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Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

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Vejo que esse assunto vai longe. Agora é uma pena vermos pessoas tão fora do assunto e falar coisas que não tem nada a ver. Esse mesmo orgão o inmetro, já vi tanto teste de outros equipamentos com "grande nome" e serem reprovados. A minha pergunta é como esses equipamentos saem de fábrica e recebe o certicado do INMETRO?

O Inmetro só garante uma coisa, que aquela unidade enviada pelo fabricante para testes foi aprovada com relação à segurança pessoal e patrimonial, apenas isso! O fabricante recebe o direito de mandar imprimir numa gráfica milhoes de selinhos pra pregar naquele determinado modelo. Lançou um novo modelo? Manda pro Inmentro, ele certifica e te dá o mesmo direito. Depois disso, o Inmetro nada mais faz ou muito pouco pra fiscalizar a continuidade do que foi testado em poucas unidades. O fabricante pode vir a reduzir componentes, reduzir a qualidade da matéria prima dos transformadores, etc e continua recebendo o selo, porque quem poe o selo é o fabricante e não o Inmetro! E até onde sei, o Inmetro não testa a eficácia do produto na estabilização em si, não creio que há órgão nacionais que regulem a proteção prometida por esses equipamentos como existem instiuições no exterior que fazem diversos testes até com picos gerados por raios, em diversos produtos protetores.

No caso da estanilização em si barramos na capacidade dos próprios componentes usados e quanto a isso o Inmetro ou outro órgão nada pode fazer, a não ser dizer q ele responde de acordo com o previsto ou não. O problema é que o "previsto" é abaixo do que nossas fontes necessitam e como já existe uma industria imensa de estabilizadores nesse pais, dificilmente os "grandões" do ramo vão deixar que um órgão regulador diga que esses produtos em nada adiantam para o uso num mercado tão crescente como o de informática! Há muitos interessados nesse jogo! São milhões ganhos anualmente com estabilizadores. Geladeiras e outros dispositivos que não usam fontes de operação chaveada em alta frequência podem até necessitar de estabilizadores para casos como explicados pelo colega Daniel aí acima. Computadores até se beneficiariam se esse tipo de condição ou pior se sustentasse o dia inteiro, o ano inteiro, já que as fontes operariam mais eficientemente, puxando menos corrente (A). Como a própria Teal (fabricante de produtos de proteção, energia e estabilizadores industriais) diz: O uso de reguladores de tensão só se deve ser usado após uma análise da sua real necessidade e nunca devem ser usados indiscriminadamente.

Estabilizador é como um remédio, como um paliativo pra casos onde foi constatado a necessidade, mas alguém aí num passado não muito longínquo jogou verde e colheu maduro, hj o mercado de estabilizadores em nosso país é imenso!

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  • 2 semanas depois...
Se eu não usar estabilizador, quem é que vai pagar o meu prejuízo quando queimar tudo ?

Você está se precipitando, esses pulsos gerados são fracos e além disso existe a fonte dentro do PC, mais uma proteção.

Não concordo com a sua tese.

Sei que estou chegando um pouco atrasado à essa discussão que a duvida do colega já deve ter sido sanada, mas por experiencia digo que não há maleficio em se retirar o estabilizador, haja visto que as fontes do gabinete e do monitor já são estabilizadas e que estes estabilizadores baratos não cumprem o que prometem. ao contrário, como técnico o mais encontrei foi fontes danificadas por descargas que os estabilizadores "xing-ling" não conseguiram bloquear!!! E pior estes nada sofreram!!!!

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Vamos da uma luz a esse assunto.

Sou engenheiro eletrônico a 20 anos. Resumindo Estabilizador para micro é bobagem, UPS é interessante pois evita desligamentos por falta de energia ou picos de rede.

Gostaria de parabenizar nosso chará da engenharia que, assim como eu, CONCORDA que estabilizador pra PC é BOBAGEM...

opnião d quem sabe o q tá falando...

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E desde quando os filtros SMS são top?

