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Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

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Postado Originalmente por MEIRANETO@28 de maio de 2005, 16:54

Acho que nem vou comentar! Peço aos demais colegas que leiam essa pérola e tentem convencer o equivocado colega! Ou a mim, se estiver errado! :ahh:

MEIRA é só você ler o que o UBIRA escreveu logo acima...está tudo certinho que foi mencionado por ele...............

Já torrei tb a fonte de um pc com uma discarga direta de 220v volts num estabilizador de 110v sorte que o pc estava na garantia deu para enrrolar o técnico....

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Postado Originalmente por paulo.mortari@18 de maio de 2005, 19:01

Ai Galera !!!

Só para relatar um acontecido comigo: tenho um estabilizador SMS Revolution II, entrada 110V e saída 110V.

Eu esqueci de avisar a minha irmã que tinha mudado a tensão da tomada de meu quarto para 220V.

Ela acabou ligando o estabilizador que estava ligado no meu micro em 220V.

Queimou a fonte do micro mas o estabilizador não queimou. 

Mais uma prova que é um autotransformador.

Ele deixou passar 220V direto para a fonte do micro.

E está funcionando até hoje.

beleza

PAULO.MORTARI

Está certo o meu também fez isso mais não no micro foi em uma Tv e um video cassete garanto a você que se a fonte do micro estivesse em 220v funcionaria perfeitamente como o video e a Tv não precisa mudar chave ja que eles trabalham na faixa de 90v a 240v não queimaram.

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Não queria voltar nesse assunto, mas não posso deixar de esclarecer como penso.

A saída do estabilizador será em 115V, seja a entrada alimentada em 110V, 115V, 220V ou outro valor automático padronizado!

O estabilizador comum, não automático, projetado para fornecer 115V em suas saídas, pode ser alimentado em 127V ou 220V, aceitando ainda a variação percentual nominal, informada pelo fabricante. Pois bem, sendo não automático na comutação da alimentação, o chaveamento nos taps do trafo, consegue manter as saídas em 115V até que a capacidade de redução ou elevação da tensão via taps sai fora da faixa de operação do projeto.

Vamos supor que um determinado modelo esteja ligado em 127V(valor nominal do estabilizador) e a rede sofreu um surto, elevando o valor da tensão na tomada para cerca de 150V. O que o estabilizador irá fazer, é chavear o trafo, reduzindo a tensão de saída, tentando mantê-la nos 115V nominais. Estou considerando que os taps consigam corrigir para 115V, uma tensão de entrada até 150V. Continuemos.

Consideremos que esse mesmo equipamento seja ligado, equivocadamente, em uma tomada 220V. Como será que o estabilizador, estando chaveado para receber da rede AC uma tensão de 150V, no máximo, irá se comportar?

Ora, ele chaveará para o menor tap possível e como a tensão na saída irá extrapolar o valor nominal de 115V, a fonte do PC poderá queimar! Seria perfeitamente normal, que a fonte não tenha suportado a "lapada", mas o estabilizador, por ser mais robusto, nada sofreu! Isso é normal.

É claro que o estabilizador deveria proteger as saídas, não permitindo tensões acima de determinado valor seguro, mas ai é que vem à tona, a realidade dos estabilizadores de 30 Reais. Não têm quase nenhuma proteção/controle contra surto de tensão nas saídas! A fonte do PC estará à mercer da sorte e/ou de sua própria capacidade de se auto desligar!

Mas, se o equipamento fosse do tipo com comutação automática na entrada, nada teria ocorrido com as saídas! Continuariam em 115V, considerando a qualidade do estabilizador!

Portanto, da forma como o amigo colocou, entendi assim:

Ligando em 127V e chaveado para esse valor na entrada, teria na saída 115V.(é o correto).

Ligando em 220V e chaveado para 127V na entrada, teria na saída 215V! Isso mostra apenas, que esse estabilizador deve ter um ou dois taps apenas e por isso, deixou passar quase toda a tensão presente na entrada.

