Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Me indiquem uma fonte por favor


bubuseifer

Posts recomendados

Peça a este colega seu lhe explique melhor o porquê da necessidade de um Cooler com Água para a sua necessidade, mas dados e fatos convincentes e não opiniões leigas de achismo.

 

Um watercooler é correto quando o cidadão realiza overclocks e põe o processador a trabalhar além daquilo para o qual ele foi projetado, pois necessitará de maior refrigeração, daí a necessidade para tal.

 

Quanto a comprar uma fonte mais potente que o necessário, sugiro que leia um dos artigos que lhe passei lá atrás do Faller.

 

Para escolher a fonte mais adequada a teu uso, deves fazer a somatória do consumo em Watts e ainda somar cerca de 20% no final para dar margem de segurança (se bem que uma fonte de boa qualidade já lhe ofereça por si só tal margem).

 

No seu caso:

 

...
(3W x2) 2x Memória Corsair 4096 MB (4GB) 1333MHZ DDR3 - CMV4GX3M1A1333C9

(95W) Processador AMD FX-6300 3.5Ghz AM3+ FD6300WMHKBOX

(40W) MB ASUS p/ AMD AM3+ M5A78L-M LX/BR Box, c/ Anti Surge, Core Unlocker, Turbo Key

(20W) HD de 1 tera sata II 

(160W) Placa de video gtx 760 ( que foi a que você falou la)

(1W) e mais um cooler pra resfriamento

 

Inclua aí na continha mais uns 30W para um DVD e vejas qual valor necessitas para tua fonte. Ah! Não se esqueças dos 20% de folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peça a este colega seu lhe explique melhor o porquê da necessidade de um Cooler com Água para a sua necessidade, mas dados e fatos convincentes e não opiniões leigas de achismo.

 

Um watercooler é correto quando o cidadão realiza overclocks e põe o processador a trabalhar além daquilo para o qual ele foi projetado, pois necessitará de maior refrigeração, daí a necessidade para tal.

 

Quanto a comprar uma fonte mais potente que o necessário, sugiro que leia um dos artigos que lhe passei lá atrás do Faller.

 

Para escolher a fonte mais adequada a teu uso, deves fazer a somatória do consumo em Watts e ainda somar cerca de 20% no final para dar margem de segurança (se bem que uma fonte de boa qualidade já lhe ofereça por si só tal margem).

 

No seu caso:

 

 

Inclua aí na continha mais uns 30W para um DVD e vejas qual valor necessitas para tua fonte. Ah! Não se esqueças dos 20% de folga.

Na minha opinião, um Watercooler é necessário apenas em overclocks agressivos. Para overclocks normais, um cooler a ar que não seja o stock é mais que suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, boa tarde! (quase noite)

 

Seifer, entendo sua dúvida e ate sua resistência em acreditar em uma fonte de "apenas" 430W dá conta do seu sistema. Bem, pior que dá e até com ótima folga, mesmo adquirindo uma VGA do porte da GTX760. Veja o consumo máximo estimado de cada peça listada em seu último post:

 

 

2x Memória Corsair 4096 MB (4GB) 1333MHZ DDR3 - CMV4GX3M1A1333C9 (10W)

Processador AMD FX-6300 3.5Ghz AM3+ FD6300WMHKBOX (77W em clocks de fábrica, sem OC)

MB ASUS p/ AMD AM3+ M5A78L-M LX/BR Box, c/ Anti Surge, Core Unlocker, Turbo Key (35W)

HD de 1 tera sata II (12W)

Placa de video gtx 760 ( que foi a que você falou la) (150W nas mesmas condições da CPU, sem OC)

e mais um cooler pra resfriamento (3W sem LED e 4W com LED)

 

Até então deu o total de 288W, mas temos que estimar também o que você planeja (Watercooler) + o DVD-ROM e a caixa do som USB. No total, seu PC. No total, teremos 333W de consumo total. E sabemos que a Corsair CX430 (CP-9020046-WW) entregará seguramente 430W numa boa e com segurança. Temos quase 100W de folga para upgrades básicos, como a adição de fans (4W cada) e de HD (média de 12W). Tá perfeita essa opção que (primeiramente) o Brak e a rapaziada do fórum tá passando pra você, Seifer?

 

E em relação ao Corsair H60, novamente recorrendo as infos através do tópico, você usa um gabinete padrão da CCE. Isso sim deve ser observado, pois esses modelos de gabinete não possuem planejamento para por fans de 12cm, impossibilitando a colocação do radiador do WC no gabinete, salvo alguma adaptação a base de serralheria ou algo do gênero. O WC, sim, fará você trocar de gabinete.