Não sei se você é meio azarado pra equipamento eletrônico, MAS, todos os produtos SMS que passaram em minhas mãos, pelo menos mais da metade eu desmontei, são MUITO superiores no quesito montagem e projeto, do que os concorrentes (Tshara, microsol e seus similares...) um detalhe bem simples, porque a MB da asus é em geral mais cara que uma PC Chips???

R: porque todo mundo sabe que a asus dá banho na pcchips, faça uma cotação de preço, entre na americanas.com e veja o custo do manager3 senoidal, verá também que os concorrentes (pelo que vi até agora) nãããããããão têm nem modelo parecido, vá em www.sms.com.br escolha um modelo de média classe e compare com os demais...

não sou puxa saco da sms, meu colega _rau_ pode provar isso, apenas digo pelo q analizo em meu lab o q é bom e o q é ruim...

att

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- Muitos estabilizadores não possuem varistores

- Vocês já viram a capacidade de um varistor de estabilizador?

- Varistores pequenos de 10mm, relativamente baixa energia de surto e apenas entre Fase-Neutro.

- Vocês têm certeza que todos estabilizadores vêm com varistor?

- Vocês já abriram algum, especialmente os de 300VA? Vão ficar surpresos que até SMS vem sem varistor algum. Tenho um aqui pra provar!

- Vocês sabiam que a revisão da norma NBR 14373:2006 que entrou em vigor em Janeiro de 2008 passou a exigir a proteção anti-surto (varistor) em todos os estabilizadores fabricados à partir dessa dada? Sabiam que antes disso isso era opcional??

- Sabiam que antes da ultima revisão, filtro de linha era opcional??

- Sabiam que mesmo obrigados a colocarem proteção anti-surto e filtro de linha à partir de janeiro de 2008 em todos os produtos certificado não definiu a capacidade dessa proteção, mas apenas diz que deve ter? Ou seja, se você colocar uns capacitorzinhos + um varistorzinho chulé fase/neutro você está em conformidade com a NBR 14373:2006??

Não se iludam! Varistor por varistor, vocês acham em bons filtros de linha, mesmo alguns ralés costumam vir com 1 varistorzinho e 1 capacitor pra filtragem. Os melhores, como da APC, q você acha por preço entre 40-150 reais vêm com nada menos que 8 ou mais varitores de alta capacidade de energia, 20mm, 6500A em cada varistor, todos instalados entre Fase-Neutro, Fase-Terra e Neutro-Terra com filtro de linha integrado com capacitor "X2" mais indutores e uma excelente qualidade na montagem e design.

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No que eu sei Cassiano é que tiristores são como chaves e toda chave emite pulsos eletromaganético, a questão não é o tipo de chave e sim o fato de que quando você aciona uma chave você acaba cortando ou ligando um circuito, ou seja, haverá variação da corrente, aumentará ou diminuirá até estabilizar, durante este aumento ou diminuição é que é gerado o sinal alternado(força contra eletromotriz) que não passam de pulsos eletromaganéticos de alta freqüencia. até acredito que estabilizadores com tiristores sejam melhores, mas não na questão dos pulsos que o mesmo emite e sim no fato do chaveamento não ser mecânico. Chaveamentos mecânicos(por relés) podem ter problemas porque quando um dos três relés do estabilizador é energizado, antes, o anteriormente energizado tem que ser desenergizado e em alguns casos isto pode não acontecer ocasionando um curto-circuito dentro do estabilizador. Citando exemplo, um estabilizador que trabalhe em regime intermitente e com corrente elevada, pode acontecer que ocorra tipo uma "soldagem"(fusão) entre os terminais de um relé, por causa da temperatura que podem ser submetidos seu terminais nestas condições de uso. Isto acontece de verdade e é mais um alerta para não se usar estabilizadores baratos, principalmente em regime intermitente e onde se tenha alto consumo de corrente. Fora isso e o fato dos estabilizadores com tiristores não fazerem barulho durante o chaveamento não vejo mais vantagens muito relevantes.

