Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

Explique tecnicamente como o estabilizador ajudou a evitar as peças queimarem ai?

Qual foi o evento presente na rede que provocaria a queima e o que o estabilizador fez pra conter esse evento danoso? Foi uma sobre-tensão? Se sim, de quantos volts? se não, foi uma sub-tensão brusca? Se sim, um nobreak teria ajudado mais ao passar pra bateria e manter a tensão normalizada, mas mesmo com um filtro de linha provavelmente a fonte teria apenas se desligado e o estabilizador não teria ajuda praticamente em nada.

O estabilizador tem um varistor? O varistor desviou esse surto de tensão danoso pra que não atingisse sua maquina? Se sim, um filtro de linha bom faria o mesmo serviço, se nao, não foi o estabilizador que salvou nada.

Houve um surto causado por um raio? Se sim e o estabilizador queimou e sua maquina saiu ilesa, sorte sua porque esse raio induziu pouca energia na linha ou caiu longe dela e da sua casa o suficiente pro pequeno varistor do seu estabilizador desviar esse surto, mas muitos outros não teriam a mesma sorte porque varios estabilizadores em uso hj não possuem proteção anti-surto e os que tem não guentam um tranco maior e deixa passar tudo pra máquina.

É tudo uma questão de que tipo de evento e intensidade do mesmo ocorreu na rede elétrica, mas digo com certeza que o estabilizador tem uma parcela infima na proteção de alguma coisa, quando tem. O fato é que há coisa melhor, mais economica e mais eficiente pra proteger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fotos do incêndio no meu AP

fogo01.jpg

fogo02.jpg

fogo03.jpg

fogo04.jpg

Dá pra ver os gabinetes todos detonados.

Os hds abriram igual pipoca

Graças a Deus ninguem se machucou

Depois peguei o BO nos bombeiros.

Eles demoraram 8 minutos pra chegar

Agora peguei um note, o AP está em reforma com ajuda de muitas almas boas da família e amigos.

Não desejo esta sorte nem para meus inimigos.

Cuidado com estas *****s de estabilizadores.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, deu pra sentir o drama!

Você lembra da marca e modelo do estabilizador?

Depois de anos e com milhões de estabilizadores vendidos antes de Janeiro de 2008, a nova norma entra em vigor obrigando maior nível de proteção nesses dispositivos. Me surpreende o tempo que levou pra mudarem isso!

Outra coisa, não existe norma nenhums com relação aos filtros de linha e sinto dizer, mas eles tb têm perigo de pegar fogo, menos que um estabilizador, mas correm risco. Eu indico os filtros que possuem certificação internacional UL1449, já que no Brasil não temos normas, ao menos não claras, pra esses dispositivos no que tange à segurança. No que tange às especificações de funcionamento e eficiência, aí que não tem mesmo, por isso o jeito é apelar pros importados ou os produtos da Clamper que são certificados pela UL1449. Não conheço um filtro de linha nacional pra uso geral ou em PCs que possuam proteção térmica, tirando aí os da Clamper e os importados.

A UL é um órgão igual ao nosso Inmetro, mas a UL é americana. Existem normas européias tb, que são mais rígidas que as normas americanas.

Pra quem mora numa residência com rede 110V, pode comprar o filtros supressores da APC, são os melhores e mais seguros que vocêm podem achar no nosso mercado. Eu gostaria de falar isso sobre a nossa SMS, por ser uma empresa 100% nacional, mas nesse caso meus elogios vão pra APC - multi-nacional de sede Estado Unidense, com fábricas em vários locais do mundo, incluindo uma no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase rau, o meu não tinha os tres leds indicadores, somente um verde e era mais baixo.

Com certeza um modelo mais antigo.

Deve ser o indicado pelo DUOLED então.

Deve ser esse:

%7Boption%7D

Aqui tem um desses parado só que é da cor preta. Essa coisa ai não tem nem proteção anti-surto, o filtro é muito vagabundo tb, três capacitores Y e só.

Rau, o que é um dispositivo DR?

Um dispositivo DR pode ser um DDR ou IDR:

DDR: Disjuntor Diferencial Residual

IDR: Interruptor Diferencial Residual

O primeiro é um disjuntor comum + Interruptor Diferencial Residual o segundo é apenas um inturruptor diferencial residual e precisa estar geralmente depois do disjuntor normal. Agora o que vem a ser esses DR?

Um DR tem como função proteger a vida ou seja, proteger uma pessoa de morrer com um choque ou no mínimo ir parar no hospital.

O DR detecta qualquer corrente de fuga pra terra. Quando você toma um choque, a corrente vai seguir seu corpo em direção à terra.

