Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acho que o meu ubuntu foi invadido!


erich8

Posts recomendados

Hoje o firefox não queria sair na pagina da google e quando fechei o nautilus abriu um monte de janelas tive que reiniciar!
Nos últimos dias instalei um monte de coisas aqui;
Avant Window navigator <--  barra tibo cairo
Cairo dock
Panel tint2
Screenlets daemon
Unit2d
A maior mudança foi mudar o desktop, encerei a sessão e escolhi a ultima opção la no topo; iniciar com o gnome + cairo + compiz, foi neste ambiente que aconteceu!
A que houve?
 

--

 

agora troquei a memoria de lugar e continua!

 

Esta acontecendo com o firefox do win também!
Dei boot com o windows e o firefox abriu um monte de janelas!
E muitas estão abrindo na pagina do google!
O ubuntu tem algum histórico de invasões?
Mas porque no ubuntu o nautilus é aberto?

ate o google chrome! Abrindo feito logo!

ate o live cd do ubunto esta assim!

sera hardware?

me falaram que existem códigos maliciosos para a BIOS do PC, sera o caso?

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1061194-6174,00-ARGENTINOS+CRIAM+VIRUS+QUE+SE+ALOJA+NA+PLACAMAE+DO+PC.html

 

no win acontese isto, um monte de navegadores abre;

post-488886-0-71082800-1394626989_thumb.

no ubuntu isto;

post-488886-0-06837300-1394627148_thumb.

 

--

 

memtest

post-488886-0-21263400-1394667176_thumb.

 

--

 

resetei a bios, mas antes tirei fotos de todos os menus da bios e apóis o reset tentei deixar tudo como estava.
Ficou tudo errado tensão do CPU, temperatura do cpu chegou ate 70!
o rpm da fan do cooler ate chegau 2000 que não passava de 800!
E os problemas continuam!
Ate fiz uns vídeos mas não da para editalos e muito menos postalos pois as janelas estão abrindo demais! vou ver si consigo!
so estou postando por q o firefox travou e estou usando o chrome, mas si eu fechar a mensagem de erro começa tudo de novo!
si remover o firefox ai é o chrome que fica loco!
acho que vou formadar tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz!!!!

Pelo visto, suponho que você não entendeu o significado das informações do memtest.

De acordo com a imagem que você postou referente ao teste da memória usando o memtest, essa memória está com problema.
Ou ela(s) ou o(s) slot(s) ou as duas coisas. Pode até ser mesmo alimentação vinda de fonte com problemas. E se for fonte genérica, aí que a "coisa" complica pois fontes desse tipo são as maiores responsáveis em danificar peças na placa-mãe, peças e periféricos.

Só pela imagem referente ao memtest, é indicação de memória com problemas mas saber o que causou isso, é outra história. Há várias hipóteses e fonte de alimentação é uma delas.

 

Verifique a possibilidade de colocar no lugar uma fonte de alimentação decente, limpe as memórias e os slots com cuidado. Observe se há capacitores estufados na placa-mãe e tente novamente o memtest. Pesquise sobre limpeza das memórias e tome cuidado com elas quando manuseá-las.

Se a informação da cidade em que você mora procede, então, verifique com bastante cuidado se há depósito de maresia na placa-mãe. Maresia é um perigo. Mesmo que tenhas uma boa fonte, boa placa-mãe, boas memórias e bons periféricos, por causa da maresia, tudo vai por água abaixo.

 

E numa boa... Não entra nessa paranóia de que foi invadido. Afinal. tu é magnata do petróleo ou algo parecido? Óbvio que não. Então, dê uma olhada com bastante cuidado sobre o que eu disse e se não sentires firmeza, procure alguém mais tarimbado para te ajudares nisso aí.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há várias maneiras de testar se uma memória está realmente com algum problema mas antes de fazer qualquer teste com ela, tem que ter certeza que o equipamento que a usa, no caso, a placa-mãe, esteja em perfeitas condições. Quando não se tem certeza, a única maneira é testá-la em outra placa-mãe sabidamente sem problemas.