Aí você está enganado Cassiano, embora existam trafos em todos os estabilizadores, estes não isolam o secundario do primário devido ao seguite motivo, o circuito comparador e corrigidor de tensão do estabilizador precisa do referencial terra(neutro da rede) e embora o trafo que exite no estabilizador inicialmente isole o secundario do primario, esta issolação é desfeita devido a um jump que há entre o terra(neutro da rede) para o center-tape do secundário, ou seja, realmete exitem tranformadores em estabilizadores mas estes não tem como função o isolamento do secundario para o primário e esta issolação que poderia ocorrer é comprometidada devido a esse jump do terra(neutro da rede) para o center-tape, necessario ao circuito comparador e corrigidor de tensão do estabilizador.

Ao fim,

Continuo afirmando que estabilizadores domesticos são nocivos aos computadores porque estes emitem pulso eletromagneticos de alta freqüencia que podem travar o micro, seja o chaveamento feito por relés ou tiristores e estes possuem ainda um grande problemas de segurança no que se refere a isolação eletrica do secundário para o primário.

Se alguem ainda tem duvida sobre assunto relevante a isolação eletrica, convido que invertam a polaridade de sua tomada e liguem seu estabilizador na mesma, com uma chave teste verifique as saidas do seu estabilizador como o mesmo desligado, isso só é aplicavel aos estabilizadores domesticos e baratos que a maioria de nós possuimos.

Respondendo sua pergunta EFSPAZ, sou estudante de eletrônica, pós-médio(antigo curso tecnico) no CEFET-BA.

Por enquanto é só, se pintarem mais duvidas podem postar aqui que terei prazer em responder, segundo peço aos moderadores que fixem este tópico afinal é de interesse de todos, pois a maioria das pessoa usam estabilizadores domesticos e baratos e não sabem destes problemas B)

T+ :bye:

otimo topico, n sabia disso

mas tenho uma duvida.. se eu ligar a fonte direto na tomada n tem problema?? aqui um tecnico uma vez veio e trocou a posição do neutro aqui (foi mais ou menos isso) ele abriu a tomada, trocou a posicao dos fios e falo q do jeito q tava podia queimar e blablabla (aqui tem aterramento)

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otimo topico, n sabia disso

mas tenho uma duvida.. se eu ligar a fonte direto na tomada n tem problema?? aqui um tecnico uma vez veio e trocou a posição do neutro aqui (foi mais ou menos isso) ele abriu a tomada, trocou a posicao dos fios e falo q do jeito q tava podia queimar e blablabla (aqui tem aterramento)

se sua fonte é de marca, sim, é melhor você ligar a fonte do pc direto na rede sem estabilizador (este que só atrapalha), opcional e recomendado caso nao possua uma fonte boa é um filtro de linha, por favor nada de "reguas de tomada" um bom filtro de linha custa na faixa dos 60 reais ok???

recomendo como meu colega rau APC..

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@offtop

da uma olhada aqui

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3030056&postcount=257

como faço pra descobrir qual o neutro??

so aproveitando o topico xP

se sua fonte é de marca, sim, é melhor você ligar a fonte do pc direto na rede sem estabilizador (este que só atrapalha), opcional e recomendado caso nao possua uma fonte boa é um filtro de linha, por favor nada de "reguas de tomada" um bom filtro de linha custa na faixa dos 60 reais ok???

recomendo como meu colega rau APC..

Eu não sei qual é minha fonte.. veio no pc que comprei e ainda não pude abrir pois ainda faltam uns 11 meses e 25 dias de garantia =\

mas o tecnico assegurou (de onde comprei o pc) que essa fonte aqui aguentava uma 8400 GS e então vou coloca-la... até semana que vem ela deve chegar

outra coisa é que um tecnico veio aqui e acho que ele inverteu os polos com uma desculpa/explicação parecida com: pcs novos precisam estar ligados assim

ou seja, modificou a instalação que um eletricista fez a varios anos

queria saber como vejo a polaridade, se ela está certa e qual o neutro(pra ligar a pulseira)??