Num sistema elétrico típico de baixa tensão há uma fase e um neutro. O fio fase geralmente tem o potencial elétrico de 127V ou 220V. Pra que esse potencial possa servir de algo, ele precisa de um referencial 0 volt ou seja, a terra - o neutro é sempre aterrado...

Toda energia que entra na sua residência pelo potencial da fase, retorna em igual quantidade pro condutor de retorno, que seria o neutro. Por exemplo, se sua casa está consumindo 25A, 25A está retornando pro neutro. Isso é a situação ideal. Quando alguém toma um choque, não mais 25A retornam pro neutro, mas 25 - corrente de fuga pra terra ou pelo corpo da pessoa.

O DR entra justmente aí. Ele monitora o tempo inteiro a corrente que entra e a corrente que sai pelo neutro. Se por algum motivo, geralmente um choque elétrico, a corrente que entra não é igual a que sai, o DR instantâneamente desliga a energia, salvando a vida de uma pessoa.

A instalação de um DR deve ser feita por um profissional já que práticas e vícios de instalação e alguns equipamentos, provocam naturalmente correntes de fuga pra terra. Nossos PCs por exemplo, possuem correntes de fuga pra terra, por isso o gabinete dá choque quando não está ligado numa tomada aterrada, mas aterrada essa corrente de fuga sobe e o DR vai sentir. Isso é causado especialmente pelos capacitores Y dentro da fonte que fazem ponte entre Fase-Terra e Neutro-Terra. Protetores anti-surto com varistores em cima do aterramento tb geram uma pequena corrente de fuga. Chuveiros elétrico sem resistência blindada é o mais problemático de todos e podem ser incompatíveis com certos DRs.

Pra instalar um DR precisa-se antes saber qual a corrente de fuga total da residência, já que se você for seguir a norma à risca, que exige um DR de no máximo 30mA, você corre risco de toda vez que ligar o chuveiro a energia cair ou ligar o computador e o chuveiro ou os dois ao mesmo tempo ou qualquer outro equipamento que apresente fuga. Com meu alicate amperímetro simples eu medi uma fuga de 0,23A no fio terra do meu chuveiro, mas talvez seja porque o alicate amperimetro é fuleiro, mas só isso já ultrapsasa em muito os 0,03A de um DR exigido pela norma pra proteção pessoal. Se não for possivel eliminar as correntes de fuga, há que separar os DR por circuitos e dimensiona-los de acordo com a corrente de fuga existente pra que ele não caia constantemente. Um simples fios descascado encostando na alvenaria pode gerar uma corrente de fuga e diga-se de passagem, isso gera um consumo elétrico. Um amigo meu me perguntou uma vez porque o medidor dele continuava rodando bem devagarinho mesmo com tudo fora da tomada, não dava nem pra perceber, só dava pra ver quando a parte pintada daquela roda lá dentro do medidor aparecia. Na época eu não soube responder, mandei ele falar com a CIA Elétrica porque poderia ser defeiro no medidor, mas depois de um tempo ele me comentou que tinha emenda desemcapada encostando na laje da casa!!

Um DR de 30mA é exigido porque essa corrente aí, dependendo de algumas circunstâncias, tipo piso molhado, pessoas descalça, etc. Pode ser o suficiente pra matar.

O DR tb protege o patrimônio contra incêndios causados por defeitos na fiação. Geralmente nesse caso é usado um DR geral de corrente de fuga em 500ma.

Leia a explicação da GE sobre DR:

http://www.geindustrial.com.br/produtos/disjuntores/dr/

Uma pesquisa feita pela Procobre relatou os seguintes problemas em diversas construções:

Resultados em Porcentagem

• Falta de condutor de proteção (terra) - 98%

• Dispositivo de proteção incompatível com os condutores - 93%

Falta de dispositivo de proteção residual DR - 98%

• Falta dispositivo contra sobretensões - 100%

• Quadro de distribuição com partes energizadas acessíveis - 79%

• Evidência de aquecimento excessivo dos condutores - 53%

• Quadro com materiais combustíveis - 82%

• Falha no sistema de proteção contra descargas atmosféricas - SPDA (aterramento, descidas, continuidade) - 85%

Leia mais em:

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=28&Cod=19

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=28&Cod=110

EDITADO:

Eu esqueci de dizer que um aterramento do tipo TN-S, no qual Terra + Neutro estão equipotencializados ou seja, interligados, na entrada da residência, proximo ou dentro da caixa do medidor, é o suficiente pra proteger uma pessoa de choque de contato indireto ou seja, quando por algum defeito na maquina, as partes metalicas ficam com o potencial da fase - enegizado. Se esses equipamentos tiverem aterrados com o padrão TN-S, a resistência do aterramento será baixa o suficiente pra fazer com que o disjuntor entenda essa falta como um curto-circuito e o disjuntor cairá. Mas mesmo assim a norma exige um DR mesmo nesses casos, já que se houver uma perda de neutro fora da casa, no poste por exemplo, causado por acidente, o aterramento não passa mais a ser um TN-S, mas um TT. Se o aterramento tiver muito bem executado, ele ainda será o suficiente pra gerar uma corrente de curto-circuito tal que o disjuntor desligará, mas por segurança um DR ainda é recomendado. E temos tb o contato direto, que é meter o dedã numa tomada por exemplo ou fio desemcapado! Ah, e a eficiência tb do dispositivo seccionador, no caso apenas um disjuntor, vai depender da bitola do fio e da distância do circuito. Na norma tem uma tabela mostrando a distância máxima do circuito pra que o disjuntor haja em tempo rápido o suficiente pra proteger a pessoa. Numa residencia tipica é tranquilo, ja que as distancias permitidas são relativamente grandes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era quase igual a esse só mudava o modelo da carcaça que no meu era um pouquinho mais feia.

Lendo o logotipo no mesmo creio que era a primeira versão desse "revolution" que de revolucionário não tem p*rra nenhuma.

Bom, agora já era, o jeito é tocar a firma pra frente por enquanto com o notebook mesmo.

Quando a reforma no AP estiver pronta vou comprar um novo desktop.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fotos do incêndio no meu AP

...

Dá pra ver os gabinetes todos detonados.

Os hds abriram igual pipoca

Graças a Deus ninguem se machucou

Depois peguei o BO nos bombeiros.

Eles demoraram 8 minutos pra chegar

Agora peguei um note, o AP está em reforma com ajuda de muitas almas boas da família e amigos.

Não desejo esta sorte nem para meus inimigos.

Cuidado com estas *****s de estabilizadores.....

Nossa cara, você só pode estar de zuera... essas fotos foram chocantes. No depósito aqui tem uns "estabilizadores" desses que você citou bem torradinhos hehehe. Tem um aqui que fez um estrago respeitável, tocou fogo em um posto da Polícia Civil inteiro! :D

Estou com uma dúvida aqui... onde eu trabalho o projeto elétrico se faz necessário a instalação de uma rede de automação e estabilizada, principalmente quando vamos construir para o interior que vive faltando luz e tendo oscilações absurdas na rede elétrica. Os "estabilizadores" utilizados só entram em ação quando as baterias estácionarias do UPS estão descarregadas, mas tenho minhas dúvidas em relação a eficiência destes estabilizadores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O troço foi feio meu velho.

Até parei com o cigarrim do capeta. Virei um santo! hahahahahahah

C tinha que me ver de cueca 5:30 da manhã no meio da rua rezando um Pai Nosso ajoelhado pedindo pros bombeiros chegarem depressa.

Agora o susto já passou, peguei um note pra mim e já estou trabalhando. O **** é a reforma do AP, mexer com pedreiro, pintor, etc é bravo.

Êta povo enrolado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, esse que é o maior problema....

Eu não tenho aterramento em minha casa. Não faço ideia de como fazer o aterramento naquele antigo prédio ( tem uns 30 anos a construção ).

Amigos, como vocês solucionam esse tipo de problema? Lembrando que não tive autorização da síndica para descer um fio para o aterramento ( e nem fazê-lo no chao do estacionamento (_( )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é so tem engenheiro aqui,fala sério, se o estabilizador foi desenvolvido e aprovado por normas brasileiras, como ele nao funciona bem, fala serio,qualquer duvida falem com o imetro.

Repare bem o que o Inmetro testou:

Foram realizados os ensaios em estabilizadores de tensão de 1 kVa, tipo não isolado. Os ensaios foram divididos em quatro classes, que são:

DESEMPENHO

* Ensaio de Regulação Estática de Carga

* Ensaio de Rendimento

* Ensaio do Tempo de Resposta

RISCO DE INCÊNDIO

* Ensaio de Temperatura no Transformador

PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS

* Isolamento

* Ensaio de Verificação do Fio Terra

DETALHES CONSTRUTIVOS

* Ensaio da Seção Transversal do Cabo de Alimentação

* Ensaio de Tração no Cabo de Alimentação

* Verificação das Informações no Revestimento do Cabo de Alimentação

* Ensaio do Raio de Curvatura

O estabilizador pode estar dentro das normas, ou seja, ele está nas normas, e isso não diz nada, apenas que ele está nas normas.

