Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que não devemos usar estabilizadores de tensão


Posts recomendados

@brower
A maioria das fontes de aparelhos eletrônicos é full range. Olhe atrás da TV e você não verá um seletor de tensão elétrica ("127"/220V).
Por exemplo, no carregador do meu celular está marcando 100-240V / 50-60Hz.

 

@faller

Sempre dando uma aula sobre eletricidade. Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, acompanho o CdH que é o maior e melhor portal de informática do país a muitos anos, e por isso não uso estabilizadores(?) de tensão há muitos anos também...

 

Como técnico que já fui, muita gente dizia que preferia usar um estabilizador ou filtro de linha, pois se o computador fosse queimar, "estouraria" o fusível, dando assim a "vida" pelo equipamento que não iria queimar.

 

Eu entendo muito bem o que acontece com as fontes de alimentação de alta qualidade no caso da tensão subir acima de 240V... mas os leigos não... acho que ficou faltando no vídeo explicar o que acontece quando a tensão ultrapassa 240V pra galera que é leiga ficar mais convencida...

 

No mais o vídeo foi fantástico e eu não vou precisar mais ficar explicando um monte... só vou mandar assistirem o vídeo!!!

 

Se bem que tem muita gente cabeçuda que não aprende...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller sempre salvando minhas dúvidas... kkkk...

 

Para finalizar faller, posso usar este mesmo princípio que você explicou em qualquer equipamento elétrico? Videogames, televisores, equipamentos de som?? Pois não sei se estes equipamentos possuem PFC ativo em suas fontes ou se as mesmas possuem a mesma qualidade das fontes de PC (digo no sentido de que podemos escolher o modelo da fonte que usamos, já num videogame, tv, dvd, hometheater temos que usar as que vem).

 

:P

Todo e qualquer eletrônico e obrigado a ter uma fonte, pois trabalham com corrente continua e de baixa tensão e na tomada temos AC e de tensão elevada. Existe uma tendência moderna para fontes em geral adotarem topologia Fuyll Range, reconhecida pela descrição

INPUT 100 - 240 VAC

 

Como esses valores, por norma, tem uma tolerância de +-10% a tensão efetiva em que eles trabalham pode variar de 90 a 264 Volts AC.

As fontes dos equipamentos que mais demandam energia, coisa de 300 Watts ou mais, geralmente tem PFC ativo e abaixo dessa potência só tem mesmo entrada Full Range, sem PFC ativo..

E, como citei, mesmo fontes sem PFC ativo e mesmo fontes que não são Full Range tem também uma tolerância bem grande nas tensões de trabalho. Fontes modernas em geral não necessitam de estabilização da tensão da rede elétrica..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo e qualquer eletrônico e obrigado a ter uma fonte, pois trabalham com corrente continua e de baixa tensão e na tomada temos AC e de tensão elevada. Existe uma tendência moderna para fontes em geral adotarem topologia Fuyll Range, reconhecida pela descrição

INPUT 100 - 240 VAC

 

Como esses valores, por norma, tem uma tolerância de +-10% a tensão efetiva em que eles trabalham pode variar de 90 a 264 Volts AC.

As fontes dos equipamentos que mais demandam energia, coisa de 300 Watts ou mais, geralmente tem PFC ativo e abaixo dessa potência só tem mesmo entrada Full Range, sem PFC ativo..

E, como citei, mesmo fontes sem PFC ativo e mesmo fontes que não são Full Range tem também uma tolerância bem grande nas tensões de trabalho. Fontes modernas em geral não necessitam de estabilização da tensão da rede elétrica..

 

É por isso que te amo. Obrigado pelas explicações!   :wub:  :wub:  :wub:  :wub:  :wub:  :wub:  :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera vou resumir a atual proteção adotada em minha casa para proteção dos equipamentos elétricos:

 

1 - TODA rede elétrica na minha casa é aterrada;

2 - A fonte do meu computador é de excelente qualidade, portanto apenas adicionei um filtro de linha multienergia (melhor do mercado nacional) da clamper;

3 - Na sala tenho equipamentos caros, como TV LED, home theater, video-game, roteador caro, etc... avaliados em mais de 6 mil reais todos. PORTANTO, NESTE CASO, busquei investir num "Seguro", qual seja, um NO BREAK ONLINE DE 1.4KVA, no caso da marca SMS. Custou R$ 960,00 após MUITO CHORO na loja durante a negociação.

4 - Para filtrar os possíveis surtos provenientes do cabeamento da TV a cabo, adicionei nesta configuração um filtro da clamper específico para este tipo de cabo.

