Ir ao conteúdo

Não Usem Estabilizadores

Mansonk2

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Colega joaomattarj, é melhor do que nada... É uma proteção feita igual tema de casa de quem tá louco para jogar bola... Todas as questões respondidas, mas que poderia ser bem melhor sim poderia...

Abraço...

• 3 semanas depois...
Postado

Ai, ai....tem gente que ainda não entedeu nada....faz parte.

Por falar em reles, não lembro se mencionei que se demorarem mais de 8 ms, sua fonte pode ficar sem energia e seu micro desligar e ligar?.

Ou seja, o estabilizador ainda pode dar problema ao invés de resolver...!

Já o filtro de linha, por favor, empresas sérias, disputando centavos..uhauhauahuaauhh

Postado

Amigo o que acontece é o seguinte as lojas de informatica não queren nem saber se precisa ou não eles querem é vender os estabilizadores ai o usuario inocente chega e liga num estabilixizador uma cpu e um monitor crt de 17 um multi funcional e outras traqueirinha do tipo hub modem caixa ai quando pega fogo eles assustão

no meu ponto de vista falta etica proficional e conhecimento dos lojistas porque o unico aparelho que nãotem fonte chaveada de 90a250volts é a cpu + como ja dito ela s funcinão muito bem diretamente na rede de 110 ou 220 voltes bastando para isto fazer a seleção de tensão da fonte da cpu e pronto. eu moro em goiania goias e uso meus pcs aqui tudo em 220 v sem estabilizador e não tenho problemas a não ser quando a energia falta de vez ai pode ate perde o sitema inteiro + ista ai teria de ter um nobreak

peço descupas pelos erros + espera ter esclarecido alguma coisa

Postado

Nunca vi tanta besteira escrita.

Sou formado em eng. elétrica e posso garantir que o contato a relé do estabilizador não prejudica de maneira alguma o pc, até porque, na fonte chaveada do pc, já tem filtro de entrada e de saída (pelo menos as mais conhecidas, as xing ling não sei)

Se fosse assim, ao ligar uma lâmpada, o ruído (chamado tecnicamente de bounce na engenharia) no chaveamento interferiria também no pc, geraria uma EMI tal que causaria distúrbios no pc, algo que não ocorre, o mesmo o chuveiro elétrico, etc, etc, etc.

O estabilizador nada mais tem do que um transformador interno que muda o nível de tensão, na verdade ele é hoje em dia inútil, porque a função da fonte chaveada é estabilizar a tensão na saída, através de um controle pwm em malha fechada independentemente da tensão de entrada, filtro de linha é outra inutilidade, as boas fontes já são equipadas de filtros.

Então vamos analisar através do ponto de vista do fabricante SMS.

Segue abaixo o link do manual de um UPS:

Como podemos observar, é notória a recomendação para não conectar o referido UPS em um estabilizador, em uma rede estabilizada cuja DHT seja maior que 5% ou em um sistema cuja regulação seja por degrau.

Por acaso o princípio de funcionamento e controle do UPS não é o mesmo da fonte chaveada?

Então por que o estabilizador não pode controlar um UPS e pode controlar uma fonte chaveada?

Qual é a fundamentação técnica?

Agora todo respeito ao No-Break.

Qual No-Break?

Com relação ao que estavam dizendo aos varistores e fusíveis, de nada adianta um varistor se houver uma sobre-tensão muito rápida na sua rede, ela queimará todo o pc, pois não tem tempo de resposta suficiente e o fusível o mesmo, caso de raios (onde há rompimento do dielétrico nos isolantes) e sobre tensões na rede. Tudo fica dependendo do tempo de resposta, hoje em dia, já existem filtros ativos que possuem excelente tempo de resposta.

Qual é o tempo de resposta dos varistores que você tem analisado?

Qual seria o tempo de resposta ideal na sua opinião?

.

• Membro VIP
Postado

Aff, é muita coisa...muito informação, muita coisa....

