Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

Não! O filtro de linha apenas filtra o sinal de tensão e com o uso dos varistores, protege o sistema contra picos de tensão! Não é uma super proteção, mas garante a abertura do fusível e assim, elimina o risco de queima dos componentes mais à frente!

ué?!

vocês tão dizendo que um filtro de linha seria melhor que um estabilizador.

Um estabilizador não garante a abertura do fusível em casos de picos?

Desculpa se eu entendi mal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o estabilizador pode ser lento mais protege, o filtro de linha queima o fusivel porque ele não suporta a quantidade da wats de um pc, sem conta q se você quiser q o fusivel queime quando tiver um pico, e so você compra um fusivel mais fraco pro estabilizador assim com um pico de energia ele ia queima o fusivel, e ainda iria proteger com uma reduçao de energia(essa parte fca com o estabilizador).

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei isso porque o meiraneto deu a entender que os filtros de linhas são melhores que os estabilizadores... Dai não entendi nada

Quero deixar uma opnião: Achei esse tópico meio sem sentido desde que vi ele aqui porque dizer para não usar estabilizadores pois não servem pra nada é meio sem noção :P . Se não serve pra nada então os pcs montados não viram com estabilizadores e ninguém que montasse o seu compraria também, oras. Óbvio que os Nobreaks são recomendados porque, por serem + caros, tem outros recursos que os estabilizadores baratos deveriam ter e + a reserva de energia caso haja uma falta dela.

Acho que não é porque um aparelho é ruim comparado a outro, este "ruim" não deve ser usado. Pensando desse jeito, então poderiamos dizer: "Não comprem Ford Ka 1.0, as Ferraris são melhores."

É claro que um estabilizador de R$50,00 pode trazer prejuízos para você mas não é só por isso que devemos condenar todos os estabilizadores.

Bom é isso que queria dizer a respeito deste tópico. Espero que ninguém se ofenda porque isso é somente minha opnião, cabe a vocês concordarem ou não. :-BEER

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
"Não comprem Ford Ka 1.0, as Ferraris são melhores."

Essa foi muito boa!

Não disse que filtro de linha é melhor que estabilizador. São funções bem diferentes!

O filtro de linha tem a função de "filtrar impurezas" do sinal que entra pela rede. Como tem um fusível incorporado, também provê uma proteção para o que estiver ligado à frente!

O estabilizador tem por finalidade, manter a tensão em valores padrões para o que estiver ligado em sua saída. Como também é dotado de fusível, é também uma proteção!

Cada equipamento tem sua função principal e outras que são implementadas. O uso de componentes como varistores, oferecem proteção contra picos de tensão, mas não trabalham sozinhos! Sua finalidade é curto circuitar a entrada(em um pico) e com isso, fazer abrir o fusível do equipamento em que está instalado. A função principal do fusível é abrir o circuito de alimentação quando dá ocorrência de sobrecargas, mas isso não é tudo o que pode ocorrer em um equipamento ou instalação! Existem diversos tipos de fusíveis e cada um tem sua característica própria de atuação.

De uma vez por todas, não podemos confundir a utilidade de um estabilizador com a de um nobreak! Vejamos. O que queremos é manter o PC funcionando sem interrupção e garantir que os dados serão salvos, certo? Então, nesse caso, devemos usar um nobreak!

Se, ao invés disso, nosso problema é corrigir deficiências da rede elétrica, tipo picos e quedas ou baixos valores durante instantes do dia, então, o estabilizador poderá resolver!

O nobreak desempenha a mesma função do estabilizador, mas sua atuação é diferente! Vejamos o porquê dessa afirmação.

Numa instalação que apresenta rápidas quedas de tensão, o nobreak resolverá o problema, chaveando para a bateria e aguardando nessa condição, até que a rede estabilize! O estabilizador fará a mesma coisa, mas ao invés de chavear para a bateria, aumentará ou diminuirá a tensão de saída, conforme seja a tensão de entrada.

Quando uma INTERRUPÇÃO de energia ocorre e demora mais que alguns segundos, nenhum estabilizador manterá tensão em suas saídas e assim, para esses casos, o nobreak é que será recomendado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Meiraneto pela explicação. Me desculpe por interpreta seu post de forma errada. Mas o que eu estou dizendo é que não se deve falar para não comprar estabilizadores só porque os Nobreaks são melhores. Dizendo isso, "Não usem estabilizadores", você afirma que se não puder comprar um Nobreak, por qualquer razão, então ligue o pc direto na rede elétrica sem estabilizadores pois estes não te protegem.

Eu sei que não podemos comparar o estabilizador com o Nobreak, mas como você disse SE o objetivo é não perder dados valiosos no pc quando houver uma interrupçao na energia, invista no Nobreak. Num pc doméstico essa queda de energia não causa nada além de uma chateação temporária, é claro que isso não acontece em todos os casos, mas com certeza na gigante maioria.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o ADMINISTRADOR :zoio: disse na primeira página do tópico, estabilizadores regulam variações pequenas de tensão 15% para mais ou para menos, só reforçando o que ele disse~, não tem nenhum fundamento dizer que um estabilizador não serve de nada. CI's de placas-mãe por exemplo, são frágeis principalmente para variações de tensão devido ao aquecimento e resfiamento dos componentes, e principalmente capacitores que qualquer variação até mesmo da fonte ele estoura "devido ao aquecimento interno" (tanto na placa da própria fonte, quanto em placas-mãe) imagine na rede direta... os estabilizaderes da microsol não são tão caros e são bons. Não só em termos técnicos mais em termos práticos. Tenho um estabilizador de tensão 4 anos e já peguei variações de tensão em períodos chuvosos e tudo ótimo com ele...sou técnico de informática e estudo eletrônica no CEFET-CE e o que vejo de placas-mãe queimadas....fontes principalmente....

:tantan:

:tantan:

confie em estabilizador sim, não para altas variações de tensão, mas sim para as variações descritas por ele ao comprá-lo. :rolleyes:

abraçs :priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pera aí, você falar que o estabilizador é o reponsável por queimar ou não uma placa mãe é meio exagerado, uma vez que todos (pelo menos os que conheço) computadores usam fontes chaveadas, onde o primário é isolado do secundário, e normalmente o primário oscila ha uns 200V no mínimo, e depois retifica no secundário, então o máximo que um curto na rede eletrica pode fazer é queimar a fonte, mas se a fonte for de má qualidade e jogar AC ou alta tensão no sec. aí é outra história.

quanto a filtros de liunha que usam varistores, por exemplo AC +-127V, e colocar um varistor de 140V 10K é suficiente pra não borar fogo no seu pc, agora corriri variações de tensão chaveando tapes de traffo por relés de selo aberto e CI lentos, isso te garandto que não é grandes coisas, mas ai vai um conselhos, estabilizadors tem varistos e capacitos na entrada, por isso normalmente não são bivolts. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais tipo, vocês querem q o estabilizador segure energia mesmo quando não tem, ai já e de mais.

niguem nunca colocou um stabilizador do lado do gabinete, pois se você colocar auguma coisa entre o gabinete eo estabilisador, num ''chaveamento'', não iria acontecer nada com o pc.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas não compreendi o argumento de que "pulsos eletromagnéticos irão danificar os componentes do computador".

Só o processador vibrando em suas altas frequências de operação já libera pulsos EM, então não entendo porque o chaveador do estabilizador, que está a mais de 50cm do computador deveria ser um problema...

Tem como explicar melhor esta parte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah... uma coisa que me lembrei agora...

Estabilizadores não tem a função de proteger contra raios, mas costumam possuir fusível para sobre-tensão na rede. O ideal mesmo seria instalar disjuntores de boa qualidade, certo?

Porém, mesmo com todos estes equipamentos o micro costuma reiniciar durante descargas atmosféricas. Pelo que eu li, isto porque o raio provoca alguma coisa, se não me engano é mesmo um EM, e que pode fazer a máquina reiniciar. E então o usuário acaba achando que foi um problema na rede, quando na verdade foi através da atmosfera.

Mas veja bem, aí é o pulso gerado por um RAIO, e não um circuito.

Vou procurar o texto, mas acho que saiu na Scientifc American (brasileira).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendo nada dessas coisas. Aqui eu uso estabilizador e é item indispensável. Primeiro porque preciso ligar meus periféricos 110 em 220. Mas fora isso, digo por experiência própria, se não tivesse um estabilizador aqui já tinha ido tudo pro espaço. Inventei de ligar meu modem adsl direto na tomada porque ele é 110-220 e depois de 1 mês a fonte dele pifou. E olha q o chuviero nem estava ligado quando isso aconteceu. Já com meu computador, q tem 5 anos, nunca aconteceu de queimar nada, graças a Deus. E com tensão filha da p... q tem aqui, se queimou uma mísera fonte de modem, q fará uma fonte de computador. E a minha fonte não deve ser das melhores porque era da compaq. Quer dizer, o fabricante não deve ser compaq, mas com certeza fonte boa não é. Por isso q eu acredito q o computador tem benefício quando se usa um estabilizador, senão já estava tudo queimado aqui. Aliás, só pra dar um exemplo do q ocorre nesse apto. louco, instalei um modem us robotics pci, antes de por banda larga, e a minha linha telefônica queimou dois deles, um num mês e outro no outro mês, tudo porque quando eu ligo o chuveiro dá interferência na linha do telefone, fica um chiado insuportável. Aí a linha de telefone queima a placa. Agora estou com uma bem simples da encore, q eu já tinha antes e tem 3 anos e nunca queimou com as tais interferências da linha de telefone. Vai saber. To começando a achar q pra bagaça de instalação o melhor é comprar bagaça de peças...

