Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que não devemos usar estabilizadores de tensão


Posts recomendados

  • Administrador

@flubber ocasiona problema para qualquer tipo de equipamento. Como explico no vídeo, um dos problemas é o fato de haver interrupção no fornecimento de eletricidade quando o relé comuta (por alguns milissegundos). Isso equivale a faltar energia elétrica por alguns milissegundos. Outro problema é que os estabilizadores funcionam por "faixas" como explicado no vídeo. Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas ressaltando que em impressoras/Copiadoras Laser, principalmente as de grande porte, o uso de Estabilizadores de Tensão não é recomendado não por causa de danos causados a fonte, mas sim

por problemas na hora da impressão como atolamento de papel, tanto na unidade de imagem quanto na unidade de fusão, derramento de toner etc, ambos causados pela oscilação de tensão e do tempo que o equipamento fica sem alimentação devido a troca de relês do estabilizador.

 

 

Onde eu trabalho se eu ver 1 equipamento da TI com estabilizador eu troco na hora por filtro de linha. Por baixo já devo ter jogado no lixo uns 40 estabilizadores.

Quer melhorar? Mais de metade eram usados apenas para impressoras..... Quando eu retirei o estabilizador a quantidade de problemas nessas impressoras (que era quase diário) zerou. Mas zerou mesmo, não atola papel, não sai impressão falha, não vaza toner.

Até o dono da empresa que aluga as impressoras se surpreendeu e começou a adotar isso em todos os clientes dele. 1 mês após ele adotar essa prática ele me disse "a quantidade de problemas com as impressoras reduziu em mais de 50%" (ele tem 1000~1100 impressoras alugadas em diversas empresas).

 

O ***** é ver algumas pessoas (da TI e da elétrica) recomendando o uso de estabilizador na empresa, sendo que a energia que entra e é distribuída na empresa tem que ter potência padronizada nos cabos positivo/negativo/terra e com variação mínima por causa dos equipamentos médicos que só toleram 0,5 volts (isso com sorte, porque já teve técnico na GE se recusando a ligar um equipamento por que o cabo positivo estava entregando 109,7v e não 109,9~110,1v e o terra tinha 1v).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Onde eu trabalho se eu ver 1 equipamento da TI com estabilizador eu troco na hora por filtro de linha. Por baixo já devo ter jogado no lixo uns 40 estabilizadores.

Quer melhorar? Mais de metade eram usados apenas para impressoras..... Quando eu retirei o estabilizador a quantidade de problemas nessas impressoras (que era quase diário) zerou. Mas zerou mesmo, não atola papel, não sai impressão falha, não vaza toner.

Até o dono da empresa que aluga as impressoras se surpreendeu e começou a adotar isso em todos os clientes dele. 1 mês após ele adotar essa prática ele me disse "a quantidade de problemas com as impressoras reduziu em mais de 50%" (ele tem 1000~1100 impressoras alugadas em diversas empresas).

 

O ***** é ver algumas pessoas (da TI e da elétrica) recomendando o uso de estabilizador na empresa, sendo que a energia que entra e é distribuída na empresa tem que ter potência padronizada nos cabos positivo/negativo/terra e com variação mínima por causa dos equipamentos médicos que só toleram 0,5 volts (isso com sorte, porque já teve técnico na GE se recusando a ligar um equipamento por que o cabo positivo estava entregando 109,7v e não 109,9~110,1v e o terra tinha 1v).

 

 

Apenas ressaltando que em impressoras/Copiadoras Laser, principalmente as de grande porte, o uso de Estabilizadores de Tensão não é recomendado não por causa de danos causados a fonte, mas sim

por problemas na hora da impressão como atolamento de papel, tanto na unidade de imagem quanto na unidade de fusão, derramento de toner etc, ambos causados pela oscilação de tensão e do tempo que o equipamento fica sem alimentação devido a troca de relês do estabilizador.

 

 

Incrível mesmo é ver a falta de preparo de muitos "profissionais".

O cidadão ter tantos equipamentos em comodato e não saber de um detalhe primordial para o bom funcionamento dos mesmos.....

Eu como profissional de T.I tento inserir essa cultura na empresa aos poucos, pois esse choque de realidade assusta principalmente os mais leigos, e você acaba sendo chamado de louco.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Incrível mesmo é ver a falta de preparo de muitos "profissionais".

O cidadão ter tantos equipamentos em comodato e não saber de um detalhe primordial para o bom funcionamento dos mesmos.....

Eu como profissional de T.I tento inserir essa cultura na empresa aos poucos, pois esse choque de realidade assusta principalmente os mais leigos, e você acaba sendo chamado de louco.

Abraço

 

Eu também tento remover o estabilizador aos poucos, já se vão quase 2 anos nisso. Mas por eu ser jovem (2 décadas) os outros funcionários (3 a 6 décadas) costumam ignorar minha ajuda na maioria das vezes  :'(

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Desculpe reviver o tópico mas acho que vale a pena comentar esta minha ultima experiencia. 