Eu já tinha lido esse tópico, 2 anos atrás e ainda estou com dúvidas do que utilizar...

Vejo gente falando em redes 220v e ligar direto na tomada...

Li também que o Neutro que vem da CEEE ( é a minha concessionária de energia ) pode servir como aterramento, desde que o fio neutro venha limpo do poste!

Bom, gostaria de saber: Não possuo aterramento no meu apartamento, tenho um estabilizador da SMS, minha rede elétrica não possui variações, aliás, bem baixa a variação. Tenho tomadas 220v e 110v em casa...Posso usar o neutro da minha rede elétrica como aterramento?( como posso saber se o neutro é confiável?). Então, independente do estabilizador, ele é inútil?

Filtro de linha, presta mesmo? não faz a mesma coisa que o estabilizador?

Obrigado.

• Membro VIP
Postado
Filtro de linha, presta mesmo? não faz a mesma coisa que o estabilizador?

Não. O estabilizador não faz nada de útil ai na sua configuração, ainda atrapalha e te toma uma parte da energia.

O filtro de linha/supressor de surto não toma parte de tua energia, auxilia na proteção elétrica de seu equipamento e só entra em campo para defender a zaga...

Agora lembrei da definição de um amigo..

"Estabilizador é igual a zagueiro gordo. Não defende a zaga, chega sempre atrasado, e quando vai ajudar o goleiro a se levantar ainda pisa no saco dele..." By miptzi

Máxima não?

Postado

Vamos da uma luz a esse assunto.

Sou engenheiro eletrônico a 20 anos e ja projetei Nobreak (UPS) tipo short-break e Dupla conversão e Estabilizadores, tambem fui dono de uma empresa de fonte chaveada.

Então vamos a alguns pontos.

Nobreak tipo short-break a maioria ja tem estabilizadores, portanto não se deve usar um externo.

Fontes chaveadas de alto range de entrada não precisam de estabilizadores.

Neutro e terra são diferentes, portanto não é seguro.

Estabilizadores geram ruidos nos chaveamento de reles, tanto que os profissionais usam TRIAC esse ruido pode ou não afetar equipamentos, depende do equipamento, eu não usaria em um desfibrilador por exemplo.

Resumindo Estabilizador para micro é bobagem, UPS é interessante pois evita desligamentos por falta de energia ou picos de rede.

Postado

Aterramento eficiente?. pag. 9 da NBR 5410/1990(NB-3), já atualizada mas válido.

Sigam a orientação da concessionária de energia, vide panfleto disponivel no balcão..

Postado
Ok....

E em relação ao aterramento? Neutro da concessionária ajuda? É seguro?

Além dos documentos já expostos, vamos ver qual é a recomendação do ITI:

Information Technology Industry Council (ITI, formerly CBEMA)

Information Letter

GUIDELINES FOR GROUNDING INFORMATION TECHNOLOGY EQUIPMENT (ITE)

http://www.itic.org/archives/ite_grnd.pdf

Em tempo:

ITI = Information Technology Industry Council.

Grupo que trabalha para defender os interesses da indústria de informática.

.

• 3 semanas depois...
Postado

Será que agora teremos uma "revolução" no mercado dos estabilizadores, com estabilizadores muito superiores tecnicamente ao que temos antigamente???

A partir de 1° de janeiro de 2008, todos os fabricantes de estabilizadores de tensão, com potência até 3kVA/3kW, com tensão até 250V, serão obrigados a comercializar equipamentos de acordo com a norma NBR 14373:2006, em atendimento à Portaria 262 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Com esta nova geração de estabilizadores de tensão, a indústria oferecerá maiores benefícios aos seus usuários.

Em um país com uma rede elétrica complexa e extensa, com diversas tensões, tais como, 110V, 115V, 120V, 127V e 220V, a comissão de estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) trabalhou com a finalidade de ampliar a aplicação do estabilizador de tensão, fazendo com que ele pudesse ser mais versátil. Para isto, ampliou-se a faixa de tensão de entrada do estabilizador, resultando num equipamento que corrige as várias tensões existentes no país.

Há sete anos foi publicada a NBR 14373:1999, a primeira norma específica para estabilizadores de tensão monofásica de potência de 3kVA/3kW, com tensão até 250V. Com esta norma, criava-se uma referência em segurança e desempenho, para que os fabricantes atendessem às expectativas de seus usuários.

Com o objetivo de agregar novas tecnologias ao estabilizador de tensão, a comissão de estudo da ABNT, constituída por fabricantes, laboratórios, organismos de certificação e usuários, iniciou, há 2 anos, o trabalho de atualização da norma NBR 14373:1999. Em 2006, foi publicada a NBR 14373:2006, sua nova versão.

Novos recursos técnicos

A nova norma passou a exigir obrigatoriamente que os estabilizadores tenham recursos técnicos que antes eram opcionais, tais como: Filtro de linha, que reduz os ruídos provenientes da rede elétrica; Protetor contra surtos da rede elétrica, para proteção contra descargas elétricas; Desligamento automático da saída do estabilizador quando a rede elétrica estiver fora das condições de operação; Protetor térmico adicional contra sobrecarga; Aumento da faixa de tensão de entrada (45% em redes 110V, 115V,120V e 127V e 40% em 220V);

Sensor de potência, que desliga o estabilizador quando o usuário utilizar equipamentos que excedam a potência do estabilizador.

A nova norma introduziu, também, o conceito TRUE RMS, para que o estabilizador possa atender às redes elétricas distorcidas fornecidas por geradores, usinas termoelétricas, instalações sobrecarregadas ou instalações com muitos equipamentos de informática ligados ao mesmo tempo.

Os fabricantes tiveram um ano para a adaptação dos produtos conforme as mudanças previstas na norma atualizada. A partir do próximo ano, os certificados emitidos de acordo com a norma de 1999 perderão validade. No entanto, os comerciantes que ainda possuírem equipamentos certificados pela versão antiga poderão continuar a vender o produto até o fim do estoque.

Segundo o GT de Estabilizadores da Abinee, as solicitações de certificação da nova geração de estabilizadores de acordo com a NBR 14373:2006 devem ser formalizadas a um Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pelo INMETRO. Após a avaliação e não havendo problemas no produto, o OCP emitirá um atestado de conformidade à norma NBR 14373:2006 para a empresa.

Parte importante deste processo de renovação, o consumidor poderá identificar se o equipamento se enquadra na norma verificando a caixa do equipamento, onde constará a indicação de conformidade com a norma NBR 14373:2006.

Novos recursos exigidos pela norma NBR 14373:2006

a) Filtro de linha - reduz os ruídos provenientes da rede elétrica.

B) Protetor contra surtos da rede elétrica - proteção contra descargas elétricas.

c) Desligamento automático - desliga a saída do estabilizador quando a rede elétrica estiver fora das condições de operação.

d) Protetor térmico - proteção adicional contra sobrecarga.

e) Aumento da faixa de tensão de entrada - 45% em redes 110V, 115V,120V e 127V e 40% em 220V.

f) True-RMS - permite o funcionamento correto do estabilizador em redes elétricas distorcidas.

g) Sensor de potência - desliga o estabilizador quando o usuário utilizar equipamentos que excedam a potência do estabilizador.

Entenda a NOVA norma da ABNT (NBR 14373:2006) que regulamenta especificamente os ESTABILIZADORES:

http://www.abinee.org.br/informac/revista/44h.pdf

A ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) Regulamenta as empresas fabricantes de Estabilizadores segundo a nova norma da ABNT:

http://www.estabilizador.abinee.org.br/

Veja um exemplo de um estabilizador de acordo com a nova norma:

http://www.microsol.com.br/index.php?pagina=produtos_estabil_hexus

O que acham?

