Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
OldHutter

Dispositivo POE.

Recommended Posts

Olá senhores, após frustadas tentativas de encontrar uma resposta clara nos mecanismos de pesquisa, venho indagar aos cavalheiros uma questão.

 

Qual a função de um dispositivo POE em uma rede?

 

Para ser mais exato, é um pequeno aparelho (lembra muito uma fonte de notebook) que tem 2 portas RJ45, denominadas POE - LAN, e uma conexão de força. Pesquisando a respeito, só encontrei tópicos relacionados a transmissão de dados em rede elétrica, nada a respeito do dispositivo em si. Grato desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo pouco que sei, poe é dispositivo que envia a energia para o roteador pelo cabo de rede. se não fosse isto, em grandes empresa,hoéis e etc, que usam muitos roteadores, onde fosse colocar um roteador, teria que ter uma tomada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caros marcelogon e connectcom.brasil, agradeço as respostas porém, eu devo ter me expressado mal, permitam-me descrever a situação na qual me encontro.

 

Entendo a terminologia PoE porém, me refiro aquele pequeno aparelho (parecido com uma fonte de notebook) com duas portas, uma LAN e outra POE, comumente usado em redes com internet a rádio.

 

Exemplo: residência de um cliente que não é atendido por nenhuma prestadora de internet "convencional" mas é atendido por uma empresa de Internet à Rádio, é instalado na casa do cliente uma antena receptora com um "router" que receberá o sinal via rádio e transmitirá via cabo até o interior da casa, mas antes de entrar no PC do cliente, há um POE device, o cabo que vem do "router" entra na porta POE e outro sai da porta LAN até a CPU do cliente.

 

Seria possível eliminar o dispositivo POE nesse ponto? Qual a real função do POE nesse ponto da rede?

 

Outro cenário: dois prédios com 200m entre eles, eu poderia trocar o HUB que ficaria no centro do cabo (100m) por um desses POEs, assim "barateando" o custo da implantação da rede?

 

Creio ter agora explicado corretamente, agradeço desde já vossos comentários.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OldHuttler :

Não é possível remover remover essa "peça" porque é justamente ela que faz a alimentação elétrica do dispositivo que esta lá em cima do telhado do cliente em questão.

Trocando em miúdos e a grosso modo : essa "peça" que você diz parecer uma fonte de notebook faz com que além dos dados o cabo azul leve também eletricidade lá pra cima para alimentar o dispositivo. Lá em cima o dispositivo não tem fonte e tomada, so uma entrada para rj-45.
Entendeu ?  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma porta PoE é simplesmente uma porta em que a alimentação corre junto com os dados, sem ela, seria necessário passar um cabo de alimentação a parte para os dispositivos compativeis com esse padrão como roteadores, cameras, etc....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá cavalheiros, obrigado benfatti e qwmsp pelos esclarecimentos, os únicos meios de POEs que conhecia eram as "gambiarras" usando-se os pares marrom e verdes para a passagem de dados e os azuis e laranjas para a alimentação, segue ilustração:

 

http://tuxgraphics.org/electronics/200903/hobby-poe.shtml

 

Por isso fiquei meio confuso com esse dispositivo POE, desinformação da minha parte. Imagino então que a crimpagem do cabo seja "normal" EIA/TIA 568A ou 568B, um Straight Cable, e o próprio dispositivo POE, segue ilustração ...

 

http://www.diytrade.com/china/pd/7658770/poe_Single_port_split_network_remote_power_supply_device.html

 

... faz a passagem da corrente pelo fio "correto", é claro que a velocidade seria limitada a 100Mbps, correto senhores?

Pois bem ... o meu segundo cenário, de substituir um HUB por um POE Device no meio dos 200M de um cabeamento CAT5e seria possível?

 

Grato por vossos comentários.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×