 

Eu estava jogando aqui DarkSouls 2 no meu pc e de repente meu monitor apagou. Logo achei que ele tinha queimado. Mas em seguida a luz do quarto apagou também. Acontece que eu continuava a ouvir o som do jogo no fone de ouvido. Então pensei a energia ficou fraca, conhecido como meia fase. Ate então eu não sabia que minha fonte era tão boa a ponto de tal proeza. Fui medir na tomada e o multímetro acusou 34v somente. Fiquei com o pc ligado mais de hora assim sem travar nem nada. Eu acompanhava o multímetro e quando chegada a 80v o monitor ligava e eu continuava jogando, baixava para menos de 80 o monitor desligava. o jogo não tem pause  por isto eu estava aproveitando para fazer o teste. assim que a energia subiu um pouco salvei o jogo e vim aqui escrever este relato. enquanto escrevia voltou a ficar em 34v e nada do pc desligar, ate que caiu para 29, e ainda ligado, e logo em seguida 15v , ai ele desligou. detalhe é um I7 3ª geração, placa full atx, ATI 5970, 32gb ddr3 1 ssd e 2x 2tb e a salvadora da vez Fonte Corsair RM1000. acho que não precisa dizer mais nada.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, leosmendes disse:

Desculpe reviver o tópico mas acho que vale a pena comentar esta minha ultima experiencia. 

 

Eu estava jogando aqui DarkSouls 2 no meu pc e de repente meu monitor apagou. Logo achei que ele tinha queimado. Mas em seguida a luz do quarto apagou também. Acontece que eu continuava a ouvir o som do jogo no fone de ouvido. Então pensei a energia ficou fraca, conhecido como meia fase. Ate então eu não sabia que minha fonte era tão boa a ponto de tal proeza. Fui medir na tomada e o multímetro acusou 34v somente. Fiquei com o pc ligado mais de hora assim sem travar nem nada. Eu acompanhava o multímetro e quando chegada a 80v o monitor ligava e eu continuava jogando, baixava para menos de 80 o monitor desligava. o jogo não tem pause  por isto eu estava aproveitando para fazer o teste. assim que a energia subiu um pouco salvei o jogo e vim aqui escrever este relato. enquanto escrevia voltou a ficar em 34v e nada do pc desligar, ate que caiu para 29, e ainda ligado, e logo em seguida 15v , ai ele desligou. detalhe é um I7 3ª geração, placa full atx, ATI 5970, 32gb ddr3 1 ssd e 2x 2tb e a salvadora da vez Fonte Corsair RM1000. acho que não precisa dizer mais nada.

Esse tipo de relato é comum em proprietários de fontes com PFC ativo, que são todas elas Full Range..

Diz-se delas poder operar de 90 a 264 Volts mesmo entregando a total potência das mesmas.

Se a potência exigida for menor elas podem operar até mesmo a partir dos 30 a 40 Volts como constatastes ai e como mostrei no vídeo sobre a tecnologia do PFC ativo ai: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

E pensar que tem gente que ainda adota o estabilizador em vez de uma boa fonte..      

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, uma coisa que eu esqueci de perguntar. E quando o PC e Monitor são ligados em extensões vagabundas de mercado? Ou pior: quando o PC e Monitor são ligados no estabilizador e esse, por sua vez, é ligado em uma extensão?

 

Quais são as consequência disso? O PC perde capacidade de trabalhar corretamente? Isso diminui a vida útil dos equipamentos?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 16/01/2016 às 22:02, leosmendes disse:

Desculpe reviver o tópico mas acho que vale a pena comentar esta minha ultima experiencia. 

 

Eu estava jogando aqui DarkSouls 2 no meu pc e de repente meu monitor apagou. Logo achei que ele tinha queimado. Mas em seguida a luz do quarto apagou também. Acontece que eu continuava a ouvir o som do jogo no fone de ouvido. Então pensei a energia ficou fraca, conhecido como meia fase. Ate então eu não sabia que minha fonte era tão boa a ponto de tal proeza. Fui medir na tomada e o multímetro acusou 34v somente. Fiquei com o pc ligado mais de hora assim sem travar nem nada. Eu acompanhava o multímetro e quando chegada a 80v o monitor ligava e eu continuava jogando, baixava para menos de 80 o monitor desligava. o jogo não tem pause  por isto eu estava aproveitando para fazer o teste. assim que a energia subiu um pouco salvei o jogo e vim aqui escrever este relato. enquanto escrevia voltou a ficar em 34v e nada do pc desligar, ate que caiu para 29, e ainda ligado, e logo em seguida 15v , ai ele desligou. detalhe é um I7 3ª geração, placa full atx, ATI 5970, 32gb ddr3 1 ssd e 2x 2tb e a salvadora da vez Fonte Corsair RM1000. acho que não precisa dizer mais nada.