 

Óbvio que essa é a maneira mais "prática" de fazer esse teste. O fato de você ter uma fonte Corsair não quer dizer que ela esteja cem pro cento confiável. Da mesma forma que se você tem um carro e tem os melhores pneus e eles estão novinhos, nada impede de acontecer um desastre por causa de um buraco no meio do percurso ou um prego no meio do caminho. Não estou afirmando que a fonte esteja com problemas. Apenas estou lembrando que quando acontece esse tipo de "acidente" no percurso, certas peças do micro têm que ser testadas em máquinas diferentes e sabidamente confiáveis.

 

A informação da imagem do memtest "diz" claramente que há um problema na área da memória. Ou é a memória ou é o slot ou é o circuito que faz parte da memória.

 

Portanto, se você retirar essas memórias e testa-las numa máquina diferente, uma a uma, e der o mesmo erro, podes ter certeza que a memória já foi para o brejo. E claro, para ter certeza que a memória e todo o resto do circuito do micro hospedeiro do qual será o hospedeiro de teste, terá que ser testado antes para não haver dúvidas.

 

Não está descartado a ocorrência de alguma pane na placa-mãe mas saber exatamente onde é, somente num laboratório. De forma caseira, só inspeção visual e olhe lá.

 

Portanto, teste essas peças(as memórias) em uma máquina diferente e sabidamente sem problemas. Só assim, terás certeza se as memórias estão ou não com problemas.

 

Fonte é a mesma coisa. Teste de fontes tem que ser feito com cargas aplicadas nas saídas e verificar se elas apresentam as tensões dentro da sua faixa de tolerância. Fazer isso em casa, tem que ter equipamento adequado. Inspeção visual nos componentes da fonte também podem fornecer indícios de algo que pode estar causando problema. os ventiladores ou fans como são conhecidos, a não ser que sejam devidamente isolados da atmosfera externa, sofrem com poeira e causam má ventilação no interior da fonte. Calor não retirado, diminui a vida das peças, principalmente dos capacitores eletrolíticos de alumínio mesmo que eles sejam da melhor marca pois diminuem a vida deles e isso pode acontecer com qualquer fonte.

 

Até mesmo o HD tem uma vida útil. Já fez um exame de superfície nele? Claro que esse exame tem que ser feito noutra máquina e de confiança. Um programa interessante que tem esse tipo de teste é o Mini Tool Partition Wizard. E claro que ele não pode ser instalado nessa máquina  sua. Ele tem que ser instalado em outra máquina. É um programa pequeno e de muita utilidade. A instalação e desinstalação dele não deixa resquícios é é muito bom. Existe a versão free e a paga. A free tem o recurso de teste da mídia do HD. Esse teste não apaga os dados. Ele apenas verifica se há ou não problema com a mídia. 

 

Qualquer peça de micro, dependendo do lugar onde eles estão instalados (os micros) sofrem com distúrbios externos: poeira, maresia, etc.

 

Mais uma vez... Tente primeiro testar essas memórias em outro micro e que esse micro suporte as suas memórias. E teste-as uma por uma.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sei ler o memtest ele da um lupin eterno?

passei o memtest em uma memoria de cada vez. olhe os resultados.

primeira memoria;

post-488886-0-40553200-1394898332_thumb.

segunda memoria;

post-488886-0-21244300-1394898361_thumb.

estou so com 2gbs e ate agora nada de bugs!

nao sei si vou conseguir abrir programas como editor pitivi ou virtualbox!

é melhor do que um up de R$500,00 que estava planejando!

 

obrigado Jambao.

mais uma pergunta! com as fotos da para saber si a memoria de de 800 ou 400mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela informação "qwmsp" ! Serve para confirmar o que falei anteriormente sobre as memórias"!

 

Entendeu agora a minha observação caro erich8?

 

E não fizestes conforme eu sugeri. O correto seria testar essas memórias em outro micro. Mesmo que as duas estivessem com erro.

 

Porém não foi o que aconteceu. Serviu para confirmar que somente a primeira memória está com problemas.

 

O memtest é um excelente programa mas não adianta usá-lo se o usuário não consegue entender as informações que ele fornece.

 

Desculpe mas não quis ofendê-lo. Afinal, se rodastes o memtest, achei que você saberia o mínimo dele para saber o que está acontecendo.

 

É um programa antigo. Bem antigo e se não me falha a minha memória(kkkkk), é o único que testa todas as células da memória dinâmica  com todos os padrões em todos os endereços "usáveis" além de prover diversas informações a respeito do barramento, chipset, classificação da memória, que CPU é usada no momento, etc.