Se ocorreu com o seu estabilizador e o mesmo não queimou, mas permitiu a perda da fonte. Nem o estabilizador e nem a fonte, prestam! :D

Acabo de ler o que o amigo Ubira acertadamente postou. De uma forma diferente, eu disse quase a mesma coisa! O problema é a pouca versatilidade dos estabilizadores, frente ao número de taps oferecidos! Ubira bem frisou esse detalhe.

Mas, para apimentar somente, mas sem brigar(sou bom de porrada, não tentem :P ), digo o seguinte:

Quando um ESTABILIZADOR trabalha, REDUZINDO a tensão de entrada para 115V(padrão), partindo de um valor 127V, por exemplo, além de estabilizar, reduziu também e assim, pode ser dito REDUTOR, da mesma forma, sendo o valor de entrada, abaixo dos 127V e nas saídas, fornecendo 115V, funcionou como ELEVADOR! É uma questão de ótica! :chicote:

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Não queria voltar nesse assunto, mas não posso deixar de esclarecer como penso.

O estabilizador comum, não automático, projetado para fornecer 115V em suas saídas, pode ser alimentado em 127V ou 220V, aceitando ainda a variação percentual nominal, informada pelo fabricante. Pois bem, sendo não automático na comutação da alimentação, o chaveamento nos taps do trafo, consegue manter as saídas em 115V até que a capacidade de redução ou elevação da tensão via taps sai fora da faixa de operação do projeto.

Vamos supor que um determinado modelo esteja ligado em 127V(valor nominal do estabilizador) e a rede sofreu um surto, elevando o valor da tensão na tomada para cerca de 150V. O que o estabilizador irá fazer, é chavear o trafo, reduzindo a tensão de saída, tentando mantê-la nos 115V nominais. Estou considerando que os taps consigam corrigir para 115V, uma tensão de entrada até 150V. Continuemos.

Consideremos que esse mesmo equipamento seja ligado, equivocadamente, em uma tomada 220V. Como será que o estabilizador, estando chaveado para receber da rede AC uma tensão de 150V, no máximo, irá se comportar?

Portanto, da forma como o amigo colocou, entendi assim:

Ligando em 127V e chaveado para esse valor na entrada, teria na saída 115V.(é o correto).

Ligando em 220V e chaveado para 127V na entrada, teria na saída 215V! Isso mostra apenas, que esse estabilizador deve ter um ou dois taps apenas e por isso, deixou passar quase toda a tensão presente na entrada.

Se ocorreu com o seu estabilizador e o mesmo não queimou, mas permitiu a perda da fonte. Nem o estabilizador e nem a fonte, prestam! :D

Concordo com você isso ocorreu com o meu estabilizador e não queimou o que estava ligado nele que era uma lampada e uma Tv e um Video cassete todos em 220v mais não o PC no PC eu inverteria a chave, mais é o que você fala mesmo os estabilizadores de R$ 30,00 não prestam mesmo não tem proteção nenhuma, imagina que o meu não tem varistor e o meu foi carinho R$ 65.90 quer dizer se você quer qualidade você tem que pagar um preço alto e é por isso que eu uso um No Brack na saida do meu estabilizador para ajudar a segurar qualquer sobregarga que vier mesmo assim ainda não confio quando da oscilação muito forte mais é isso ai.

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Postado Originalmente por MEIRANETO@29 de maio de 2005, 00:47

Portanto, da forma como o amigo colocou, entendi assim:

Ligando em 127V e chaveado para esse valor na entrada, teria na saída 115V.(é o correto).

Ligando em 220V e chaveado para 127V na entrada, teria na saída 215V! Isso mostra apenas, que esse estabilizador deve ter um ou dois taps apenas e por isso, deixou passar quase toda a tensão presente na entrada.

Se ocorreu com o seu estabilizador e o mesmo não queimou, mas permitiu a perda da fonte. Nem o estabilizador e nem a fonte, prestam!  :D

Meira, sou leigou no assunto e gostaria de tirar uma dúvida no que você falou. Neste caso porque a fonte não presta? Ela não é só para distribui nergia paro os componentes da placa?!

Outra coisa, conforme no que você disse este estiblizado se tiver ligado em 127V e sobre uma porrada de 160V não só pode danificar a fonte como tb o resto do pc. Não é isso?