 

Já me aconteceu algo similar mais de uma vez. Nunca cheguei a medir a tensão (vamos ver se lembro numa próxima). Na última, pelo brilho das lâmpadas dicróicas que tenho, chuto que a tensão estava na faixa dos 50V. A Seasonic S12II-430 Bronze do meu NAS caseiro continuou firme e forte. Não usa monitor e não consome muito; talvez, como comentado pelo @faller , a fonte aguentase tensão bem menor sem desligar. Depois de mais ou menos uma hora assim daí apagou. :P Quando voltou a energia, tudo no lugar. Viva os sistemas de arquivos com journal. Eles foram inventados para isso afinal...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2016 às 18:55, Gabriel Torres disse:

@Tiago Oliveira_297798 Possui exatamente o mesmo efeito de se ligar os equipamentos diretamente na tomada. Se isso é bom ou ruim vai depender da fonte usada.

Mas, por exemplo, você tem uma tomada devidamente aterrada, ao invés de usar o cabo de força do PC diretamente nela, vai e liga por uma extensão. Neste caso, o PC ligado pela extensão tem a mesma proteção contra descarga elétrica (ou outro problema)  que o PC ligado diretamente na tomada? 

 

P.S.: digamos que a Fonte dos dois exemplos que eu citei acima é a melhor possível, a TOP de linha. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se essa extensão for a três fios, carregar com ela o aterramento, não vai existir diferença nenhuma...

Se sua tomada tiver aterramento e quiseres colocar extensão, adote uma que leve consigo o aterramento, mantenha tomadas de 3 fios.. Como por exemplo essa dai com 3 fios: http://www.lojadomecanico.com.br/produto/82874/51/463/extensao-com-3-tomada-e-fio-de-5-metros

 

Essa dai não, só tem dois fios: http://vendaaberta.com.br/produto/extensao-tomada-3-saidas-redondo-5m-daneva-un1/

 

Lembre-se que cada tomada ai da sua casa é na verdade uma extensão nova, só que por dentro da parede...

Veja, que no mundo das extensões tem de todo tipo, bitola, número de fios (2 ou 3) e

comprimento: http://www.lojadomecanico.com.br/setor/51/463/490/P/193/extensao-eletrica-filtros

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
Em 21/02/2016 às 00:55, Pense Press disse:

O mesmo vale para ligar impressoras laser e copiadoras? Muitas dessas laser multifuncionais chegam a mais de 900w de potência. Só um filtro de linha de 10A já resolve?

Não misture alhos com bugalhos. Você compara potência útil com corrente para tirar uma conclusão?

 

Se um filtro suporta até 10 A de corrente então dependendo da tensão ele fornece um limite de potência dado pela seguinte fórmula:

P (W) = U (V) * i (A) lá do ensino médio

 

Então no caso do filtro temos:

 

P = 220 V * 10 A = 2200 W

 

Ou seja, dá que sobra com uma boa margem. Eu uso uma multifuncional que consome até 1010 W e para alimentá-la uso um autotransformador, pois ela é 110V, de 2000 VA ligado numa extensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Olá a todos sou novo por aqui. O/

 

Gostei do vídeo. No início desse ano aconteceu um pico forte de luz onde eu moro e queimou o estabilizador e a fonte. Estabilizador barato e a fonte genérica não deram conta. kkkkk

A fonte era uma Wisecase 750. Com isso da pra saber que mesmo que a fonte genérica possa dar conta do seu pc que não exige muita energia ainda sim tem o problema da proteção contra esses picos de luz de nossa rede mal cuidada pelas operadoras de energia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 2 meses depois...

Beleza, mas alguém pode dizer  se o no-break pode ser usado? Porque aqui onde moro não tem só variação na tensão da energia ou seja lá no que for que ela varie (não tenho conhecimento técnico de como se chama isso), aqui a energia cai mesmo corta tudo e volta e isso é muito chato então por isso preciso  de algo que segure a energia. Todavia já notei que acontece esse problema que ele citou ai no vídeo , tem hora que o nobreak segura  e tem hora que não segura nada e falta energia do mesmo jeito.

Outra dúvida, posso ligar uma impressora daquelas parrudas  direto na energia só com um filtro ou qualquer coisa mais leve que um estabilizador?

Confesso que não vi o vídeo todo  até porque não entendo muita coisa disso e também não tenho tempo meu tempo é corrido. Valeu obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
2 minutos atrás, sariecabac disse:

Beleza, mas alguém pode dizer  se o no-break pode ser usado?

 

@sariecabac Quanto às suas demais dúvidas, por favor, abra um tópico na seção Fontes e energia: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/153-fontes-e-energia/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!