Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

Acabei comprando um Modulo Isolador da Microsol. Tudo indica que ele realmente funciona pois coloque para um Pentium III (800MHz) e o resultado foi positivo. O gabinete do pc não deu nenhum choque - nem de leve. Agora...todos perifericos ligado a este pc estvam conectados ao modulo isolador. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, sou iniciante aqui no Clube do Hardware. Sou formado em Eng. Eletrônica e talvez possa ajudar em alguma coisa. Antes de mais nada, gostaria de afirmar a todos que possuo uma lan house com 20 computadores, todos ligados à rede elétrica normal sem passar por estabilizador ou no-break, bem como uma Loja de Informática com Manutenção.

Quanto ao estabilizador, realmente não é necessário que se utilize. Segundo as normas, como já foi dito, ele regula a tensão, através de um AUTO-TRAFO, onde é utilizado apenas uma bobina (indutor, enrolamento,...) conforme figura abaixo, onde a tensão fica "distribuída" em todo o enrolamento. Para facilitar os cálculos, suponhamos que o enrolamento tenha 100 voltas, e que a tensão seja de 100V. Caso peguemos a 90° volta com o terra, teremos 90V. A seta indica onde entra a tensão. Observe que há mais voltas para cima, o que faz também ocorrer que se curtocircuitamos lá em cima o "secundário", o mesmo terá mais voltas que o primário, logo uma tensão maior.

tra15.gif

Esse "pegar" é feito com um relé. Aqui em Fortaleza ainda não vi com tiristores, mas existem também. Mas isso não é o que importa mais no momento. Observem que o que entra é o mesmo que sai, ou seja é o mesmo fio. Caso haja ruído, na rede, o estabilizador filtra muito pouco (afinal de contas, é um indutor), mas passa tranquilo para o "secundário" (as "" são porque não existe secundário físicamente), juntamente com o ruído inserido pelo relé.

Esses estabilizadores possuem menos cobre, pois só precisam de um enrolamento, e um núcleo menor, tornando-o bem mais barato. Segundo as normas do estabilizador, eles devem chavear em +-15% da tensão nominal e isso eles fazem.

CONCLUSÃO: NÃO RECOMENDO ESTABILIZADORES DE R$ 40,00!!!

Quem disser que existe estabilizador isolador (que possui 2 enrolamentos, mais cobre, núcleo maior), ou está se enganando ou está utilizando-se de modelos antigos para falar, pois antes eles eram feitos isolados, ou ainda falando de estabilizadore na faixa de R$ 80,00 a R$ 120,00. Um estabilizador isolador pesa no mínimo 2,5X mais que um estabilizador normal. Portanto é fácil de você ver a diferença. Observem como é um transformador isolador:

04-01-otimiz5-fig-04.jpg

Conheço apenas um estabilizador isolador, comercialmente falando aqui em Fortaleza, que é o Módulo Isolador Estabilizado da Microsol. Esse aí ainda tem uma pequena proteção por um lado, que é o fato de como é utilizado um transformador isolador, ele filtrar os ruídos da rede elétrica.

Por outro lado, o módulo isolador cria um terra virtual. Segundo o que um professor MUITO ANTIGO E UM DOS FUNDADORES DA MICROSOL, disse na época, e faz sentido, há uma chance em 1.000.000.000.000.000.... de você levar um choque de milhares de Volts, já que ele se utiliza de um terra criado há quilômetros de sua casa, e caso você esteja pegando no gabinete, descalço, com os pés molhados, no barro, e caia um raio a alguns metros de sua casa, haverá uma diferença de tensão do "terra virtual" que seu gabinete está "aterrado" para o terra que você está pisando de milhares de Volts. Isso é lenda, mas faz sentido :D

O módulo isolador é encontrado em dois modelos: o estabilizado de 440VA e o não estabilizado de 1000VA.

04-01-otimiz5-fig-04.jpg

CONCLUSÃO: ESSE EXERCE ALGUMA PROTEÇÃO. CASO OPTEM POR ESSE EQUIPAMENTO, SUGIRO O NÃO ESTABILIZADO.