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Vou tentar explicar em teoria, como deve atuar um estabilizador competente!

Considere que o estabilizador possua 10 taps para chaveamento, 5 para elevar e 5 para abaixar a tensão. Considere que cada tap consiga 5%(teoricamente). Vejamos o deveria ocorrer com o equipamento setado para 127V e sendo plugado em 220V. Lembrando que, o valor de referência para a saída é 115V.

127V seria 100% e na saída teríamos 115V. Tudo ok.

127+5%=133V. A saida seria chaveada, abaixando a tensão para manter os 115V.

Seguindo esse raciocínio e desprezando a não linearidade do trafo, podemos observar que, ao ser plugado em 220V, estaremos com um acréscimo percentual na tensão de entrada de 73%.

Atenção agora!

Esses 73% NÃO seriam liberados nas saídas do estabilizador! Por quê?

Simples! A ação de chaveamento dos taps do trafo tentaria corrigir esse acréscimo e setaria para o menor tap possível, ou seja, 5 x 5% = 25%.

Logo, nas saídas deveríamos ter:

115V + 73% = 199V. Descontando desse valor o que seria abaixado pelos taps(25% de tudo) teríamos:

199V - 25% = 149V. Este é o valor teórico de tensão que deveria ter surgido nas saídas do nosso estabilizador FICTÍCIO e que por sua vez, seria submetido à entrada da fonte.

Agora pergunto aos senhores. Uma fonte que não consegue "se proteger" de uma sobre tensão desse nível, presta? E o estabilizador?

Bem, o estabilizador, teria cumprido parcialmente sua missão, já que abaixou o valor das saídas, compensando o acréscimo da entrada, mas falhou por não dispor de sistema de proteção que o desativasse, após superada sua capacidade de chaveamento! Ou seja, também não presta!

Lembro que esse raciocínio aplica-se a um equipamento teórico! Serviu apenas, para explanação do processo.

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*Apenas uma nota:

Seria um tanto revoltante a inutilidade de estabilizadors!! Ainda sem base teorica suficiente ( ainda levarei o meu para estudo nos labs de eletricidade/eletrônica, para efeito prático ), mas só de pensar q aonde estudo ( federal de itajubá, q é excelencia em eng eletrica ) existem centenas de pcs, acompanhados de estabilizadores cada um deles, não posso acreditar q seja desprezivel!!!

No meu caso particular aconteceu e acontece o seguinte:

Acabei de mudar para um ap antigo ( + de 25 anos ), onde existem apenas republicas, lotadas de computadores, entretanto, a rede eletrica é ridicula, tanto pela falta de tomadas, pouquissimas pela casa tanto pela 'meleca" q fica meu monitor a partir das 6 horas da tarde.

Adquiri a alguns meses o monitor da LG F700P, pela sua qualidade e etc. Entretanto com um tempo de uso percebi q não podia aproveitar de tal qualidade. Cheguei a abrir processo de troca, mas somente a partir de ter gasto cerca de 50 reais com telefonemas para SP ( estou em MG) e uma tal nota fiscal de transporte, fui perceber q o problema parecia ser da rede eletrica. Utilizo um estabilizador TECPOWER TEC1000 Junior q deve ter cerca de 10 anos e nunca me deixou na mão. O que acontece é q quando rodo a mais de 60 Hz o monitor fica "tremeluzindo" tremendo um pouco, dependendo do horario e se o chuveiro está ligado.

Sendo assim passo boa parte do tempo utilizando o monitor à 60 Hz, sendo q o recomendado é 85Hz. O problema já foi identificado em outros monitores da casa.

Gostaria de saber se diante de tal situação compensaria comprar um estabilizador tipo esse:

Módulo Isolador Estabilizado - Microsol ( :bandeira: )

E se resolveria meu problema!

*Obs: Aonde estão os testes em estabilizadores???

Obrigado a todos!!!

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stormrider^2,

Tenho o mesmo problema em casa em determidanos horarios a unica solução que tive foi utilizar um no-breake semi-senoidal destes de R$ 200,00, por enquanto estou sem, utilizando apenas dois estabilizadores mas ja esta nos meus planos um no-breake em breve.

