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Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

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Pessoal,

O uso inadequado de qualquer equipamento de proteção tem realmente um efeito contrário ao esperado. Isso é fato. Concordo que existem estabilizadores que é melhor você ligar seus equipamentos direto na rede elátrica que utilizar os tais. Mas uso um estabilizador (a mais de 08 anos) que funciona da seguintes forma:

* No estabilizador entra 220 e sai 110v (é um estabilizador/transformador)

* Na saída 110v á um filtro delinha entrada 110v e saida 110v (se trocar o fusível, finciona também com 220v)

* No filtro ligo os equipamentos (computador, monitor, caixas de som, impressora, etc).

* Este mesmo filtro de linha filtra também a linha telefônica, na qual uso minha ADSL.

Nunca tive problemas, ne nos fusíveis !

Não vou divulgar marcas para fazer propaganda, mas caso algué queira fazer críticas:

Estabilizador é SMS, e o filtro de linha (elétrico e telefonico no mesmo filtro) é clone.

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Galera, distanciei um pouco do título do tópico, depois eu abro um só pra tirar minhas dúvidas.

De qualquer forma tive pesquisando sobre fontes e percebi que existem fontes auto ajustáveis, ou seja, elas ajustam a tensão automaticamente para 127v ou 220v e alguns modelos que verifiquei regulam a tensão de 90v até 265v, ou seja, com uma fonte destas + um no-break + um bom aterramento, eu acredito que se possa dizer adeus aos problemas relacionados com alimentação do seu pc!

Se eu tiver errado por favor me corrijam!!!

Essas fontes possuem PFC ativo (o que ainda não cheguei a uma conclusão se pra usuários domésticos, principalmente os que moram no Brasil, tem alguma utilidade ou não) e são + caras do que as convencionais, mas aí vai das finanças de cada um!

Rod-R@m

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Sempre penso que se a corrente vem da tomada, é convertida pra 12V DC, entra na bateria, sai da bateria e é convertida pra 127V AC, ela seria automaticamente 'estabilizada'. O problema é que eu acho que a maioria dos nobreaks no mercado usam relés, fora que são meio carinhos demais...

(Separei a parte 'importante' da frase em negrito pra não perder o sentido entre tantas vírgulas)

Alguém sabe como eu poderia fazer um nobreak com uma bateria de caminhão (meio como descrito acima), e se isto ia dar certo?

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freakcode .

os fusiveis protegem apenas por sobrecorrente .

para proteção por sobretensão , existem os varistores que entram em curto quando em uma determinada

sobretensão . Os fusíveis( ou disjuntores ) normalmente abrem porque quando os varistores entram em curto ,a corrente gerada ultrapassa o limite que os fusiveis ou os disjuntores suportam . O ideal é colocar fusíveis ou disjuntores (tanto faz )de ação ultra-rápida .

O aterramento e o posicionamento correto entre fase e neutro nas tomadas é crucial para o funcionamento dos estabilizadores , no-breaks , filtros de linha e até mesmo quando se liga o micro diretamente na concessionária .

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shinobi_h2o

existem tres tipos básicos de No-breaks .

1 - os mais simples ligam seu micro "diretamente " a rede concessionária e quando na falta da concessionária eles ,através de reles ,transferem a alimentação dos micros para um circuito interno alimentado pela bateria chamado de inversor .

2 - outro tipo faz algo semelhante ao anterior , com uma diferença de que quando a concessionária está presente eles atuam como estabilizadores de tensão .

3 - Os modelos profissionais chamados de "dupla conversão on-line" .Funcionam sempre com seu micro sendo alimentado pela bateria e, porém como o carregador interno está ativo as baterias não descarregam .Quando falta energia o carregador é desligado e assim as baterias descarregam .Esses modelos normalmente não utilizam reles e nunca variam a tensão de saida independente da tensão da concessionária .

Isso que você citou só acontece com no-breaks de dupla conversão , que são extremamente caros .

As explicações a respeito de cata tipo de no-break foram dadas de maneira bem superficial , apenas para demonstrar que existem muitos coisas a serem avaliadas na compra de um equipamento .Dentro de cada classe existem inúmeros recursos que cada fabricante utiliza ou não .

Na hora da compra é bom sempre pegar o máximo de informações possíveis e compara-las com outros fabricantes .