Quanto aos No-breaks, eles funcionam da MESMA FORMA como os estabilizadores, porém com um chaveamento a mais: rede ou bateria. Alguns nobreaks demoram mais de meio ciclo para fazer o chaveamento e em alguns casos, a fonte do seu pc não agüenta e reseta tb. Existem os modelos UPS (aqui no Brasil há um fabricante com esse nome, não confundir), que são os americanos. Esse a tensão da rede é para carregar a bateria e a bateria converte para a saída, não necessariamente senoidal, já que a fonte chaveada não necessita. Aqui no Brasil, os únicos que funcionam assim, são aquelas caríssimos senoidais. A única utilidade do nobreak é você ter 30minutos após a falta de energia.

CONCLUSÃO: NÃO RECOMENDO NOBREAKS PARA PROTEÇÃO FÍSICA, APENAS PARA PROTEÇÃO DE ARQUIVOS!!

O que acontece é que a fonte de alimentação do PC utiliza fontes chaveadas, que transformam a tensão sem a necessidade de relés, através de tiristores, a altas freqüências, e estabilizam a tensão SEMPRE àquela requisitada pelo micro, e não de +-15% do estabilizador. Possuem o mesmo sistema de proteção contra sobretensão do estabilizador: um fusível em série seguido de um varistor em paralelo.

ps: já ví fabricante inverter esses componentes. Caso isso ocorra, sua casa corre perigo, visto que o varistor irá curtocircuitar o fase com o neutro.

Caso você tenha um estabilizador e haja uma sobretensão, o varistor irá curtocircuitar o fase com o neutro, elevando a corrente e o fusível irá queimar quando este chegar ao limite nominal, queimando o estabilizador. Caso você não o tenha, queimará a fonte de alimentação do seu micro, e dificilmente a do seu monitor (acredito que eles sejam um pouco mais tolerantes). Ainda desconheço casos que tenha passado da fonte de alimentação.

CONCLUSÃO FINAL:

TODAS AS FUNÇÕES (variação da rede de +-15%, proteção contra sobretensão, entre outros markets do fabricante) DE UM ESTABILIZADOR BÁSICO (na faixa de R$ 40,00) SÃO EXERCIDAS POR SUA FONTE DE ALIMENTAÇÃO DO PC. O MESMO PODE-SE AFIRMAR DO NOBREAK CONVENCIONAL. OS ESTABILIZADORES ISOLADORES, EXERCEM UMA FUNÇÃO A MAIS, POIS O MESMO PODE-SE DIZER QUE FILTRA RUÍDOS VINDOS DA REDE ELÉTRICA. NÃO USO, NÃO COLOCO ESTABILIZADORES EM ORÇAMENTOS FEITOS POR MINHA EMPRESA E TENTO CONVENCER O CLIENTE A NÃO COLOCÁ-LO, ISSO DANDO GARANTIA DO PRODUTO DELE DE 1 ANO, VALE RESSALTAR.

Vale ressaltar também que todos esses equipamentos possuem um rendimento na casa dos 80%. Logo fazem com que você gaste mais energia para nada.

Na minha lan house, até hoje, queimamos 4 fontes devido ao troca troca de tensão (laboratório 110V lan house 220V) e a falta de atenção dos técnicos. Possuo ela há 1 ano e meio. Já vi várias outras lan houses se queixando de queima de MB, mem, PV, etc... que utilizam nobreaks de 2000VA para cada 4 a 6 máquinas. Qual a diferença entre elas e a minha? Eu fiz balanceamento de cargas, e não uso sequer de banco de capacitores. Há muita oscilação na rede, porém a fonte do computador opera normal, bem como a do monitor.

A decisão cabe a cada um de vocês, usar ou não usar. EU NÃO USO EM 25 MÁQUINAS (lan, laboratório, pontos de venda e pessoal).