Mas queira por favor basear em que ponto você quer chegar...

E olha ainda mais cruel que já é:

Das oito marcas ensaiadas apenas uma foi aprovada em uma das classes de ensaios (risco de incêndio) sendo reprovada nas outras classes. As outras marcas foram reprovadas em todas as classes.

Os problemas observados dizem respeito não só ao desempenho como também, à segurança dos consumidores. Os estabilizadores, além de não estabilizar a tensão nos níveis informados pelos fabricantes, não têm condições, a menos de uma marca, de trabalhar continuamente na potência prevista, aquecendo, atingindo elevados níveis de temperatura e podendo provocar fogo.

Os resultados dos ensaios deixam claro que a qualidade dos estabilizadores de tensão não isolados de 1 kva de potência, chamado pelos fabricantes, de baixo custo, não estão conformes, em relação aos requisitos das normas aplicáveis.

É importante ressaltar ainda que os resultados dos ensaios se aplicam não apenas as marcas analisadas mas sim a todo um mercado de fabricante.

Os resultados denotam que a linha, chamada pelos fabricantes de baixo custo, não oferece ao consumidor os requsitos mínimos de segurança e de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
é so tem engenheiro aqui,fala sério, se o estabilizador foi desenvolvido e aprovado por normas brasileiras, como ele nao funciona bem, fala serio,qualquer duvida falem com o imetro.

Amigo

Pode ser que nem todos aqui sejam engenheiros, mas pode ter certeza que existem vários e assim, se não tiver conteúdo técnico, confiável e inteligente, pelo menos não poste futilidades como esta pérola acima!

4.5. Mensagens com informações erradas ou falsas podem ser apagadas sem aviso prévio. Só dê uma informação se tiver certeza que a mesma é verdadeira, válida ou possível de ser confirmada. O autor poderá ser punido caso insista em postar mensagens deste tipo. Mensagens com conteúdo especulativo devem ser devidamente sinalizados como tal, com link indicando a origem.
E o nome não é imetro e sim Inmetro!

http://www.inmetro.gov.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joão você esta com rasao,mas se o imetro sabe disso porque nao multa quem esta infringindo as normas,porque todo vendedor de computadores acaba vendendo estabilizadores,mas na minha opiniao o estabilizador ele ajuda sim mas o padrão das tomadas devem esta de acordo com as normas, tipo de tres pinos, neutro,fase e terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
mas se o imetro sabe disso porque nao multa quem esta infringindo as normas,porque todo vendedor de computadores acaba vendendo estabilizadores

Posso acrescentar:

- Porque todo político salafrário não vai preso?

- Porque tanta gente rouba do povo e não vai para cadeia?

- Porque a injustiça impera nesse nosso país?

- Porque o sargento Garcia não prende o Zorro?

- Por que o coelho da páscoa bota ovo?

E assim vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso acrescentar:

- Porque todo políticos salafrários não vai preso?

- Porque tanta gente rouba do povo e não vai para cadeia?

- Porque a injustiça impera nesse nosso país?

- Porque o sargento Garcia não prende o Zorro?

- Por que o coelho da páscoa bota ovo?

E assim vai...

kkkkkkkkkk Faller, mando muito bem! \o/ \o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é so tem engenheiro aqui,fala sério, se o estabilizador foi desenvolvido e aprovado por normas brasileiras, como ele nao funciona bem, fala serio,qualquer duvida falem com o imetro.

velho, não sou engenheiro, mas gosto de ler bastante e to sempre procurando ler coisas com respaldo de quem entende, enfim, mas isso não vem ao caso.

Se você confia tanto no Imentro, eu tb não tenho porque duvidar, mas a penultima revisão da norma pra estabilizadores. a NBR 14373 que estava em vigor até Dezembro de 2007 não obrigava essas porcarias a vir com filtro de linha nem com proteção anti-surtos - picos de tensão e muitos não vinha, principalmente se fosse de 300VA! Se duvida só pegar a nova revisão, 14373:2006 e vai ver que agora obrigaram por o minimo desse estágio aí, só pra dizer que "tem"!

No que tange á segurança no uso desses dispositivos, até dezembro de 2007 o o selo do Imentro vinha em todos, inclusive nesse que pegou fogo na casa do colega ai pra trás que postou até fotos e nem por isso evitou o acidente e o que está incluso na nova norma? Aumento das proteções contra sobre-aquecimento e sobre-carga!! Coisa que já deveria ser obrigatoria há muito tempo só agora são exigidas como melhor proteção contra sobre-carga e sobreaquecimento, com desligamento automatico em ambos casos. Só pegar a nova norma.