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se sua fonte é de marca, sim, é melhor você ligar a fonte do pc direto na rede sem estabilizador (este que só atrapalha), opcional e recomendado caso nao possua uma fonte boa é um filtro de linha, por favor nada de "reguas de tomada" um bom filtro de linha custa na faixa dos 60 reais ok???

recomendo como meu colega rau APC..

Não é recomendado direto sendo que no estabilizador, por pior que seja usa-lo, pode ter um varistor interno. Se for pra tirar, troque por um bom filtro de linha ou se achar necessário, um bom nobreak. Trocar uma proteção pequena por nada, na minha opinião é pior. Mas pode ligar direto sim, desde q a fonte esteja configurada corretamente pra receber a tensão ("tensão") da rede.

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da uma olhada aqui

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3030056&postcount=257

como faço pra descobrir qual o neutro??

so aproveitando o topico xP

Eu não sei qual é minha fonte.. veio no pc que comprei e ainda não pude abrir pois ainda faltam uns 11 meses e 25 dias de garantia =\

mas o tecnico assegurou (de onde comprei o pc) que essa fonte aqui aguentava uma 8400 GS e então vou coloca-la... até semana que vem ela deve chegar

outra coisa é que um tecnico veio aqui e acho que ele inverteu os polos com uma desculpa/explicação parecida com: pcs novos precisam estar ligados assim

ou seja, modificou a instalação que um eletricista fez a varios anos

queria saber como vejo a polaridade, se ela está certa e qual o neutro(pra ligar a pulseira)??

Provavelmente sua fonte é genérica.

A polaridade você testa com uma chave de testes baratinha q você compra em qualquer elétrica mais ou menos.

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como faço pra descobrir qual o neutro??

so aproveitando o topico xP

Eu não sei qual é minha fonte.. veio no pc que comprei e ainda não pude abrir pois ainda faltam uns 11 meses e 25 dias de garantia =\

mas o tecnico assegurou (de onde comprei o pc) que essa fonte aqui aguentava uma 8400 GS e então vou coloca-la... até semana que vem ela deve chegar

outra coisa é que um tecnico veio aqui e acho que ele inverteu os polos com uma desculpa/explicação parecida com: pcs novos precisam estar ligados assim

ou seja, modificou a instalação que um eletricista fez a varios anos

queria saber como vejo a polaridade, se ela está certa e qual o neutro(pra ligar a pulseira)??

nao dou 100%, mas provavelvente é uma fonte genérica, CUIDADO, tenha certeza da fonte, isso é simples, procure na nota fiscal do pc vem escrito os componentes de hardware instalados (boas oficinas fazem isso) , procure se existe alguma referência da fonte usada, caso nao haja ela é generica.

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Não tem um jeito de verificar a polaridade mais barato e mais fácil ?

Usar o proprio corpo.

Se levar choque é porque é fase

Se nun levar é porque é neutro.

Mas tem que estar descalço e ser 127V (se não é chocaço e pode matar)

Segundo meu colega dá certo.

O que acham ?

Podem acreditar, funciona sim, pena q dói um pouco, kkk...

OBS: as vezes nao há medidor então...

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Não tem um jeito de verificar a polaridade mais barato e mais fácil ?

Usar o proprio corpo.

Se levar choque é porque é fase

Se nun levar é porque é neutro.

Mas tem que estar descalço e ser 127V (se não é chocaço e pode matar)

Segundo meu colega dá certo.

O que acham ?

Tenta você aí e veja o que acha, se ficar vivo, conta pra nós a experiência! :D

Seu colega só pode ter um parafuso a menos mesmo... Tão com dó de gastar 5 reais?? Afe...

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Tenta você aí e veja o que acha, se ficar vivo, conta pra nós a experiência! :D

Seu colega só pode ter um parafuso a menos mesmo... Tão com dó de gastar 5 reais?? Afe...

Vivo ?

Em 127V ?

Tranquilo kkkkkkkkkk

Já levei muitos.

E ainda tem o fato de eu ter energia estatica pelo corpo.

Toda vez que saio de um carro eu tenho que tomar cuidado.

Hoje levei choque do nada umas 4 vezes.