Só falei dessas coisas pra dar um exemplo de como minha instalação elétrica é ruim e como o estabilizador tem dado conta do recado há 5 anos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo tem certeza q so foi a fonte do modem??? PErdi dois moldens, um eu não entendi por que, mais o outro queimo o chip q recebe o sinal da ADSL, mais so o chip q estava queimado o restofuncionava beleza.

Tipo

eu estava pesquisando, pra você ter uma rede boa, ou uma net conctado via rede,as apostilas, e tecnicos negaram os filtros de linha, e disseram bem assim: "...use um bom estabilizador de voltegem, o filtro de linha não resolve nada, tem que ser um estabilizador."

Isso de uma apostila de informatica.

Agora observe ate uma apostila esta dizendo q o filtro de linha não serve pra nada, afinal, ele so serve pra acender aquele led q fica nele. :angry:<_<:angry:

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pareja@19 de julho de 2004, 00:41

Eu troquei minha placa de video que tinha queimado depois de uma 'queda de energia"  :( . Deve ter queimado porque a energia veio mais forte do que o pc aguenta, uma sobretensão. Sem falar que o computador está ligado em tomada 110 (aterrada corretamente) mas descobri que o fusível do estabilizador é de 220 volts deve ser porque ele é bivolt  <_< . Tenho estabilizador sms revolution 2 bivolt.

    Pesquisei sobre estabilizadores e descobri que existem modelos que possuem uma proteção contra sub e sobretensão que custam poucos reais a mais e que não são vendidos nas lojas, acredito que a grande maioria mesmo dos estabilizadores vendidos nas lojas não possuem esta proteção. Acho uma sacanagem  :angry:  os fabricantes não incluirem essa proteção em todos os estabilizadores. Eles dizem que essa essa proteção é opcional  :wacko:  acreditam nisso!

    Vejam aqui modelos da sms e notem que existem modelos idênticos que não possuem proteção de sobretensão e modelos que possuem proteção (modelo PROT):

modelo recente e mais vendido na maioria das lojas hoje em dia, e que não possui proteção de sobretensão:

http://www.sms.com.br/UserInterface/visual....aspx?codigo=56

http://www.sms.com.br/UserInterface/fichas...olutionIIL.aspx

este modelo tem proteção, mas você pode ver que existe um modelo idêntico (o que deve ser vendido nas lojas) que não possui proteção. O meu é idêntico a esse que não tem proteção, ele não possui PROT na descrição do modelo na parte de trás:

http://www.sms.com.br/UserInterface/visual....aspx?codigo=57

http://www.sms.com.br/UserInterface/fichas...tionIITRUE.aspx

Olá,

permita-me fazer uma observação, a tensão nominal dos fusíveis não influencia nesse caso, o que importa é a corrente de ruptura, a tensão nominal de isolamento que deve ser de 250V é a garantia que não irá ocorrer passagem de corrente com o fusível queimado com ate 250V entre seus terminais, por exemplo; se o fusível queimado receber uma descarga de alta tensão, ele porerá deixar passar essa descarga para seu aparelho através de uma faísca entre as pontas do filamento rompido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí.

Muito bom esse tópico ein.. pessoal se puxoh nessa ein..ehehheh

É, na minha opinião esses estabilizadores só ajudam se o sinal estiver deturpado a longo prazo...

Se de repente a tensão da rede subir de 220 pra 250V, nosso amigo estabilizador vai ajudah bastante...

Agora... se vier um raio que não for pro terra, meu amigo... a fonte vai pro saco...

É o que eu penso, não sou um mestre na eletrônica mas é isso aí..

Novamente, parabéns pelo tópico aí.. muito bom mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião,

O chaveamento somente ocorre quando acontece uma variação na energia acima do permitido, os estabilizadores trabalham na mesma faixa que as normas especificam para as consecionarias de energia trabalharem.

