Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade AMD ou Intel?


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

gostaria da ajuda de vocês para decidir qual upgrade seria melhor para: jogos (BF4, WoW, HotS, entre outros futuros), modelagem e renderização 3D e pacote Adobe CS6+.

 

Alguns detalhes importantes para mim seriam suporte para gerações futuras de CPU, portanto a placa mãe deve ser suficiente para upgrades futuros. Para intel não há necessidade de ser um upgrade que comporte Overclock, já AMD sim.

 

Peças atuais que serão mantidas:

 

Watercooler: Thermaltake 2.0 Performer
Memorias: Corsair Vengeance 1600Mhz LP 8Gb (2x4Gb)

Placa de Vídeo: Sapphire HD 7770 Vapor-X (futuro upgrade)

HD: Barracuda 7200RPM 1Tb

SSD: OCZ Vertex 4 128Gb

Fonte: Corsair TX650W

Gabinete: Corsair Carbide 500R White

 

Segue 2 configs que me deixaram realmente em dúvida:

AMD

FX-8350
Gigabyte GA-990FXA-UD3

Total: R$ 1.173,40

ou

Intel

i5 4690
Gigabyte GA-H97M-Gaming 3

Total: R$ 1.177,07

 


Gostaria de acrescentar algumas dúvidas.

 

AMD FX-8350 - Tenho um certo receio vendo os testes, pois em quase tudo mesmo em renderização este parece ficar atrás do i5, até mesmo o FX-8370 pelos testes da Anadtech deixou a desejar. Além disso essa plataforma da AMD é bem velhinha.

 

Core i5 4690 - Me parece ser ótimo, mas tenho dúvidas quanto as limitações de memoria (apenas 1600Mhz) e seu desempenho futuro, isso se sair programas que realmente mostram melhor desempenho em processadores com mais núcleos. 

 

Por isso peço ajuda de vocês para acertar no upgrade. Desde já obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria muita loucura gastar agora com uma AMD Radeon 280X e ficar com a config. (provavelmente daria gargalo) atual por um tempo?

 

Pois eu tenho uma grana no momento para fazer qualquer um dos upgrades citados, mas como me formo nessas semanas e posso ter uma maior chance de arrumar um emprego, o que por fim me permitiria fazer um upgrade em breve. Ai penso, seria melhor uma plataforma Intel ou AMD agora que suporte uma placa de vídeo parruda ou uma placa parruda agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem saber qual é o seu processador e placa mãe não tem como dizer se dará gargalo ou não,pois até um I3 tá eficiente com uma GTX 970.

 

Você tem toda razão! Desculpa a falha é que eu pensei em ter citado no primeiro post.... fail!

 

Enfim meu processador é um FX-6100 @4.0

 

Minha placa mãe é uma ASUS M5A88M-M

 

 

Além de tudo isso eu havia pensando em tentar pegar algo mais completo, mas creio que não seria bom a longo prazo.

Este upgrade seria de um FX-6300 + GA-970-DS3P + R9 270X.

 

Porém como eu disse pensando em um prazo maior e melhor rendimento dos componentes para jogos e os programas citados, creio que seria um ganho instantâneo, mas com uma vida mais curta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua placa mãe é boa e só o seu processador é meio fraco,vai depender de sua necessidade agora.

Pra não ter que fazer upgrades futuros a Intel está mais preparada neste momento enquanto todo mundo espera os novos processadores da AMD.

Se tiver sem dinheiro uma GTX 970 resolveria o seu caso e poderia esperar até o ano que vem para ver melhor o que comprar.Como voce ainda não trabalha é melhor decidir com o dinheiro na mão.

trocando tudo então o Intel e GTX 970 é melhor,sem dúvida.E as memórias de 1600 não fazem diferença pra Intel,só nos AMD(1866).

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala amigo, vim olhar seu tópico depois da MP, mas a galera acima já respondeu o que tinha que responder. O consenso é geral: Intel > AMD

 

Essa sua VGA está interessante ainda, eu pessoalmente daria um UP primeiro na plataforma, depois eu catava uma GTX 970 mais pra frente. Seria a escolha mais sensata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala amigo, vim olhar seu tópico depois da MP, mas a galera acima já respondeu o que tinha que responder. O consenso é geral: Intel > AMD

 

Essa sua VGA está interessante ainda, eu pessoalmente daria um UP primeiro na plataforma, depois eu catava uma GTX 970 mais pra frente. Seria a escolha mais sensata.

Obrigado pela ajuda!

 

Eu estou bastante inclinado em realmente seguir o conselho do pessoal em pegar o I5 e deixar a VGA para depois.

 

Pra ter um veredito final o que me dizem da placa mãe escolhida GA-H97M-Gaming 3? Existe a possibilidade de pegar a MSI H97 Gaming 3 por 50 reais a mais, porém em muitos lugares dizem que a MSI tem um QC terrivel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda!

 

Eu estou bastante inclinado em realmente seguir o conselho do pessoal em pegar o I5 e deixar a VGA para depois.

 

Pra ter um veredito final o que me dizem da placa mãe escolhida GA-H97M-Gaming 3? Existe a possibilidade de pegar a MSI H97 Gaming 3 por 50 reais a mais, porém em muitos lugares dizem que a MSI tem um QC terrivel...