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tópico. Tem uns aqui que insistem em dizer que o estabilizador não tem transformador isolador. Sobre o terra virtual do microsol, ele funciona realmente, só que o aterramento muita gente não sabe a verdadeira função dele que é proteção para o usuário e não só desvio de ruídos. A desculpa de morar no 50º andar não cola. Todos os prédios são obrigados a ter malha de aterramento, no andar do proprietário deve ter um ponto de aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Lampiao.ce equipamentos eletronicos podem funcionar perfeitamente ligados diretamente a rede eletrica. Já os PCs mudam porque são muito sensíveis a alteração de tenções, não sei de onde você tirou essa conclusão que estabilizador é uma fonte, eu sei que é, mais, não é só isso, ele também regula a tensão não deixando ser alterada na saída, o meu avisa até se a ta muito alta ou muito baixa, mas sempre sai 110v.

E sobre o Modulo Isolador acho que você não entendeu bem, o que ele faz é eliminar o pino terra da tomada, na tomada dele so tem os dois pinos, e na saída tem encaixe para tomada tripolar. Como você estudou Eng. sabe que na tomada tripolar tem o lado certo para ligar o positivo, o terra e o negativo, isso não pode ser alterado, então o que o modulo faz é primeiro com uma espécie de ponte de diodos para o positivo ir para seu lugar e o negativo para o seu, e no terra deve ser ligado diretamente ao negativo ja com algumas proteções como um diodo.

Resumo

Modulo Isolador é simplesmente um Estabilizador sem o pino terra, e que é confiável ligá-lo no PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lendo e relendo comentários dos mais diversos tipos, pode-se notar um ponto interessante! Quando se fala que estabilizador não se faz necessário, pois a fonte do PC já "resolve" os problemas existentes, seriam perfeitamente aceitáveis os comentários! Mas tem um porém no caminho! Nem tudo é perfeito! Existem milhares de instalações engambiarradas, principalmente residências e pequenos estabelecimentos comerciais, que são simplesmente impossíveis de fazer um PC funcionar sem estabilizador ou nobreak! O motivo? O dimensionamento dos fios ou cabos é deficiente, não existe balanceamento de cargas, disjuntores mal dimensionados, etc, etc.

Nestes locais, basta um condicionador de ar entrar em operação e puft...o PC resseta! A solução seria redimensionar as instalações e fazê-las dentro das NORMAS! Agora uma pergunta: Isto é sempre possível? Muitíssimas vezes não! Logo, para algumas situações exdrúxulas(oh nome feio), faz-se necessário o velho, imprestável e inútil ESTABILIZADOR!

Isto é um fato! Não indicar o uso de um equipamento desses sem conhecer qual é a situação do usuário ou local, não é recomendável!

Lembro sempre, opinião é como cabelo, cada um tem o seu! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@19 de abril de 2005, 08:19

Parabéns pelo tópico. Tem uns aqui que insistem em dizer que o estabilizador não tem transformador isolador. Sobre o terra virtual do microsol, ele funciona realmente, só que o aterramento muita gente não sabe a verdadeira função dele que é proteção para o usuário e não só desvio de ruídos. A desculpa de morar no 50º andar não cola. Todos os prédios são obrigados a ter malha de aterramento, no andar do proprietário deve ter um ponto de aterramento.

Não estou insistindo, estou afirmando. O forceline, StarLine, Microsol NG2, SMS, e 90% dos estabilizadores de 300VA possuem um auto-trafo, um tipo de transformador NÃO ISOLADO. Porém, você continua tendo 4 pontas, 2 de entradas e 2 de saídas e pode haver confusão.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... mas sempre sai 110v.

Resumo

Modulo Isolador é simplesmente um Estabilizador sem o pino terra, e que é confiável ligá-lo no PC.

Caso você abra um estabilizador, você verá 2 coisas: uma placa de circuito e uma fonte. Portanto o estabilizador é uma fonte também. A placa serve apenas para regular a tensão, em 3 estágios. Quando você diz que SEMPRE SAI 110v você se engana. Está a 110V em apenas 3 ocasiões específicas: 220V, 253V (220V+15%), 187V (220V-15%) (caso seja entrada 220V e saída 110V). Em todas as outras a saída será 110 +- a variação da tensão.