 

Fica aqui minha recomendação. Caso possua muitos equipamentos caros, melhor pagar o preço de um seguro chamado no break online e ficar tranquilo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Fica aqui minha recomendação. Caso possua muitos equipamentos caros, melhor pagar o preço de um seguro chamado no break online e ficar tranquilo.

 

Muito legal.. Você poderia, somente para complementar e fechar com chave de ouro, citar qual o modelo de no-break NO BREAK ONLINE DE 1.4KVA, da SMS que adotastes???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O Manager III

 

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Manager-III-Senoidal

 

Escolhi bem ou fiz *****?  :confused:

Esse no-break, como diz nas especificações dele, e um no-break Interativo.  No-breaks interativos são no-breaks Off-Line por excelência. Não sei de onde você tirou que ele e um no-break On-line.

No-breaks On-line são aqueles que operam o tempo todo, esteja presente ou não a energia na rede elétrica, gerando a mais pura energia com forma de onda  senoidal, livre de ruídos, de surtos de tensão, pura mesmo..

 

No-breaks podem ter dois agravantes, conforme seu tipo.

- Operar como opera um estabilizador internamente, isso na presença da energia comercial;

- Gerar forma de onda retangular na ausência da rede elétrica, ou seja, no modo bateria..

 

Esse seu ai tem um só deles pois ao gerar energia na falta da rede elétrica comercial ele o faz no formato senoidal puro, mas carrega o maldito estabilizador, de modo totalmente desnecessário, a maior parte do tempo, que é na presença da energia elétrica comercial..

 

Se fizeste um mau negócio??

Eu diria que poderia ter sido muito pior, mas poderia ser muito melhor se tivesses adotado realmente um no-break On-line..

 

Mas o tópico aqui é o vídeo acerca da total não necessidade do uso do Estabilizador..

Só desviei do assunto pois essa sua classificação desse no-break como sendo ON-Line está furada.. Ele não é do tipo On Line..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Esse no-break, como diz nas especificações dele, e um no-break Interativo. No-breaks interativos são no-breaks Off-Line por excelência. Não sei de onde você tirou que ele e um no-break On-line.
No-breaks On-line são aqueles que operam o tempo todo, esteja presente ou não a energia na rede elétrica, gerando a mais pura energia com forma de onda senoidal, livre de ruídos, de surtos de tensão, pura mesmo..


No-breaks podem ter dois agravantes, conforme seu tipo.
- Operar como opera um estabilizador internamente, isso na presença da energia comercial;
- Gerar forma de onda retangular na ausência da rede elétrica, ou seja, no modo bateria..

Esse seu ai tem um só deles pois ao gerar energia na falta da rede elétrica comercial ele o faz no formato senoidal puro, mas carrega o maldito estabilizador, de modo totalmente desnecessário, a maior parte do tempo, que é na presença da energia elétrica comercial..

Se fizeste um mau negócio??
Eu diria que poderia ter sido muito pior, mas poderia ser muito melhor se tivesses adotado realmente um no-break On-line..

Mas o tópico aqui é o vídeo acerca da total não necessidade do uso do Estabilizador..
Só desviei do assunto pois essa sua classificação desse no-break como sendo ON-Line está furada.. Ele não é do tipo On Line..


Vivendo e aprendendo com os erros...
E olha que eu havia pesquisado muito sobre este nobreak, e vários tópicos recomendavam este nobreak como sendo online. inclusive tem um cara em outro forum que cita ele como sendo nobreak online (ele inclusive cita você nos posts):

http://www.hardware.com.br/comunidade/nobreak-compra/1135437/


Outra coisa que eu estava pensando aqui.
Como o Gabriel Torres mesmo disse, um dos problemas dos estabilizadores está no tempo de comutação dos relés.
Ou seja, a frequência da nossa rede é 60hz, sendo 1/60=~16,6ms
Se o estabilizador funciona com um relé de tempo 8ms, existe a possibilidade de ele interromper o fornecimento de energia para os aparelhos, causando um "apagão" momentáneo, o que pode danificar os aparelhos.

Minha pergunta é:
No caso do nobreak senoidal puro, esta interrupção poderia não ocorrer, já que ele acionaria a bateria para operar durante aquele intervalo de 8ms, evitando-se assim o problema crônico do estabilizador interromper o fornecimento da energia?
Caso afirmativo, isto com certeza elimina o único problema dele então.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu entendo muito bem o que acontece com as fontes de alimentação de alta qualidade no caso da tensão subir acima de 240V... mas os leigos não... acho que ficou faltando no vídeo explicar o que acontece quando a tensão ultrapassa 240V pra galera que é leiga ficar mais convencida...

