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Postado

Estou fazendo um projeto para a escola, e preciso saber qual é o melhor sensor que "Envia e Recebe" os sinais, a fim de, detectar se há algum objeto se dirigindo em direção ao sensor Emissor.

  • Membro VIP
Postado

Poucos dados...A pergunta mais correta seria: "qual sensor mais adequado pra o meu projeto que consiste em tal tal tal... ". Depois disso até você mesmo pode se autorresponder.

 

São muitos tipos, ultrassom, laser, r.f., i.r. , etc. Inicialmente pesquise por sensor de proximidade no google imagens. Um deles com lm567 quase deu certo quando quase montei. Também já existem prontos a um preço até que maizomeno. make your choice

Postado

Okay, aumentando os dados:
O projeto consiste em um GPS que ira mostrar na sua tela alem do caminho que o condutor deve seguir, os veiculos que esta em seu caminho (no raio do sensor), precavendo assim que ele faça ultrapassagens perigosas e coisas do tipo.
No caso, preciso de um sensor que emita um sinal até o outro carro que possui um outro sensor que vai ler e emitir um sinal pro primeiro carro. 
Não sei se expandi os detalhes.

Postado

@Sammuel Ramos,

 

Tá vendo o porque que sempre tem de colocar a situação real ??? Seu problema passou de grau de dificuldade 1 para 100 ....

 

Por exemplo, se cada carro tem um GPS, pode-se fazer um protocolo onde cada carro tansmita as suas coordenadas via GPS, mas fica muito lento o funcionamento para controle de colisão.

 

Acho que isso que voce está querendo implementar é muito difícial, mas vamos aguardar as opiniões de outros membros...

 

Paulo

Postado

creio que o que ele quer é um radar no gps e não uma função diretamente ligada ao sistema de gps
tipo
o gps motra o  caminho "mapa"

e os sensores instalados no carro mostra em forma de pontos os carros próximos

infravermelho talvez para aproximação 
ultrasom poderia ter muitas interferências "ruidos da estrada e motores"
um radar por radiofrequencia quem sabe
talvez cameras com um programa de detecção de face ( "carros" :P )

 

caso o projeto seja para instalar em todos os carros  talvez um transmisor em todos os  lados do carro com um protocolo com tempo de resposta que funcionaria como um radar e informando direção, posicionamento  e distancia de cada veiculo

 

difícil hem....

Postado

Bom.

Há algum tempo assisti a um documentário em um desses canais pagos.

Há uma competição em que os participantes são grupos de alunos de universidades famosas nos EUA, mas também tem grandes empresas.

Eles disputam um prêmio de muitos Obamas... E gastam também muitos Obamas para fazer o seu sistema.

O sistema tem que reconhecer veículos, pessoas ou qualquer obstáculo na rua e adjacências.

Está localizado em um veículo, que tem que trafegar por um estacionamento, estacionar e sair do mesmo.

Tem que ir do ponto A para o ponto B em um percurso na estrada/ruas.

Tem que saber se posicionar na estrada ou ruas ou estacionamento.

O projeto é multidisciplinar e participam engenheiros de software, hardware, mecatrônicos, eletrônicos de sistemas etc.

 

A coisa é bem complexa e visa obter um veículo sem o motorista.

Mantidas as proporções, você precisa ter parte desse conhecimento e somente o que você deseja já é muito complexo e exige grande parte do conhecimento dessas equipes.

MOR_AL

 

Postado

@MOR,

Eu ia responder exatamente o que voce postou hehehe, eu assití esses documentários !

Esses carros usam sensores muito avançados, tem até leitura do terreno com laser tri-dimensional para se comparar a posição com os mapas disponíveis no Google. Nem faço ideia dos sensores que são utilizados para evitar que bata em outro carro.

Eu também acho que conseguir fazer algo nesse sentido aqui no Brasil é muito, muito difícil.

Paulo

Postado

creio que o que ele quer é um radar no gps e não uma função diretamente ligada ao sistema de gps

tipo

o gps motra o  caminho "mapa"

e os sensores instalados no carro mostra em forma de pontos os carros próximos

infravermelho talvez para aproximação 

ultrasom poderia ter muitas interferências "ruidos da estrada e motores"

um radar por radiofrequencia quem sabe

talvez cameras com um programa de detecção de face ( "carros" :P )

 

caso o projeto seja para instalar em todos os carros  talvez um transmisor em todos os  lados do carro com um protocolo com tempo de resposta que funcionaria como um radar e informando direção, posicionamento  e distancia de cada veiculo

 

difícil hem....