Postado

Concordo Plenamente com quem diz que estes estabilizadores

baratos nao resolvem muito. Acredito até que quando acontece

o chaveamento ocorrem picos maiores do que os mesmos

que o fizeram comutar . Além do que as fontes chaveadas lidam

muito bem com variaçoes de tensão pois trabalham em frequencia

muito mais elevada que a da rede elétrica respondendo muito

mehor as variações tensão.

Postado
Será que agora teremos uma "revolução" no mercado dos estabilizadores, com estabilizadores muito superiores tecnicamente ao que temos antigamente???

Entenda a NOVA norma da ABNT (NBR 14373:2006) que regulamenta especificamente os ESTABILIZADORES:

http://www.abinee.org.br/informac/revista/44h.pdf

A ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) Regulamenta as empresas fabricantes de Estabilizadores segundo a nova norma da ABNT:

http://www.estabilizador.abinee.org.br/

Veja um exemplo de um estabilizador de acordo com a nova norma:

http://www.microsol.com.br/index.php?pagina=produtos_estabil_hexus

O que acham?

Tudo bem Igor?

O que está me parecendo é desespero de causa.

Posso estar enganado, mas, nunca vi nenhum relato oficial de alguma empresa desmentindo o que pregamos aqui no fórum, contra o uso dos estabilizadores.

Não acha que seria interessante?

Algo oficial.

A norma pode até estar de "roupa nova" mas, ainda assim continua sendo inútil no quesito "necessidade de uso de estabilizadores em ETIs".

A preocupação recai sobre a qualidade deste equipamento.

.

• Membro VIP
Postado

Eu até gostaria de ver um fabricante de micro, e vale também para Printer, ou scanner, ou monitor, o que valha, recomendar ligar seus equipamentos através de um estabilizador de tensão. Um certificado de garantia que diga perder a garantia se não ligar através de um estabilizador. Mostrem-me. Mostrem-me um papel da Dell por exemplo, aconselhando o uso do estabilizador.. Não consigo ver esse tipo de coisa... E dai vai lá o cliente, compra seu PC e ato contínuo, compra o estabilizador... Não sai da loja sem... Eu não consigo entender...

Abraço...

Postado

Alguém já teve a curiosidade de procurar saber de algum fabricante de fontes se existe a recomendação de uso de reguladores e tensão? Alguém já viu nos termos de garantia de qualquer um desses produtos a anulação de garantia por não uso de um regulador de tensão?

Nenhum fabricante de fonte, por mais vagabunda que seja recomenda o uso de um.

Outra ponto que gostaria de apontar é, porque que nenhum fabricante de fonte fabrica estabilizadores de tensão? porque não possuem o know how? Duvido... porque eles sabem muito bem que são produtos dispensáveis e que podem até prejudicar o desempenho de seus produtos.

Antes que alguém venham dizer que a Enermax faz estabilizadores e nobreaks que é só dar uma googleada pra achar estabilizadores Enermax, da mesma marca da fonte Enermax, eu queria dizer q essa Enermax aí, fabricante de estabilizadores e nobreaks não possui vínculo algum com a Enermax de Taiwan, fabricante de fontes e acessórios pra PCs.

• mês depois...
Postado

Não há interesse em fabricar estabilizadores por conta do custo envolvido, inclusive com certificação periódica e o grande número de concorrentes, sempre puxando o preço para baixo.

Um mercado que dá dor de cabeça e retorno pequeno.

Dai ser dado de brinde com o PC.

Postado

Resolvi tomar vergonha na cara e deixar de usar meu estabilizador (um Ragtech 1000VA que foi comprado junto com meu AMD K6-2 em 1999). Na verdade uso ele até hj porque preciso de uma "coisa" que me forneça pelo menos 4 tomadas.

Nunca quis comprar um filtro de linha baratinho qualquer. Então eu pergunto. Qual seria um bom filtro de linha e aonde posso encontrá-lo? Se puderem me indicar um modelo de no máximo R$ 50 (que pra mim já é um valor altíssimo), eu agradeço.

Abraço.

