Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciando em eletrônica


Eusébio Junior

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

 

Estou interessado em eletrônica, inicialmente como hobby. Gostaria de saber se vocês acham possivel aprender eletrônica através de cursos online, livros, video aulas, etc...

 

Se sim, gostaria que me indicassem alguns materiais bons. Vi aqui que temos um livro sobre eletrônica, do Gabriel Torres, seria bacana iniciar com ele ?

 

Gostaria de iniciar em eletrônica para poder dar manutenção em notebook, celular e fazer circuitos para "brincar"...

 

O que vocês acham ?

 

Desde já, muito obrigado pela atenção !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eusébio Junior,

 

Bem vindo ao Fórum, meu amigo.

 

Bom, uma coisa é eletrônica de verdade, e outra coisa é a manutenção de micros, notebooks, celulares, etc.

 

Na manutenção desses produtos, hoje em dia é simplesmente uma questão de trocar um módulo interno... raramente será necessário analisar o circuito, procurar um defeito misterioso, enfim, é algo bem mais simples. Basta ir à Santa Ifigenia aqui em São Paulo, e vai ver uma quantidade enorme de pseudo-técnicos, consertando celulares , tablets, e gps. Já um notebook exige um pouco mais de conhecimento, isto é, precisa ser mesmo um técnico,  mas se for para consertar micros tipo desktop, é ainda mais fácil que arrumar os celulares...

 

Agora, se voce pretende ter como hobby, fazer montagens de circuitos, fazer alguns projetos mais legais, aí sim vai precisar aprender eletrônica mesmo.

 

Existem vários posts aqui no Fórum que tratam deesse mesmo assunto, sugiro dar uma lida, e depois volte aqui para perguntar , ok ?

 

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, muito obrigado Paulo !

 

Eu dei uma lida em alguns tópicos, encontrei um site bacana do Newton C. Braga, estou dando uma lida para pegar bem do básico mesmo (não sei nada).

 

Gostaria bastante de fazer manutenções em Note, do celular eu imaginei que não teria muito segredo mesmo... Porém lendo os tópicos aqui foi que eu achei interessante trabalhar com circuitos e tal, achei bem interessante e divertido. (Só não sei ainda se é muito difícil de aprender)

 

Mas muito obrigado pela atenção, estou dando uma boa lida aqui nos tópicos. Ainda estou procurando por algum curso ou video aula com atividades práticas.

 

Muito obrigado pela atenção !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eusébio Junior,

 

Sim, tem muita coisa aqui no Fórum, mas a grande maioria dos posts sempre são de pessoas fazendo perguntas mais específicas. Mas claro que se voce gosta de montar circuitos, vai se divertir muito com eletrônica ! E eu digo que hoje voce está numa era abençoada, onde vemos produtos maravilhosos serem lançados em tudo que é país, e podemos comprar pela Internet e assim fazer montagens muito interessantes ! 

 

Mas tem de aprender o básico de eletrônica. Hoje em dia, quase tudo que se monta usa microcontroladores, ou seja, voce vai precisar aprender a programar, mas mesmo assim precisa saber como ligar os microcontroladores ao mundo real, e é nisso que entra o conheçimento básico. Não digo que voce precisa aprender a fazer um amplificador de áudio transistorizado, nem um circuito demodulador de TV, afinal isso tudo já está ultrapassado; mas tem de saber o básico, uso simples de transistores, diodos,  resistores, capacitores, transformadores, fontes, reguladores de tensão, tudo isto é simples e com eles voce já vai poder montar muita coisa. 

 

E a inteligência do seu circuito será dada por um microcontrolador, e hoje a plataforma mais utilizada no mundo é a do Arduíno, simples de se usar, e bem barata. Além disso, existem projetos de tudo o que voce possa imaginar já feitos com os Arduínos, até satélite já foi lançado e está operando, tudo feito com mais de uma dezena de Arduínos !!!

 

E aprender a usar sensores também será muito útil. Existem sensores de tudo o que você imagina, de temperatura, de luz, de cor, de corrente, de tensão, de frequência, .... ufa....  e módulos prontinhos para transmitir e receber dados via rádio, ou música via Bluetooth, medir concentração de gases, até sensor de raios eu já comprei ......

 

Pesquise primeiro aqui no Fórum os posts onde iniciantes querem saber por onde começar, teve um recente, creio que no mes passado, e teve bastante dicas por lá .

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa cara, sensacional a sua atenção com o Post. Você respondeu ao que eu precisava e muito além do que eu esperava. Muito obrigado mesmo, você é do c#$#lho !! hahaha

 

Então, eu achei muito divertido esse lance dos circuitos, dividir aqui com a galera os projetos, bacana mesmo. Eu sempre gostei de programação (comecei um curso de programação, mas abandonei pois me mudei), mas sempre me dei bem. O lance dos sensores que você falou também são muito interessantes, da pra criar muita coisa com isso !

 

Enfim, queria te agradecer novamente pela atenção, agora o negócio é ir acompanhando o fórum e estudando aqui pra ir pegando o jeitão, não vejo a hora de começar a por a mão na massa !!

 

Espero daqui pra frente poder contribuir aqui no fórum assim como você contribuiu aqui.

 

Abração ! :)


Se não for pedir muito, gostaria que você desse uma olhada nesse material e desse sua opinião, se compensa ou não...

 

http://www.cursosvirtuais.net/curso/eletronica.htm

 

Eu cogito em fazer o curso, pois eu acho que me dou melhor se eu tiver um plano para seguir, se eu estudar solta na internet tenho medo de me perder e consequentemente perder o foco, e em segundo lugar o valor do investimento é muito baixo, acho que se eu me arrepender do material pelo menos eu não gastei muito dinheiro rsrs...

 

Tenho medo do material ser desatualizado, porque quando você vai na parte de cursos de eletronica tem "Reparos de monitores" com umas fotos daqueles monitores de tubo, depois tem manutenção e reparos de playstation com a imagem do play 1 e reparos em mp3 player kkkkkk coisas bem antigas. Mas como falei o valor é baixo, talvez vale a pena o risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aprenda o básico primeiro, tensão, corrente, resistência.... associação de resistores (esse é chato, mas necessário) como funciona um diodo, como funciona um transistor. divisor de tensão, regulador de tensão...etc

 

Você sempre terá exemplos práticos nos cursos (montar pequenos circuitos) que por mais bobos que pareçam, sempre será útil.

 

Comece por aí, não se envolva com eletrotécnica primeiro, apesar de ser parecido e usar as mesmas leis e princípios, isso vai te confundir.

 

depois de aprender esse básico eu indico montar uma fonte e aprender como ela funciona.

Comece por uma fonte linear depois, bem depois, muito depois estude uma fonte chaveada.

 

Circuitos de potência são massa! :P

 

Boa sorte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eusébio Junior,

Opa, obrigado pelas suas palavras ! Mas não sou só eu, temos vários membros que sempre estão ajudando a quem quer realmente aprender !

Tenho certeza que logo voce estará postando sua ajuda a outros ! E isso só depende de voce, de sua vontade em aprender.

Quanto ao curso, acho que cobre bem a eletrônica básica, e pelo preço, com carga de 40 horas, acho que vale sim a pena. E reparei que tem também como testar antes, mande bala com o teste !

O que o curso não cobre é a chamada eletrônica digital, isso voce vai ter de ver depois, mas já terà uma boa base para entender.

Não se preocupe com isso de manutencão em monitores , playstation, etc, isso vem depois de voce fazer os cursos básicos, ok ?

Mande bala e depois nos conte o que voce achou do curso !

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aprenda o básico primeiro, tensão, corrente, resistência.... associação de resistores (esse é chato, mas necessário) como funciona um diodo, como funciona um transistor. divisor de tensão, regulador de tensão...etc

 

Você sempre terá exemplos práticos nos cursos (montar pequenos circuitos) que por mais bobos que pareçam, sempre será útil.

 

Comece por aí, não se envolva com eletrotécnica primeiro, apesar de ser parecido e usar as mesmas leis e princípios, isso vai te confundir.

 

depois de aprender esse básico eu indico montar uma fonte e aprender como ela funciona.

Comece por uma fonte linear depois, bem depois, muito depois estude uma fonte chaveada.

 

Circuitos de potência são massa! :P

 

Boa sorte.

 

Pô bacana, vou seguir seu apontamento. Já to pegando aqui tudo sobre tensão, corrente, resistencia, etc... Estou tentando ir do inicio mesmo sem me afobar !

Obrigado !!

 

@Eusébio Junior,

Opa, obrigado pelas suas palavras ! Mas não sou só eu, temos vários membros que sempre estão ajudando a quem quer realmente aprender !

Tenho certeza que logo voce estará postando sua ajuda a outros ! E isso só depende de voce, de sua vontade em aprender.

Quanto ao curso, acho que cobre bem a eletrônica básica, e pelo preço, com carga de 40 horas, acho que vale sim a pena. E reparei que tem também como testar antes, mande bala com o teste !

O que o curso não cobre é a chamada eletrônica digital, isso voce vai ter de ver depois, mas já terà uma boa base para entender.

Não se preocupe com isso de manutencão em monitores , playstation, etc, isso vem depois de voce fazer os cursos básicos, ok ?

Mande bala e depois nos conte o que voce achou do curso !

Paulo

 

 

Vou começar ele já, e depois eu conto como está indo ! :P

Então, em relação com o lance dos monitores (de tubo), playstation (1) e tal... Eu comentei aqui porque eles parecem ser muito ultrapassados, o que me levou a ter receio de que o curso de eletronica que eu tenho interesse também esteja ultrapassado, não sei se existe essa possibilidade, mas de uma certa forma aqueles cursos tiram um pouco da credibilidade do pessoal hehehe

 

Valeu mesmo pela atenção galera ! Está sendo muito importante pra mim ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uns videos que um aluno de uma escola postava aqui no forum... O professor se chama Rangel se nao me engano..

O curso é bom plo fato de fazer analise em televisores LCD sem trocar plca inteira, como 99% dos tecnicos hoje fazem...

Vi um video onde ele analisava a fonte do televisor com defeito, chega em uma unica peça (transistor, diodo...) com defeito sem erro ou chute, era uma chance, um acerto kkkkk

Claro que os digitais nao da pra analisar... Esses sao casos perdido mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me formo em tecnico esse ano e digo que e quase impossivel voce aprender eletronica sozinho, e mais complexo do que aparenta principalmente a parte de pic ( progamar o pic e tenso e memorizar datasheet de pics e ci's também) montar circuitos mais complexos para uma função em específico necessita conhecimentos de componente por componente e formulas para realizar calculos e usar componentes adequados, enfim ha muito mais coisas.

Boa sorte Euzebio, ainda mais q você e autodidata, se quiser alguma ajuda pode mandar mp ou skype , Falou ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me formo em tecnico esse ano e digo que e quase impossivel voce aprender eletronica sozinho, e mais complexo do que aparenta principalmente a parte de pic ( progamar o pic e tenso) montar circuitos mais complexos necessita conhecimentos de componente por componente e formulas para realizar calculos e usar componentes adequados, enfim ha muito mais coisas.

Boa sorte Euzebio, ainda mais q você e autodidata.

vocês aprendem a programar em assembly ou em C no tecnico?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai é difícil mesmo programar com linguagens que nao tem nada a ver com o hardware...

C voce programa pro pc, o pc gera o codigo assembly pro hardware executar o que você quer..

Bom, antes de eu aprender pic eu ja dominava a eletronica analogica. Nao o basico, me avancei muito na analogica antes de entrar em pic, eu ja projetava circuitos analogicos como amplificadores de audio transistorizados, fontes chaveadas, entre varias outras coisas...

Dai resolvi estudar pic, baixei um tutorial basico na net, alias, era um tutorial de um membro daqui do forum!

Um tutorial simples em assembly do tipo fazer um led acender, piscar e algumas coisas mais complexas, mas nada que se aprofundasse muito no hardware...

aprendi assembly em 3 dias, mais 2 dias estudei o hardware do pic, depois em 2 ou 3 semanas projetei um microprocessador de 8 bits e 16 instrucoes (execulta cada uma das 16 em 1 ciclo).

