãe. A partir deste episódio, passei a usar o velho CCleaner e julgo ser suficiente: é gratuito e tranquilo de usar.

Aguardando suas respostas à "arguição" do Henrique, uhaeuehuaeh!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, uso o CCleaner mesmo, tá tudo bonitinho nele, registros sempre direitinho e as vezes dou uma scaneada com o Spybot no pc, mas não achou nada demais da ultima vez, achou umas coisas no "facebook chat" mas acho que isso é algo que o facebook usa e da algum tipo de "desencontro" (fugiu a palavra que eu queria usar) e não é um vírus de verdade, ou nenhuma ameaça... acredito eu.

Então, isso de ver se é algum programa que tá com a instalação ruim e tal, não sei, é porque normalmente acontece depois de muito tempo que eu formatei o pc, então é muito tempo depois que eu instalei esses programas, não é tipo "eu instalei e começou a ficar lerdo", eu instalo sempre tudo junto, e depois de meeeeses começa isso... mas se quiserem me ajudar um pouco mais profundamente eu agradeceria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o CCleaner possui um limpador de registro muito fraquinho que faz pouca diferença embora seja mais seguro.

Procura usar o MV RegClean 5.9 que faz uma limpeza melhor do registro do Windows ( não use versões acima desta pois causam problemas ).

O Spybot Search&Destroy possui uma tal de imunização que faz o registro do Windows aumentar muito de tamanho. Não use este recurso ou desfaça essa imunização e depois use um compactador como o Free Registry Defrag que pode ser que até resolva o teu caso de lentidão.

http://www.registry-clean.net/free-registry-defrag.htm

Já vi relato de gente que usou o gratuito e agressivo RegSeeker e obteve uma melhora muito grande no desempenho do PC mas esse programinha pode apagar chaves e valores do registro do Windows que causam defeitos no Internet Explorer e em outros programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retornando...

(...)então é muito tempo depois que eu instalei esses programas, não é tipo "eu instalei e começou a ficar lerdo", eu instalo sempre tudo junto, e depois de meeeeses começa isso...

Ok. Como eu já tido dito antes, é provável que esse decréscimo de performance está vinculado às atualizações automáticas que seu PC o faz no S.O, navegadores e outros durante o período em que o sistema está instalado. Realmente esses procedimentos requerem uma demanda ligeiramente maior do micro, porque mais componentes estão sendo instalados e, consequentemente, mais processos serão adicionados. Mas causar lerdeza a ponto do possante se arrastar é estranho mesmo.

E essa dica que o Henrique passou pode sim, se não solucionar, amenizar bastante essa queda de rendimento, Owned. Eu tenho instalado o MV Regclean 5.9 e funciona muito bem (o tenho desde 2009). Só parei de usá-lo mesmo por causa do "sumiço" da controladora USB 3.0. Mas nunca tive problemas quando usava em configs mais antigas ou em PC de camaradas que eventualmente formato. Se achar que, após passar o MV o PC ficou esquisito, basta restaurar o sistema e tudo volta como era antes.

(...) Free Registry Defrag que pode ser que até resolva o teu caso de lentidão.

http://www.registry-clean.net/free-registry-defrag.htm

Vou é "abar" essa dica do Henrique também, haeuehuaehuh! Valeu meu camarada! Tá anotado aqui!

Owned, só uma pergunta, brother: Teu HD principal é particionado, separando o sistema operacional dos arquivos mais extensos (C:/ e D:/, por exemplo) ou o HD está "inteiro" pra tudo que se armazena nele (só C:/)?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, agradeço a dedicação de vocês, nesse momento estou instalando o Free Registry Defrag e baixei o RegClean 5.9 e está executando, mas eu fiquei com uma dúvida, já li em alguns lugares coisas contra o spybot, e agora vem mais uma critica sobre ele, devo desinstalar o programa então? não entendi bem, pois sempre ultilizava a função de imunizar dele, não sabia que fazia algo de mal e tal, pois não entendo tãããão bem assim, concelhos partindo do princípio de melhora, desinstalo o programa ou desfaço alguma ação?

