Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

9800pro Mod


Rostev

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado Originalmente por MEIRANETO+25 jun 2004, 18:07-->
Rosted

Mesmo vendo todas fotos e que ficaram muito boas por sinal  :D , não entendi como foi aparafusado o dissipador na placa!!! Foi preciso fazer algum furo no dissipador ou ele já  os tem no lugar correspondente?

Exato!!! Eu furei o dissipador...

Usei uma broca fininha que eu tinha aqui pra iniciar e alarguei com outra do tamanho do parafuso, que para colocá-lo, fui obrigado a abrir as aletas, e com a pressão da porca com as molas do outro lado, a cabeça acabou travando-o nas aletas...

Postado Originalmente por MEIRANETO@

Só pra acrescentar, botei um Vantec tornado na minha placa de vídeo mas tô achando o dissipador muitoooo quente. É mais pesado que o original mas não tô satisfeito com a temperatura. Na parte superior da placa de vídeo, botei um cooler de 5000rpm só para soprar e sinto que ele tá espalhando muito calor...só não o coloquei sobre o dissipador, pois ele tá meio velho e na posição invertida(hélice pendurada) fez um barulho que me assustou...

Qual você usou??? Iceberg4?

Pra um over mais possante, eu também os considero fracos, mas em contra-partida, são melhores que o original.

Olha, não sei se você viu o meu case (na assinatura está o link), mas o que mais me ajudou com a temperatura interna, além de um bomrefrigeração na placa de vídeo foi o Vantec Stealth de 120mm que coloquei na tampa lateral...

Ele não é muito potente (faz 53 de CFM - muito silencioso), mas por ser grande ele acaba refrigerando uma boa quantidade de coisas, além da propria placa mãe.

Se você instalasse um desses, poderia ter mais tranquilidade!!!

Valeu...

Sombra_XXI

Bom, ainda não tenho certeza, mas tudo me leva a crer que o problema mesmo seja a falta de potência para alimentar o GPU, visto que o PCB realmente é de uma 9800PRO, logo, sem um VMod fica impossível fazer over nessa placa, na verdade quando aumento 10Mhz do padrão já começam as imperfeições, que vejo através de um programa russo, aliás, pra mim ele é o melhor para mostrar realmente se a placa aguenta over.

Que programa é esse Elias??? Consigo baixá-lo onde???´

Ele é russo, mas a linguagem é que ele utiliza é russo também :blink: ???

Pessoal, obrigado pelos comentários...

Continuo à disposição!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Rosted@01 jul 2004, 15:12

Que programa é esse Elias??? Consigo baixá-lo onde???´

Ele é russo, mas a linguagem é que ele utiliza é russo também  :blink: ???

Ops, desculpe minha falta de atenção, só agora percebi que o dito é japonês.

O melhor de tudo é que o programa está em engrish (eu sei que é english, corretores de plantão).

O programa é o RTHDRIBL, iniciais de Real-Time High Dynamic Range Image-Based Lighting, que foi desenvolvido para testar o desempenho das placas com suporte a DX9. Possui configuração dinâmica de Anti-Aliansing até 16x (com o nome de Multisample), que fez minha placa pedir água para poder rodar, veja só a screen abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://galeon.hispavista.com/sombraxxi/imagens/RTHD.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Repare na taxa de frames. São míseros 4,39 fps na resolução 1024x768.

Mas o melhor de tudo é a facilidade que temos em perceber imperfeições quando fazemos overclock na placa de vídeo, você verá que o que passa despercebido no 3DMark2003 e similares não espaca aos nossos olhos com este programa.

Abaixo, o link para a Página Oficial do programa.

Página do RTHDRIBL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI+04 jul 2004, 15:27-->
Rosted@01 jul 2004, 15:12

Que programa é esse Elias??? Consigo baixá-lo onde???´

Ele é russo, mas a linguagem é que ele utiliza é russo também  :blink: ???

Ops, desculpe minha falta de atenção, só agora percebi que o dito é japonês.

O melhor de tudo é que o programa está em engrish (eu sei que é english, corretores de plantão).

O programa é o RTHDRIBL, iniciais de Real-Time High Dynamic Range Image-Based Lighting, que foi desenvolvido para testar o desempenho das placas com suporte a DX9. Possui configuração dinâmica de Anti-Aliansing até 16x (com o nome de Multisample), que fez minha placa pedir água para poder rodar, veja só a screen abaixo:

Repare na taxa de frames. São míseros 4,39 fps na resolução 1024x768.

Mas o melhor de tudo é a facilidade que temos em perceber imperfeições quando fazemos overclock na placa de vídeo, você verá que o que passa despercebido no 3DMark2003 e similares não espaca aos nossos olhos com este programa.