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Roney Carvalho

Uma coisa importante na compra de um no-break é observar o fator de potência .

Ex : Esse equipamento que você citou tem FP de 0,55 e 700VA .

para se saber qual é a capacidade real você precisa multiplicar 700 x 0,55 => 385w ( capacidade real ).

Ou seja ,seu consumo máximo real não pode ultrapassar esse valor .

Não sei se o Stay700 tem sensor de sobrecarga ( acho que não deve ter ).

Já que você já comprou , faça um teste , ligue tudo .faça seu micro trabalhar um pouco ( alguns jogos , de preferência com uma tela bem clara ) , tire o no-break da tomada . Se o no-break atuar como deve acontecer , então você está dentro dos limites dele . Caso ele se desligue logo que você desligou a tomada então ele deve estar sub-dimenssionado .

Caso o no-break estiver funcionando , você tambem pode fazer um teste para saber qual é o tempo que ele mantem seu micro ligado , na ausência da concessionária .Um bom equipamento deve suportar por no mínimo 5 minutos .

Aproveita também , se você um voltímetro , meça a tensão que sai do no-break enquanto ele estiver descarregando a bateria .Alguns no-breaks apostam na qualidade das fontes modernas que operam com tensões a a partir de 80v .porém quando se trabalha com esse nível de tensão tão baixo a vida util da fonte tende a diminuir muito ,pois ele tem que trabalhar mai para fornecer a energia que o micro necessita .

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Postado Originalmente por williamaleixo@09 de fevereiro de 2006, 00:37

shinobi_h2o

existem tres tipos básicos de No-breaks .

Ahn, interessante...

Um amigo comprou um nobreak que não segurava nada quando faltava luz. O computador apagava do mesmo jeito que sem ele. Porém, você podia religá-lo e usar por alguns minutos. HAHAHAH

Será que dá pra fazer um nobreak com bateria de caminhão, de 12V?

Um estilo 'dupla conversão on-line', será que é seguro usá-lo (meio 'home made')? Heheh

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O no-break que seu amigo comprou deveria estar sub-dimenssionado .

Fazer um No-break caseiro Online de dupla conversão não é muito fácil .Pois ,essa tecnologia é bem complexa .Só pra você ter uma ideia ,esses nobreaks trabalham com circuitos PWM na faixa de no mínimo 15khz .

Explicando em miudos , eles fazem a correção da tensão de saida 15.000 vezes a cada segundo .Para que não seja gerado nenhum ruido na rede elétrica e nem nos micros são empregados filtros dedicados .

Para se montar algo assim , mesmo se você já tivesse um projeto funcional em mãos , o custo da montagem seria muito alto .Isso sem falar nos riscos de se comprar componentes que muitas vezes não temos certeza de que estão realmente bons .

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Estabilizador não protege contra Raios (o meu não).

Tenho um estabilizador TS Shara 700VA com terra no chão e tudo.

Caiu um raio perto daqui, queimou a fonte e a placa de vídeo, o estabilizador permaneceu firme e forte, muito robusto ele, agora não sei se adianta colocar um filtro de linha antes desse estabilizador.

[]s.

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TECOFM

Proteção contra raios realmente é difícil de se fazer , mas ,não culpe o estabilizador apenas .Eles podem funcionar , mas exigem que o aterramento esteja em ordem e que a posição dos pinos da tomadas esteja correta .

Quanto ao colocar um filtro de linha , acho bobeira .

Se você conhecer um pouquinho de eletrônica , eu sugiro que você dê uma olhada em seu estabilizador ,.Logo após os fusíveis de entrada deve haver alguns varistores .Verifique o valor deles .Para que els atuem com maior rapides ,em uma tensão de 120v , o valor do varistor deveria ser de 150v . Tambem observar se existem no mínimo três varistores ligados da seguinte forma .

terra --!!--neutro

Neutro--!!--fase

Fase--!!--terra

A função desses varistores é que quando ha uma tensão maior que o valor nominal deles ( nesse caso 150V ) .Eles entram em curto e jogam esse sinal para o terra , ao mesmo tempo que o fusível de entrada se rompe .