 

E de fato, como observastes, ele não termina o teste. Ele entra no que se chama de loop que significa laço. Ele entra num processo de loop infinito ou infinity loop. Mas ele não fica só nisso. Esse programa tem dezenas de testes que são acessados pelo usuário uma vez que ele seja disparado. De qualquer forma, o disparo do programa, inicialmente, serve para denunciar se há ou não problemas com a memória.

 

Não pode haver nenhuma linha vermelha. O teste completo não pode ter nenhuma linha vermelha. E nessa linha ou linhas vermelhas, contem o tipo do erro e em qual endereço ou endereços está ocorrendo o problema.

 

E quanto a sua pergunta, respondo que SIM. As imagens informam qual a frequência de trabalho das duas memórias.

 

Tanto na primeira quanto na segunda imagem, observe as informações iniciais. Eu fiz algumas marcações básicas. Veja abaixo.

of0v.png


.

É um pente de memória de 2 gigas (2038M). O tipo é DDR2. É Uma DDR2 800. Consequentemente, o barramento básico é 400 mHz (399) e por ser DDR2, é um pente de 800 mHz (DDR798).


.

.

Veja que na segunda imagem, a observação sobre a memória.

 

8flb.png


.

Na primeira imagem, como a memória tem problemas, não se vê essa informação porque ele prioriza o defeito ou os defeitos que ocorrem com a memória. Já na segunda imagem, pelo menos um ciclo do teste passou e a informação do SPD aparece. Além disso, ainda informa qual slot da placa-mãe é usado. É outra maneira de usar o programa. Testar slots. Não é o caso. As duas memórias foram testadas no mesmo slot. No caso, o slot 0.

 

No entanto, digamos que o slot estivesse com problemas. O que teria que ser feito? Ora... Basicamente, testar a memória nos slots da placa-mãe.

 

Para fazer isso, teria que testar a memória sem problemas em cada slot. Somente dessa forma, terias certeza quase que absoluta que os slots não têm problema.

 

Entendestes a "lógica" do meu argumento? Tu não terias essa certeza se usasses a memória problemática. Já com o pente bom, estarias mais seguro. Pelo menos tens um pente bom.

 

Agora.... Digamos que as duas não passassem no teste. Terias condições de dizer que as duas estão com problemas?

 

Não. de jeito nenhum.

 

Só terias certeza, se você as testasse em outro equipamento. E se nesse equipamento, as duas passassem no teste, aí sim. Concluirias que o problema é na sua placa-mãe. Basicamente. Porque o problema estaria ou nos slots ou no circuito das memórias ou outra parte do circuito eletrônico da placa. Poderia ser também a alimentação que vem da fonte. Por que não? Tudo é possível. Nesse caso, outros procedimentos teriam que ser avaliados, pensados, para saber onde estaria o problema.

 

Essas minhas observações são baseadas em raciocínio lógico e baseadas no funcionamento básico de um micro e seus circuitos. Essa última observação é importante e é fundamental para entender um teste desse tipo.

 

Abração


.

.

Se pesquisares com o Google (óbvio, num micro sem problemas) os seguintes termos: " Como entender o memtest ", vais ter uma grande quantidade de links informando como entender o memtest. Alguns bons, outros ruins. O importante é que não existe falta de informação sobre o dito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! Sim!

 

Foi o que presumi. Desculpe-me por eu ser chato (kkkkk).

 

Quanto ao memtest, os CDs live do Ubuntu, não importa qual, vêm com o memtest. O memtest é famoso e muito bem conhecido pela comunidade geek Linux.

 

Ele fica em loop infinito se você quiser. Mas é a primeira condição dele. Afinal, quando o micro é ligado, ainda tem que dar um tempo para a temperatura interna do gabinete estabilizar-se e com o tempo, as memórias aquecem e justamente por estar em loop, mesmo que a memória esteja em bom estado, pode acontecer que a temperatura interna do gabinete, por falta de ventilação e por falta de um arrefecimento adequado do pente, a memória poderia apresentar algum problema por aquecimento. É esta uma das razões do loop. Há várias razões porque ele inicialmente trabalha nesse estado. Quando puder, leia sobre ele: memtest.