• Membro VIP
Postado
Se puderem me indicar um modelo de no máximo R$ 50 (que pra mim já é um valor altíssimo), eu agradeço.

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T

Ou esse daqui; http://www.fnac.com.br/Product.aspx?idProduct=0000049959888&idDept=7192&src= O frete deles costuma ser muito barato..

Ambos só trabalham com tensões de 120 Volts AC. Como você não especificou, deduzi ser essa a tensão de alimentação ai de sua config.

Abraço...

Postado

Muito obrigado Faller. Como é um produto pelo qual nunca pesquisei, não pensei que existissem boas opções por esse preço.

Agora, entre esses 2, existe alguma diferença técnica considerável que possa ter um peso alto na minha decisão? Ou na prática são basicamente a mesma coisa?

Abraço.

• Membro VIP
Postado

Parecem ser um mesmo filtro, somente que esse mais caro tem proteção também para linha telefônica. Se você trabalha com ADSL vale a pena passar a linha por ai. Dá para ver pequeno review desses dai aqui: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232290

Esse da FNAC não é exatamente igual a imagem, perceba que ele não tem proteção adicional para cable como a imagem mostra.

Abraço...

Postado

Ola pessoal essa discusão é muito interessante.

Minha opinião é o seguinte, tomem muito cuidado com sobrecargas nos estabilizadores.

Pois esses mesmos são sempre de baixa potência; Os de uso residencial.

Na minha máquina para que não houvesse tantas correções nos reles eu retirei o monitor da saida do estabilizador, deixando assim que o mesmo trabalhe aliviado.

Pois sobrecargas também geram altos chaveamentos nos reles, e também um alto aquecimento, podendo provocar curto-circuito no estabilizador.

E se vocês tem duvidas quanto a tomada de suas residencia testes as mesmas para verificar a pinagem.

Olhando frontalmente, o pino da esquerda deve ser neutro, o da direita fase, e o de baixo terra.

Usem uma dessas chaves testes.

Valeu

Postado
Ola pessoal essa discusão é muito interessante.

Minha opinião é o seguinte, tomem muito cuidado com sobrecargas nos estabilizadores.

Pois esses mesmos são sempre de baixa potência; Os de uso residencial.

Na minha máquina para que não houvesse tantas correções nos reles eu retirei o monitor da saida do estabilizador, deixando assim que o mesmo trabalhe aliviado.

Pois sobrecargas também geram altos chaveamentos nos reles, e também um alto aquecimento, podendo provocar curto-circuito no estabilizador.

E se vocês tem duvidas quanto a tomada de suas residencia testes as mesmas para verificar a pinagem.

Olhando frontalmente, o pino da esquerda deve ser neutro, o da direita fase, e o de baixo terra.

Usem uma dessas chaves testes.

Valeu

você disse q é mt interessante o topico mas nem leu né...?

"Minha opinião é o seguinte, tomem muito cuidado com sobrecargas nos estabilizadores."

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T

Ou esse daqui; http://www.fnac.com.br/Product.aspx?idProduct=0000049959888&idDept=7192&src= O frete deles costuma ser muito barato..

Ambos só trabalham com tensões de 120 Volts AC. Como você não especificou, deduzi ser essa a tensão de alimentação ai de sua config.

Abraço...

Opa Faller,

então, ja faz um tempinho, to usando o http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3 nas minhas duas config e aboli os dois estabilizadores. custou 75r$ q me lembre.

você nao respondeu minha msg privada la outro forum do pós compra...

De tudo, bonito e eficiente, valeu MUITO a pena.

A, troquei a Seventeam 420bkv por uma com PFC ativo, a 550P-AG se bem q acho q 78% d eficiencia ainda seja baixo porém melhor q os 65% anteriores. Assim estressa menos o circuito aqui de casa e o calor gerado diminui tb. Alias, com a fonte nova e sem os 2 estabilizadores, o quarto ficou menos quente, consideravelmente !

Abraços!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...