Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida esse circuito vai funcionar ?


Matthwus
Ir à solução Resolvido por xyko-2020,

Posts recomendados

gente pensei nesse circuito para acionar uma bomba de água, sendo que coloco o +vcc perto do fundo do reservatório, e os outros dois para ser o nível baixo e água e o nível alto, assim quando chegar no nível baixo ele aciona a bomba e quando chegar no nível alto ele desliga a mesma ?

 

post-598359-0-72187200-1423349812_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiro, vejamos o circuito interno de um LM555.

std555_blockd1.jpg

 

 

Agora baseado nela, fiz este circuito mais simples.

post-387879-0-05462600-1423389551_thumb.

 

a falha mais grave no seu está em não colocar resistores de pull-up nas entradas. Isto deixará o circuito literalmente louco já que as entradas dos operacionais têm alta impedância.

 

Meus sensores consistem em parafusos de cabeça redonda galvanizados ou de latão, alumínio, inox  ou qualquer material não oxidável, mas bom condutor.

A caixa deve ser furada, caso seja de fibra, de acordo com o diâmetro dos parafusos. Estes podem ficar a uma distância de 5 a 10mm um do outro, posicionados horizontalmente. A cabeça fica do lado interna da cx com uma arruela de borracha para vedação. Fora são colocadas porca, fio para as entradas, arruela e contra-porca.

O relê será ligado no reset, ou seja, quando não houver água em contato com os parafusos ligados no pino 6.

Quando a agua atingir o nível máximo, ou em contato com os parafusos conectados ao pino 2 (disparo), o pino 3 desarma o relê.

Quanto ao relê direto no pino 3, não se preocupe, pois a maioria consome menos que 100mA, e o 555 pode drenar até 200mA.

Coloquei resistores de 4M7, mas deve ser menor, dependendo dos elementos químicos presentes na água, o que altera sua condutividade.

Ligar os "sensores" com cabo blindado e a placa o mais próximo possível da caixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, vejamos o circuito interno de um LM555.

std555_blockd1.jpg

 

 

Agora baseado nela, fiz este circuito mais simples.

attachicon.gifcaixa.gif

 

a falha mais grave no seu está em não colocar resistores de pull-up nas entradas. Isto deixará o circuito literalmente louco já que as entradas dos operacionais têm alta impedância.

 

Meus sensores consistem em parafusos de cabeça redonda galvanizados ou de latão, alumínio, inox  ou qualquer material não oxidável, mas bom condutor.

A caixa deve ser furada, caso seja de fibra, de acordo com o diâmetro dos parafusos. Estes podem ficar a uma distância de 5 a 10mm um do outro, posicionados horizontalmente. A cabeça fica do lado interna da cx com uma arruela de borracha para vedação. Fora são colocadas porca, fio para as entradas, arruela e contra-porca.

O relê será ligado no reset, ou seja, quando não houver água em contato com os parafusos ligados no pino 6.

Quando a agua atingir o nível máximo, ou em contato com os parafusos conectados ao pino 2 (disparo), o pino 3 desarma o relê.

Quanto ao relê direto no pino 3, não se preocupe, pois a maioria consome menos que 100mA, e o 555 pode drenar até 200mA.

Coloquei resistores de 4M7, mas deve ser menor, dependendo dos elementos químicos presentes na água, o que altera sua condutividade.

Ligar os "sensores" com cabo blindado e a placa o mais próximo possível da caixa.

Aqueles dois "sensores" que estão vindo direto do terra, não pode ser só 1 na parte mais baixa da caixa ? se a caixa for de ferro tem chance desses "sensores" não funcionar ? como vou conseguir acionar um motor que trabalha em 220v trifásico  seria apenas adicionar um transistor e mais reles em paralelo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto a caixa ser de ferro, terá que colocar buchas nos parafusos, do mesmo tipo usado para isolar transistores de potência do seu dissipador.

Dái poderia aterrar (ligar ao GND a caixa) e colocar apenas os parafusos de sinais de entrada.

Quanto a ser só u terra, ou ficará muito distante eu uma entrada ou da outra.

Tenho que sair agora. Os colegas devem te ajudar com as outras dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a caixa ser de ferro, terá que colocar buchas nos parafusos, do mesmo tipo usado para isolar transistores de potência do seu dissipador.

Dái poderia aterrar (ligar ao GND a caixa) e colocar apenas os parafusos de sinais de entrada.

Quanto a ser só u terra, ou ficará muito distante eu uma entrada ou da outra.

Tenho que sair agora. Os colegas devem te ajudar com as outras dúvidas.

ok, obrigado por enquanto só me resta saber como ligar esse motor trifásico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso se chama rele de nível e está disponível no mercado entre R$50,00 e R$130,00 dependendo da região.

 

Se o reservatório for metalico a referencia pode ser ligada ao reservatório.

Referencia é o sensor que fica no fundo, sempre dentro d'agua.

 

Caso o reservatório for não condutor, não aconselho furar e prender os sensores ao mesmo pois mesmo sem agua, as paredes estarão molhadas fechando o circuito e seu rele acusará que ainda existe água no reservatório.

 

Os sensores nunca devem tocar as paredes do reservatório.

 

No caso do motor trifásico deve-se usar um contator, o rele ligará o contator e o contator comutará as 3 fases para o motor

 

Você ainda pode usar um automático de nível mais conhecido como "boia de nível", "eletrobóia" ou "boia de nível". más os de hoje não valem nada, dão muito defeito.

