Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Som gradiente model 80


Posts recomendados

boa noiti a todos

galera estou com problemas com a saida de som do meu gradiente

assm ele queimo a saida de som

mas eu fiz a troca d algumas peças e mesmo assm ele nao voltou a funcionar

e também fica saindo fumaça

o que podi cr ?

peças q eu ja troquei

eletroliticos

capacitadores

transistors

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

olá boa noite

demorei pra dar noticias porque so comprei as peças ontem kkkkkkkk

mas enfim troquei aquele trimpot e transistores que faltava trocar

mas no caso do trimpot quando fui comprar nao achei igual ao meu que é o trimpot 100

intao peguei o de 150..........

montei tudo certinho os componentes

mas ai na hora que fui ligar o fusivel de  audio do som queimou

o q pode ser agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! Se você já testou todos transistores, se a caixa de som sua não estiver em curto, você deve ter esquecido de colocar o isolante de mica  em algum dos transistores de potência, ou tem algum transistor invertido ou diodo da fonte queimado/invertido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 anos depois...

obrigado @Renato.88, pesquisei na net sobre os dois da primeira foto, e nao posso trocar um pelo outro, é para situações diferentes, o difícil ta pra axar o de ceramica, não tem em lugar nenhum, esse é do botao de ligar o aparelho pra não dar faísca, pelo que pesquisei, :( teria como colocar 2 em paralelo?

e o zebrinha se esta em curto devo trocar, mas vou testar fora da placa os dois... esses zebra sei que tem numa loja que vi eles quando fui procurar outros componentes , tem um monte deles 🙏 ,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E ai pessoal! Então.  Aquele zebra tá bom . Comprei os resistores mas comprei errado. Vou ver se troco eles na loja . Pior que o dono la nem sabe muita coisa sobre os componentes me trouxe aquele azul metalizado. Mesmo pedindo um poliester. Quase disse pra ele fazer um curso.

 

adicionado 13 minutos depois

O cinza grande vou trocar por outro, Pela pesquisa que fiz a tensão é maior.

Aquele azul talvez. Mas vou procurar o original.

Aquele eletrolítico laranja posso trocar pelo preto menor? Mesma uf e tensão. Mas fiquei meio assim pelo tamanho, quero trocar por que tá saindo alguma coisa dele. Vou tirar uma foto.

20200329_020132.jpg

adicionado 20 minutos depois

Esse vou trocar que tá meio queimado ou é normal? E do outro lado meio estufado.. .

20200329_021545.jpg

adicionado 27 minutos depois

Esse vou trocar que tá meio queimado ou é normal? E do outro lado meio estufado.. .

 

 

 

 

20200329_022207.jpg

adicionado 37 minutos depois

Ali onde falei tensão é volts :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Ricardo Schneider disse:

Pior que o dono la nem sabe muita coisa sobre os componentes me trouxe aquele azul metalizado. Mesmo pedindo um poliester

Que eu saiba, capacitor desses azuis, laranja ou até mesmo marrom são de poliéster. A cor depende apenas da marca, tem outras cores também. 

 

Os capacitores coloridos de poliéster já não existem mais. 

Os de styroflex, comuns em amplificadores e receivers desta época também já entraram em extinção. 

 

Quanto aos eletroliticos do aparelho troque todos os grandes, até mesmo os que tenham boa aparência, as vezes já estão fracos.

Sobre o tamanho é apenas porque a eletrônica evoluiu, hoje se faz capacitores com a mesma função dos de antigamente em tamanho bem menor. 

 

Já os resistores podem ser esses mesmos, não tem problema nenhum em colocar resistor de maior potência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe amigo. Erro meu. o capacitor eu pedi de ceramica 10nf e nao poliester. . Ele trouxe o metalizado.

Não tem problema da volts ser maior Então? Não queria prejudicar outras peças com esses volts a mais. Obrigado :)

os eletrolítico troco todos.  e aquele enorme da fonte também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ricardo Schneider disse:

Não tem problema da volts ser maior Então?

Pouca coisa não tem problema, tipo se o original é de 25 e você coloca o de 35V funciona normal. 

Porém se colocar muito maior, tipo um de 100V no lugar já não fica muito bom. 

 

Analisando diversos aparelhos, percebo que a tensão dos eletrolíticos se soma aproximadamente 50% do valor da tensão que passa por ele. Obedecendo claro, os valores comerciais. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi. Esses que você diz é dos eletrolíticos a tensão ser maior não ter problema. Ok.

 

Pergunto aqui pra vcs por que no Google não achei a respeito disso.... achei só que o tamanho do resistores é  relacionado a tensão. Cada tamanho tem uma tensão.

  Como esse cinza grande, o dobro de tamanho . a tensão ser maior terá problema? 

Sou fascinado por essa arte. Mas sei muito pouco....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, Ricardo Schneider disse:

tamanho do resistores é  relacionado a tensão

Talvez alguma confusãozinha.. maior em valor ôhmico,  sim tem alguma relação mínima com tensão. Já maior, tamanho físico, suporta - dissipa - mais calor, portanto mais potente. Ndv suporta mais tensão como relação direta. O dado mais importante do resistor é sua potência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi. Acho que  me expresso mal nos termos mesmo.... copiei um texto e uma imagem. Esse é meu medo de danificar alguma coisa. Por isso perguntei do tamanho deles e da cor do corpo físico e nao as listras. Como o que está na placa é de 1/2w e o cinza é de 2w pra mais. Não tinha uma régua pra medir. Kkk fiquei com receio de trocar...

 

"Todo o componente eletrônico possui uma potência, e não é diferente com os resistores. Quando você for comprar um, deve saber a potência necessária que ele vai ter que ter para que funcione no circuito sem ser danificado, já que uma parte da energia que passa por ele vai ser transformada em energia térmica (calor), e dependendo da quantidade de energia, ele deverá ter uma determinada potência. Para os resistores axiais, já existe uma lógica entre tamanho do resistor e sua potência. Veja a imagem abaixo:"

d63230_8d5060d0aa714e5d8b46a0cdb342638c-mv2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os resistores maiores suportam maior potência, mas isso não significa que irá danificar o seu aparelho.

 

Quer dizer que por eles pode passar uma corrente maior do que nos menores.

 

Se tiver espaço pode colocar os resistores grandes no lugar dos pequenos, o que não se deve fazer é o contrário.

Um resistor de menor potência no lugar do maior tende a queimar.

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como em todos os ramos, o avanço da tecnologia - dentro de certo limite - meio que derrubou por terra o lance do 'padrão' dos tamanho dos resistores. P.ex. resistor com corpo meio rosado ou corpo brilhante pode ser de 1/2W (filme metálico). O de corpo fosco amarelo claro, de 1/8W (carbono). Ou seja diferença de 4x no mesmíssimo tamanho. Só mesmo a convivência com eles pode te dar alguma luz. Mas sendo a maioria vinda da china, há de se "piscar alguma luz amarela"

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!