Até quando fui abraçar minha mãe, só de relar nela.

Mas tipo, acha até menos essa chavinha de teste.

É sempre bom ter uma dessas.

Eu tenho uma aqui que até tem a tensão escrito.

Muito boa.

Um parafuso a menos ?

Acho que são mais.

Aqui agente é tudo doido mesmo...

Meu pai, colegas, primos, tudo agente só nun fica mais com a eletricidade porque agente nun fica com o dedo na tomada.

Do resto.

Ixe...

Já chegamos a energizar uma piscina hehe.

Foi sem querer.

Mas foi legal.

Abraço.

Mas tem mesmo que ficar esperto com as polaridades das tomadas.

Aqui em casa graças a Deus está padronizado.

Mas muitas casa não são assim.

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Não é recomendado direto sendo que no estabilizador, por pior que seja usa-lo, pode ter um varistor interno. Se for pra tirar, troque por um bom filtro de linha ou se achar necessário, um bom nobreak. Trocar uma proteção pequena por nada, na minha opinião é pior. Mas pode ligar direto sim, desde q a fonte esteja configurada corretamente pra receber a tensão ("tensão") da rede.

Provavelmente sua fonte é genérica.

A polaridade você testa com uma chave de testes baratinha q você compra em qualquer elétrica mais ou menos.

mais como faço pra saber qual o negativo

me corrija se eu tiver errado:

negativo = descarga

positivo = carga

então no q acende a luz da chave é o positivo

e o neutro??

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Vivo ?

Em 127V ?

Tranquilo kkkkkkkkkk

Já levei muitos.

Olha, choque elétrico é coisa séria, não é a tensão que mata na maioria das vezes, mas sim a corrente! Dependendo de certas condições, mesmo em 127V você pode morrer! Se isso não fosse verdade, não haveria recomendação de instalação de IDR ou DDRs em redes 127V, mas apenas em 220V. Se assim fosse, não precisava de aterramento pra 127V, porque o aterramento foi criado pra proteção das pessoas e nos EUA a rede é 120V é existe inspeção em toda construção pra que ela seja aprovada, se não existir aterramento, é reprovada no mesmo instante. Será que o choque em 120V é tão inofensivo assim??

Se a corrente chegar a passar pelo teu coração, chances são grandes de tu parar no hospital com o coração todo "desregulado" já que ele funciona à eletrecidade, nosso corpo todo tem eletrecidade fluindo num rítimo e intensidades próprios, alterar essa "sincronia", dá *****! Você simplesmente toma choque e não acontece nada é porque rapidamente tirou a mão do fio, não dando tempo da energia achar um caminho até teu coração, existe um tempo pra isso acontecer e vai depender de alguns fatores. Dependendo desses fatores, você pode ficar literalmente grudado na fiação e ai com certeza vai dar tempo da corrente passar pelo teu peito.

Certas condições como estar descalço, corpo molhado, na terra nua, suor no seu corpo, pés, tipo de calçado, até a qualidade de condutividade do teu corpo, etc, são fatores que pode levar você parar no hospital ou te levar à morte. Então dar um conselhos desses é um imprudência sem tamanho! Dizer que 127V não tem problema é desconhecer como age a eletrecidade nos nossos corpos.

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Opa!

_rau_

Você tirou as palavras da boa do meu pai.

Ele veio a pouco falar comigo sobre isso.

Não _rau_

Nun estou aconselhando ninguém a nada disso não.

Estou apenas falando uma coisa que meus amigos faziam aqui, e eu também já levei muito, mas muitos choques mesmo, sem noção

Claro que não recomendo isso pra ninguém mesmo.

Nunca façam isso.

O que estamos discutindo é essa coisa aí de se fazer isso.

Mas _rau_

Um choque de tomada, uma coisa rápida demais, é relar com uma chave de fenda no fio levar e tirar a mão.

Será que mesmo nesse tempo e com os 110V dá para matar ?

Mesmo aqui que ele faz isso usando um fio bem fino ?

Pessoal, só avisando, estamos apenas discutindo isso, nada de tentar eim.