Saudades dos automático de nível de mercúrio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caso o reservatório for não condutor, não aconselho furar e prender os sensores ao mesmo pois mesmo sem agua, as paredes estarão molhadas fechando o circuito e seu rele acusará que ainda existe água no reservatório.

 

Os sensores nunca devem tocar as paredes do reservatório.

 

No caso do motor trifásico deve-se usar um contator, o rele ligará o contator e o contator comutará as 3 fases para o motor

 

O prazer, para a maioria de nós, está em fazer e entender o funcionamento. Comprar não tem graça.

Usei um durante 3 anos no Ceará, onde deve-se puxar a água da cisterna para a caixa e nunca deu problema por conta da umidade na lateral dela. Neste estado a resistência é mínima, em torno de megaohms.

Claro que medi a condutividade neste estado antes de fazer o circuito. Quando tiver um tempinho, faça o mesmo e nos informe o resultado.

Como dizia  uma certa personagem do humor:

"Só abro a boca quando tenho certeza!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

Se você conseguiu na prática, ótimo. Respeito muito quem tem experiência prática.

 

Eu não tenho experiência com circuitos montados, somente com reles de nível comerciais e uma vez que eu fiz isso tive problema, nem regulando a sensibilidade no mínimo consegui fazer funcionar.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@cesardelta1

Não é bem assim. Se antes de colocar em prática, usarmos a parte teórica, já é 90% de certeza de sucesso. Se der errado, encare que os outros 10% serão somados a nossa experiência.

Não tem noção do quanto é prazeroso ver um circuito projetado e montado por nós, mesmo depois de n tentativas de fazê-lo funcionar, finalmente funcionando.

Aprendemos mais com os erros do que se funcionasse já na primeira vez.

Já descobrimos o que nunca devemos fazer de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dizia  uma certa personagem do humor:

"Só abro a boca quando tenho certeza!"

Repare que não tive a intenção de criticar, ate disse que tenho muito respeito pelas pessoas que tem experiência pratica, não só teoria.

 

e quando comentei que existe um aparelho desse no mercado, foi só para comentar, mesmo porque montar um circuito desse e muito mais barato e realmente muito mais prazeroso que comprar um.

Eu também gosto de eletrônica, só não tenho muita experiência ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1

Também não tive nenhuma intenção de censurá-lo.

Essa troca de comentários, com respeito,  também é muito importante em qualquer fórum.

Grande abraço!

@

no lugar dos resistores de 4M7 citados por você, posso utilizar trimpot, assim teria como fazer uma regulagem mais precisa, pois como você disse a condutibilidade da água varia dependendo dos elementos químicos presentes na água ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus

 

No caso do motor trifásico deve-se usar um contator, o rele ligará o contator e o contator comutará as 3 fases para o motor.

 

 

 

Se a bomba d'agua puxar a água de uma caixa, faça dois circuitos desse, um para a caixa que a bomba puxa e outro para a caixa onde a bomba jogará a água.

 

Se a caixa que a bomba puxa esvaziar, a bomba desligará e não trabalhará sem água.

 

Na imagem tem um automático de nível na caixa inferior onde será substituído pelo seu 2º circuito.

Slide6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus

 

No caso do motor trifásico deve-se usar um contator, o rele ligará o contator e o contator comutará as 3 fases para o motor.

 

 

 

Se a bomba d'agua puxar a água de uma caixa, faça dois circuitos desse, um para a caixa que a bomba puxa e outro para a caixa onde a bomba jogará a água.

 

Se a caixa que a bomba puxa esvaziar, a bomba desligará e não trabalhará sem água.

 

Na imagem tem um automático de nível na caixa inferior onde será substituído pelo seu 2º circuito.

Slide6.jpg

Com esse rele do meu circuito eu devo alimentar a bobina do contator né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, Pegue uma fase coloque direto no A1 do contator.

Pegue uma outra fase e leve-a para o rele inferior (que ficará na caixa que a bomba puxa) saindo deste, a fase vai para o rele superior, saindo deste a fase volta para o rele térmico e saindo do rele térmico vai para o A2 do contator.

 

Use o contato NA do rele do seu circuito para a caixa inferior e o contato NF do rele do circuito para a caixa superior.

 

Na verdade use uma chave magnética que é uma caixinha com um contator e um rele térnico.

Nunca ligue um motor trifásico sem o rele térmico, no caso de falta de uma das fases, se não tiver o rele térmico o motor queimará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso!

E um 2º rele em serie com o 1º.

Este 2º rele que você faria, seria para desligar tudo caso acabe a água do poço ou da cisterna de onde a bomba puxa a água.

 

Se a bomba trabalhar sem água ela esquenta tanto que entorta os canos de sucção e de recalque, se for cano de PVC.

Também estraga o selo mecânico e em casos extremos até empena caracol de alumínio da cabeça da bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso!

E um 2º rele em serie com o 1º.

Este 2º rele que você faria, seria para desligar tudo caso acabe a água do poço ou da cisterna de onde a bomba puxa a água.

 

Se a bomba trabalhar sem água ela esquenta tanto que entorta os canos de sucção e de recalque, se for cano de PVC.

Também estraga o selo mecânico e em casos extremos até empena caracol de alumínio da cabeça da bomba.

Ai posso usar aquelas boias automática no poço de onde vem a água né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!