Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque uma fonte de pc é mais potente que uma linear comun?


cesardelta1

Posts recomendados

Quem tiver paciência de me explicar tecnicamente e ou na física, pois eu tenho conhecimento pratico e teórico em eletricidade e física.

 

A duvida integral é:

O trafo de uma fonte de pc que entrega 9A é minúsculo comparado  a um trafo de uma fonte linear comum,

então de onde vem toda essa potência das fontes de pc?

 

Na teoria a potência primordial partiria do trafo, depois para a ponte retificadora e por fim para os transistores de potência, mas até a ponte retificadora dessas fontes são para pequenas correntes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Frequência. Essa variável é a chave de tudo...

Fontes comuns, normais, lineares e seus transformadores, operam, fazem a transformação na frequência de 60 Hz, a frequência da rede elétrica

 

Fontes chaveadas de PC operam em 40 a 50 KHz e isso muda e muda muito...

 

Os transformadores os indutores para essa frequência de 50.000 Hz podem e devem ser menores, muito menores e mais leves que os outros que operam em 60 hz..

 

Para que entendas completamente essa relação me permita fazer uma analogia.. imagine que tenhas de remover uma grande quantidade de terra, ou de água, seja o que for.. Esse é o trabalho a fazer..

Imagine que disponhas de dois recipientes para ajudar no trabalho, um deles um contêiner desses que se contrata para se livrar do entulho, grande, pesado enorme, cabem lá algo como 1000 litros de água (é o transformador para 60 Hz)

O outro é uma caneca de capacidade de pouco mais de meio litro

 

A diferença é que enquanto fazes 1 deslocamento com o contêiner grande podes fazer quase mil deslocamentos com a caneca menor, a quantidade de trabalho  a ser feita a cada vez é muito menor e desse modo pode ser feita mil vezes mais rápidamente, com maior frequência para realizar a mesma quantidade de trabalho...

 

Transformar energia é um exercício de magnetização e se for feita em pequeníssimas doses pode ser feita com uma frequ6encia muito maior e as capacidades de armazenamento dessa energia podem ser muito mas muito menores (indutores por exemplo, ou capacitores)..

 

Isso explica os transformadores, os indutores e os capacitores muito menores para trabalho com alta frequência, ou se você quiser muito maior corrente com o mesmo volume de transformador se comparado o trabalho em 60 Hz com o trabalho em 50.000 Hz.

 

Espero ter esclarecido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz!!!

Cálculos matemáticos, ideias e a historia de Nikola Tesla começam a pipocar no meu cérebro...hahaha

Caramba! 50 Khz...

 

Então é por isso que nós praticamente podemos ouvir a fonte trabalhando.

Então é por isso que essas fontes são tão suscetíveis a interferência externa de rádio frequência.

Então é por isso que essas fontes são causa de interferência de RF em alguns aparelhos eletrônicos.

Então é por isso que essas fontes trabalham com uma tensão tão alta na 1ª etapa do seu circuito.

 

Sabe quando você vê uma coisa, não sabe como ela funciona mas sabe que funciona, e nunca antes havia se perguntado como essa coisa funciona?

Esse é meu caso.

 

Para não tomar muito do seu tempo vou procurar alguma literatura sobre essas fontes, más com certeza outras perguntas surgiram...hehehe

 

Mais uma vez fico muito grato ao senhor, mestre Faller

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para aproveitar o tópico e para quem quem quiser saber como funciona uma fonte chaveada de PC.

Achei essa matéria intitulada "Anatomia de uma fonte chaveada" escrita por Gabriel Torres mas está em inglês.

Sabe como é, né? Os brasileiros não dão valor aqui, vamos para onde nos dão valor.

 

http://www.hardwaresecrets.com/article/Anatomy-of-Switching-Power-Supplies/327/1

 

O mais interessante nessas fontes é que a tensão já chega ao trafo retificada e isso facilita muito para a etapa secundária do circuito.

 

Acho que vou construir uma torre colocar uma bobina de Tesla no topo e começar a fornecer energia elétrica sem fio aos meus vizinhos :P hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1,

 

O lado mais simples de voce entender isso sobre o transformador, é que numa fonte comum, tipo linear, o transformador tem de fornecer uma baita corrente para o secundário, de modo quase linear, isto é, segue uma tensão senoidal sobre ele. Isso faz com que o núcleo tenha de ser enorme para evitar o saturamento.

 

Já na fonte chaveada, o transformador utilizado é um transformador de pulso, ele está sujeito a uma onda quadrada de frequência em torno de mil vezes ou mais maior do que a da fonte linear, e tudo isto evita a saturação do núcleo, e assim ele pode ser pequeno.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para aproveitar o tópico e para quem quem quiser saber como funciona uma fonte chaveada de PC.

Achei essa matéria intitulada "Anatomia de uma fonte chaveada" escrita por Gabriel Torres mas está em inglês.

Sabe como é, né? Os brasileiros não dão valor aqui, vamos para onde nos dão valor.

 

http://www.hardwaresecrets.com/article/Anatomy-of-Switching-Power-Supplies/327/1

 

O mais interessante nessas fontes é que a tensão já chega ao trafo retificada e isso facilita muito para a etapa secundária do circuito.

 

Acho que vou construir uma torre colocar uma bobina de Tesla no topo e começar a fornecer energia elétrica sem fio aos meus vizinhos :P hehehe

A mesma matéria por ti indicada, porém em português: https://www.clubedohardware.com.br/printpage/Anatomia-das-Fontes-de-Alimentacao-Chaveadas/1218

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...