 

O que acontece é simples: a fonte desarma. Esqueci realmente de enfatizar isso. O circuito de controle do PFC também tem papel primordial na proteção da fonte.

@ @faller se puderem mover a discussão sobre nobreaks para outro tópico eu agradeço, apenas para deixar esse tópico no assunto principal, que é a discussão sobre o vídeo onde falo sobre estabilizadores vagabundos... Apenas para deixar o fórum mais organizado, se não daqui a pouco esse tópico fica com outro assunto misturado (nobreak), dificultando a outros usuários acharem a discussão... Obrigado!

 

Link abaixo:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/827485-no-break-realmente-%C3%A9-a-salva%C3%A7%C3%A3o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse no-break, como diz nas especificações dele, e um no-break Interativo.  No-breaks interativos são no-breaks Off-Line por excelência. Não sei de onde você tirou que ele e um no-break On-line.

No-breaks On-line são aqueles que operam o tempo todo, esteja presente ou não a energia na rede elétrica, gerando a mais pura energia com forma de onda  senoidal, livre de ruídos, de surtos de tensão, pura mesmo..

 

No-breaks podem ter dois agravantes, conforme seu tipo.

- Operar como opera um estabilizador internamente, isso na presença da energia comercial;

- Gerar forma de onda retangular na ausência da rede elétrica, ou seja, no modo bateria..

 

Esse seu ai tem um só deles pois ao gerar energia na falta da rede elétrica comercial ele o faz no formato senoidal puro, mas carrega o maldito estabilizador, de modo totalmente desnecessário, a maior parte do tempo, que é na presença da energia elétrica comercial..

 

Se fizeste um mau negócio??

Eu diria que poderia ter sido muito pior, mas poderia ser muito melhor se tivesses adotado realmente um no-break On-line..

 

Mas o tópico aqui é o vídeo acerca da total não necessidade do uso do Estabilizador..

Só desviei do assunto pois essa sua classificação desse no-break como sendo ON-Line está furada.. Ele não é do tipo On Line..

@faller

 

Agora você me deixou com mais uma dúvida (kkkk). Como o colega citou um no-break que eu também pensei ser senoidal, teria como informar o que eu deveria olhar na lista para saber se ele é realmente um "on-line senoidal" real, ou apenas uma jogada de marketing?  Existem modelos mais "residenciais" destes no-break, ou apenas em soluções industriais de grande valor agregado??

 

Por exemplo, citando a SMS (cito esta marca pois creio ser uma das que são mais fáceis de encontrar no mercado nacional), na lista de no-breaks para uso residencial básico como o colega utiliza (tv, HT, blu-ray, eletrodomésticos residenciais no geral) existe algum modelo que seria um no-break senoidal puro? Onde eu veria esta informação? Pois no site da SMS eles marketeiam como "Forma de onda senoidal pura", e eu já pensei que operasse assim mesmo com a energia comercial ligada, não apenas quando está em uso de bateria. 

 

Não achei um post que discute este assunto no CdH, poderia me indicar?  Ou iniciar um no fórum, para não misturarmos com este tópico de estabilizadores??? Pois desde a sua recomendação de um nobreak totalmente senoidal, já estava pensando em adquirir um destes modelos da SMS que eu achava que eram 100%, 24hs senoidais..... Pelo visto o de menor custo seria o Power Sinus II... Mas devem existir outras soluções nacionais para pesquisarmos o melhor custo/benefício.... Existe algum lugar com informações relacionadas a esta diferenciação??? (Como o de filtro de linha aqui no CdH....)   :help:  :help:   :help:

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou reeditando o tópico Entenda os diferentes tipos de no-break    tentando colocar mais claro ainda a diferenciação dos 3 principais tipos de no-break. Peço aos colegas que ainda tem dúvidas a respeito, como @brower e o @, que consultem aquele tópico e vejam no tópico principal o que hoje estou apendando, tentando melhor esclarecer sobre os tipos de no-break...

Grato e desculpe ai, GT, pois acho horrível misturar assuntos e ou postar novos assuntos completamente off-topic, só de preguiça de abrir tópico com a dúvida..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galerinha!

 

De antemão aviso-lhes que li todo o tópico.

