Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida referente a projeto de Receptor‏ Super Regenerativo


Gul

Posts recomendados

Entendi

Realmente deve ter amplificado ruídos, mas estes parecem indiferentes ao sistema digital de transmissão no caso da TV.

Além do mais na TV a coisa é diferentes; Não existe tanta preocupação com a amplificação de sinais pois as torres estão sempre por perto, dentro da cidade mesmo, ou quando não é isso, o sinal já vem de satélite e já possui potência suficiente.

No seu caso que são equipamentos de comunicação quanto mais sensíveis e seletivos, melhores.

Só mais uma dúvida:

As antenas realmente tem ganho? Até então eu imaginava que elas fossem elementos passivos, incapazes de amplificar qualquer sinal.

Posso estar falando loucura, mas imagino que no seu caso os rádios dariam muito melhor rendimento se algum fabricante desenvolvesse um equipamento onde a parte de sintonia e transmissão ficasse diretamente conectada na antena, lá em cima do mastro e só o painel com os botões de controle e visor ficasse em baixo, dentro de casa.

Com a tecnologia digital hoje em dia um painel remoto é possível.

Não iria haver nenhum tipo de perda nos cabos. Estes nem seriam necessários, apenas um cabo de rede ou coisa parecida para interligar o painel remoto ao equipamento.

Esta é a tecnologia dos boosters, eles ficam lá colados na antena para pegar o sinal sem as perdas dos cabos. Parece funcionar muito bem.

Você diz e está com 20DB de perdas e gastou uma fortuna com o cabo, nestes caso não iria perder nada (pelo menos em cabos) e não iria gastar com cabos.

É uma ideia aí para vocês que são experimentadores e também desenvolve equipamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, a vantagem da tecnologia digital é imensa, os algoritmos conseguem reconstruir o sinal, mesmo com algumas perdas de informação.

Hoje em dia existem algumas tecnologias digitais para radioamadores, algumas são feitas para sinais de baixa amplitude, e algumas utilizam a Internet para levar a nossa conversa para qualquer lado do mundo, na forma de áudio digitalizado.

Um excelente exemplo desta última é a rede D-STAR.

http://www.dstar.com.br

http://www.icomamerica.com/en/products/amateur/dstar/dstar/default.aspx

Quanto ao que você falou, de colocar a parte do rádio lá em cima na antena todo o circuito de transmissão / recepção e levar para baixo apenas a parte de controle e áudio, já existe faz mais de uma década, mas só é viável para as bandas mais altas, como VHF e UHF.

Já sobre as antenas, temos de entender a noção de ganho.

Sempre que falamos sobre ganho de antena, nos referimos ao ganho quando comparado com uma antena fictícia chamada antena isotrópica, que é uma antena que irradia igualmente em todas as direções.

Uma antena bem básica é uma antena chamada dipolo, que possui um ganho pequeno quando comparada com a isotrópica, pois ela possui direções preferenciais para a irradiação.

Já uma antena direcional consegue irradiar a energia em uma direção ainda menor, e consequentemente possui um ganho ainda maior do que o do dipolo.

O ganho de uma antena direcional aumenta conforme a quantidade de elementos direcionais.

Como um exemplo, uma antena que é sonho de qualquer operador de rádio é a chamada quadra cúbica. Uma antena desse tipo, de apenas quatro elementos, possui um ganho em torno de 14 dB quando comparada com uma dipolo, ou seja, imagine que a cada 3db o nível do sinal irradiado ( ou recebido ) dobra, você terá um sinal mais de 16 vezes mais forte do que com uma antena comum.

E quanto ao ruído captado ? A grosso modo, pode-se falar que o nível do ruído presente no sinal é 16 vezes menor do que a de um dipolo, pois a antena é altamente direcional e só recebe o ruído na direção onde está apontada !

Eu tinha uma antena dessa que eu usava na faixa de PX, era uma diferença absurda de sinal comparada à minha antena vertical de 5/8 de onda, que é muito usada pelos PXs.

E a vantagem enorme era de que com a vertical, bastava um cara chato na mesma frequência em um raio de uns 15 Km de minha casa ele conseguia acabar com qualquer chance de fazer um contato DX, que é um contato a longa distância. Mas quando usava a quadra cúbica, eu sempre consegui manobrar a antena para minimizar o ruído causado pela conversa do cara , e otimizar o sinal de longa distância.

Evidentemente, tinha um motor na ponta da torre, que girava todo o conjunto de antenas..... Lembra que eu falei que esse hobby é caro ????????

Quanto à sua ideia dos boosters, mesmo que eles não introduzissem ruídos, eles teriam de ser desconectados quando fizermos transmissões, e isso exige o uso de relés coaxiais, que são bem caros, e teríamos de ter vários boosters, cada um sintonizado para uma determinada banda.... É inviável , pelo menos hoje em dia.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!