Concordo com você MEIRANETO. Porém, caso haja uma instalação dessa, mesmo com estabilizador você estará sujeito a trocar anualmente peças do seu computador. COM OU SEM ESTABILIZADOR!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou formado em Eletrotécnica e Eletrônica e tenho uma ampla experiência na área

de proteção elétrica e já trabalho a muito com informática e concordo plenamente

que os estabilizadores "empurrados goela abaixo" das pessoas que adquirem um

computador(não só estabilizadores más mesa, capas e uma infinidade de quinquilharias) não servem para nada em termos de proteção. Só visam lucro.

Ao invés de vender o dito cujo, as revendas deveriam informar ao comprador a real necessidade de uma rede elétrica BEM aterrada e com tomada de 3 pinos dentro do padrão de polaridade. Dou assistência a bancos, lojas e muitas empresas e nenhuma delas utiliza estabilizador para alimentar os micros.Então pra que estabilizador? O que elas preocupam é em fazer um ótimo aterrramento da rede elétrica e circuitos independentes. Uma ótima dica é utilizar um bom filtro de linha(não é o famoso T e nem aquelas réguas de tomadas) que tenha proteção com fusível e varistores. Eu utilizo um que alem de possuir estas proteções, tem também uma chave liga/desl. muito funcional quando quero mexer no micro, não tendo que tira o pino da tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou insistindo, estou afirmando. O forceline, StarLine, Microsol NG2, SMS, e 90% dos estabilizadores de 300VA possuem um auto-trafo, um tipo de transformador NÃO ISOLADO. Porém, você continua tendo 4 pontas, 2 de entradas e 2 de saídas e pode haver confusão.....

Entendi, um autotransformador, tá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai Galera,

Gostaria de acrescentar o que aconteceu comigo.

Liguei um micro em um estabilizador SMS Revolution II, novo, ligado em 127V.

Até ai tudo bem. Mas o micro precisou ser mudado de lugar e um funcionário ligou o estabilizador na tomada errada 220V.

Amigos, o estabilizador não queimou, mas a fonte, placa mãe e processador ficaram danificadas.

Ai eu pergunto o estabilizador não deveria evitar a alta tensão para a fonte do micro ???

Eu não tenho muita experiência, mas eu imaginava que ele podesse fazer isso.

A partir daquele dia, eu não confio mais em estabilizadores.

Se alguém puder me explicar porque ele não queimou, eu agradeço antecipadamente.

PAULO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

paulo.mortari, é muito estranho o que aconteceu. Na realidade esse estabilizador não deveria passar corrente eletrica nenhuma!!

Eu já tinha algumas cismas com este modelo de esbilizador. Eu tenho um desse e na sua embalagem fala que a tensão de saida é de 115V, mas no multimetro, que coloque na tomada deste estabilizdor, está sempre indicando 118 a 120 volts. Tá correto isso? Acho que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo Mortari,

O estabilizador funciona assim: a tensão sobe ou desce e ele faz a correção.

O problema é o custo. para 35 reais ele faz a troca apenas duas vezes, numa faixa de 30V a 40V, assim, o que excede essa limitação vai passar direto e queimar a fonte.

Note que um simples varistor protegeria contra ligação errada, mas agrega custo.

Agora, a fonte deveria ter o varistor, mas novamente por problemas de custo este foi retirado.

Veja que o problema é basicamente o consumidor. Este quer preço. Ai a concorrencia irresponsavel retira tudo e para voce sobreviver tem que tirar tambem porque o comercio não compra o produto se este esta 2 reais a mais.

Vejam que 2 reais frente a 1500 de prejuizo é nada.

Cabe ao consumidor saber pedir ou escolher com este nivel de detalhe.

Basta ler a bula do aparelho e verificar se há proteção contra sub tensão e sobre tensão.

Funciona assim:

-para sub tensão o estabilizador não deve nem ligar.

