Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Inversora de Frequência Weg Adw01/05


jose justino

Posts recomendados

Placa apresentou o defeito de não girar o motor da esteira, led estava piscando, verifiquei que a saída X4 estava com a tensão bem maior que a X5 e X6, como havia consertado ela no dia anterior com defeito parecido era o N2 (IR2108), então troquei o N1 correspondente. Estava com  a placa na bancada, quando liguei energia, deu  estouro e verifiquei que os IGBT estavam em curto assim como os 3 N (IR2108) danificados e alguns resistores de 20R abertos. Gostaria se possível de conseguir o esquema elétrico porque acho que a coisa ficou feia.

 

Grato

 

José

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquema só no datasheet do IR2108

javascript:openreq('http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/irf/ir2108.pdf')

 

Esse circuito é cascateado, sem capacitor nenhum que sirva p/ alguma isolação. No coletor dos IGBTs tem ± 330v e se o mesmo entrou em curto, mandou 330V p/ os IR2108 que trabalham com uma tensão máxima de 16V. Se esses IR2108 realmente entranram em curto; mandor alta tensão p/ o µcontrolador que trabalha com uma tensão máxima de 5V.

Tire suas próprias conclusões.

 

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verificando o circuito  constatei que  o diodo V10  (saída do shopper T1) estava com baixa resistencia em ambos os sentido e tbém o capacitor  C36 ( resistencia de 105R em ambos os sentidos),  retirei ambos da placa e estavam bons, esse circuito alimenta o micro-controlador que apresenta resistencia baixa e curto em diversos terminais. Infelizmente penso que a placa esta condenada, já que não consegui  através de várias tentativas encontrar esse CI em diversos site que pesquisei. Mas aqui vai um agradecimento a todos que procuraram me orientar.

 

Abraços José


Poderiam me informar onde posso conseguir uma placa mesmo recondicionada ou similar que substitua essa, fora o Mercado Livre, que estão com muita demora para responder/

 

Grato José

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Com o intuito de montar uma bancada de trabalho para dar manutenção neste tipo de placa aqui em Salvador, comecei a preparar alguns equipamentos para testes. Estou com um um motor de indução trifásico 220V, no entanto, a configuração deste motor é feita com base na rotação, ou seja, na placa tem a indicação para Menor R.P.M. e Maior R.P.M, onde esta seleção é feita através dos 6 fios. As placas Adw-01 fornece 330V para alimentar os motores não é verdade? Neste caso, esse motor não servi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente os motores dessas esteiras são de tensão DC, uns de 90V outros de 180V, então esse trifásico seu, não servirá para testes na bancada...

 

Visualizei um anuncio no mercado livre que este tipo de placa era para motor AC. E pelo próprio modo de conectar o motor na placa dar a entender que seja AC. São 4 cabos, 3 fases e um terra. 

 

Pode ser que eu esteja enganado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Visualizei um anuncio no mercado livre que este tipo de placa era para motor AC. E pelo próprio modo de conectar o motor na placa dar a entender que seja AC. São 4 cabos, 3 fases e um terra. 

 

Pode ser que eu esteja enganado!

Sim, No caso você montaria uma bancada voltada para esses modelos com motores de indução né?

Infelizmente não cheguei a ver nenhuma placa dessas, para analisar como funcionam!...

Aguarde dicas do pessoal que já mexeu com elas...

