Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trepidação de botão


Posts recomendados

Boa noite.

 

Pessoal, é o seguinte: Quero usar um botão para gerar um pulso de clock para um flip flop JK(4027), usado como T.

 

Então primeiro eu fiz as ligações do flip flop e liguei um resistor pull down e uma microchave. Funcionou bem. Só que eu quero usar uma chave push button, e a coisa fica meio complicada.

 

Quando aperta o botão as vezes gera mais de um pulso de clock, e quando desaperta quase sempre gera algum pulso. Tentei colocar um capacitor em paralelo com o resistor de pull down, assim ao apertar o botão o capacitor carrega e mesmo se a chave trepidar ele continua carregado, ao desapertar independente da trepidação ele vai manter o nível lógico 1 enquanto durar a trepidação, logo depois o resistor pull off descarregaria o capacitor e voltaria com o nível lógico 0 no clock do 4027.

 

O problema é que logo quando desaperta gera de alguma forma outro pulso de clock.

Eu observei trocando um capacitor por um maior(100µF), que esse pulso é proveniente da descarga do capacitor e não da trepidação do botão, logo depois que desapertava cerca de um segundo ele gerava um pequeno pulso que invertia a saida do flip flop(já que uso como T), e as vezes até só piscava a outra saida mas mantinha a mesma saida.

 

Eu não sei o que faço, isso não era para existir.

 

Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito que eu deveria fazer era este, mas tinha resolvido fazer com o 4027.

Então resolvi fazer esse circuito.

tube-screamer-jfet-bypass-switch.png

 

Ele não funcionou. Ele até funciona mais ou menos como toggle, mas não pelo botão. Só eu aplicando o sinal diretamente na base de cada transistor.

 

Eu agora estou pensando em fazer com o 555

 

Vi isso aqui:

v8555882957_eb07f2292f_n.jpg

 

É um circuito bem pequeno, e funcionando é o que poderia me ajudar muito já que eu tenho pouco espaço sobrando na caixa.

 

É uma boa ideia faze-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite.

 

Fiz o circuito que havia postado anteriormente, 

 

Usei o 555 como togle e 4049 para inverter a saida do 555 para alimentar o outro transistor.

 

Liguei através de um diodo as saidas do 555 e 4049 (Q e Q/ do toogle) no source de cada transistor. O sinal no gate de cada transistor passando por resistor de 1M, e o drain dos dois transistores curto circuitados. Coloquei dois resistores de 10K em paralelo indo para o terra e saindo do drain, e um capacitor de desacoplamento ligado no drain e no resto do circuito. O circuito funcionou, apenas com um pequeno barulho na hora do chaveamento, deve ser do transitório do capacitor, mas operando normalmente, sem ruidos sem os dois sinais misturados.

 

Obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@96daniel96,

 

Isso que eu ia te indicar :

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/786533-ligardesligar-led-com-pushbotton-usando-transistores/#entry4419012

 

E podia usar uma chave analógica, tipo CD4066 ou CD4016 para comutar o sinal.

 

Esse seu ruído deve ser por causa da diferença de nível DC entre as pontas do capacitor de passagem do sinal. Experimente manter um certo nivel DC igual , mesmo de alta impedância, que o ruído deve diminuir bastante.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O nível 1 do 555 e do 4049 tem uns 2 v de diferença, deve ser esse o problema. Da próxima vou usar outro inversor do 4049 para tirar o Q. 

 

Achei interessante esse 4016 e 4066, não sabia que existia, estou pensando em usar ele no chaveamento do sinal, vai ser mais simples que usando transistores.

 

Eu devo testa-lo no protoboard e dando tudo certo irei usa-lo no próximo efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@96daniel96,

Se for para sinais até 1 Mhz, eles funcionam muito bem.

Existe um projeto na Elektor , eles fizeram um pré de altíssima qualidade e a comutação das fontes de sinal utilizavam duas chaves analógicas para cada entrada, sendo que uma ficava em série com o sinal, e outra era ligada na saída da primeira e a outra ponta ia ao terra. Assim quando eles queriam cortar um sinal e selecionar outro, a primeira chave era desligada, fazendo ficar em aberto, e a segunda chave era acionada, fazendo com que qualquer sinal que porventura passasse pela primeira chave fosse desviado ao terra.

Desta maneira conseguiram uma isolação semelhante à de se usar relés.

E recentemente ví um circuito muito bem bolado também com essas chaves analógicas, vou ver se acho o link e posto ele aqui.

achei :

http://electronprojects.blogspot.ie/p/arduino-atmega328.html

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nem precisa.

O próprio conjunto C1/R2 faz isso.

Este mesmo conjunto forma o tempo de deboucing.

Enquanto o divisor R1/R5 formado par resistores 10x menor que R2, e o botão permanecer acionado,o capacitor só se carregará praticamente até metade da tensão de alimentação. Com isso o 555 nem seta e nem reseta, já que pra isso precisa de 1/3 e 2/3 a alimentação respectivamente. Quando o interruptor é aberto, o capacitor se carregará até VCC ou descarregará até o GND dependendo do estado atual da saída. Daí dá pra prever o que acontece com o 555 quando se pressionar novamente.

Dá pra fazer 4 circuitos destes com um CD4096 ou 6 circuitos com o CD40106, já que são Schmitt triggers e tem suas janelas de histerese.


Só pra complementar:

Se retirar o divisor R1/R5 e manter o botão pressionado...

teremos um multivibrador astável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!