-para sobre tensão deve haver uma varistor logo apos o fusivel.

Insisto, para sub tensão e falta desta existe o nobreak. Para sobre tensão ou o equipamento lê( agrega custo consideravel) a tensão de entrada e a posição da chave ou protege com varistor.

Mais alguma duvida? :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Segundo se sua rede elétrica é muito instável pode ser que o fator de potência esteja baixo"

De onde voce tirou essa afirmação?

Uma rede eletrica oscila devido as variações de carga nela instaladas.

Com industrias penduradas na rede, durante o dia voce tem 215V e a noite 245V por exemplo.

Num curto espaço de tempo podem ocorrer variações de 10V causados por picos de demanda.

Lembre-se de algo básico. Uma determinada bitola e comprimento de fio de transmissão oferece uma resistencia a passagem da corrente. O produto matematico desta relação se traduz em volts e significada perda de transmissão. Se voce fornece no transformador 240V e ficam 20V na fiação, na sua tomada haverá 220V.

Caso a corrente aumente, para o mesmo comprimento de fio, a queda de tensão na fiação será maior e na sua tomada haverá uma tensão menor. Dai o estabilizador corrige, mesmo não sendo necessario, já que a fonte do micro trabalha sem problemas entre 90 e 140 ou 180 e 250V.

Onde voce enxerga o fator de potencia na historia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá.. que bunitinho.. q os estabilizadores são uma M**** eu já sabia... e por isso inventei de tirar o meu, ainda mais porque estava dando pique no meu comp de 3 em 3 minutos (cronometrados.. arg.......).. o bunitinho da história toda é que, assim q fui ligar o meu bichinho (sem estabilizador) ele fedeu e fez puf... e não liga mais...

Agora da pra alguem me ajudar a me dizer como eu descubro o q q queimou??????????? alem de queimar algo da CPU, as caixas de som tb foram fazer companhia ao meu bichinho.. ou seja, tb federam e fizeram puf!!!!!!!!!!!!!

HELPPPPPPPPPPPPPPPP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BEATRIZ BRUZZI@07 de maio de 2005, 16:38

Tá.. que bunitinho.. q os estabilizadores são uma M**** eu já sabia... e por isso inventei de tirar o meu, ainda mais porque estava dando pique no meu comp de 3 em 3 minutos (cronometrados.. arg.......).. o bunitinho da história toda é que, assim q fui ligar o meu bichinho (sem estabilizador) ele fedeu e fez puf... e não liga mais...

Agora da pra alguem me ajudar a me dizer como eu descubro o q q queimou??????????? alem de queimar algo da CPU, as caixas de som tb foram fazer companhia ao meu bichinho.. ou seja, tb federam e fizeram puf!!!!!!!!!!!!!

HELPPPPPPPPPPPPPPPP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ai que azar hein, bom provavelmente o que queima em uma situação dessas é a fonte do PC reza para não ter queimado placa mãe e outras coisas mais , nas caixas de som pode ter queimado a fonte das caixas de som.

Tente arrumar uma fonte e teste outra fonte em seu PC.

Agora gente é melhor um estabilizador do que nada na rede ou façam como eu, liguei um estabilizador na tomada principal e depois um no brack e na saida do no brack o computador.

Eu acho que ligar o computadoe direto na tomada é muito arriscado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BEATRIZ BRUZZI@07 de maio de 2005, 16:38

Tá.. que bunitinho.. q os estabilizadores são uma M**** eu já sabia... e por isso inventei de tirar o meu, ainda mais porque estava dando pique no meu comp de 3 em 3 minutos (cronometrados.. arg.......).. o bunitinho da história toda é que, assim q fui ligar o meu bichinho (sem estabilizador) ele fedeu e fez puf... e não liga mais...

Agora da pra alguem me ajudar a me dizer como eu descubro o q q queimou??????????? alem de queimar algo da CPU, as caixas de som tb foram fazer companhia ao meu bichinho.. ou seja, tb federam e fizeram puf!!!!!!!!!!!!!

HELPPPPPPPPPPPPPPPP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

seleciona a tensão ta correta.. mas deve ter queimado a fonte. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Mansonk2 cara você precisa de um tratamento psicológico urgente. :wacko:

De acordo com suas palavra: estabilizadores domésticos são nocivos aos computadores porque estes emitem pulso eletromagnéticos de alta freqüência que podem travar o micro.

Pulsos eletromagnéticos de alta freqüência, também conhecido como radiação, cara então este estabilizador SEU deve ser uma bomba nuclear porque o meu radio amador aqui do lado do PC transmite 200w (TX) e a radiação no quarto é de 4 pontos (baixa intensidade pode ocasionar câncer num período muito prolongado de uso, medido com um medidor estacionária da marca Alan) pequei o mesmo medidor e coloquei ao lado do MEU estabilizador e o medidor nem fez sinal, tb fiz o teste clássico da bússola e nada.

Outra coisa o radio fica ao LADO do PC e este 200w não da pau no micro.

Me dá um estabilizador deste que eu vou construir uma bomba atômica e vou vender para Bin Laden, deve valer uma nota.

Realmente o estabilizador não é muito útil dês que sua rede elétrica tenha DG e aterramento, mas tb tem que ter uma fonte de boa qualidade tipo TT, Enermax, Antec e outras com sistema de bloqueio de corrente na entrada e nas saidas, mas para quem não tem nada disto o melhor e usa um isotrafo (módulos isoladores estabilizador) é a melhor solução. :muro:

Seria um erro muito grande dizer para os leigos (que usam fontes genéricas) desligarem seus estabilizadores. :chicote:

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=114103

http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=114515

Como Einstein já dizia: Não lance uma teoria sem conhecer todo o processo.

Mansonk2 procure um psicológico você esta com complexo de superioridade, ou talvez seja apenas empolgação por se achar útil. :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai Galera !!!

Só para relatar um acontecido comigo: tenho um estabilizador SMS Revolution II, entrada 110V e saída 110V.

Eu esqueci de avisar a minha irmã que tinha mudado a tensão da tomada de meu quarto para 220V.

Ela acabou ligando o estabilizador que estava ligado no meu micro em 220V.

Queimou a fonte do micro mas o estabilizador não queimou.

Mais uma prova que é um autotransformador.

Ele deixou passar 220V direto para a fonte do micro.

E está funcionando até hoje.

beleza

PAULO.MORTARI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por paulo.mortari@18 de maio de 2005, 19:01

Ai Galera !!!

Só para relatar um acontecido comigo: tenho um estabilizador SMS Revolution II, entrada 110V e saída 110V.

Eu esqueci de avisar a minha irmã que tinha mudado a tensão da tomada de meu quarto para 220V.

Ela acabou ligando o estabilizador que estava ligado no meu micro em 220V.

Queimou a fonte do micro mas o estabilizador não queimou. 

Mais uma prova que é um autotransformador.

Ele deixou passar 220V direto para a fonte do micro.

E está funcionando até hoje.

beleza

PAULO.MORTARI

Olha na minha opinião estão vendendo estabilizadores sem as informações incompletas, a maioria dos estabilizadores estão trabalhando na faixa de 110V a 240V mesmo marcando 115V, nesse seu caso era para ter queimado o estabilizador e não a fonte do micro mais como os estabilizadores estão trabalhando em tensões de 115V a 240V é normal que o estabilizador não queime e queime sim a fonte do micro já que ele não estava com a chave para 220V mais a tensão correta deveria vim escrito no estabilizador.

Eu tenho um amigo que tem um estabilizador antigo que nele está escrito 90V a 240V ai sim é o correto esse estabilizador dele trabalha de 90V a 240V e se ele trocar a tomada para 220V o estabilizador não queima mais a fonte do micro queimará se não estiver selecionada a tensão correta.

É por isso que eu coloquei um No Brack depois do estabilizador que bem ou mal o No Brack segura um pouco do exesso de carga.