Eu não sei se os fabricantes de estabiliozadores utilizam esse método , quie tambem serve para proteger o estabilizador caso ele seja ligado em uma tomada de 220v , por exemplo . :jump::eiei::69:

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Postado Originalmente por williamaleixo@14 de fevereiro de 2006, 19:49

TECOFM

Proteção contra raios realmente é difícil de se fazer , mas ,não culpe o estabilizador apenas .Eles podem funcionar , mas exigem que o aterramento esteja em ordem e que a posição dos pinos da tomadas esteja correta .

Quanto ao colocar um filtro de linha , acho bobeira .

Se você conhecer um pouquinho de eletrônica , eu sugiro que você dê uma olhada em seu estabilizador ,.Logo após os fusíveis de entrada deve haver alguns varistores .Verifique o valor deles .Para que els atuem com maior rapides ,em uma tensão de 120v , o valor do varistor deveria ser de 150v . Tambem observar se existem no mínimo três varistores ligados da seguinte forma .

terra --!!--neutro

Neutro--!!--fase

Fase--!!--terra

A função desses varistores é que quando ha uma tensão maior que o valor nominal deles ( nesse caso 150V ) .Eles entram em curto e jogam esse sinal para o terra , ao mesmo tempo que o fusível de entrada se rompe .

Eu não sei se os fabricantes de estabiliozadores utilizam esse método , quie tambem serve para proteger o estabilizador caso ele seja ligado em uma tomada de 220v , por exemplo . :jump::eiei:  :69:

Beleza,

Vou abrir o estabilizador e verificar se tem esses varistores com esses valores ou então pedir para um técnico dar uma olhada.

Talvez o meu terra não esteja muito bom também.

Valeu...

[]s.

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Na minha opinião o grande problema dos estabilizadores são os fabricados com chaveamento por reles,pois os "pulsos eletromagnetico" que disseram gerar, sao na verdade arcos voltaicos, que qualquer contato fisico abrindo e fechando com carga ira formar.Esse arco já analisei com um osciloscópio e o mesmo chegou a 1000 vac de pico,claro que em uma fração de segundos.Portanto se não tiver um estabilizador chaveado por tiristores,ligue direto.

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Pessoal tenho um módulo isolador estabilizado da Microsol, o bicho funcionava perfeitamente até hoje. Deixava ligado quase que sem interrupção. Não fazia nenhum barulho. Um amigo trouxe o pc dele pra mim formatar, fiz todo omprocedimento. Numa hora sai do quarto e o pc havia desligado sozinho, nesse momento devolvi o pc. Quando fui religar meu pc, não liga mais.

O que acontece a luz do botão do isolador funciona, fiz teste com uma chave de teste tá passando energia, mas quando ligo o pc, ou a caixa de som, nada liga mais, num pode ser o pc, por que vários aparelhos não funcionam nele.

O que pode ser? O bicho queimou? porque a luz do botão fica acessa?

valeu

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  • 3 semanas depois...

Oi pessoal, infelizmente tenho que discordar de vocês. Trabalho com manutenção de hadware, inclusive placa mãe, e tenho que lhes ser bem sincero. o papo dos relés causarem um problema não vinga não, pois existem dois mosfet´s que

compensam a interferência causada pelos relés. Se encontrar um estabilizador que use apenas relés, pode ter certeza de que foram produzidos em fundo de quintal, esses não valem ser testados. O que se deve saber realmente é se o seu estabilizador ou no-break, são realmente de procedência, se não for nem adianta ficar realizando testes. É bom lembrar que se o fato de termos uma quantidade enorme de pirartaria nesse segmento, temos pirataria nas fontes também, e em número bem maior, isso significa que se você ligar seu pc direto na rede, mesmo sem seu estabilizador genérico, correrá um risco ainda maior, pois o Ka7565 da sua placa é quem vai sofrer. Grato pela atenção: [email protected]

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  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por Mansonk2@20 de junho de 2004, 03:55

A verdade e  a seguinte pessoal,

dentro dos estabilizadores domesticos que possuimos, o que existem são relés que não passam de chaves que ficam chaveando tentando impedir uma brusca variação de tensão. O que acontece é que qualquer chave, quando acionada, gera pulsos eletromaganéticos de alta freqüencia e estas são estramamentes nocivas a sistemas digitais como é o caso dos computadores, ou seja estabilizadores podem ocasionar travamentos (Dependendo da sensibilidade do computador) e isto tem um agravante, os estabilizadores normalmente são ligados após os filtros de linha, isto significa que os pulsos gerados pelo chaveamento do estabilizador não são filtrados. Segundo, as atuais fontes produzidas para computadores são bastante robustas e podem funcionar perfeitamente diretamente na rede se achar-se necessario pode-se adicionar um filtro de linha.

