Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
OldHutter

Dispositivo POE.

Recommended Posts

Olá senhores, após frustadas tentativas de encontrar uma resposta clara nos mecanismos de pesquisa, venho indagar aos cavalheiros uma questão.

Qual a função de um dispositivo POE em uma rede?

Para ser mais exato, é um pequeno aparelho (lembra muito uma fonte de notebook) que tem 2 portas RJ45, denominadas POE - LAN, e uma conexão de força. Pesquisando a respeito, só encontrei tópicos relacionados a transmissão de dados em rede elétrica, nada a respeito do dispositivo em si. Grato desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo pouco que sei, poe é dispositivo que envia a energia para o roteador pelo cabo de rede. se não fosse isto, em grandes empresa,hoéis e etc, que usam muitos roteadores, onde fosse colocar um roteador, teria que ter uma tomada.

Compartilhar este post

Link para o post

Caros marcelogon e connectcom.brasil, agradeço as respostas porém, eu devo ter me expressado mal, permitam-me descrever a situação na qual me encontro.

Entendo a terminologia PoE porém, me refiro aquele pequeno aparelho (parecido com uma fonte de notebook) com duas portas, uma LAN e outra POE, comumente usado em redes com internet a rádio.

Exemplo: residência de um cliente que não é atendido por nenhuma prestadora de internet "convencional" mas é atendido por uma empresa de Internet à Rádio, é instalado na casa do cliente uma antena receptora com um "router" que receberá o sinal via rádio e transmitirá via cabo até o interior da casa, mas antes de entrar no PC do cliente, há um POE device, o cabo que vem do "router" entra na porta POE e outro sai da porta LAN até a CPU do cliente.

Seria possível eliminar o dispositivo POE nesse ponto? Qual a real função do POE nesse ponto da rede?

Outro cenário: dois prédios com 200m entre eles, eu poderia trocar o HUB que ficaria no centro do cabo (100m) por um desses POEs, assim "barateando" o custo da implantação da rede?

Creio ter agora explicado corretamente, agradeço desde já vossos comentários.

Compartilhar este post

Link para o post

OldHuttler :

Não é possível remover remover essa "peça" porque é justamente ela que faz a alimentação elétrica do dispositivo que esta lá em cima do telhado do cliente em questão.

Trocando em miúdos e a grosso modo : essa "peça" que você diz parecer uma fonte de notebook faz com que além dos dados o cabo azul leve também eletricidade lá pra cima para alimentar o dispositivo. Lá em cima o dispositivo não tem fonte e tomada, so uma entrada para rj-45.
Entendeu ?  

Compartilhar este post

Link para o post

uma porta PoE é simplesmente uma porta em que a alimentação corre junto com os dados, sem ela, seria necessário passar um cabo de alimentação a parte para os dispositivos compativeis com esse padrão como roteadores, cameras, etc....

Compartilhar este post

Link para o post

Olá cavalheiros, obrigado benfatti e qwmsp pelos esclarecimentos, os únicos meios de POEs que conhecia eram as "gambiarras" usando-se os pares marrom e verdes para a passagem de dados e os azuis e laranjas para a alimentação, segue ilustração:

http://tuxgraphics.org/electronics/200903/hobby-poe.shtml

Por isso fiquei meio confuso com esse dispositivo POE, desinformação da minha parte. Imagino então que a crimpagem do cabo seja "normal" EIA/TIA 568A ou 568B, um Straight Cable, e o próprio dispositivo POE, segue ilustração ...

http://www.diytrade.com/china/pd/7658770/poe_Single_port_split_network_remote_power_supply_device.html

... faz a passagem da corrente pelo fio "correto", é claro que a velocidade seria limitada a 100Mbps, correto senhores?

Pois bem ... o meu segundo cenário, de substituir um HUB por um POE Device no meio dos 200M de um cabeamento CAT5e seria possível?

Grato por vossos comentários.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais