Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho baixo com configuração boa


Posts recomendados

Bom, é meu primeiro post aqui e não achei uma área mais adequada pra postar o meu problema então decidi deixar aqui mesmo, peço desculpas caso esteja fazendo algo errado. ;D

 

Meu problema é o seguinte, tenho um PC razoavelmente bom com as seguintes configurações:

Placa mãe: Asus M5A78L-M LX/BR

Processador: AMD Bulldozer FX6100 3.3 Ghz

Memória: Markvision 2x 4GB (8GB) 1333Mhz

Placa de vídeo: Zotac GTX650Ti 2GB DDR5

Fonte: Corsair CX500

 

Porém, mesmo com essas configurações que eu considero até boas, eu não consigo obter o desempenho que sei que deveria ter. Não tenho queixas quanto ao desempenho com programas leves, mas em jogos como LoL onde vejo pessoas com configuração inferior chegarem até 120 de FPS no máximo, eu mal consigo jogar no médio com 80 de FPS. Em outros jogos como Team Fortress 2 e até mesmo Minecraft também sinto como se o desempenho estivesse baixo pois em áreas de muita "movimentação" é perceptível a mudança.

 

Recentemente troquei minha fonte e placa de vídeo que era uma GTS 250 pela GTX650Ti e praticamente não percebí diferença em alguns jogos, portanto acredito que o problema possa estar no processador, que junto com a placa mãe e memória, já tem uns 2 anos.

 

Já tentei quase de tudo que achei na internet e até agora nada, estou esperando pra poder comprar um watercooler e talvez fazer um overclock no processador mas ainda assim acho que o desempenho deveria ser maior sem isso.

 

Agradeço a quem puder ajudar e novamente peço desculpas se estou postando na área errada ou coisa do tipo. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa-mãe é low profile. Não digo que ela é o problema, mas ela vai influenciar no desempenho com certeza.

Pode ser alguma configuração na BIOS.

Consegue informar como a BIOS está configurada? Seria interessante colocar todas as configurações dela.

Você usa Windows 7 ou 8? 64 bit, certo? Se for o Win7, já atualizou para o Service Pack 1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma configuração parecida com a sua:

M3A78

Phenon II x4 945 3.0ghz

gtx 650ti boost

 

Consigo rodar Crysis III no máximo com 30 fps. Se conseguir uns 30 fps no gráfico médio do crysis 3, ta ótimo o desempenho.

Veja a versão do driver da placa de video e poste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa-mãe é low profile. Não digo que ela é o problema, mas ela vai influenciar no desempenho com certeza.

Pode ser alguma configuração na BIOS.

Consegue informar como a BIOS está configurada? Seria interessante colocar todas as configurações dela.

Você usa Windows 7 ou 8? 64 bit, certo? Se for o Win7, já atualizou para o Service Pack 1?

 

Eu também cheguei a pensar que poderia ser alguma configuração na BIOS, daí eu resetei as configurações dela pro padrão e está atualizada. E sim, já atualizei o Windows 7 pro SP1.

 

Tenho uma configuração parecida com a sua:

M3A78

Phenon II x4 945 3.0ghz

gtx 650ti boost

 

Consigo rodar Crysis III no máximo com 30 fps. Se conseguir uns 30 fps no gráfico médio do crysis 3, ta ótimo o desempenho.

Veja a versão do driver da placa de video e poste.

 

Eu não cheguei a testar o Crysis 3, mas pelo desempenho de quase todos os outros jogos que testei, acho que não está bom. E a versão do driver é a última lançada. 335.23.

 

Em alguns jogos tipo Black Ops 2 eu consigo alcançar até 90 de FPS com os gráficos mais altos sem problema nenhum, mas tem outros tipo o Team Fortress 2 que quando tem muita "movimentação" na tela, FPS cai igual água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou esperando pra poder comprar um watercooler e talvez fazer um overclock no processador mas ainda assim acho que o desempenho deveria ser maior sem isso.

 

Já verificou a temperatura do processador e placa-mãe com jogos? Seu gabinete é bem ventilado?

 

Consigo rodar Crysis III no máximo com 30 fps.

 

Crysis 3 e BF foram os jogos mais mal otimizados recentemente.

 

Recentemente troquei minha fonte e placa de vídeo que era uma GTS 250 pela GTX650Ti e praticamente não percebí diferença em alguns jogos

 

Mas a diferença pelo que eu sei entre essas duas placas é enorme. Por acaso tá tudo atualizado como sugerido? Chegou a formatar o HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já verificou a temperatura do processador e placa-mãe com jogos? Seu gabinete é bem ventilado?

 

Crysis 3 e BF foram os jogos mais mal otimizados recentemente.

 

Mas a diferença pelo que eu sei entre essas duas placas é enorme. Por acaso tá tudo atualizado como sugerido? Chegou a formatar o HD?

 

Já verifiquei algumas vezes usando o SpeedFan. Jogando LoL por exemplo a temperatura não passa de 60º. E sim, o gabinete é bem ventilado, é um Raidmax Hurricane com 2 coolers de 12cm (tenho mais alguns mas fico com medo de usar pra n pesar na fonte).