 

E quanto a esse tempo que você deixou, não precisava isso. Mal apresentou essas linhas. já pode parar o processo de teste e ir direto para a outra memória. perceba que.. Não importa que tipo de erro a memória está apresentando. Isso pode ser visto mais tarde. E não faz sentido deixar esse tempo todo uma vez que memória não se conserta. Bem... Depende... tem malucos de plantão mas isso é um caso para McGiver e companhia e tem que ter ferramental adequado para isso.

 

Em resumo... Colocou a memória no Slot e apareceu linhas vermelhas, pode parar o teste e partir para outra memória. Se isso acontecesse com todos os pentes, aí sim, terias que arrumar um micro sabidamente confiável, que trabalhasse com essas memórias suas e terias que passar o memtest nelas com esse outro micro.

 

Na hora que fores comprar esse outro pente, tome cuidado com o manuseio dele. Já vi muito vendedor manusear memória como se fosse a coisa mais besta. Verifique se está no invólucro correto e se o vendedor pegar nos contatos, encha o saco e peça outro. Aproveite e informe que vai testá-lo adequadamente. E se estiver com problemas, se pode trocá-lo e pergunte também qual a garantia do pente. mesmo que seja pentes de boas marcas, elas não aguentam stress provocado por mau manuseio. E muitas vezes, um pente desses pifa porque há pessoas que não sabem manusear com cuidado o pente de memória. e com o tempo, um belo dia, o pente pifa e você fica a ver navios. Talvez tenha sido isso o provável causador do pente problemático: stress provocado por mau manuseio.

 

E te digo mais. Muitos nem conhecem esse tipo de teste e o programa. Acham que somente a verificação pelo PC é suficiente e não é verdade.

 

Portanto, cuidado na compra do novo pente.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não faz sentido deixar esse tempo todo uma vez que memória não se conserta. Bem... Depende... tem malucos de plantão mas isso é um caso para McGiver e companhia e tem que ter ferramental adequado para isso.

 

Acho que me incluo nesses malucos :P

Erich8, nessas alturas do campeonato os dissipadores não irão ajudar, o negócio é trocar as memórias mesmo, chegou a testar se o Ubuntu travou somente com a memória 2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" ... Acho que me incluo nesses malucos :P  "

 

Pois é Seu 'qwmsp".

Eu também estou nessa horda de malucos de plantão também mas esse tipo de serviço é só para quem tem tempo, ferramentas adequadas e muito traquejo com ferro de solda apropriado, malha de dessoldagem e outras traquitanas para retirar o chip defeituoso e colocar outro bom no lugar. Lembrar que esse chip de memória tem que ser exatamente igual ao retirado. Exatamente não existe. O termo correto é semelhante.
Onde ele pode ser encontrado? Em outro pente de memória que esteja estragado. Vale salientar que para fazer isso, vai depender onde está o chip defeituoso ou defeituosos. Tanto no pente que irá receber o implante quanto no pente doador. No pente que receberá o implante, deverá ser encontrado o chip defeituoso e no pente doador, um ou mais chips em perfeito estado. Daí... É só fazer a cirurgia. Apesar que.. no LInux, existem certos comandos que podem ser usados para isolar um determinado endereço de memória e com isso, a memória com problemas pode ser usada no Linux já que aquele ou aqueles endereços não serão mais usados pelo SO. Vi isso no site do Morimoto e ele explica e ensina como fazer isso. Mas tal procedimento não tem no Windows. Vale salientar que tal procedimento, só serve para os endereços posicionados depois de 1 mega. Se o endereço problemático estiver bem no início da memória, não tem jeito.

Portanto, essa tarefa de trocar chips de memória defeituosos é tarefa para os McGiver's de plantão.
Essa coisa ou melhor, esse trabalho só é possível quando se conhece como o pente é estruturado e isso é outra pesquisa.

É o tipo de trabalho que só pode ser feito quando não se tem nada para fazer e tá afim de revitalizar controle das mãos e principalmente, quando o pente de memória é mosca branca e tem pentes com problemas mas que pode ser canibalizados se pelo menos conseguir-se alguns chips bons.

Saindo da área de experiências, retornemos ao caso.

Meu caro erich...