Agora ligar o micro direto na tomada eu não aconselho a ninguém pois a rede eletrica tem diversas falhas que o estabilizador bem ou mal segura, se você não quer colocar estabilizador então coloque um No Brack.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olha na minha opinião estão vendendo estabilizadores sem as informações incompletas, a maioria dos estabilizadores estão trabalhando na faixa de 110V a 240V mesmo marcando 115V, nesse seu caso era para ter queimado o estabilizador e não a fonte do micro mais como os estabilizadores estão trabalhando em tensões de 115V a 240V é normal que o estabilizador não queime e queime sim a fonte do micro já que ele não estava com a chave para 220V mais a tensão correta deveria vim escrito no estabilizador.

Eu tenho um amigo que tem um estabilizador antigo que nele está escrito 90V a 240V ai sim é o correto esse estabilizador dele trabalha de 90V a 240V e se ele trocar a tomada para 220V o estabilizador não queima mais a fonte do micro queimará se não estiver selecionada a tensão correta.

Amigo, é bom rever seus conceitos, pois tá quase tudo equivocado!

A saída do estabilizador será em 115V, seja a entrada alimentada em 110V, 115V, 220V ou outro valor automático padronizado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@21 de maio de 2005, 11:05

Amigo, é bom rever seus conceitos, pois tá quase tudo equivocado!

A saída do estabilizador será em 115V, seja a entrada alimentada em 110V, 115V, 220V ou outro valor automático padronizado!

você é que tem que ver seu conceito amigo, o nome já diz estabilizador serve para estabilizar e não para reduzir a tensão se você colocar 220v em um estabilizador de 115v igual ao meu ele vai estabilizar em 215 mesmo entrando 229v igual aconteceu comigo eu falei porque eu já fiz o teste agora falar que o estabilizador é para sair 115v na rede de 220v você não entende nada de eletrecidade e nem de estabilizador o proprio nome já diz estabilizador = estabilizar ele não é para reduzir a tensão e sim para estabilizar o que acontece é que alguns estabilizadores estão marcando 115v mais ao ligar em 220v queima a fonte do PC ora se o estabilizador é ligado em 115v e é marcado 115v e você liga em 220v ele tem que queimar não queimar a fonte do PC agora se você liga em um estabilizador que é de 90 a 240v e queima a fonte do PC sem inverter a chave ai tem que queimar mesmo a fonte pois nada que trabalha em 110v quenta 220v a não ser as fontes de TV e Video Cassete modernos que tem comparador de tensão e é o responsavel por informar a tensão que entra.

Uma vez eu estava aqui em casa de repente começou tec tec tec tec tec um monte de vezes ficou uns 45 segundos, os reles estavam armando e desarmando, a chave do transformador da rua caiu a rede da rua ficou em uma fase e se não é o estabilizador não sei o que poderia ter acontecido com o meu PC, agora usa quem quer eu uso e nunca deixarei de usar eu uso o estabilizador e um no brack depois, bom essa é a minha opinião

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
você é que tem que ver seu conceito amigo, o nome já diz estabilizador serve para estabilizar e não para reduzir a tensão se você colocar 220v em um estabilizador de 115v igual ao meu ele vai estabilizar em 215...

Acho que nem vou comentar! Peço aos demais colegas que leiam essa pérola e tentem convencer o equivocado colega! Ou a mim, se estiver errado! :ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@28 de maio de 2005, 16:54

Acho que nem vou comentar! Peço aos demais colegas que leiam essa pérola e tentem convencer o equivocado colega! Ou a mim, se estiver errado! :ahh:

Bom o meu estabilizador eu acho que marca errado pois marca para usar em 115v um dia eu liguei ele em 220v e ele estabilizou em 215v e eu usei ele mais usando ele em 127v ele estabiliza em 115v, na minha opinião ele foi feito para tensões de 90v a 240v e veio marcando 115v a marcação está errada na minha opinião.

O nome já diz estabilizador estabilizar a tensão o que não é reduzir a tensão para reduzir existe rudutor de tensão que reduz de 220v para 110v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!