[ ]'s

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stormrider^2,

Tenho o mesmo problema em casa em determidanos horarios a unica solução que tive foi utilizar um no-breake semi-senoidal destes de R$ 200,00, por enquanto estou sem, utilizando apenas dois estabilizadores mas ja esta nos meus planos um no-breake em breve.

[ ]'s

Obrigado CCS1201 !!!!

Qual seria o modelo desse no-break? você sabe me informar??

Até Mais!

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Postado Originalmente por stormrider^2@07 de junho de 2005, 14:17

Obrigado CCS1201 !!!!

Qual seria o modelo desse no-break? você sabe me informar??

Até Mais!

Me refiro aos semi senoidaid por serem mais baratos que os senoidais que geralmente são de uso profissional e custam cerca de 1k por kva de potencia.

O que testei foi um Ragtech Save 2 1200VA

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  • 2 semanas depois...

Esse lance de estabilizador desligar a energia q vai pro micro realmente não existe! :P Eu sempre mexo no meu PC descalço (minha maneira de ficar descarregando a estática :P), ai se eu não desligar o PC da tomada eu tomo cada choque q putz! :ahh: O cabo flat parece q solta raios, porque eu mesmo sem encostar numa parte q tem fios descobertos tomo choque! :blink: Agora só mexo nele com a tomada desligada. :ZZZ:

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aí pessoal!!

esse topico está me ajudando muito no Trabalho de Conclusão do curso de eletrônica que eu frequento. Estou fazendo uma pesquisa exatamente nesta area "ESTABILIZADORES SÃO NECESSARIOS?" Se algum de vocês puder mandar dados tecnicos sobre este assunto, ou indicar o link onde estão, me ajudaria muito pois mão estou conseguindo informações sobre este assunto. Se preferirem podem entrar em contato por email ou MSN. Valeu pessoal!! :D

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<_< Bom Se o problema fosse a geração do pulso com a comutação dos relés nenhum computador funcionaria na rede elétrica já que ela oscila numa frequência de 60 HZ (50 HZ em algumas regiões), além disso os estabilizadores dão um ganho de + Ou - 12% para garantir que a tensão que vai chegar até a fonte do computador esteja perto de 115V (Pelo Menos no meu isso acontece ) . Ou seja você pode muito bem ligar seu computador diretamente na rede com 127V mas em compensação a sua fonte terá uma vida util Menor.

USEM ESTABILIZADORES

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  • Membro VIP
Bom Se o problema fosse a geração do pulso com a comutação dos relés nenhum computador funcionaria na rede elétrica já que ela oscila numa frequência de 60 HZ (50 HZ em algumas regiões), além disso os estabilizadores dão um ganho de + Ou - 12% para garantir que a tensão que vai chegar até a fonte do computador esteja perto de 115V (Pelo Menos no meu isso acontece ) . Ou seja você pode muito bem ligar seu computador diretamente na rede com 127V mas em compensação a sua fonte terá uma vida util Menor.

Amigo

Quando alguém faz referência ao "pulso" que ocorre durante o chaveamento de relés ou componentes eletrônicos, não se deve confundir com variações da frequência fundamental da rede, que é de 60Hz! Chaveamentos na rede AC geram sinais expúrios que "sujam" o sinal fundamental de 60Hz, mas é diferente de "picos" de tensão provocados pelos chaveamentos!

Outro detalhe que vejo, é a confusão que muitos usuários fazem a respeito dos valores de tensão disponíveis na rede AC. Vejamos uns exemplos:

Circuitos trifásicos em 380V apresentam valores monofásicos de 220V, que é obtido pela equação Vff(380) / 1.73 = 220V. Onde 1.73 é a raiz quadrada de 3.

Circuitos trifásicos em 220V apresentam valores monofásicos de 127V, obtidos pela mesma equação!

Esses dois padrões são os mais comuns e podem ser encontrados em algumas regiões do Brasil!

Valores diferentes(ou padrões) existem em outros países e dependem do tipo de ligação empregada nos transformadores de distribuição.

No Brasil, não tenho conhecimento da ocorrência de padrões diferentes dos dois citados anteriormente! Ou seja, podemos encontrar 380/220V ou 220/127V. Outros padrões, desconheço!