Dependendo desses fatores, você pode ficar literalmente grudado na fiação e ai com certeza vai dar tempo da corrente passar pelo teu peito.

Opa!

Isso eu já vi de perto gente que ficou preso ao fio.

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Se te interessar, dá uma procurada na NBR 5410 no capitulo proteções contra choques que lá explica melhor sobre os efeitos da elerecidade no corpo, mas resumindo:

Existem dispositivos, obrigatórios por norma, que são instalados na rede elétrica, geralmente na caixa de distribuição geral ou caixa de disjuntores que medem toda corrente que entra e corrente q sai do circuito, em condição ideal, instalação bem feita, essa diferença dá zero. Quando alguém toma um choque, 100% do que entra não é mais 100% do que sai e logo o IDR/DDR (Interruptor ou disjuntor diferencial residual) desarma o circuito.

A norma define que um DR pra proteção de contato direto ou seja, um toque direto numa parte viva, fiação, etc, deve ser de 30mA ou seja, 0.03A já que estudos mostram que uma corrente de menos de meio ampere mata! Um DR pra contato indireto ou seja, uma carcaça que ficou energizada, mas com aterramento, deve ter sensibilidade de 100ma.

Um fio fino como você menciona, digamos aí de 1,5mm, é capaz de transportar muitos amperes, numa situação limite, de aquecimento alto da fiação, um fio de 1,5mm conseque passar 35-40A. Claro que dificilmente seu corpo vai oferecer um meio eficiente pra conduzir 40A numa tensão tão baixa, essa tensão não consegue "empurrar" tanta energia pelo corpo, que é um mal condutor, mas como vimos, meio ampere já mata, só vai depender de como esses meio amper entraram no seu corpo e onde ele chegou, se chegar no coração pode ser fatal!

Nosso corpo funciona com correntes elétrica baixíssimas e qualquer coisa acima disso pode bagunçar com sua "regulagem".

A física envolvida na situação de ficar grugado na rede elétrica não sei explicar bem, mas o que sei que acontece é que dependendo de como e onde (músculos) a corrente atingir, a pessoa fica sem ação. Ela não fica de fato "colada" ou "soldada" ao fio, mas seus músculos perdem a reação e você não consegue abrir o dedo pra soltar o fio. De fato, relar no fio dificilmente vai te grudar nele, se não for impossível, mas pegar no fio com os dois dedos fechados ou alguma ferramenta na sua mão que não possui isolamento, como um alicate ruim ou velho, isso sim pode te manter "grudado".

Pode ser que outros fatores te mantenham presos à fiação com apenas um relar num fiovivo, mas não sei explicar o que ocorre.

Aqui como é 220V, tenho o máximo de cuidado em mexer na energia, temos aterramento nos chuveiros, geladeira, fogão e várias tomadas, só dalta instalar os DR que são um pouco caros, mas futuramente colocarei.

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mais como faço pra saber qual o negativo

me corrija se eu tiver errado:

negativo = descarga

positivo = carga

então no q acende a luz da chave é o positivo

e o neutro??

O nome negativo não é correto, o nome certo é neutro ou condutor de retorno. O fio neutro está aterrado e ele é um referencial 0 volt pro fio que tem potencial que é chamado de fio fase. Ele é o condutor vivo ou quente como alguns chamam tb.

Positivo tb é um termo errado e ele não é igual a carga, carga é o aparelho que você liga na energia!

Sim, o que acende a chave é o fio fase ou vivo, o neutro não acende ou não deveria acender nada. Se acender na mesma intensidade que o fase, é porque sua rede é bi-fásica 220V - são duas fases de 127V e todos os ciruitos devem estar protegidos por disjuntores bifásicos.

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nao sei se ja foi perguntado antes, mas então afinal, qual é a função real (onde ele pode ser usado eficientemente) do estabilizador domestico? é apenas um produto inútil com a intenção unica de lucro?

nossa, já tinha trauma de choque elétrico, depois desse sermao do _rau_ to com mais trauma ainda hahaha

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