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Bateria automotiva em no-break


Dalvi

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Olá pessoal. Ganhei uma bateria automotiva de caminhão, de 198AH e 12v. Minha dúvida é o seguinte. Em que no-break eu vou conseguir ligar ela e ele vai carregar sem problemas? Eu fiz um teste em um no-break velho (SMS Manager II) ligando a bateria direto aonde ligaria a bateria do no-break (ele não tem plug para bateria externa), mas o teste foi feito com o no-break fora da tomada, apenas para eu ver o treco funcionando - liguei um carregador de celular só para ver e tal. Imagino que este no-break certamente não aguentaria carregar essa bateria, certo? E que nem seja uma boa ideia pendurar computadores por muito tempo em um no-break que não tenha uma onda de saída senoidal, certo? Então, eu queria ter uma ideia de como encontrar um no-break em que eu pudesse ligar ela e funcionasse sem problemas, para segurar dois desktops headless por algumas horas, quando faltar luz (bem frequente aqui durante o verão). Alguém me dá uma ajuda?

  • 2 semanas depois...
Postado

Teoricamente, o nobreak deveria conseguir carregar a bateria, só ia levar muito mais tempo pra isso. O problema seria se o carregador do nobreak for muito simples (coisa que certamente ele é) e não possuir limitação de corrente de verdade, aí sim pode acontecer dele queimar.

Outro problema é que esses nobreaks baratos não foram feitos pra funcionar por mais que alguns minutos, não possuem refrigeração adequada.

O site da SMS diz que seu nobreak tem saída senoidal pura, mas como você informou que ele tinha alguns anos, acredito que o seu seja um modelo antigo com o mesmo nome e saída de onda quadrada.

  • Membro VIP
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para carga até onde sei, tem-se de ter pelo menos 10% do total da carga para a bateria aceitar carga

 

outra.. não vi bateria de caminhão 12V....

Postado

Eu uso uma bateria de 150AH num nobreak apc 600W, a original era de 7AH, segura meu pc, a tv, sky, telefone sem fio e aparelhos para internet por horas a fio, já segurou tudo por 4 horas até que a energia retornou, só leva um bom tempo pra recarregar

Postado

A SMS possui duas linhas: Senoidal onda pura e os de onda retangulares PWM.

 

Este modelo tem sim limitação de corrente no carregador de bateria.

É um carregador que segue aquela curva de carga UUI.

 

- 1ª etapa ( I = carga principal ) :

mantém a corrente de carga nominal do carregador (40A por ex.) constante enquanto a tensão da bateria sobe naturalmente até 14,4V (ou outro valor preestabelecido dependendo do tipo da bateria). Repõe a carga até 85%.

- 2ª etapa ( U = absorção ) :

mantém a tensão em 14,4V enquanto a corrente decresce naturalmente até ~1A. Completa a carga até ~100%.

- 3ª etapa ( U = flutuação ) :

mantém a tensão em 13,6V (ou outro valor dependendo do tipo da bateria), sendo a corrente <1A. Mantém a carga em aprox.100%, compensando as perdas naturais. Além do mais, essa etapa inclui uma verificação automática da carga a cada 21 dias, se a bateria não tem sido usada nesse período, para restaurar a carga até 100%.

Fonte: http://www.hobbys.com.br/centraldeveleiros/Carregadores%20de%20bateria.htm

 

 
O problema é que a corrente do carregador destes no-breaks é limitada em 0,7A.
Outro problema é que devido a autonomia ser pequena, já que só usa baterias internas...A potência do transformador é subdimensionada ao extremo.
Os dissipadores são muito pequenos também.
 
Já fiz experiência destes tipo num de 1200Va, SMS net Station.
O resultado é que com menos de 300 watts, depois de uns 40 minutos o transformador começa a feder a queimado.

Já os modelos senoidais de onda pura com ventilação operam na sua capacidade plena, enquanto houver bateria.