Abaixo, o link para a Página Oficial do programa.

Página do RTHDRIBL

Coloquei o programa e não percebi nenhuma imperfeição, rodou tudo legal. A minha 9800XT, na verdade é uma 9800PRO com biosmod e coolermod.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai Rosted, muito bom o seu topico, sua placa ficou muito bonita. Tambem estou para adaptar um cooler de Athlon na minha 9800, mas estou com uma duvida, o cooler original tem um ressalto no centro para ter maior contato com o die da GPU, como você fez para ter esse ressalto? Estou com receio de instalar o cooler sem nenhum ressalto e ele não ficar com um bom contato com o die.

A proposito, estou preparando um topico sobre o Vmod com resistores variaveis, fiz ontem a noite na minha 9800Np e so estou esbarrando agora na temperatura da GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Ninjjah@08 jul 2004, 09:19

Ai Rosted, muito bom o seu topico, sua placa ficou muito bonita. Tambem estou para adaptar um cooler de Athlon na minha 9800, mas estou com uma duvida, o cooler original tem um ressalto no centro para ter maior contato com o die da GPU, como você fez para ter esse ressalto?  Estou com receio de instalar o cooler sem nenhum ressalto e ele não ficar com um bom contato com o die.

A proposito, estou preparando um topico sobre o Vmod com resistores variaveis, fiz ontem a noite na minha 9800Np e so estou esbarrando agora na temperatura da GPU.

Fala Ninjjah!!!

No dissipador original existe um ressalto realmente.

Eu estive analisando bastante essa parte, pois nas 9700Pro, possuem aquela borracha localizada em volta do die e no caso dessas placas, essa borracha precisa ser removida, pois senão não se consegue contato.

De você observar nesse link, verá que as 9800Pro não necessitam que se tire essa proteção (no caso dessa placa, é metálica) para se ter contato entre a superfície do dissipador com o die:

http://www.digit-life.com/articles2/radeon/r9800pro.html

Essa (graças aos deuses... Eheheheheh), foi uma correção importante que a ATI fez nessa placa, comparada à sua antecessora.

Fora o texto, quando passei pasta térmica, pude reparar que mesmo sem pressão, a pasta já sujava muito bem a base, comprovando que o die estava realmente encostando no dissipador!!!

Um dos motivos que não me inspiraram em retirar essa proteção, foi o de não perder a garantia, pois se eu voltar o cooler original e tirar os dissipadores que instalei nas memórias, a placa volta tranquilamente ao seu estado original!!! :D

Agora, se você está fazendo vmods, e com isso alterando alguma coisa na sua placa, não há problema algum em se retirar esse quadrado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Ninjjah@08 jul 2004, 13:59

Obrigado Rosted, também percebi qe havia contato com a pasta termica, mas sabe como é, fiquei com receio. Diz ai qual a temperatura que esta sua GPU?

Ehehehehe...

Tá aí algo que não posso te responder...

Infelizmente, ao contrário das 9800XT, os modelos PRO náo possuem sensores de temperatura!!! para ver como anda, eu terei que instalar um termômetro externo, mas achar um desses é ardua tarefa.

Infelizmente, nesse ponto eu senti falta da minha TI4200 da MSI!!!

Ela tinha sensores que mostravam absolutamente tudo da placa. Desde temperatura da GPU, vcore, vdimm, etc....

Eu queria comprar um desses:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.crazypc.com/images/coolers/thermalsensors/thermaldetectorfull.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Nos EUA saem em média uns 13 dolares...

Dizem que se acha em casas de aquarismo!!!

Eu não consegui achar ainda! Mas também não desisti de procurar, afinal o mecanismo não é nada complicado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente muito pratico esse esquema, mas talvez tenha como fazer um desses de uma forma bem mais barata, eu tenho um multimetro simples, bem pequeno, que tem sensor de temperatura interno, vou dar uma olhada na placa dele, pois é possivel remover o sensor da placa e instalar um fio de extensão. já fiz isso em uma K7v, ela tinha o conector para sensor de temperatura, ai tirei o sensor de uma placa mãe de Pentium II que estava com defeito e soldei num fio e conectei na K7V, funcionou direitinho.

Vou dar uma olhada no Multimetro e depois te falo, beleza.