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Melhor um amigo bandido, do que viver sozinho !!!!?????

Gostaria de ponderar que a presença de um estabilizador de tensão, é muito mais recomendável pela proteção contra surtos de tensão que pela regulação própriamente dita. Os filtros de linha, ditos "próprios" para este papel, tem uma performance muito menor, pois usam apenas componentes eletrônicos, geralmente mais rápidos, porém notóriamente mais sensíveis. A presença do transformador aliado aos componentes eletrônicos nos estabilizadores, garante uma proteção EXTREMAMENTE MAIS ROBUSTA, principalmente pela isolação entre o circuito primário (rede) e o secundário (lógicamente somente os de qualidade certificada, são projetados para atender a este requisito).

O transformador tem um tempo de resposta lento, o que se reflete também na transferência do surto para o secundário, então em uma instalação técnicamente correta, com a tomada de entrada POLARIZADA CORRETAMENTE E DEVIDAMENTE ATERRADA, a maior parcela do surto será canalizada para terra, e com sorte, digo com sorte, porque também trabalho à 19 anos com sistemas de potência(subestações de energia), onde o sistema de aterramento é extremamente eficiente, e por experiência posso garantir, que no caso de descarga de grandes proporções, só pára pela "Mão De Deus") a parcela do surto atenuada que passar pelo estabilizador, poderá ainda ser amenizada pela fonte do micro, impedindo prejuísos maiores. Lógicamente, em vários eventos será perdido o estabilizador, e/ou a fonte e até mesmo hardware do micro. Culpa do estabilizador? - Com certeza não. Este apenas recebeu níveis de tensão insuportáveis. Sem a intervenção inicial dele, certamente haveriam danos materiais maiores, e o que é pior, possibilidade de danos físicos.

Vale lembrar que jamais encontraremos equipamentos realmente eficientes com baixo preço. Devemos , imprescíndivelmente, adquirir produtos certificados o que infelizmente significa maior preço.

Outro detalhe, é que não é justo atribuir responsabilidades pela má instalação do ponto de tomada de força e seu respectivo aterramento ao estabilizador. É fundamental a qualidade da instalação elétrica, que deverá ser executada por técnicos qualificados, que podem, por exemplo, impedir que o mesmo fique energizado pela inversão do pino de fase (existem ainda, alguns estabilizadores usam interruptor para os dois fios).

Ainda pode-se recomendar, para aqueles que podem, os no-breaks que além das funções do estabilizador, incorporam outros recursos interessantes.

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Como o proprio nome sugere estes tranformadores issolam totalmente as saidas dos estabilizadores de sua entrada, isto é feito para assegurar que depois de desligado não ha a minima possibilidade de choque eletrico nas saidas do estabilizador. Já os estabilizadores domesticos não possuem esse tranformador e quando desligado ele barra somente um dos fios da entada do estabilizador. Em redes monofásica onde a pinagem da tomada estiver correta o estabilizador cortará a fase, que é justamente o responsavel pelo choque eletrico, mas em lugares onde a pinagem estiver invertida o neutro(terra da rede) será barrado e o fase passará normalmente, isto é muito comum acontecer pois uma tomada invertida funciona perfeitamente e nem todas as pessoas que se dispoem a fazer instalações eletricas possuem estas informações o pior é quado é rede é bifásica ou seja sempre uma das fase estará passando livremente.

Eu tenho um estabilizador que nunca me deu problema algum, e por isso quando precisei de mais para outros pcs vi que o preço dele era muito alto então comprei um mais barato e no manual tem esclarecendo que o botão de ligar tem quatro contatos que desligam exatamente os fios fase e neutro não importa a posição na tomada ele corta logo os dois.

E tem mais, antes de ligar qualquer pc na tomada instalada por outros (não me importo se foi seu joão ou um tecnico em eletricidade predial) eu sempre checo pra ver onde foi colocada a fase, e tenho que dizer até hoje sempre que vou ligar o computador a tomada ta invertida, mais pelo menos o terra ta no lugar certo :P

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  • 2 semanas depois...