Só resta o problema da baixa corrente do carregador.

Postado

De 1400Va sem ser senoidal, o fator de potência deve ser considerado como sendo 0.5

Então dará no máximo 700 watts.

 

E eu ainda duvido que ele segure isto por muito tempo. Quando o circuito não é senoidal, o trafo esquenta muito com potências altas, por causa da onda retangular PWM que possui um número muio grande de harmônicas.

O trafo destes no-breaks SMS costumam ter um relé térmico entre as bobinas. Quando esquenta demais, manda um comando para o no-break desligar.

 

Com 700W, 80AH de baterias extremas + 14AH internas, dará autonomia de 45 minutos aproximadamente, se não aquecer demais o trafo.

 

Um computador comum consumindo 130 watts, daria na faixa de 6 horas e 30 minutos.

 

Um notebook consumindo uns 60 watts, daria na faixa de 16 horas de autonomia.

Postado

É um modelo antigo, desses mais vagabundos mesmo. Com certeza não é online nem com onda senoidal. E a bateria é sim de 12v e 190Ah, de caminhão. Bem, vou ligar ele e ver se carrega, se der ruim o prejuízo é quase nulo :P
 


Eu uso uma bateria de 150AH num nobreak apc 600W, a original era de 7AH, segura meu pc, a tv, sky, telefone sem fio e aparelhos para internet por horas a fio, já segurou tudo por 4 horas até que a energia retornou, só leva um bom tempo pra recarregar

 

Eu tenho um APC BE-600N-BR aqui também. Esse que você ligou essa bateria é da mesma linha, ou parecida?

  • Membro VIP
Postado

De 1400Va sem ser senoidal, o fator de potência deve ser considerado como sendo 0.5

Então dará no máximo 700 watts.

 

E eu ainda duvido que ele segure isto por muito tempo. Quando o circuito não é senoidal, o trafo esquenta muito com potências altas, por causa da onda retangular PWM que possui um número muio grande de harmônicas.

O trafo destes no-breaks SMS costumam ter um relé térmico entre as bobinas. Quando esquenta demais, manda um comando para o no-break desligar.

 

Com 700W, 80AH de baterias extremas + 14AH internas, dará autonomia de 45 minutos aproximadamente, se não aquecer demais o trafo.

 

Um computador comum consumindo 130 watts, daria na faixa de 6 horas e 30 minutos.

 

Um notebook consumindo uns 60 watts, daria na faixa de 16 horas de autonomia.

 

 

Televisao, Phillips, GX1898 (29 polegadas) funciona por 45 minutos com a bateria interna, dai desliga por falta de carga.

 

E para dar partida sem estar na tomada, basta curto-circuitar os bornes da tomada, entre si... daí ele liga.

Postado

Pois é, dei um mole aqui, deixei dois fios ligados aos conectores da bateria, daí quando fizeram limpeza aqui, acabaram deixando os fios em curto e a bateria descarregou :P
Bem, do jeito que está, nada de o no-break carregar a bateria. Vou arrumar uma outra, tentar carregar, e digo aqui como foi.

Postado

ola moçada desculpe ressucitar...

 

para carga até onde sei, tem-se de ter pelo menos 10% do total da carga para a bateria aceitar carga

 

outra.. não vi bateria de caminhão 12V....

 

Todos caminhoes utilisam bateria 12 volts. A unica coisa que quando o caminhao é 24 volts é utilisada 2 baterias de 12 volts ligadas em serie.  Não existe bateria 24 volts para caminhoes.

  • Membro VIP
Postado

ola moçada desculpe ressucitar...

 

 

Todos caminhoes utilisam bateria 12 volts. A unica coisa que quando o caminhao é 24 volts é utilisada 2 baterias de 12 volts ligadas em serie.  Não existe bateria 24 volts para caminhoes.

disso eu não sabia... Achei que apenas caminhonetes usavam deste artifício

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