O calor é maléfico em qualquer peça mas... Esse "mas" é que é a coisa.

Cada peça tem um limite de suportar uma determinada quantidade de calor. O calor existe e existirá sempre porque há trabalho. Uma parte da eletricidade que circula nas peças é usada para o serviço que ela tem que fazer e nesse trabalho, alguma energia é desprendida. Essa energia desprendida é na forma de energia térmica ou calor como nós chamamos. Para que esse calor seja dissipado na atmosfera, é preciso que haja diferença de temperatura entre o objeto que desprende e o ar circulante. Quando menor essa diferença, menos vai ser dissipado e tudo vai depender dos materiais envolvidos.

Dê uma lida a respeito sobre o que é temperatura e como a coisa acontece. É bastante interessante.

Usar um dissipador de calor em contato com os chips de memória é interessante mas tudo vai depender de como é esse contato da peça dissipadora e a superfície dos chips (eles não são lisos) mas de nada irá adiantar tal medida se o interior do gabinete não sofre renovação constante de ar fresco e com temperatura menor que a do interior do gabinete.

Eu nunca tive problemas com temperaturas no intrior do meu gabinete. Por que? Oras. Eu faço uso de uma ventoinha ou fan na frente do gabinete. Esse ventilador ou fan fica escondido pela parte frontal do gabinete e onde ele fica posicionado? Exatamente na frente do meu HD. Verifique isso no seu. Pode notar que na frente da baia, onde se coloca o HD e depende da posição, tem um lugar para colocar uma ventoinha. Com uns furos, uns míseros furos que podem ser alargados ou então, cortando para que toda a área fique livre.

Consequentemente, o HD ou HD's recebem uma ventilação forçada e seu calor é retirado, misturando-se ao ar interno do gabinete que precisa ser renovado. Deixar isso por conta da pobre ventoinha que faz parte da fonte é complicado porque além da tarefa que ela tem em arrefecer os componentes do interior dela, ainda tem que "puxar" o ar interno do gabinete. É por esse motivo que os atuais gabinetes vêm com vários lugares para posicionamento de ventoinhas: parte fontal, traseira, dos lados e alguns também vêm com suporte para colocar ventoinha na parte superior do gabinete. Também faço uso de uma ventoinha na parte traseira e com isso, o ar do interior do gabinete é retirado.

Buenas... Essas informações dizem respeito ao meu gabinete. Cada caso é um caso mas uma observação interessante e útil é: usar uma ventoinha para esfriar o HD faz muito bem e ele(s) agradece(m).

Quanto ao lance de você comprar dissipadores para as memórias, acho que não vem ao caso agora. O mais importante é você adquirir um pente para por no lugar do pifado.

E quanto ao Ubuntu, esse pente de 2 megas resolve a parada para ele já que de acordo com a documentação oficial dessa versão LTS (12-04) o recomendado para sistemas desktop é de 512 megabytes. Como tens 2000 megas ou 2 gigas de memória, não vejo problema nenhum.
O restante das recomendações, teu sistema atende e muito. Entretanto, não sei se algum programa do sistema corrompeu-se já que com o pente pifado, o sistema enlouqueceu. E isso afeta ainda mais o Windows. Não se sabe até que ponto o SO WIn pirou e pode ser que alguns arquivos do sistema tenham sido corrompidos. Bem.. é só uma hipótese.

Se quiseres saber mais a respeito dessa versão do Ubuntu vá nesse link --> https://help.ubuntu.com/12.04/installation- guide/i386/minimum-hardware-reqts.html


Eu somente resumi quanto ao aspecto da memória.

Só tens um jeito de saber. Por somente a memoria boa e testar o Precise Pangolin (Ubuntu 12-04) e ver como ele se comporta.

Quanto ao Windows, não sei se ele vai se comportar com essa quantidade de memória porque para teres 4 gigas de memória ou estás usando o WinSeven de 64 bits com o mínimo de memória ou a versão de 32 bits. E mesmo assim, a versão de 32 bits não enxerga os 4 gigas. A não ser que se use um patch para ver essa quantidade. Existe esse patch. Eu só não lembro o endereço ou link de como fazer isso.

Portanto, é mais aconselhável você usar somente o Ubuntu com esse pente de 2 gigas, por enquanto. Até chegar o novo pente.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...