Quero deixar claro que esta crítica se restringe expecificamente aos estabilizadores domesticos que não oferecem nenhuma proteção eficiente ao microcomputador, é claro que  existem estabilizadores industrias mais complexos e caros que realmente valem a pena possuir, dentre as vantagens destes estabilizadores valem a pena ressaltar, estes possuem transformadores issoladores que sua razão de transformação é de 1/1, ou seja, esses transformadores nem elevam nem baixam a tenssão, então qual a função deles realmente?

Como o proprio nome sugere estes tranformadores issolam totalmente as saidas dos estabilizadores de sua entrada, isto é feito para assegurar que depois de desligado não ha a minima possibilidade de choque eletrico nas saidas do estabilizador. Já os estabilizadores domesticos não possuem esse tranformador e quando desligado ele barra somente um dos fios da entada do estabilizador. Em redes monofásica onde a pinagem da tomada estiver correta o estabilizador cortará a fase, que é justamente o responsavel pelo choque eletrico, mas em lugares onde a pinagem estiver invertida o neutro(terra da rede) será barrado e o fase passará normalmente, isto é muito comum acontecer pois uma tomada invertida funciona perfeitamente e nem todas as pessoas que se dispoem a fazer instalações eletricas possuem estas informações o pior é quado é rede é bifásica ou seja sempre uma das fase estará passando livremente. O problema nisto é que a maioria das pessoas quando desligam os estabilizadores e abrem o micro afim de fazer algum tipo de manutenção acreditam estar totalmente protegidas contra choque o que é um terrivel engano principalmente se a parte a ser acessada for a fonte de alimentação.

Pra terminar meus conselhos são os seguintes:

# Não usem estabilizadores domestico, seu mico funcionará perfeitamente direto na rede

# Se assim mesmo você não quer ligar seu micro diretamente na rede compre um estabilizador um pouco mais caro, vale a pena.

# Nunca confie na isolação de estabilizadores domesticos

Sei que este tópico vai ser polemico, mais a principio quero esclarecer que estas informações que aqui passei são bem fundamentadas e levantadas por professores experientes de eletrônica e eletrotecnica. Sou estudante de eletrônica (segundo semestre) e me disponibilizo a tirar as duvidas que sugirem e que estiverem ao meu alcance de responder.

T+ :bye:

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Excelente discussão, sobre os péssimos estabilizadores (os antigos) e sobre os ruins (com selo do Immetro), que melhoraram, mais estão longe de serem eficientes. Tanto que mudaram de nome: viraram Condicionadores de energia, condicionando à + ou - 10% da tensão de entrada. Quem regula a qualidade é o preço: com menos de R$ 80,00 de custo, são condicionadores fajutos e acabou. O Immetro exigiu a mudança na momenclatura, pois sabia e sabe que são brinquedos. Não obstante, verificarmos que a maioria das instalações não tem aterramento REAL, com as respectivas fiações independentes e barras de 3 m de cobre para aterramento (3 em formação de triangulo equilátero, interligadas...) fincadas perto da entrada do neutro da rede. Pontos (Neutro e Terra) que tem de ter resistência em solo, menor do que 9 Ohms. Verificando o tipo de solo, e se preciso compensando a condutividade dele com soluções de correção salinas ou similares ("aditivos metálicos"). Se tiver que usar estabilzadores, prefiram os com núcleo saturado, que costumam regular + ou - 14 à 20% da tensão da entrada: tipo mais robusto, que esquentam o tempo todo, mais caros (em torno de R$ 200,00 para 1,5KVA) mais funcionam melhor que esses "enganão trouxa". A propósito dos filtros de linha, use-os sempre depois de qualquer (todos) condicionador ou estabilizador: ele no estabilizador e o computador no filtro de linha. Se não usarem estabilizadores, usem filtros de linha que tenham VARISTORES, com preço médio de R$ 25,00 pra cima. Vejam se tem proteção contra interferências eletromagnéticas e de radio-frequência. Procurem marcas que utilizem varistores com tensão fixa: eles não podem ser bi-volts, pois o varistor tem de ser próximo a tensão empregada. Marcas como Force Line profissional e DataSet linha Gold Line, são razoáveis. Se tiverem filtros anti-interferência, melhor: Anti- EMI e Anti-RFI, fora os imprescindíveis varistores. Existem ditos filtros de linhas que não passam de extensões com Led e um fusível, que só abre em caso de curto, mais não de surto elétrico: picos de tensão gerados por raios caindo na rede elétrica e redes de alta-tensão partidas por acidentes. Digo com experiência que a abordagem tem caráter de informação, e não se pode puxar o saco de fabricantes econômicos na quantidade de peças e estágios de proteção. Solução melhor são os No-Breaks com isolação por bateria, tipo True RMS de ondas senoidais uniformes. E a velha máxima como solução: em dias de intensas atividades meteorológicas (Raios),viagens e ausências longas("seguro morreu de velho"), retire da tomada o seu Micro. A outra causa de pane e perdas de placa-mãe e processadores, por queima de componentes: a conexão do Modem: se cair um raio no poste da concessionária de Luz, a descarga as vezes vem pela linha telefônica, Net Virtua e antenas prediais mal localizadas: perto do Para-Raios, e do halo em volta dessas descargas de milhares de volts. Já entraria na outra proteção empregada: ampôlas de gás nas linhas de RF e telefônica, oferecem proteção média até um nivel X de descarga. Isto serve para todos os aparelhos da casa que estão em Stand-By: Televisores, DVDs, Receivers, Micro-system de controle remoto e as nossas fontes ATX. Quase tudo que é barato, sai caro mais a frente... Abraços!

