Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dúvidas sobre a influência do posicionamento da ventoínha da fonte Corsair TX750


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

  • Moderador
Boa noite, 

Tenho algumas dúvidas sobre a influência do posicionamento da ventoínha da fonte Corsair TX750.

 

Para melhor se situar, meu gabinete é um  Thermaltake modelo VN40001W2N-B 

post-386885-0-74707300-1415583306.jpg

 


Como podem ver na imagem ele possui duas aberturas embaixo sendo que uma é para a fonte e outra é para um fan.

Na parte de trás em cima, é outra abertura para instalar um fan.

Em cima, possui duas aberturas para colocar fan também( uma em cada)

E na frente também é possível colocar o fan.

 

Dentre essas, eu tenho um fan na parte da frente puxando o ar do ambiente  para dentro do gabinete.

Na abertura traseira também possui um fan que puxa o ar quente do dissipador de calor do processador jogando para fora(exaustor)

 

post-386885-0-22093500-1415583342_thumb.

 


A fonte no meu caso, está com o fan virado para baixo puxando o ar do ambiente, porém não sinto o ar sair na parte de tras.

 

Minha pergunta é, o que acontece com o flúxo de ar se inverter a fonte deixando o fan para cima, sem inverter a ventoínha por dentro da fonte.(acredito que agindo com exaustor) e o quanto muda o fluxo se inverter por dentro da fonte( fazer a ventoínha jogar ar para dentro) 

 

Tentei escrever o mais de talhado possível.

 

ps: Ta bem sujinho ali, no fim de semana que vem vou dar um jeito rsrsrs, por isso peço evitem comentários do tipo " dá uma limpada e etc" :D

@ilkyest, Conte-me mais sobre o lance da inversão da fonte que você fez no seu tópico


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muda que ao invés de puxar ar do ambiente para se refrigerar, ela estará pegando ar de dentro do gabinete.
Não é que seja errado, porém a fan da fonte trabalha de maneira independente do restante do gabinete e seu único intuito é refrigerar a fonte,

e invertendo o sentido da coleta de ar ela irá pegar parte do ar quente da Vga, o que compromete em partes o desempenho de refrigeração.

Seguindo então essa linha de raciocínio a forma mais coerente para se usar é realmente com a fan virada para baixo.

Se você não sente o ar saindo no painel traseiro pode ser a fan um modelo fraco (Original do gabinete).

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@NIGHT FALL

 

Se acrescentar uma ventoinha do lado da fonte, onde mostra a abertura na primeira imagem, com a intenção de jogar ar para cima,  melhoraria  na questão do superaquecimento na parte central da placa-mãe?( o que engloba a  placa de video.. e os chipsets

 

 

Se você não sente o ar saindo no painel traseiro pode ser a fan um modelo fraco (Original do gabinete).

 

 

Então, o modelo que está no chassi sim é fraco( não é original do gabinete pois eu comprei todos separados)

Mas a questão é que eu disse que no fan do chassi, eu sinto o ar quente sair,  o mesmo para a placa de vídeo. O que não sinto o ar sair é na fonte, que atualmente está para baixo. em tese deveria sair ar quente pela grade da fonte... já que está pegando o ar ambiente por baixo do gabinete .. não entendo muito de fonte.. mas na minha opinião tem coisa errada ali... se o ar frio é puxado, porque o ar quente da fonte não sai?

 

 

@ilkyest Quando tiver um tempo, me explica como você inverteu a fonte, se foi só a posição ou se alterou por dentro também. Meu objetivo é melhorar a circulação de ar interna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já vi uma matéria sobre isso há muito tempo atrás, que é a instalação de ventoinhas, tanto as empresas que fabricam gabinetes quanto aos usuários agem aleatoriamente, a empresa fura tudo quanto é lugar, o usario sai instalando em todas essas furações sem o menor critério (não estou dizendo ser o seu caso) como por exemplo uma ventoinha puxando ar para fora bem em cima do processador, cujo funcionamento é "empurrar" o ar para o mesmo.

Vazão de ar é coisa séria e tem que ser aplicada com técnica, dependendo da instalação, segundo a matéria, pode ocasionar o curto circuito do ar e ambas vazões se anularem, inclusive existe uma matéria versando sobre ar condicionado que menciona exatamente esse assunto, o posicionamento de mais de um aparelho no mesmo ambiente.

Repito que os fabricantes ficam divorciados uns dos outros, no caso em questão, gabinete, já tive gabinete cuja ventoinha do processador fica quase batendo na fonte; outros com 3 baias mas só podia usar uma ou duas não lembro, porque batia no slot de memórias, a não ser que deixasse ele para o lado de fora.

A coisa não mudou até hoje, comprei um gabinete cooler máster o tal de "gamer", instalei uma placa Asus (B58M-E/BR) e ao utilizar uma placa de vídeo off no slot pcie16x o slot pcie1x fica totalmente encoberto, tornando inutilizável, fui obrigado a instalar, fica até melhor, uma placa controladora satã no outro pcie16x, mas se precisar do outro como fica????????

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte no meu caso, está com o fan virado para baixo puxando o ar do ambiente, porém não sinto o ar sair na parte de tras.

 

A fonte trabalha com o menor ruído possível, a ajustando a rotação da fan conforme a necessidade.

 

Para carga abaixo de 50% a fan não gira conforme detalhes da Corsair aqui.

 

A fonte no meu caso, está com o fan virado para baixo puxando o ar do ambiente, porém não sinto o ar sair na parte de tras.

 
Minha pergunta é, o que acontece com o flúxo de ar se inverter a fonte deixando o fan para cima, sem inverter a ventoínha por dentro da fonte.(acredito que agindo com exaustor) e o quanto muda o fluxo se inverter por dentro da fonte( fazer a ventoínha jogar ar para dentro) 

 

Nesse caso a fonte usaria o ar de dentro do gabinete ao invés de fora do gabinete.

 

Essa opção poderia ser para evitar poeira dentro da fonte no caso do gabinete não possuir filtro de ar no assoalho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@NIGHT FALL

 

Se acrescentar uma ventoinha do lado da fonte, onde mostra a abertura na primeira imagem, com a intenção de jogar ar para cima,  melhoraria  na questão do superaquecimento na parte central da placa-mãe?( o que engloba a  placa de video.. e os chipsets

 

Então, o modelo que está no chassi sim é fraco( não é original do gabinete pois eu comprei todos separados)

Mas a questão é que eu disse que no fan do chassi, eu sinto o ar quente sair,  o mesmo para a placa de vídeo. O que não sinto o ar sair é na fonte, que atualmente está para baixo. em tese deveria sair ar quente pela grade da fonte... já que está pegando o ar ambiente por baixo do gabinete .. não entendo muito de fonte.. mas na minha opinião tem coisa errada ali... se o ar frio é puxado, porque o ar quente da fonte não sai?

 

 

@ilkyest Quando tiver um tempo, me explica como você inverteu a fonte, se foi só a posição ou se alterou por dentro também. Meu objetivo é melhorar a circulação de ar interna.

 

Iria melhorar sim, sem sombra de dúvidas, porém é bom ressaltar que, em locais onde há filtro de ar, é importante a escolha de uma fan com maior força, para conseguir fazer com que o ar passe por dentro do filtro. Dê preferência para modelos com maior pressão estática.

A fan da Fonte também possui controle de rotação é só é usada quando necessário. Como o ar que vem do ambiente já é bem mais frio que do interior do gabinete, não há necessidade de altas rotações.

Outro fator importante é o projeto adotado, fontes de qualidade (como a sua Corsair) possuem maior eficiência, o que por consequência evita aquecimento demasiado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...