No caso é isso mesmo, o GPS vai gerar o caminho, e o sensor ira mostrar se há veiculos se aproximando, ajudando assim a evitar alguns acidentes. no caso pensei no transmissor tambem, mas nao sei se seria uma boa ideia..

Postado

no caso do transmissor somente seria viável se fosse instalado em todos os carros para se ter um protocolo de tempo de resposta para saber a distancia

com lases teria que ter cuidado com reflexões seja por poluição do ar chuva ou areas reflexivas podendo até causar acidentes "não sei se existe laser invisivel "

não lembro como funciona um radar de radio frequencia mas pode ser uma ideia mais viavel já que podem detectar velocidade e distancia

mas também não sei se pela distancia entre os veiculos seria algo viavel

 

numa busca rapida achei esse site
http://www.lapismet.com/index.php?option=com_content&view=article&id=42&Itemid=80

 

bem talvez com aqueles sensores de movimento
uma adaptação com alguns para varias etapas e distancias diferentes com um programa para criar uma imagem por contraposição dos sinais
 

 

bem , não tenho ideia,
estou por fora das tecnologias disponiveis atualmente

também teria que saber qual tipo de instrumentação e equipamente você tem a disposição para efetuar tal projeto

também tem que saber a margem de erro aceitavel

se tem gente com capacidade técnica para montar protótipos e fazer programação de controle "mas certamente sua capacidade está acima da minha"

Postado

@Sammuel Ramos,

 

ZigBee é um pequeno transmissor/receptor de dados, para comunicação a pequenas distâncias.

 

Ele poderia ser utilizado para fazer a transmissão das coordenadas do GPS de cada um dos veículos, mas o tempo envolvido para isso é relativamente alto, e só funcionaria se os carros tiverem velocidades bem baixas e estiverem a pouca distância uns dos outros.

 

O protocolo Zigbee não é indicado para processos onde precise de velocidade ou certeza de transmissão/recepção bem sucedida, pois podem ocorrer colisão de dados com os dados dos outros veículos. E um sistema como voce está querendo fazer precisaria da certeza de transmissão/recebimento de dados em tempos muito curtos.

 

Usar o GPS como sensor de posição para controle de distância/colisão não pode ser feito na prática, pois a velocidade dos carros envolvidos torna os tempos muito pequenos.

 

Paulo

  • Membro VIP
Postado

Talvez os nRF24L01+ possam servir. Trabalham na faixa ISM de 2.4GHz. Alcance baixo se instalado dentro dos carros (cerca de 20 a 30m) e taxa de transmissão de até 2Mbps.

Todos devem estar programados para o mesmo canal de frequência e cada um deve ter o seu próprio código a ser transmitido. Se um ou mais carros estiverem no raio do receptor, este saberá qual o carro está mais próximo pelo código transmitido, que pode ser até o nome do condutor ou número da placa, mas... o sinal do carro mais próximo é que vai ser detectado.

1.1 Features
Features of the nRF24L01+ include:
•Radio
X Worldwide 2.4GHz ISM band operation
X 126 RF channels
X Common RX and TX interface
X GFSK modulation
X 250kbps, 1 and 2Mbps air data rate
X 1MHz non-overlapping channel spacing at 1Mbps
X 2MHz non-overlapping channel spacing at 2Mbps

• Transmitter
X Programmable output power: 0, -6, -12 or -18dBm
X 11.3mA at 0dBm output power

• Receiver
X Fast AGC for improved dynamic range
X Integrated channel filters
X 13.5mA at 2Mbps
X -82dBm sensitivity at 2Mbps
X -85dBm sensitivity at 1Mbps
X -94dBm sensitivity at 250kbps

• RF Synthesizer
X Fully integrated synthesizer
X No external loop filer, VCO varactor diode or resonator
X Accepts low cost ±60ppm 16MHz crystal

• Enhanced ShockBurst™
X 1 to 32 bytes dynamic payload length
X Automatic packet handling
X Auto packet transaction handling
X 6 data pipe MultiCeiver™ for 1:6 star networks

• Power Management
X Integrated voltage regulator
X 1.9 to 3.6V supply range
X Idle modes with fast start-up times for advanced power management
X 26µA Standby-I mode, 900nA power down mode
X Max 1.5ms start-up from power down mode
X Max 130us start-up from standby-I mode

• Host Interface
X 4-pin hardware SPI
X Max 10Mbps
X 3 separate 32 bytes TX and RX FIFOs
X 5V tolerant inputs
• Compact 20-pin 4x4mm QFN package

---------------------------------------------------------------------------------

Outra tecnologia a ser pensada é este RFID semi-passivo pra 10 metros..