:muro:

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  • 2 semanas depois...
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Postado Originalmente por williamaleixo@08 de fevereiro de 2006, 23:54

Roney Carvalho

Uma coisa importante na compra de um no-break é observar o fator de potência .

Ex : Esse equipamento que você citou tem FP de 0,55 e 700VA .

para se saber qual é a capacidade real você precisa multiplicar 700 x 0,55 => 385w ( capacidade real ).

Ou seja ,seu consumo máximo real não pode ultrapassar esse valor .

Não sei se o Stay700 tem sensor de sobrecarga ( acho que não deve ter ).

Já que você já comprou , faça um teste , ligue tudo .faça seu micro trabalhar um pouco ( alguns jogos , de preferência com uma tela bem clara ) , tire o no-break da tomada . Se o no-break atuar como deve acontecer , então você está dentro dos limites dele . Caso ele se desligue logo que você desligou a tomada então ele deve estar sub-dimenssionado .

Caso o no-break estiver funcionando , você tambem pode fazer um teste para saber qual é o tempo que ele mantem seu micro ligado , na ausência da concessionária .Um bom equipamento deve suportar por no mínimo 5 minutos .

Aproveita também , se você um voltímetro , meça a tensão que sai do no-break enquanto ele estiver descarregando a bateria .Alguns no-breaks apostam na qualidade das fontes modernas que operam com tensões a a partir de 80v .porém quando se trabalha com esse nível de tensão tão baixo a vida util da fonte tende a diminuir muito ,pois ele tem que trabalhar mai para fornecer a energia que o micro necessita .

Caro amigo williamaleixo,

Desculpe a demora em me pronunciar, não havia percebido sua resposta pois não estava recebendo corretamente os avisos em meu e-mail.

Pois bem, fiz os cauculos de quanto gasta meu micro pelo site: http://www.extreme.outervision.com/psucalculator.jsp

Deu um total de 298W, com tudo ligado e em overclock, CPU a 100%.

Meu monitor gasta 73W, totalizando 371W, fica bem no limite da capacidade real dele que você mencionou.

Quanto aos testes que você citou, rodei o Quake 4, com uma configuração bem pesada, e desliguei o nobreak da tomada, ele funcionou sem problemas.

Ultilizando o windows normalmente, ele aguentou por mais ou menos 12 minutos e desligou.

Não tenho um voltimetro para testá-lo, mas pretendo providenciar um e fazer uns testes aqui. Assim que arrumar tempo eu faço isso.

Obrigado pela resposta.

Até mais,

Roney Carvalho.

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Baseado na minha experiência, que trabalho com micro computadosres desde 1981, inclusive tenho um TK2000 color Prologica, com processador de 2mhz, imaginem só, nostalgias a parte.

O fato do estabilizador é verdade, desde 2005 tenho um Pentium100, e sempre funcionou ligado diretamente na tomado 220v, nunca tive problemas e ele funciona até hoje, nos últimos 3 meses ele fica 24hs ligado na rede de 220v como central de alarme que montei.

Nunca utilizei estabilizador.

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Vou entrar nesse debate e defender o estabilizador, hoje temos chaveamento com semicondutores, mas no caso dos mais simples com reles, ainda acho que vale a pena, afinal já são componentes(reles) melhorados, tem um bom desempenho de xaveamento

mas vocês se esquecem que estabilizador tem a funçao de estabilizar tensão, tipo nos horarios de pico, onde a tensão cai abaixo da tensão ideal, o estabilizador xaveia mantendo em um valor ideal, ou em caso de uma sobre tensão mais prolongada ele reduz, mantendo a fonte xaveada na posiçao de trabalho ideal

esses engenheiros ficam querendo xamar atençao com sensacionalismo, nunca virao o que acontece em uma rede de energia rural, ou lugares alimentados por geradores, ou onde o consumo de energia força a reduçao de tensão, ou ate mesmo na cidade deles, as vezes, mesmo que raras, o estabilizador(equipamento desnecesario segundo vocês) faz o xaveamento para manter o equipamento na tensão ideal

o estabilizador estabiliza, e não foi projetado para eliminar picos de tensão, existem outros circuitos dedicados à isso, e que nem sempre sao 100%

picos de tensão sao problemas para qualquer tipo de aparelho, sao dificeis de serem controlados, elevando o custo do aparelho, porque então os "engenheiros" também não criticao os filtros que não filtrao, onde o PC torra e o filtro fica do mesmo jeito, porque não criticam as fontes que queimao algumas saidas de tensão, ou completamente e mesmo assim quando vocês abrem o circuito de proteçao esta intacto, perfeido, e nada fez

toda proteçao que você pode ter nunca é demais, sempre bem vinda, mas não se esqueçao que nada é perfeito, tudo tem seu limite

quanto ao incendio, kkkkkkkk, quantos de vocês já viram historias de incendios causados por estabilizadores, a mais fácil a velha xama da cuzinha, da vela, etc fazer isso, xegaram a citar neste topico no caso do tapete etc, mas que q o estabilizador vai ter culpa se o usuario ta botando conbustivel en cima dele pra incendiar quando queimar, só falto enfiar uma palhinha nos buraquinhos dele e "esquecer" um recipiente de alcool perto dele, kkkkkk, isso acontece regularmente?!?!?!?!?!, vocês sabem a resposta....

defendo meu velho estabilizador que tenho a anos, que mantem meu PC 100% durante esse tempo todo

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Legal ismaelcrestani,

Gostei do seu post e queria te pedir que indicasse uma maneira mais barata para estarmos protegendo nosso investimento.

Dos componentes que tenho visto:

- No-break

- Estabilizador

- Modulo Isolador

- Filtro de Linha

Você podria indicar o melhor uso deles e quais usar, as vezes até se possivel citar alguns modelos.

Eu como leigo que sou no assunto fiquei meio assustado com tudo que dizem e comprei um No-Break. Como aqui na minha area a luz cai muito durante tempestades achei bem útil. Liguei o Nobreak na Tomada, depois coloquei um filtro de linha, neles liguei o computer e o monitor. Em outra tomada liguei o Estabilizador que vai para a TV, Som e DVD.

O No-Break é esse: http://www.microsol.com.br/produtos.php?id=53

Você ache ele um bom Nobreak?

A proteção aqui em casa está boa?

Desde já agradeço.

Té mais!

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Quanto a marcas e modelos não posso te ajudar, não tenho esperiencia com isso, não vou saber te recomendar pois não conheço a qualidade e as caracteristicas tecnicas dos equipamentos pra te dar um boa opiniao

só conheço o funcionamento e o que devem fazer,

mas quanto a caracteristicas do no-break que tu citou acho que ele deve ser bom

quanto a instalação do teu equipamento, PC, TV, DVD, Som, esta legal pra uma instalação residencial, afinal, tu tem problemas na rede eletrica, e é bom estar previnido, espero q você tenha aterramento também

espero que ajude...

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