Estou com uma duvida sobre os vmods e queria saber se pode me ajudar, fiz o vmod do vgpu e do vmem, mas lendo mais a respeito vi que tem outros como o vddq, vdd e vref, mas não consegui entender para que eles servem e de que forma eles interferem nas tensões da placa de video, você entende alguma coisa disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Ninjjah+09 jul 2004, 09:08-->
Realmente muito pratico esse esquema, mas talvez tenha como fazer um desses de uma forma bem mais barata, eu tenho um multimetro simples, bem pequeno, que tem sensor de temperatura interno, vou dar uma olhada na placa dele, pois é possivel remover o sensor da placa e instalar um fio de extensão. já fiz isso em uma K7v, ela tinha o conector para sensor de temperatura, ai tirei o sensor de uma placa mãe de Pentium II que estava com defeito e soldei num fio e conectei na K7V, funcionou direitinho.

Vou dar uma olhada no Multimetro e depois te falo, beleza.

Bem interessante!!!

Se tiver alguma ideia sobre isso, dá um aviso!!!

Eu realmente não manjo muito da parte de eletrônica... Nada além do básico para dar pequenas fuçadas aqui.

Mas se a sua ideia der certo, dá até para sair oferecendo pro pessoal.

Eu mesmo me interesso.

disse

Estou com uma duvida sobre os vmods e queria saber se pode me ajudar, fiz o vmod do vgpu e do vmem, mas lendo mais a respeito vi que tem outros como o vddq, vdd e vref, mas não consegui entender para que eles servem e de que forma eles interferem nas tensões da placa de video, você entende alguma coisa disso?

Estive dando uma fuçada sobre isso e acabei encontrando alguma coisa que pode te interessar. Dá uma olhada nesse link e veja se ajuda:

http://www.ocfaq.com/article.php/overclocking/45

Boa sorte nos mods aí!!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive dando uma fuçada sobre isso e acabei encontrando alguma coisa que pode te interessar. Dá uma olhada nesse link e veja se ajuda:

http://www.ocfaq.com/article.php/overclocking/45

Boa sorte nos mods aí!!! 

Muito interessante esse link, mas o negocio não é tão simples como me pareceu. Vou continuar estudando a respeito, pelo que vi esse vdd e vddq existem em todos os tipos de memorias, vou dar mais uma aprofundada no assunto para entender bem esse negocio.

Obrigado Rosted.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Ninjjah@13 jul 2004, 16:37

Muito interessante esse link, mas o negocio não é tão simples como me pareceu. Vou continuar estudando a respeito, pelo que vi esse vdd e vddq existem em todos os tipos de memorias, vou dar mais uma aprofundada no assunto para entender bem esse negocio.

Obrigado Rosted.

Opa!!! Estamos aí...

Qualquer novidade, dá um grito para gente!!! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted+19 jul 2004, 13:08-->
Ninjjah@13 jul 2004, 16:37

Muito interessante esse link, mas o negocio não é tão simples como me pareceu. Vou continuar estudando a respeito, pelo que vi esse vdd e vddq existem em todos os tipos de memorias, vou dar mais uma aprofundada no assunto para entender bem esse negocio.

Obrigado Rosted.

Opa!!! Estamos aí...

Qualquer novidade, dá um grito para gente!!! :lol:

Tenho uma novidade que não entendi, no vmod das memorias aconteceu um negocio estranho, o conector de fonte estava esquentado demais, chegou a derreter o plastico, fui obrigado a remover o vmod para voltar ao normal, não sei o que aconteceu, pois segui exatamente os tutoriais. Usei um resistor variavel de 10K, pelo que vi seria melhor usar um de 20K, mas acho que só isso não adiantaria quanto a esse aquecimento. Vou dar mais uma pesquisada para descobrir o que aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara fiz isso que você fez neste fim de semana na minha radeon 9500pro sem ler antes este topico e consegui fazer o incrivel over de 270mhz para 390mhz, não sei muito sobre memorias mas acho que se alterar latecia na minha consigo mexer tambem na velocidade delas. uma outra posição muito estranha e que antes mesmo de fazer over em algums determinados momentos sai um barulho estranho de dentro do gabinete não sei dizer de onde esta vindo mas parece ser algo ligado a transferencia de dados (isso acontece na hora do video demo do farcry) mas deixando isso de lado acho que so não consegui uma velocidade maior por causa de não poder alterar a tensão do gpu que atualmente esta trabalhando gelado e com testes de mais de 10h de jogo(farcry quase zerando eu acho) sem nenhum pau sequer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so mais um comentario, estes coolers originais que a ati coloca são muito feios acho uma falha grave da engenharia da ati pelo seguinte. a area de contato do die com o cooler não possui aletas e é bem fino, a area de sombra é enorme! eu imagino a temperatura que deve chegar ali esquentando a b.u.n.d.a da ventoinha coitada! na minha opinião acho que eles deveriam colocar o die do outro lado da placa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!