Tópico já esta muito extenso...mas beleza

Gostaria de agradecer a paciência de alguns usuários em explicar o básico e acrescentar algumas:

Bom particularmente nunca ví estabilizador com trafo isolador, tenho certeza que a grande maioria é por autotrafo.

Realmente a grande maioria dos estabilz. não prestam.

Estabiliz automáticos (bivolt) não funcionam nas zonas de transição (140-180v) (nece caso ele não sabe se chaveia pra 110 ou 220v dependendo do modelo) ou seja não apresenta regulação nessa zona. (tudo bem, até aí é normal, todos são assim)

Descordando do amigo uBira, pois tem situações (poucas) que o estabilizador ainda pode ser util, como exemplo: numa marcenaria, onde o há o acionamento de uma serra (motor grande monofásico), e a rede não está balanceada ou num sistema monofásico 110v de fiação precária; onde está ligado na ponta o computador do escritório.

Com o arranque do motor da serra, a rede cai pra uns 80v, nesse periodo de arranque do motor da serra travaria o computador; já com a presença do estabilizador, a rede no micro estaria por volta dos 100v (o que deixaria a fonte acima do limite mínimo de 90v) evitando o travamento devida a baixa tensão durante o acionamento. Ta certo que tem que se satisfazer todas as condições acima pra justificar o uso, portanto realmente, na grande maioria dos casos o estabilizador realmente é inutil.

Outra situação em que o estabilz pode ser útil em relação ao nobreak, é que o primeiro é menos tolerante em suas tensões admissíveis, por ex. tenho um estabiliz SMS RG800bi (triac, filtro pi e varistor) que adimite tensões de 80-140v (com saída entre 100-120v nessas codições) já o meu nobreak Forceline 650VA chia quando a tensão cai pra baixo dos 100 volts e acima dos 135v, ou seja: ele entra no modo inversor. Portanto se algum usuário mora em roça, fazenda etc. onde a tensão cai abaixo 90v um bom estabilizador funcionaria melhor do que um nobreak desses (que com freqüência entraria no modo inversor desnecessáriamente).

Quanto a breve falta de força: (interrupções de milissegundo): a maioria dos problemas de travamento da máquina pela rede elétrica esse é o causador, geralmente dura alguns ms, nesse caso a coisa fica meio crítica, pois dependendo da configuração e da qualidade da fonte (com grandes eletrolíticos) o incidente passará despercebido por você.

Quando cai a força (alguns ms pra cima): aí não tem jeito mesmo, tem que ser o nobreak mesmo.

Eu particularmente acho que amigo uBira exagera um pouco com termos do tipo "colar a cabeça no disco" devido a problemas no fornecimento de força (principalmente nas linhas de 12 e 5v), só queria dizer que não é bem assim não, grande maioria dos discos, o atuador sempre volta pra área magnética (parking) na ausência de tensões nos drivers do atuador e do spin motor.

Quanto a usar ou não o estabilizador: Como foi visto ao longo dessas cansativas 15 páginas, realmente não se necessita de estabilização da corrente AC que chega no micro (salve em raros casos), mas veja que:

A maioria das máquinas usam fonte genérica, que por questões de custo, retiraram alguns componentes da fonte, como o filtro e o varistor; aí que entra um bom estabilizador. Tenho dois modelos de SMS um bom (RG800bi bivolt,triac,filtroPI,varistor mais de 3 taps - desde a época do meu 386) e um ruim uRE1000(sem filtro, sem varistor, com relé - 3 taps) que tá encostado, esse bom não troco por nada, só pra ter uma ideia, o de 800 é BEM mais pesado que o de 1000.

Eu uso sim, mas não por "estabilizar", mas sim por ajudar a proteger a máquina, pois meu P4 tem fonte genérica, ou seja: possui pequenos capacitores no primário, não tem varistor pra proteção da entrada nem filtro.

O Nobreak é mais seguro ?: Sim, não só por ser nobreak, mas por ser mais caro, nesse caso, (pelo menos todos que ví) possuiam mais componentes como filtro de linha e varistores, alguns dos modelos com proteção na linha de telefone. Além disso, os nobreaks protegem realmente contra tensões bem fora da faixa, como falta de energia e tensões acima dos 135v (claro que por tempo limitado), que o estabilizador não segura.

