Ir ao conteúdo

Boa derivação para ligar um amperímetro em fonte de computador

ilkyest

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Pessoal, boa noite. Eu já perguntei isso mas confesso que não localizei na busca (confesso que eu perdi pra busca na verdade)

Afora a conexao elétrica PCI-E, que alimenta a placa de video, qual seria uma boa derivação para por um amperímetro em uma fonte de computador, de modo que ao usar, e conforme o uso, o amperímetro trabalhasse?... seria a derivação 12V que alimenta a placa mãe? ou seria os 12V da entrada de 24 pinos?

eu estou fazendo um case, e porei 3 amperímetros que já tenho. Um na entrada AC, outro na alimentação da placa de vídeo, e outra que eu gostaria de saber agora

O amperímetro é analógico, e pode ser usado em AC e DC, e marca até 50A

neste modelo

thumb_15007_919625_0_f5d28c50f91ae168d76

Postado

Ilkyest,

Esse amperímetro da foto pelo que vi no site do fabricante, só trabalha em AC e a ligação é direta, ou seja, em série. Então, esse só vai poder ser ligado antes da alimentação da fonte do micro. Um porém, o fundo de escala vai ficar alto para o consumo do micro, dificultando a leitura...

Nélio.

• Membro VIP
Postado

Podes enfrentar problemas ao tentar medir uma placa de vídeo com esse tipo de instrumento..

- Placas de vídeo tem até 3 vias distintas de alimentação: Via slot PCI-e da placa-mãe. Via conector PCI-e e lá já tem até três caminhos (3 fios amarelos) . Em segundo conector PCI-e

- A inserção do amperímetro na linha de alimentação provoca nessa linha uma queda de tensão que pode ser importante e prejudicar ou desbalancear a alimentação dessa placa, prejudicando seu desempenho ou até forçando a alimentação da placa mãe, dos 12 Volts, exigindo mais corrente do que deveria entregar..

Portanto abra o olho e cheque muito bem, com um voltímetro sobre o amperímetro a queda de tensão sobre ele..

• Membro VIP
Postado

ok Faller...

@Nelio2012 foi a primeira coisa que eu perguntei pro vendedor. Tem simbolo de AC.... e eu perguntei isso, diz o vendedor que pode ser usado em DC também

Faller, no caso... baseando-se na placa mãe exclusivamente. Seria uma boa 12V? fio amarelo, não do 24pin, mas do plugue 8pin? o amperímetro ficará ligado enquanto o pc estiver ligado... eu vou testar se ele não dá, acima de 4A, perdas por Joule (esquentar demais). Tive informação que não, mas vou testar com uma resistência de chuveiro;

Quanto a queda de tensão, vou testar com duas lampadas de carro. ligar ela em farol alto, cada uma tem 60W (55/60), deverá puxar uns 10A.... e por o minipa para testar....

No caso, eu usaria uma das linhas de 12V da placa, uma das linhas de 12V da Mobo (se essa for a melhor alternativa, que represente o maior consumo de corrente) e outro amperimetro ligado em AC, medindo a corrente de entrada, após a tomada.

Postado

Os amperímetros que utilizam sistema de ferro móvel podem ser usados tanto em AC como em DC quando fazem as medidas diretamente.

O bom deles é que são TRUE RMS e por isso vão sempre exibir a corrente verdadeira em AC, não importando a forma de onda.

O ruim é a baixa precisão na leitura.

Inclusive a escala do equipamento da foto, possui caracteristicas de instrumento de medição com sistema de ferro móvel

• Membro VIP
Postado

bacana.... bom saber disso... quanto a precisão de leitura, já escolhi até 50A por causa disso, melhor que os de 100A que vi... e digital não queria porcausa dos shunts;

e quanto a "uma boa derivação", que me dizem?

• Membro VIP
Postado

Não sei exatamente se estás buscando fazer alguma medida que seja significativa ou se queres somente o equivalente a um VU mostrando, pelos picos do ponteiro, que existe algum consumo e que ele varia, modulado pela energia demandada pela CPU se for intercalado no ATX12..

Me diga qual é sua real intenção...

Lembre-se de que a real demanda em 12 Volts só seria verdadeira com a interrupção de todos os fios amarelos de todos os conectores (ATX12 ou EPS, ATX 24, PCI-e, Molex e sata) e inserção do medidor ai nessa fiarada toda.

• Membro VIP
Postado

seria os dois faller... minha intenção é, inicialmente um WU, mas também um certo monitoramento de carga

Eu estou querendo um "efeito WU" e também ficar, as vezes, de olho sobre "onde está indo" a carga....claro se não for viavel na placa de vídeo, mantenho apenas na mobo, sem problemas (até to pensando em manter na mobo, apenas, mesmo)

e outro irá na fonte.... monitorando "o que entra da tomada

Postado

Não sei se essa afirmação é correta, mas a algum tempo atrás eu li que a linha 12v era voltada para alimentar ventoinhas e periféricos como HDs e CD Roms.

De qualquer forma, não seria melhor e mais direto retirar todos os fios 12v (amarelo) do PCI da placa da fonte e colocar o amperimetro ali, claro puxando a fiação até o painel do pc?

• Membro VIP
Postado

Não sei se essa afirmação é correta, mas a algum tempo atrás eu li que a linha 12v era voltada para alimentar ventoinhas e periféricos como HDs e CD Roms.

De qualquer forma, não seria melhor e mais direto retirar todos os fios 12v (amarelo) do PCI da placa da fonte e colocar o amperimetro ali, claro puxando a fiação até o painel do pc?

Além desses some-se a CPU, e aplaca de vídeo, ou seja, mais de 90% da alimentação de um PC moderno vem da linha de 12 Volts..

Postado

@ilkyest Você comprou deste vendedor?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547190858-sc627-amperimetro-analogico-50a-continuo-e-alternado-dcac-_JM

Eu gostei do amperímetro. Estou quase comprando devido ele ser TRUE RMS. 

Não é qualquer amperímetro que mede a corrente verdadeira em AC com cargas não lineares como computadores por exemplo.

Os outro amperímetros comuns, mesmo os alicates amperímetros digitais que custam na faixa de R$ 150 reais só medem corretamente verdadeira quando  a corrente é senoidal. Quando se trata de correntes não senoidais como a de retificadores, ele medem até 40% a menos do valor real.

Já um alicate amperímetro TRUE RMS bom já custa na faixa de uns R$ 680,00 a 700,00 reais.

Embora este de ferro móvel não tenha muita precisão na medida já quebra um galho. 

Pelo menos o que ele mostra é verdadeiro.

• 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...