 

Visto que 99% dos brasileiros permanecerão fiéis às fontes xing-ling e xing-ling de luxo, seria adequado - mesmo ciente do quão perigosas são - o uso das mesmas com os famigerados estabilizadores ou seria ainda uma combinação pior que as deixar diretamente ligadas a rede elétrica?

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá galerinha!

 

De antemão aviso-lhes que li todo o tópico.

 

Visto que 99% dos brasileiros permanecerão fiéis às fontes xing-ling e xing-ling de luxo, seria adequado - mesmo ciente do quão perigosas são - o uso das mesmas com os famigerados estabilizadores ou seria ainda uma combinação pior que as deixar diretamente ligadas a rede elétrica?

 

Desde já agradeço.

Acho que você não entendeu direito e por isso da pergunta...Estabilizador atrapalha, não ajuda em nada e é totalmente desnecessário.. Tomada direto chega a ser melhor que o uso do mesmo, independentemente da fonte utilizada..

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom vídeo, tirou várias dúvidas minhas a respeito disso. Antes eu também achava que era de muita importância usar estabilizador, até que então comprei uma fonte nova, uma Corsair CX430, e liguei ela no estabilizador, assim como eu fazia com minha genérica.

 

Aconteceu que algumas horas usando o pc, ele travou, achei que fosse o Windows, reiniciei, passou um pouco de tempo travou de novo. Pensei que fosse a fonte nova, mas depois lembrei de uns comentários aqui no fórum, e resolvi ligar sem o estabilizador, e parou os travamentos e está funcionando muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galerinha!

 

De antemão aviso-lhes que li todo o tópico.

 

Visto que 99% dos brasileiros permanecerão fiéis às fontes xing-ling e xing-ling de luxo, seria adequado - mesmo ciente do quão perigosas são - o uso das mesmas com os famigerados estabilizadores ou seria ainda uma combinação pior que as deixar diretamente ligadas a rede elétrica?

 

Desde já agradeço.

@blackouter você pode até ter lido todo o tópico mas ainda não entendeu. Vou compartilhar meu testemunho:

 

Na casa de meus primos tenham 2 PCs com fontes, aquelas que você chama de xing-ling, ligadas no estabilizador e ocasionalmente elas queimavam. Então foi quando resolvi comprar um "filtro de linha" da clone, que na verdade são somente uma régua com fusível e um varistor. Agora, depois de 2 anos, as fontes continuam funcionando e além disso o quarto onde ficam os computadores ficou menos quente.

 

Usar estabilizador é se deixar influenciar pelos outros, usa porque "todo mundo" usa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Depois de 8 anos volto a fazer um cadastro no CDH, naquela época eu fui praticamente expulso por cometer o crime de ser leigo. Enfim, excelente tutorial do cara que é fera no assunto. Eu uso minha fonte Corsair direto na tomada (com aterramento, é claro!). E o filtro de linha fica para o monitor e demais aparelhos. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Tiago Oliveira_297798 obrigado por suas palavras e seja bem-vindo de volta. Nós modificamos a nossa equipe e você não terá problemas como o relatado novamente, pois realmente a equipe de moderação andou cometendo abusos no passado. Aproveite nosso fórum! Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu tenho um estabilizador a 7 anos, comprei uma fonte de 1000w faz uns 3 anos já e uso nele todos os dias!
Eu vi o vídeo entendi o que explicou, aparentemente é um grande risco mas me responda, visto que em todo esse tempo nada aconteceu mesmo jogando alguns jogos como Dark Souls, FIFA 14, CoD, entre outros e nada aconteceu mesmo a máquina sendo forçada. Sorte pode ate ser.

A minha pergunta é a seguinte, não é exagero começar falando jogue fora o seu estabilizador se logo após você se retrata pedindo desculpas por antes ter dito que era bom usa-lo, o que me garanti que daqui alguns anos você não fara uma nova informação mudando o que disse hoje novamente? Enfim, não estou dizendo usem estabilizadores, apenas busco uma resposta direta do dono qual a garantia de que futuramente não mudara o que disse visto que em muitos locais do Brasil, as instalações elétricas das casas e cidades são tão mal feitas e com tão ruim manutenção, não seria melhor tentar se assegurar com algum protetor elétrico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Sanguino

 

Protetor elétrico PROTEGE, coisa que a maioria dos estabilizadores não faz.

Comprar algo que estraga os componentes mais rápido e gasta mais energia elétrica é dinheiro jogado fora.

 

Sua comparação é o mesmo que dizer: "Eu fumo há vários anos, mas ainda continuo vivo, então é mentira que cigarro faz mal a saúde".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!