Pelo que eu entendi a ordem seria desfazer a imunização e depois executar o Free Registry Defrag certo? aguardarei a resposta antes de fazer algo em relação a esses dois programas. Obrigado.

Ah sim, e meu HD é particionado, C: Ficam as coisas mais leves e principais, e D: ficam os jogos e coisas mais pesadas...

Acabei de remover 900+ problemas no registro com o RegClean, selecionei tudo e removi, espero que não dê nenhum problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas quebradas...

Ah sim, e meu HD é particionado, C: Ficam as coisas mais leves e principais, e D: ficam os jogos e coisas mais pesadas...

Beleza! Tá fechado com o certo, Owned. Já descarto aqui problemas de fragmentação de disco, pois o Windows tem sua partição própria e não justifica tanta queda de rendimento do tipo "catar" arquivos do S.O. de ponta a ponta do HD.

não entendi bem, pois sempre ultilizava a função de imunizar dele, não sabia que fazia algo de mal e tal, pois não entendo tãããão bem assim, concelhos partindo do princípio de melhora, desinstalo o programa ou desfaço alguma ação?

Pelo que eu entendi a ordem seria desfazer a imunização e depois executar o Free Registry Defrag certo? aguardarei a resposta antes de fazer algo em relação a esses dois programas. Obrigado.

Também não conhecia esse recurso do SpyBot e tampouco o FreeRegistry. Infelizmente pouco posso acrescer sobre isso (mas o FreeRegistry já está devidamente baixado e esperando a primeira oportunidade de testá-lo, ueahuaeheuh!)

Acabei de remover 900+ problemas no registro com o RegClean, selecionei tudo e removi, espero que não dê nenhum problema...

Acho que não terá problemas quanto a isso. O meu caso vejo que é até exceção e é localizado apenas no controlador Reneseas. Mas prudência sempre é bem-vinda.

E aí, o RegClean surtiu algum efeito?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, agradeço a dedicação de vocês, nesse momento estou instalando o Free Registry Defrag e baixei o RegClean 5.9 e está executando, mas eu fiquei com uma dúvida, já li em alguns lugares coisas contra o spybot, e agora vem mais uma critica sobre ele, devo desinstalar o programa então? não entendi bem, pois sempre ultilizava a função de imunizar dele, não sabia que fazia algo de mal e tal, pois não entendo tãããão bem assim, concelhos partindo do princípio de melhora, desinstalo o programa ou desfaço alguma ação?

Pelo que eu entendi a ordem seria desfazer a imunização e depois executar o Free Registry Defrag certo? aguardarei a resposta antes de fazer algo em relação a esses dois programas. Obrigado.

Ah sim, e meu HD é particionado, C: Ficam as coisas mais leves e principais, e D: ficam os jogos e coisas mais pesadas...

Acabei de remover 900+ problemas no registro com o RegClean, selecionei tudo e removi, espero que não dê nenhum problema...

Pode continuar usando o Spybot mas só desfaça a imunização que ele oferece e depois a limpeza com o MV RegClean.

Por último use o Free Defrag e reinice o PC (este programa serve para desfragmentar o registro compactando-o além de corrigir algum problema com a estrutura dele pelo que promete).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Vou fazer nessa ordem sim, daqui a pouquinho faço e edito o post, desculpa a demora pra responder, no fim de domingo peguei uma gripe, brava, forte, fiquei ontem o dia todo de cama! Complicou pra mim, mas estou melhorando, jajá faço por etapas como o Henrique disse, e eu ainda não tive muita oportunidade de testar isso no jogo porque não ando tendo aqueeeele tempo livre, mas assim que eu tiver respostas eu aviso, aparentemente o pc já ficou um pouquinho mais suave. Fico super agradecido ai pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!