 

A fonte já vem com as furações planejadas para esse modelo de gabinete (fonte posicionada em cima). Bastará você colocá-la com a fan dela voltada para baixo, aí até ganhará um "exaustor", apesar que não é a função principal da ventoinha da fonte...mas tá valendo!

 

Seifer, vá na opinião da galera e feche com o certo!
 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, um Watercooler é necessário apenas em overclocks agressivos. Para overclocks normais, um cooler a ar que não seja o stock é mais que suficiente.

 

Sim, concordo. Neste caso, é bom o cidadão monitorar a temperatura do processador e olhar na documentação do fabricante (do processador) a temperatura ideal de trabalho. Às vezes, nem de cooler hidráulico se precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

Apenas faço parênteses, se me permitirem, a respeito da utilização dos WCs, uma modesta e breve opinião:

 

Como há aircoolers para cada perfil de utilização de CPU, os WCs não fogem à regra. Normalmente, os WCs tem maior capacidade de arrefecer as CPUs (e até VGAs) em situações de overclock. Mas há watercoolers voltados para atender o arrefecimento dos processadores em espaços específicos, onde um aircooler com a mesma capacidade de resfriamento não cabe no espaço a ser ocupado: ou por causa do espaço acanhado do gabinete, ou por ocupar de modo acintoso a área de memórias, atrapalhando a utilização delas. O WC aparece também para solucionar esse problema, desde que o gabinete tenha o mínimo de condições para comportá-lo, claro.

 

É o que pude constatar quando adquiri um Seidon 120V, colocando-o no lugar do antigo Hyper 212+. Em relação a performance de arrefecimento, o Seidon não é tão superior assim, a melhora foi pouco relevante. Entretanto, o objetivo principal da aquisição foi aprender na prática como se instala um WC e ver como isso funciona, (e também calhou uma boa promoção) foi bacana a ideia! Friso também que esse modelo, o Seidon 120V, é um dos mais simples WCs no mercado.

 

Então, se a pessoa precisa melhorar o arrefecimento da CPU, mas a adoção de um aircooler pode acarretar problemas na instalação, creio que a adoção de um WC básico seria uma solução viável. No entanto, concordo e assino embaixo com a rapaziada: Comprá-lo sem detectar a necessidade de usar um cooler melhor dimensionado (seja Air ou WC) é desperdício de grana. A CPU pode tranquilamente trabalhar com suas temperaturas ok com seu coolerbox. Só medindo as temperaturas com o PC em funcionamento para dimensionar a necessidade ou não de outro cooler melhor apropriado para o trabalho.

 

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porr4 pessoal, valeu mesmo ai por me ajudar nessa dúvida, eu cheguei agora da facul e ia perguntar exatamente isso ai, como calcular quanto vou precisar de W pra comprar a fonte, queria saber quantos W cada peça consome e vocês se adiantaram^^ valeu mesmo, a cx 430w vai caber perfeitamente pelo que eu vi aqui^^. valeu pela paciência com este leigo que vos fala, agora eu entendi perfeitamente que esta fonte vai funcionar direitinho com minhas peças e futuros upgrades^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal so mais uma dúvida e encerro, a cx 430w diz entregar na pinagem 12v 34A o q daria 384W + 40W das pinagens 3,3V e 5V o que daria 424W reais, ta correto isso? ou errei o calculo? e também, a fonte diz que vem sem cabo, eu vou ter que comprar outro cabo de força, ou posso usar o meu mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na área novamente!

 

Não esquenta quanto a isso, Seifer. O que tiver de dúvidas manda pra cá!

 

Seu cálculo está correto, pois as especificações sugerem o consumo máximo de 34A na linha de 12V. Nas demais tensões, 40W já compreendem bem o consumo de um PC moderno nas faixas de 5V e 3,3V. Esse limite de 34A, ou 384W representam o limite adequado para que a fonte funcione de modo adequado, seguindo os parâmetros de oscilação e ruído de tensão. Essa fonte, apesar de não ser recomendável contar com isso, tem uma margem de potência caso esse limite seja ultrapassado.

 

Nesse caso de utilização fora dos parâmetros pré-determinados, terá efeitos colaterais como a perda de performance na regulação das tensões, na eficiência energética e até o desligamento da fonte como proteção (se fosse uma fonte "reaus", explodiria nessas condições). Mas nada disso se aplicaria na sua configuração atual, Seifer, a não ser se realmente planeja fazer uma dobradinha de VGAs GTX760 em SLI, aí já é outro assunto...

 

Sobre o reaproveitamento do cabo de força, se encaixar corretamente na fonte, não terá problema algum em seguir usando-a. O cabo de força que eu uso é de um PC da Positivo de 2007 e minha fonte atual é 700W (pelo menos no papel), tranquilão desde sempre!