Infelizmente esses produtos não são continuamente fiscalizados, os fabricantes só precisam enviar uma unidade ou no maximo algumas pra certificarem e dai em diante o fabricante faz o que quiser. Num mercado competitivo e com produtos de quinta vindo da china ilegalmente, essas porcarias continuarão causando problemas e fabricantes capando os produtos pra se tornarem "competitivos".

Eu confio no que vejo dentro do produto e não num selo colado na carcaça do mesmo.

joão você esta com rasao,mas se o imetro sabe disso porque nao multa quem esta infringindo as normas,porque todo vendedor de computadores acaba vendendo estabilizadores,mas na minha opiniao o estabilizador ele ajuda sim mas o padrão das tomadas devem esta de acordo com as normas, tipo de tres pinos, neutro,fase e terra.

Você já viu onde vai o fio terra num estabilizador? Apenas em alguns capacitores pequenos e só! Quando tem, um pequeno varistor entre Fase-Neutro dai o fio terra segue pro PC onde aterra a carcaça para a segurança do usuário e pro bom funcionamento do filtro EMI/RFI da fonte e referencial feito por alguns dispositivos em cima desse terra. Tudo isso um bom filtro faz e com vantagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é so tem engenheiro aqui,fala sério, se o estabilizador foi desenvolvido e aprovado por normas brasileiras, como ele nao funciona bem, fala serio,qualquer duvida falem com o imetro.

Caro amigo, um estabilizador é bom desde que você o use pra sue devido fim e sua rede seja uma porcaria ex:

você mora no sítio da vovó (fim da linha da cpfl) e lá você pegou um multimetro e leu 100Vac, digamos q você vai ligar a geladeira de 127 como???

Aí nesse caso você usa um estabilizador q irá pegar esses 100V e converter pra 127 ou o mais proximo disso.

O maior engano é achar q o estabilizador "ARRUMA A REDE" em suas oscilações, vale lembrar que a maioria das oscilações é tão rápida q o estabilizador "NEM VÊ" devido ao seu retardo de funcionamento, estou conduzindo testes em lab. onde estamos determinando o tempo de ação dos estabilizadores, as preliminares já indicam : O ESTABILIZADOR NÃO FUNCIONA EM OSCILAÇÕES MENORES QUE 50ms !!!

A maioria das oscilações que temos em nossa casa é na faixa de até 20ms, ou seja: até seu estabilizador chavear o pico de energia já atingiu a fonte e ela já controlou a situação em seus gates (transístores que fazem o chaveamento da mesma) quando o estabilizador agir ele fará a fonte agir de novo forçando-a duas vezes em uma única oscilação da rede.

Se quiser proteção de verdade pra seu pc NÃO USE ESTABILIZADOR deixe a fonte trabalhar livre, ela sofrerá menos, caso sua rede sofra de picos, surtos e etc... use um nobreak.

É mais barato pagar 200 reais num nobreak do que ficar pagando 150 reais toda vez q for trocar a fonte por que "caiu a força" "deu pico na energia".

Ps. mencione 150 baseado em uma fonte q todos gostam a 700W wireless da gamer (uma #$%¨&*).

Texto de Daniel Augusto, 5°ano Eng. Elétrica,

digitado por André Augusto (irmão)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo que esse assunto vai longe. Agora é uma pena vermos pessoas tão fora do assunto e falar coisas que não tem nada a ver. Esse mesmo orgão o inmetro, já vi tanto teste de outros equipamentos com "grande nome" e serem reprovados. A minha pergunta é como esses equipamentos saem de fábrica e recebe o certicado do INMETRO?

Na verdade estabilizador no Brasil é sinônimo de Transformador ou seja 220 para 110. Poucos tem essa noção de proteção, inclusive uma fonte de verdade é muito melhor do que os mesmos, põe um filtro antes e "acabou". O problema é que o pessoal tem a conotação que todo equipamento de INFO é 110, mas a grande maioria dos equipamentos para usuários de casa são bivolts: chaveado ou automático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa, tem certos comentários que não merecem resposta. Totalmente sem argumentos.

Eu mesmo apesar de inicialmente ter resistido a essa ideia de que estabilizador é inútil, tive que dar o braço a torcer. Primeiramente por ter lido opiniões de quem tem conhecimento técnico sobre o assunto. E depois por não ter argumentos técnicos para contestar. Aliás, creio que tais argumentos não existam porque eu já concluí que não existe nada que comprove a utilidade do estabilizador.

E olha que eu gosto de contestar, desde, é claro, que eu tenha argumentos para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!