Ou seja, o o estabilizador não poderá ficar chaveando o tempo todo, ou melhor em dias quem não houver tempo ruim ou horarios de pico de energia, o estabilizador não deve acionar. Se isso estiver ocorrendo continuamente, tem que se verificar o consumo de demanda da casa para saber se não está elevado, ou constatado que o problema não é interno tem que chamar a consecionaria de energia eletrica local para fazer um levantamento sobre o assunto.

Já tive muitos problemas parecido com sobretenção da rede, e a maioria deles relacionados com a manutenção da rede externa.

E recomento o uso do estabilizador, justamente para saber como está trabalhando a rede de energia, se ele estiver chaveando muito (teck) procure um eletrecista ou mesmo a concecionaria, pois o problema pode danificar outros equipamentos ou reduzia a vida ultil de todos os equipamentos do local.

Espero ter contribuido.

Fabiano da Rosa

Tec. Eletromecanica

Tec. Informatica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gostaria aproveitar o topico para saber a opinião de vocês sobre o NoBreak que eu comprei.

Paguei R$200 nele e é o mesmo desse link aqui:

Nobreak Microsol STAY700 Automatic - Bivolt

Link para página do fabricante.

Fiz as contas aqui e minha configuração nova vai consumir 355W (pico de 100%), tenho uma fonte de 400W reais. E ligo no nobreak o monitor e o gabinete.

Fiz o cálculo pelo site: eXtreme PSU Calculator

Valeu a pena?

Seria este um bom NoBreak para o meu uso?

Eu o comprei devido a muita instabilidade na rede eletrica na região que moro, com muitas quedas de energia quando a chuva é muita.

Desde já agraço.

té mais! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A discussão é boa! Só que não consegui chegar a uma conclusão!

Em casa no momento só uso um filtro de linha que veio com o Pc, quando questionei o vendedor sobre estabilizador na época ele disse que o filtro protegeria meu micro numa eventual sobretensão, não entendo muito do assunto, portanto aceitei! Nas casas que morei nunca tiveram terra (e possivelmente não irei morar em uma que possua tão cedo, já que moro em casa alugada) e já levei alguns choques ao colocar a mão no micro estando descalço.

Gostaria que alguém me ajudasse a escolher o melhor esquema, ou seja, o que utilizar levando em consideração que em cada casa eu devo enfrentar um problema diferente e se possível detalhes como marca, modelo, etc.

* As vezes ligo dois pcs neste filtro de linha, existe problema nisso?

Agradeço desde já a ajuda de todos!

Rod-R@m

Obs: Antes do Filtro de Linha eu utilizo uma extensão, pois normalmente as tomadas não são de 3 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos tentar esclarecer alguma das questões levantadas aqui.

O uso do estabilizador ou bonbreak não é obrigatório!

Quando se monta um PC, espera-se não ter problemas para alimentá-lo, mas nem sempre as condições locais são favoráveis. O equipamento também pode não ser o ideal e assim, em alguns casos, o uso de estabilizadores ou nobreaks é o indicado.

Vejamos algumas situações, onde o uso de um ou de outro é o mais indicado.

- Residências com aparente variação(oscilação) de tensão, sem horário especificado;

- Variação/oscilação quando equipamentos são ligados;

- Picos ou quedas acentuadas de tensão;

- Ambientes em que a rece AC apresenta-se com muita "sujeira";

- Local com níveis de tensão muito baixos ou altos.(atenção neste ítem)

- Ambientes sem aterramento para o PC. Nesses casos, recomenda-se o módulo isolador tipo o MIE, da Microsol, que poderá ser associado a um nobreak.

Para essas situações, o estabilizador pode ser empregado como uma boa medida para resolver os problemas. Ainda, nesse mesmo ambiente ou situação, o nobreak poderá ser uma alternativa melhor, desde que os níveis de tensão não sejam, constantemente, muito elevados ou reduzidos.

Isto se explica pelo seguinte. O nobreak, em presença de um baixo nível de tensão duradouro, operará pela BATERIA, que tem um tempo de autonomia muito curto. Nas demais situações, o nobreak poderá ser a melhor indicação e apresentará ainda, a garantia de que a máquina poderá ser desligada, antes que se desligue por falta de energia!

A adoção do tradicional filtro de linha pode ser dispensada, desde que o estabilizador ou nobreak apresente esse circuito em seu projeto. Além do que, as fontes de marca também apresentam filtros de boa qualidade.

Para concluir, um comentário sobre filtros de linha.