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na área novamente!

 

Não esquenta quanto a isso, Seifer. O que tiver de dúvidas manda pra cá!

 

Seu cálculo está correto, pois as especificações sugerem o consumo máximo de 34A na linha de 12V. Nas demais tensões, 40W já compreendem bem o consumo de um PC moderno nas faixas de 5V e 3,3V. Esse limite de 34A, ou 384W representam o limite adequado para que a fonte funcione de modo adequado, seguindo os parâmetros de oscilação e ruído de tensão. Essa fonte, apesar de não ser recomendável contar com isso, tem uma margem de potência caso esse limite seja ultrapassado.

 

Nesse caso de utilização fora dos parâmetros pré-determinados, terá efeitos colaterais como a perda de performance na regulação das tensões, na eficiência energética e até o desligamento da fonte como proteção (se fosse uma fonte "reaus", explodiria nessas condições). Mas nada disso se aplicaria na sua configuração atual, Seifer, a não ser se realmente planeja fazer uma dobradinha de VGAs GTX760 em SLI, aí já é outro assunto...

 

Sobre o reaproveitamento do cabo de força, se encaixar corretamente na fonte, não terá problema algum em seguir usando-a. O cabo de força que eu uso é de um PC da Positivo de 2007 e minha fonte atual é 700W (pelo menos no papel), tranquilão desde sempre!

 

Abraço!!

dobradinha de VGAs GTX760 em SLI o que significa isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oba!

 

 

 

dobradinha de VGAs GTX760 em SLI o que significa isso?

 

São duas, ou mais, placas de vídeo conjugadas em uma placamãe específica (que dispõe deste recurso, além de 2 slots PCIex) para obter uma performance melhor em jogos em geral. Para quem usa nVidia GeForce, esse recurso chama-se SLI, e para as placas de vídeo AMD Radeon/ série R, passa a se chamar Crossfire. Há algumas diferenças mais sutis, mas funcionam usando o mesmo princípio.

 

Aqui está um SLI mais "humilde", com 2 GTX650 Ti:

Image_01S.jpg

 

E uma "insanidade" com 4 GTX Titan (cerca de R$ 3000...cada placa!)

179054-3.jpg

 

É, caro Seifer, isso é pra quem "não sabe brincar", uaehueahaeuheau!!! Fora outros exemplos com AMD Crossfire...

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, essa fonte aqui http://www.kabum.com.br/produto/48572/evga-fonte-430w-80-plus-white-100-w1-0430-kr, é boa? comparada a corsair é pior, se equipara ou é melhor? expliquem-me o por que de uma das 3 alternativas ai, brigadao pessoal!


E mais uma duvida, no site da Kabum tem 3 cx 430w: 

http://www.kabum.com.br/produto/34214/fonte-corsair-cx-430w-cp-9020046-ww

 

http://www.kabum.com.br/produto/38570/fonte-corsair-430w-cx430m-atx-power-supply-80-plus-bronze-cp-9020058

 

http://www.kabum.com.br/produto/21305/fonte-corsair-atx-12v-2-3-430w-cmpsu-430cxv2

 

qual a diferença de cada uma, e eu posso comprar a mais barata?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Seifer, boa madruga!

 

Essa EVGA mesmo com 2A a mais na linha de 12V, ela é ligeiramente inferior na eficiência energética e por não ter algum teste confiável efetuada nela até então, não sabemos se ela possui uma boa regulação de tensão e também como ela se comporta em temperaturas altas. Não é uma fonte ruim não, mas entre ela e a CX, continuaria com a CX, mas ela certamente seria minha 2ª opção atualmente nesta faixa de potência.

 

E em relação aos modelos CX que postou:

 

-A CX430 (CP-9020046-WW) "Bronze" é aquela que nós recomendamos;

 

-A CX430M é a versão modular (alguns cabos destacáveis) da CX430 "Bronze";

 

-E a CX430V2 é a versão anterior desta fonte, com 4A (48W) a menos na linha de 12V e eficiência energética menor. Pela pouca diferença de preço, não vale a pena.

 

Seifer, se quiser uma CX430 "Bronze" em um preço bacana (R$165) e em uma loja tranquila: http://www.megamamute.com.br/produto/fonte-430w-cx430-cp-9020046-ww-corsair-71552

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cx430 pra um fx 63 cara eu n recomendaria vai de cx 550 ou ate uma cx 600 é melhor ter folga de energia do q usar no talo abrass

Mas não vai ficar no talo não irmão, pelos cálculos da galera ai, que me ajudaram pra karai, agradeço mesmo a turma, a cx 430w vai dar e com muita folga ainda, uma folga de 100w mais ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!