O que mencionei foi, ele (motor), não serviria para testes da maioria das placas de esteiras comuns...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom  dia, não sei se estou  na página correta, mas estou com uma placa inversora com um componente queimado (até está faltando um pedaço) o que dificulta o nome e número do componente ,este componente está localizado ao lado do trafo pequeno e está identificado como n1 ( parece ser um optoacoplador) fabricante (ICE) ele é smd,esta placa é de uma máquina de agitar tintas com a sigla tw05, parece igual a série ADW 05 (placa inversora de esteiras) vista aqui no fórum, por favor se puderem me fornecer o número deste componente, eu agradeço muito.Sou Técnico de contadoras de cédulas e moedas, impressoras (todas)máquinas de calcular e escrever,qualquer dúvida estou a disposição, OBRIGADO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O mais próximo que consegui foi o 3B0565JG o datasheet dele esta no link abaixo:

ICE3B0565JG.jpg

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/312665/INFINEON/ICE3B0365JG.html

No AliExpress tem dele:

http://pt.aliexpress.com/item/Free-shipping-Infineon-ICE3B0565JG-3B0565JG-SOP12-100-original-new-10pcs-lot/32324384527.html

No mercado livre tem um semelhante (mais fraco)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658027053-ci-smd-ice3b0365jg-ice-3b0365jg-novo-pronta-entrega-_JM

 

Aguarde mais um pouco, não sou um Expert com o google! Talvez o pessoal ache o CI exato que você precisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Sim, No caso você montaria uma bancada voltada para esses modelos com motores de indução né?

Infelizmente não cheguei a ver nenhuma placa dessas, para analisar como funcionam!...

Aguarde dicas do pessoal que já mexeu com elas...

O que mencionei foi, ele (motor), não serviria para testes da maioria das placas de esteiras comuns...

 

Obrigado pela atenção!

Estou com um problema na placa ADW01!

 

A placa quando esta energizada fica com o led piscando duas vezes e da uma pausa. 

Geralmente quando ocorre este erro, retiro todos os IGBT's e testo um por um até encontrar o que estar com defeito.

Essa placa aconteceu uma coisa inusitada, testes todos os IGBT's e percebi que todos estavam bons, porém, para fazer um teste, substituir todos. A placa continuou com o led piscando.

 

Alguém pode me dar alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Obrigado pela atenção!

Estou com um problema na placa ADW01!

 

A placa quando esta energizada fica com o led piscando duas vezes e da uma pausa. 

Geralmente quando ocorre este erro, retiro todos os IGBT's e testo um por um até encontrar o que estar com defeito.

Essa placa aconteceu uma coisa inusitada, testes todos os IGBT's e percebi que todos estavam bons, porém, para fazer um teste, substituir todos. A placa continuou com o led piscando.

 

Alguém pode me dar alguma sugestão?

Verifique se chega tensão nesses IGBT's

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se chega tensão nesses IGBT's

 

Quando retirei os 6 IGBT's da placa, medir as tensões em cada coletor e achei 320V em uns e 20v em outros.

O led não piscava, isso significa que as tensões estavam corretas.

O problema foi que quando conectei IGBT's novos e retornei a ligar a placa, o led voltou a piscar.

Pode ser que os componentes não estejam todos em corte ou disparados.

Como faço para verificar isso? Testar o igbt disparando e colocando ele em corte?

Fiz o teste de resistência e verifiquei que estavam bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Já sei como fazer esse teste! 

Obrigado pela atenção!

Já sei como fazer esse teste! 

Obrigado pela atenção!

Quando coloco os transistores na placa, o led fica piscando e o valor de tensão no coletor cai para 150V.

Acho que são os IGBT's. 

Ok, mas verifique se o capacitor de filtro principal, não esta esgotado!... (pode ser só ele o problema).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Colegas,


 


Tenho uma ADW01 aqui que está apresentando um problema um tanto diferente.


 


A placa é alimentada e o LED não acende! 


 


Verifiquei os seguintes pontos de alimentação: 320V da saída da ponte retificadora - ok


                                                                                  5V na entrada do ucontrolador - ok


                                                                                  Os drives que alimentam os IGBT's estão com tensão baixa +/- 4V. - Medindo entrei os pinos 1 e 8 do CI.


 


Testei o LED com o multímetro e o mesmo acendeu.


O teste que eu faço do ucontrolador é medir a resistência entrei os pinos 1 e 20. Tem outra forma de testar o ucontrolador?


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...