 

Quanto ao HD, já cheguei a formatar mais de uma vez. Sei que a diferença entre as duas placas é enorme e por isso o meu desespero. Com a GTS 250 eu pegava praticamente o mesmo FPS que tô pegando agora no LoL.

 

 

Para iniciar o PC, você sente uma demora também? Acha que deveria estar melhor?

Seu PC não deve ter algo errado, acho que a limitação que você está tendo aí é da placa-mãe. O chipset não é muito bom.

Vou testar o FPS no Crysis 3 e posto aqui.

 

Até que não, acho que pra iniciar é até normal. Também acho estranho eu ter tal desempenho com uma configuração dessas. De um tempo pra cá quando comecei a ver o desempenho que o pessoal tinha com configurações parecidas eu fiquei preocupado. Um amigo meu consegue rodar o LoL no máximo sem uma placa de vídeo por exemplo, e eu com uma GTX650 Ti tô passando mal no médio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualize o driver para 337.61 no forum da nvidia tem pra baixar. Passei por telas azuis devido as duas versões antigas, essa melhorou o desempenho e não deu mais tela azul.

 

Eu estava com essa versão, mas li em alguns lugares que as versões betas poderiam estar causando esses problemas, daí optei por desinstalar e instalar a anterior. Vou instalar novamente já que não resolveu o problema.

 

Eu já tentei praticamente de tudo, não sei o que pode estar causando esse meu desempenho baixo. Tava pensando que era realmente o processador que precisaria de um overclock mas como vocês mesmo já disseram que tem configurações parecidas e com desempenho normal, não sei o que pode ser. Ainda acredito que possa ser alguma configuração na BIOS ou coisa do tipo, mas se for o caso, acho que vou optar pelo overclock mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu sei. Mas ela é beta, daí tinha visto uns caras falando que versão beta podia apresentar bug também, então desinstalei e instalei a antiga, mas não resolveu o problema. Agora instalei ela de novo só por deixar atualizado mesmo, mas não mudou nada no desempenho. =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei aqui, mas não teve diferença. Não acho que o problema possa estar na placa de vídeo pois na anterior, GTS 250, o desempenho também era pra ser melhor, mesmo sendo uma placa antiga. Acho que o problema está na placa mãe, em alguma configuração da BIOS ou até mesmo no processador.

 

Outra coisa estranha é que no LoL por exemplo, não adianta eu diminuir os gráficos que o FPS fica sempre o mesmo. Se eu tentar colocar no máximo, fica uns 60 ~ 70 de FPS mas bem lagado, chegando a cair pra uns 40 em certos momentos do jogo. E se eu for diminuindo os gráficos, fica a mesma coisa, no início do jogo pode chegar até 170 de FPS mas depois vai diminuindo até chegar a uns 80 e diminuindo mais ainda em áreas com muitos efeitos. Pra poder jogar sem lag eu tenho que ligar a sincronização vertical, assim eu consigo jogar no médio sem problemas, mas se tentar desligar, não dá pra jogar nem no gráfico mais baixo.

 

De alguma forma parece que meu PC tem um limite pra rodar alguns jogos, mesmo sem sincronização vertical e no gráfico mais baixo, ele não consegue passar de certa quantidade de FPS. To começando a desconfiar que o problema seja realmente na placa mãe, pois o processador deveria aguentar e a placa de vídeo então nem se fala. Creio eu que a única coisa que poderia causar essa limitação seja a placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Fiz o teste no Crysis 3 conforme disse. A média do meu PC foi de 30FPS com tudo em High. Notem que a configuração do meu PC é um pouco diferente (tinha esquecido de mudar na assinatura):

 

Biostar TA890GXB HD

Athlon II x4 635 @ 3.1GHz

Kingston HyperX 2x4GB DDR3 1333

SSD OCZ Vertex 3 120GB SATA3

HD Samgung 500GB SATA2

XFX R7750 1GB GDDR5

 

Durante o jogo tive pouquíssimos lags, isso porque meu processador é fraco para jogos, possui um cache muito baixo.

O seu processador, FX-6100, é muito superior ao meu, então com certeza capacidade de processamento seu PC tem.

O que realmente impacta é um gargalo entre o processador e a placa de vídeo. Eu apostaria em substituir a placa-mãe com um chipset melhor. É difícil encontrar uma placa-mãe com chipset 880 ou 890 que suporte a linha FX. Talvez você tenha que pular para uma com o 970.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho o Crysis 3, mas pelo Can You Run It, diz que meu PC rodaria um pouco acima do recomendável.

 

Concordo que deve ser algo na placa mãe, quando comprei achava que não iria fazer tanta diferença e optei pela mais barata e é a única coisa que poderia estar causando essa limitação. Meu único medo seria trocar a placa mãe e não solucionar o problema.