 

Não tenho nenhuma experiência com Gigabyte mas tenho muita com MSI. Já tive mobo e VGA, todas que duraram (e duram) uma vida. O pessoal subestima demais a MSI mas eu acho ela uma marca fantástica.

 

Vai ficar a seu critério mesmo. Dá pra pegar H97 mais barata também, sem ser gaming. A não ser que você faça questão de um som e uma rede melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou por dentro dos lançamentos, até porque parei de pesquisar depois que adquiri a ASUS Z87. Mas a Intel está sempre melhorando, então o Z97 com certeza é muito bom, óbvio. Eu já tive experiência com Gigabyte e com ASUS, além de usar placa mãe da própria Intel. Eu iria de ASUS. Na verdade já usei outras marcas na época que usava AMD (hoje só Intel) e a ASUS é a melhor, sem ser a Intel. Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal dá pra fazer algo diferente por mais R$58,70

 

i5 4690K + Asus Z97M-PLUS/BR

 

Creio que daria pra estender a vida desse conjunto ainda mais não é? Pois já tenho um WaterCooler e uma fonte de TX650W Corsair.

 

Estava em dúvida quanto aos detalhes das placas mãe, mas pensando bem todas elas apresentam um sistema diferente de áudio e lan, creio que sejam até mesmo equivalentes, o que acham?

 

MSI: http://www.msi.com/product/mb/H97-GAMING-3.html#hero-overview

 

Gigabyte: http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5000#ov 

 

Asus: http://www.asus.com/br/Motherboards/Z97MPLUS/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal dá pra fazer algo diferente por mais R$58,70

 

i5 4690K + Asus Z97M-PLUS/BR

 

Creio que daria pra estender a vida desse conjunto ainda mais não é? Pois já tenho um WaterCooler e uma fonte de TX650W Corsair.

 

Estava em dúvida quanto aos detalhes das placas mãe, mas pensando bem todas elas apresentam um sistema diferente de áudio e lan, creio que sejam até mesmo equivalentes, o que acham?

 

MSI: http://www.msi.com/product/mb/H97-GAMING-3.html#hero-overview

 

Gigabyte: http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5000#ov 

 

Asus: http://www.asus.com/br/Motherboards/Z97MPLUS/

 

Melhor ainda, se já tem WC e fonte razoável, não tem porque não partir para a Z97M da Asus e o i5 4690k (inclusive é um combo que talvez eu pegue no final do ano, vamos aguardar). E até acho que o aúdio dessa mobo é melhor que as outras duas H97 (ela tem um PCB separado só para a placa de aúdio).

 

Dá uma olhada nesse review:

 

Se sabe alguma coisa de overclock, vá nessa escolha sem medo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Se sabe alguma coisa de overclock, vá nessa escolha sem medo.

Até que eu sei sim, como disse meu Processador está em 4.0Ghz e a memoria trabalhando em 1866Mhz. Inclusive minha HD 7770 Vapor-X roda em OC dependendo o jogo.

 

Além do Watercooler nada impede de por uma pasta térmica de R$37 como a Artic Silver MX4. Contando ainda com 2 fans frontais de 120mm, 1 lateral de 200mm e um por embaixo de 120mm.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria de intel. difícil achar um Benchmark usando AMD...

simplesmente o Processador da AMD está muito longe do da intel.

até.

(ps: muito longe porém muito barato LOL)

Na verdade isso é relativo, porque ja usei um Phenom II X6 e depois usei 1 i3 530. O Phenom II X6 sempre foi mais caro que um i3 da primeira geração, no entanto, o i3 só perdia pro X6 em tarefas que usassem mais núcleos, sendo que o i3 simulava 4 núcleos. Cheguei a conclusão que os núcleos Intel são mais poderosos, mas em algumas tarefas até pode ser possível a AMD vencer, raro isso, mas pode ocorrer. Mas um cpu de 8 núcleos contra 1 i7 com 4 núcleos e simulando 8, ai a Intel detona. Tem também o quanto tempo o cara ficará com um e outro. Sei lá, é apenas minha opinião.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade isso é relativo, porque ja usei um Phenom II X6 e depois usei 1 i3 530. O Phenom II X6 sempre foi mais caro que um i3 da primeira geração, no entanto, o i3 só perdia pro X6 em tarefas que usassem mais núcleos, sendo que o i3 simulava 4 núcleos. Cheguei a conclusão que os núcleos Intel são mais poderosos, mas em algumas tarefas até pode ser possível a AMD vencer, raro isso, mas pode ocorrer. Mas um cpu de 8 núcleos contra 1 i7 com 4 núcleos e simulando 8, ai a Intel detona. Tem também o quanto tempo o cara ficará com um e outro. Sei lá, é apenas minha opinião.

Pois é. mais pela parte do "Raro isso" você já quase admite que a Intel passa por cima da AMD.

comparando Gpus até que AMD pode ser BEM MELHOR que NVIDIA OU INTEL.

agora comparando processador o melhor da AMD perde pra qualquer I5 hehehe!

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. mais pela parte do "Raro isso" você já quase admite que a Intel passa por cima da AMD.

comparando Gpus até que AMD pode ser BEM MELHOR que NVIDIA OU INTEL.

agora comparando processador o melhor da AMD perde pra qualquer I5 hehehe!

abraços!

Então, eu exatamente prefiro Intel. Eu não quero mais CPU AMD não, apenas Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!