Vejo algumas pessoas acreditando que esse equipamento resolverá problemas de oscilação na tensão que alimenta o PC. Isso não é verdadeiro! O que um filtro de linha pode fazer, é proteger o sistema quando da ocorrência de um PICO na rede AC, mas essa proteção será ineficaz quando as variações não refletirem as características de SURTO(pico)!

Outro, para que os equipamentos funcionem perfeitamente, dentro da condição de operação para a qual foi projetado, é imprescindível o uso de um ATERRAMENTO! Sem esse circuito, os equipamentos ou circuitos não oferecem funcionalidade 100% garantida, já que, estarão operando fora das condições ideais para as quais foram projetados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meiraneto

Faleu pelas dicas, já tô percebendo que tô correndo um risco meio grande né?

Agora a questão é a seguinte, quanto ao módulo isolador qual você recomenda? Pelo que percebi existem dois tipos o MIE de 400 Va e um de 1kva mas que pelo entendi não é estabilizado, certo? No caso do de 1kva ele possui apenas uma saída, me corrija se eu estiver enganado, eu poderei ligar um filtro de linha nele para conectar monitor, pc etc, até eu poder comprar um no-break?

E quanto ao conta de energia, vi alguns comentarios de que depois q a pessoa colocou ele a conta subiu, tem alguma veracidade nisso?

Você tem alguma sugestão de no-break? Minha máquina é modesta, mas como eu disse ás vezes eu ligo dois pcs e também quero um solução que suporte um possível upgrade.

Como eu posso fazer para verificar estas situações que você citou?

Desde já eu agradeço sua ajuda e de qualquer outra pessoa que possa me ajudar.

Obrigado!

Rod-R@m

Obs: Desculpe tantas dúvidas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modulo Isolador, e praticamente um estabilizador, mais tambem isola!!

Mesmo assim, eu desconfio q a energia do fio terra e mandado de volta pro aparelho, q esta ligado nele.

I porque a discurçao sobre filtro e estabilisador?!!?!??!

Coloca o filtro na entrada ou nas saidas do estabilizador.

Pronto, de qualquer jeito vai funciona.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão que pelo que vi no site da Microsol é que depende do modelo, o de 400va é estabilizado sim, o de 1000va não. O de 400va tem 4 saídas o que resolveria o problema, o de 1000va apenas uma (neste caso, o filtro de linha funcionaria apenas como um T pra poder ligar pc, monitor, etc. O de 1000va também diz ser um "Super filtro de ruídos" e pros dois modelos recomenda-se que ligue eles direto na rede eletrica e depois os equipamentos (no-break, pc, monitor, estabilizador no caso do 1Kva, etc).

De qualquer jeito já está, concorda comigo (extensão+filtro de linha) Power.

Só estou querendo ficar mais sossegado, por isso antes de pensar até em um upgrade, estou querendo investir em uma fonte de qualidade, no-break e quem sabe um desses módulos, pois se pudesse eu faria um aterramento de verdade, seguindo as normas, certo?

Só queria saber se eu comprar um destes estarei jogando dinheiro fora?

Dinheiro que eu poderia utilizar para comprar uma fonte ou no-break de melhor qualidade!

E qual dos dois comprar? E porquê?

Tantas dúvida, né!

Galera, agradeço a força!

Rod-R@m

Ah! E sobre as 19 pag. de tópico, que tentei ler só posso dizer uma coisa:

"Se duas pessoas discutem, é porque as duas acreditam fervorosamente ter razão, pois ao passo que uma concorde com os argumentos da outra, não existe mais discussão"... por isso acho que este tópico não terá fim... ha,ha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Power o preço dos dois é praticamente o mesmo, diferença de R$8,00 na Microsafe, portanto o de 1kva não seria uma melhor opção por aguentar mais?

Outra dúvida, pessoal: o que este Módulo faz exatamente, além de evitar choques quando encosto no micro descalço? O q quero dizer é vai melhor alguma coisa tipo, performance, rendimenteo, qual proteção ele dá pro equipamento e pra mim?

E sobre o lance do segredo desse equipamento ser jogar o terra no neutro é verdade ou ele faz a proteção de outra forma?

Ganhei um chuveiro e o terra estava soldado junto com o neutro, perguntei a um eletricista e ele disse que isso estava errado e pediu que eu isolasse o terra, pois isso poderia dar m****, fiz o que ele disse e agora pago R$150,00 num equipamento que pode fazer exatamente isso.

Me ajudem tô quase pirando!!!

Rod-R@m

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!