Realmente mais vale investir na fonte do que num estabilizador; já um nobreak, vai depender do valor que voce dá aos seus dados.

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Esse papo ainda tá rolando (2004), bloquear seria a solução, tem tanta coisa mais importante para ser discutida. Usa estabilizador quem quer! E, se quer usar pelo simples fato de ser indiferente que seja, "ninguém muda a roda", creio que se estivessemos num país de primeiro mundo, que a energia lá é estabilizada, aí sim, este assunto seria abordado com mais interesse, mas num país como no Brasil, que todo mundo sabe que a energia é precária (em relação ao sistema arcaico), usar um estabilizador é uma segurança bem-vinda mesmo que não proteja nada, ora, qual é melhor: -Não usar nada e queimar ou -tentar usar um equipamento que pode evitar mesmo que possa a vir a falhar? mesmo que o risco seja 99,9999% que vá queimar, pô, têmos ainda os 00,0001% digamos que Deus deu um milagre, e eu quero contar com este milagre em vez de saber que meu micro vai queimar direto! Questão de bom censo!

Vamos partir para outros assuntos e, se possível, travar este pois nada vai acrescentar, no máximo vai haver repetição ou solicitação de bloqueio! Mas deve ficar fixo, é importante para que não venha a surgir outros iguais.

:ZZZ:

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Olá administrador, voce disse que a tençao pode chegar a 132Volts..o que é muito acima de 110..quero lhe dizer que se voce pegar um multimetro a tensão tem que ser 127Volts e não 110. a "regra" é a seguinte...multiplicar o valor por RAIZ DE 3 por exemplo...eu tenho 220 volts..se eu DIVIDIR por raiz de 3 eu vou conseguir 127 volts! que é a tensão real e se eu multiplicar 127 por raiz de 3 eu vou conseguir 220...É CLARO QUE VAI DAR UM NUMERO QUEBRADO! mas o arredondamento dá menos de 0,01 volt..OBRIGADO!

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Salve Galera...

Em prima quero, parabenizar em postar um item tão importante como este, para alertar alguns usuários quanto a recomendações.

Gostaria de tecer alguns comentários a respeito dos transformadores;

O chaveamento dos mesmos, é feito no secundário a partir da amostragem de tensão que é feita no primário, para melhor entendermos os tap´s são selecionados no secundário a partir de uma referência que é o enrolamento primário.

Galera, espero não ter contrariado ninguém quanto as respostas já postadas e lembrar que nosso objetivo é sempre ajudar.

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Galera, não estou entendo mt coisa do que vocês estão falando, mais uma coisa para mim é certa...

partindo do princípio de que um estabilizador não passa de um relé que desativa a saída de energia quando há um pico de energia, porque vocês dizem que não há porque usar um estabilizador visto que em nossas casas/trabalhos há picos de energia, que eu acredito que poderia queimar meu pc, visto que minha fonte não tem protecao para tal????

(desculpem-me caso eu tenha falado alguma idioticie ou argumento já citado [15 paginas é sinistro para ler td])

Abração galera!!!

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Amigos, sinto muito mas não da para ler esse tópico inteiro, por isso pulei muitas perguntas e respostas, não sei já responderam mas vamos lá.

Perguntas:

Hoje em dia visto os processadores atuais precisamos de boas fontes, a maioria que vi no mercado mentem quanto a a sua capacidade em Wats falam de 450 mas o real é 250.

Os estabilizadores que vi no mercado tambem mentem, se não tentam iludir, por não apresentar sua watagem, falam em VA, como consumidor isso me chateia muito trata-se do velho ESPIRITO DE PORCO. :angry:

Qual o melhor estabilizador para uma fonte de 450Wats real, quantos VA.

O que acontece se voce colocar um estabilizador com menos Wats do que a fonte do computador.

Na minha instalção domestica tenho até dinjuntor DI, mas a energia oscila muito aqui no meu bairro, vejo pelas lampadas que as vezes muito claras as vezes mais escuras.

Qual é a melhor solução.

Desde já agradeço as respostas. :joia:

Obrigado.

belggf.

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Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

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