The RF245 is a 2.45GHz long range, digitally encrypted, and high secured single directional reader. 3 different reader models provide specified reading ranges from RF245-3M (10ft), RF245-5M (18ft), and RF245-10M (33ft) in operation with life time battery replaceable tag IDA245. It is capable of reading up to 30 tags per second.

http://www.rflogicsinc.com/Long_Range_Prox/RF245.htm

Postado

@,

Mas não existe garantia que o carro mais próximo é o que está na rota de colisão. E ele pode encobrir o real perigo até que seja muito tarde para reagir. E o problema principal não é a transmissão de dados, embora sejam necessários mais de 50 metros de alcançe garantido para termos tempo de mudar a rota / mudar de velocidade e evitar a colisão.

O problema continua sendo o posicionamento, isto é, localizar os obstáculos no espaço ao redor do veículo. Não dá para usar um GPS comum devido ao erro de 10 metros, teria de utilizar sensores tipo dos usados nas competições americanas, que usam até laser tridimensional para isso e comparar com mapas previamente carregados para determinar exatamente o posicionamento.

Para mim, com a tecnologia que temos, não dá para ser feito.

Paulo

Postado

Não é exatamente simples. O veículo precisa de vários sensores em vários locais para poder ter consciência situacional. Com um sensor somente na frente, por exemplo, o veículo não seria capaz de detectar um outro veículo se aproximando na lateral, ou na traseira, então não iria funcionar direito.

Como um exemplo prático do que seria necessário para fazer algo do tipo funcionar, vou deixar esse vídeo: http://youtu.be/FZ6lZJWL_Xk?t=6m19s

  • Membro VIP
Postado

Okay, aumentando os dados:

O projeto consiste em um GPS que ira mostrar na sua tela alem do caminho que o condutor deve seguir, os veiculos que esta em seu caminho (no raio do sensor), precavendo assim que ele faça ultrapassagens perigosas e coisas do tipo.

No caso, preciso de um sensor que emita um sinal até o outro carro que possui um outro sensor que vai ler e emitir um sinal pro primeiro carro. 

Não sei se expandi os detalhes.

@victhor393 & @aphawk

Pelo que entendi na explicação acima, não seria para todos os obstáculos, mas sím apenas para os carros equipados com os "sensores" TX/RX.

E vejam que o autor mesmo questionou sobre ZIGBEE no post #12.

 

@Sammuel Ramos

seria usado em corridas tipo rali (ou Rally, ou Rallye) ?

Enfim, qual a aplicação prática do sistema?

Postado

Se for somente esse caso específico daria pra fazer com um radar. Para melhorar o alcance, poderiam ser colocados transponders nos outros carros, que simplesmente iriam retransmitir o pulso caso um pulso vindo do radar seja recebido. É como a sua ideia de usar tags ativas @, mas que seria capaz de determinar a distância entre os objetos.

Um pequeno problema é a coexistência desses radares. Você teria que implementar uma forma de diferenciar o sinal enviado por cada unidade para que ela possa ignorar sinais vindos de outras unidades. Sem isso, você poderia ter sérios problemas... Como alternativa, ultrasom poderia ser usado da mesma forma, com os mesmos possíveis problemas que devem ser contornados.

Como curiosidade, essa imagem é da tela de um radar de monitoramento aéreo, operando na banda VHF. Esse artefato foi causado pela presença de um radar idêntico em proximidade deste radar.

full-27309-69931-nonsynchrinized_pulseja

Postado

Eu utilizaria o sensor ultrassônico, porém e bem chato de configurar ele pra trabalhar em conjunto com outros sensores, acredito que com muito saco, de para fazer um carro de guia sozinho só com ultrassônico, integrando o Arduíno dentro dos motores das rodas dianteiras e traseiras, talvez há sensores melhores, que desconheço que seja melhor aplicado neste caso

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