 

Eu andei olhando aqui umas configurações e o pessoal usa a M5A78L-M LX sem o "BR", será que já é o suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei aqui, tentei colocar o Anti-aliasing no máximo também mas não foi de jeito nenhum. Pelo benchmark o desempenho tá até bom eu acho, mas não entendo porque não consigo jogar alguns jogos com gráficos altos sendo que outras pessoas até sem placa de vídeo conseguem. =/

 

4zA2gI7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei aqui, tentei colocar o Anti-aliasing no máximo também mas não foi de jeito nenhum. Pelo benchmark o desempenho tá até bom eu acho, mas não entendo porque não consigo jogar alguns jogos com gráficos altos sendo que outras pessoas até sem placa de vídeo conseguem. =/

 

4zA2gI7.jpg

Ta otimo! O meu ta mais alto pois a minha vga tem overclock de fabrica e o dissipador mais eficiente.

post-650281-0-01360600-1398821090_thumb.

Ve se tem algo sendo processado na cpu acima de 15%(17% igual a 100% de um core)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta otimo! O meu ta mais alto pois a minha vga tem overclock de fabrica e o dissipador mais eficiente.

attachicon.gifSem título.jpg

Ve se tem algo sendo processado na cpu acima de 15%(17% igual a 100% de um core)

 

Pois é, e mesmo assim mesmo assim em alguns jogos eu não tenho o desempenho que deveria ter. No GeForce Experience por exemplo, indica que deveria conseguir rodar LoL e Team Fortress 2 no máximo, mas não consigo, tenho que deixar no médio e com sincronização vertical pra "fluir" bem. Se desligar a VSync o FPS cai muito em partes com muitos efeitos.

 

Eu já chequei quanto a processos consumindo o processador mas não achei nada fora do normal. Também já tentei formatar o PC e não funcionou, portanto não acho que seja algum problema de software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua placa, M5A78L-M LX/BR, suporta mais memória que a versão sem o "BR". Os chipsets são exatamente os mesmos: 710 e 760.

 

Olha, programas influenciam sim, especialmente quando se trata de Sistema Operacional.

Existe uma boa diferença de desempenho entre o Win 7 Ultimate e o Win 7 Home Premium (ambos 64bit).

No Ultimate, por exemplo, meu score de HD fica em 7.5 (SSD). E com o Home Premium o score do HD pula para 7.9. Claro que estamos falando apenas de Score, mas com o Home Premium, o uso em geral fui melhor. No meu caso, o Ultimate tem recursos demais e que jamais usarei. O Home Premium é mais leve e tem tudo.

Se você estiver usando o Win 7 Ultimate, e se puder, sugiro colocar o Home Premium. Acho que é melhor tentar resolver por software do que trocar a placa-mãe.

 

Outra coisa, considerando que você usa a versão ultimate e não funcionar como deveria, mesmo mudando a versão do sistema operacional para uma mais "básica", continuo acreditando que seja a placa-mãe.

 

Trabalho com manutenção há muitos anos e já notei desempenho diferente entre computadores usando exatamente os mesmos componentes. Algumas placas tem algum "defeito" de fábrica, embora não trave o SO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não disse que os programas não influenciam, o que eu quis dizer é que não acho que o meu problema esteja em algum programa puxando muito o processador ou algo do tipo, considerando que já formatei o HD várias vezes e não solucionou o problema.

 

Quanto ao SO, vou ver se instalo algum mais leve, talvez até mesmo o XP. E sobre a placa-mãe, eu andei pesquisando e vi pessoas com configurações iguais ou parecidas, com a mesma placa mãe e alguns até com overclock. Ela é até a mais vendida na Kabum se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o que quis dizer com os programas. Está certinho.

 

Acho que não vale a pena usar o XP, hein. Um dos problemas do XP é que você vai deixar de usar a maior parte da memória, fora o baita trabalho para instalar o próprio XP e os drivers com a configuração que você tem.

 

Você está usando o Win 7 Ultimate, né?

 

Se você quiser eu analiso os programas do seu PC remotamente pelo Team Viewer. O que acha? Marcamos um horário certinho para você não ficar esperando. Cobro nada! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, estou usando o Ultimate. Também já usei o Windows 8, mas não gostei muito e voltei pro 7.

 

Pode ser, mas não tenho nada fora do comum no PC além dos drivers, uns programas de limpeza tipo CCleaner, photoshop, etc. Já tentei também formatar e só instalar os drivers pra ver se o desempenho ficava normal, mas não funcionou muito. Vou tentar instalar a outra versão do Windows 7, se continuar ruim eu baixo os programas novamente e você analisa, pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, estou usando o Ultimate. Também já usei o Windows 8, mas não gostei muito e voltei pro 7.

Pode ser, mas não tenho nada fora do comum no PC além dos drivers, uns programas de limpeza tipo CCleaner, photoshop, etc. Já tentei também formatar e só instalar os drivers pra ver se o desempenho ficava normal, mas não funcionou muito. Vou tentar instalar a outra versão do Windows 7, se continuar ruim eu baixo os programas novamente e você analisa, pode ser?

cara pode ser uma sugestao boba mais você ja testou o LOL outras memorias sem ser essas marktvision q você disse q ja faz uns 2 anos q tem você vai ter q testar tudo cara vga e cpu o problema n deve ser então arrume um pente kingston e teste ai
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!