Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha do processdaor está lenta


Fryderyk

Posts recomendados

Essa semana troquei meu gabinete básico, sem nenhuma ventoinha, por um Cooler Master HAF 912, com duas ventoinhas. Reparei que após essa troca a ventoinha do processador não está mais rodando em velocidade máxima. Antes da troca ela chegava a 3000 rpm e agora chega no máximo a 2000 rpm. A primeira coisa que pensei foi que as duas novas ventoinhas poderiam estar consumindo mais energia e por isso a do processador não tinha energia suficiente pra rodar no máximo. Desliguei as ventoinhas novas mas não adiantou. A única outra coisa diferente com o gabinete novo são as entradas de áudio frontal. Desliguei elas também e não fucionou. Alguém sabe o que pode ser o problema? Verifiquei os fios da ventoinha do cpu e não parece ter nenhum dano. Olhei também nas configurações do software da placa mãe (Asus P8H61) e não parece ter nada errado. Preciso de ajuda urgente pois 2000 rpm não estão sendo suficientes pra esfriar o processador, ou seja, aparentemente comprei um gabinete melhor a toa... Agradeço antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não exatamente, misterjohn. A 2000 rpm o processador está ultrapassando 60ºC quando em uso pesado. Essa temperatura já seria suficiente, pela configuração que uso, pra fazer a ventoinha rodar no máximo, 3000 rpm. Se o processador estivesse abaixo dessa tempertura, então eu entendo que seria normal a ventoinha não forçar até o máximo. Mas não é o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você citou valores agora, os 60° mas para aplicações pesadas não considero muito, salvo se esses valores não eram atingidos antes como você informa.

Então sugiro que troque a pasta térmica e solte o fan (processador) do dissipador, entre eles cria uma camada de pó significativa, não considero o culpado por isso, o novo gabinete; os fans teriam que melhorar e nunca piorar a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom já vi varios casos de cooler com excesso de sujeira mas pelo que vejo não seria o caso ...

Então qual seria sua fonte? Ela tem energia o suficiente para alimentar seus drivers hardwares e coolers?

Ou uma outra opção é verificar na BIOS o valor em rpm que também da para configurar manualmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jorno - Sim, estou usando o cooler que veio com o processador, mas aceito sugestões de coolers com um bom custo benefício ;)

@TiagoKim - Acho que o problema não é energia pois já desliguei as duas ventoinhas do gabinete e não adiantou. Mas se quer saber, minha fonte é uma Corsair CX430. E olhei na BIOS mas o único parâmetro que dá pra mudar lá é velocidade mínima da ventoinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom já vi varios casos de cooler com excesso de sujeira mas pelo que vejo não seria o caso ...

Então qual seria sua fonte? Ela tem energia o suficiente para alimentar seus drivers hardwares e coolers?

Ou uma outra opção é verificar na BIOS o valor em rpm que também da para configurar manualmente

Fonte influencia muito no desempenho da configuração, mas desconheço casos onde seja responsável direta por superaquecimento.

Levando pela lógica, se a fonte não estivesse conseguindo manter a alimentação dos periféricos, a tensão estaria baixa, menor tensão = menor aquecimento.

@Jorno - Sim, estou usando o cooler que veio com o processador, mas aceito sugestões de coolers com um bom custo benefício ;)

@TiagoKim - Acho que o problema não é energia pois já desliguei as duas ventoinhas do gabinete e não adiantou. Mas se quer saber, minha fonte é uma Corsair CX430. E olhei na BIOS mas o único parâmetro que dá pra mudar lá é velocidade mínima da ventoinha.

Não vi nenhum post onde o colega cita os detalhes da configuração, eles são indispensáveis para análise do caso.

Você citou que o Gabinete possui 2 fans, onde e em qual posição estão instaladas (Injetando ar no gabinete ou retiranto).

Outro fator a ser analisado são as temperaturas. Faça o acompanhamento das temperaturas através de programas de monitoramento como o SpeedFan ou HWmonitor em duas situações, deixando o computador em descanso por uns 10 minutos, e posteriormente em um teste de stress com o PRIME95, ou rodando algum jogo durante uns 10 minutos.

Poste as imagens para que os colegas tenham ferramentas para melhor analisar o caso e sugerir a melhor solução para o problema.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Fonte influencia muito no desempenho da configuração, mas desconheço casos onde seja responsável direta por superaquecimento.

Levando pela lógica, se a fonte não estivesse conseguindo manter a alimentação dos periféricos, a tensão estaria baixa, menor tensão = menor aquecimento.

Não vi nenhum post onde o colega cita os detalhes da configuração, eles são indispensáveis para análise do caso.

Você citou que o Gabinete possui 2 fans, onde e em qual posição estão instaladas (Injetando ar no gabinete ou retiranto).

Outro fator a ser analisado são as temperaturas. Faça o acompanhamento das temperaturas através de programas de monitoramento como o SpeedFan ou HWmonitor em duas situações, deixando o computador em descanso por uns 10 minutos, e posteriormente em um teste de stress com o PRIME95, ou rodando algum jogo durante uns 10 minutos.

Poste as imagens para que os colegas tenham ferramentas para melhor analisar o caso e sugerir a melhor solução para o problema.

Abraço

Sim sua lógica esta 100%, eu só citei alguns exemplos de que poderia ser, e não um procedimento de que poderia ser feito.

E realmente é indispensável sabermos a configuração do PC para melhor detalhar ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!