Claro, nao vou falar que é baba isso, mas é relativo do ponto de vista de cada, pra mim isso foi baba pela carga que eu ja tinha da eletronica la atras!

C, eu so manjo do pic 16f628a

assembly e a tal da linguagem de maquina ne, ta em alta?

Sim é a linguagem de maquina! Como assim em alta?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Gostei do "tá em alta ? " kkkk !

@Danielkwz5,

Não é que esteja em alta... Existem dezenas de programadores em C que ganham salário mínimo, e existem alguns programadores em Assembly que recebem uma nota preta justamente para resolver problemas que o C não consegue resolver !

Tudo é lei da oferta e procura... Se uma empresa colocar um anúncio contratando um programador em Assembly com experiência, ele vai receber no mínimo 5 vezes o que recebe um programador em C .

O motivo ?

Um programador Assembly conhece profundamente a eletrônica de um microcontrolador; o programador em C é igual a um programador de Arduíno, acham que sabem tudo porque fazem as coisas mais simples funcionarem, mas se precisar chegar nos limites de tempo em aplicações críticas, não sabem como resolver, principalmente pelo conhecimento deficiente da eletrônica de um microprocessador.

Claro que programar em C é um bom começo, mas o diferencial é também saber programar em Assembly, e quando for necessário, fazer um mix no programa, escrevendo em C as partes não críticas, e em Assembly quando for estritamente necessário.

Não é uma questão de estar em alta ou em baixa, é uma questão de poder agarrar uma excelente oportunidade lucrativa quando ela aparecer.

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimas informações !

 

Então, eu imagino que não seja um passeio no parque aprender tudo isso mesmo... Mas se eu quiser aprender mesmo eu consigo através da internet apenas ? Ou eu consigo apenas o básico na internet e o restante terei de procurar um curso técnico ??

 

Eu só estou batendo o pé pra aprender através da internet pois eu já curso uma faculdade, então o problema seria tempo e não que eu não queira investir para aprender, espero que através da internet eu consigo avançar bastante ! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eusébio Junior,

 

Olha, vou falar por mim. Não sei se outros membros aqui passaram pelo mesmo que eu, mas vou compartilhar com você.

 

Eu sempre gostei de eletronica, com 11 anos já montava circuitos, e quando entrei na faculdade já sabia muita coisa de eletronica, consertei minha televisão, consertei meu amplificador de carro, enfim, só a parte de microprocessadores eu não sabia nada. Isso tudo eu aprendí por mim mesmo, mas todo sábado eu ia com meu pai na Litec, tinha muitas revistas de eletronica importadas, ficava folheando elas e quando achava algo legal, meu pai comprava e eu ia aprendendo cada vez mais. Aí claro que fui aprendendo inglês também muito fácilmente.

 

Cheguei a montar vários circuitos digitais, inclusive um frequencímetro e um relógio, tudo com Cmos discretos. E também montei vários circuitos para usos em rádios Px, como segredos de esticamento de canais, um sistema com Eproms que decodificavam o canal do rádio quando ligava o esticamento, etc.  Isso antes dos 18 anos, e tudo por mim, sem nenhum curso, apenas lendo as revistas. Comprava todas as Nova Eletronicas, a Antenna, a Eletronica Popular, gastava minha mesada nisso.

 

Na faculdade, os dois primeiros anos a gente não via quase nada de eletrônica.... e no terceiro ano, me sentí tão à vontade em todas as matérias de eletronica, e principalmente nas de laboratório, pois já tinha visto tudo aquilo por mim mesmo !

 

Quando me formei, o professor do laboratório de eletronica veio me perguntar se eu nào tinha interesse em trabalhar na faculdade, e lecionar as aulas práticas dos laboratórios de eletronica, tanta era a intimidade que eu tinha com a parte prática. Infelizmente o Reitor da Faculdade não me aceitou, pois a tradição da escola era que apenas os melhores alunos no total das matérias poderiam trabalhar na faculdade, e eu não gostava das matérias que não eram relacionadas a eletrônica, e nelas era um aluno bem mediano. Mas em tudo que era de Eletronica eu sempre tive as melhores notas da minha turma. Acho que a faculdade perdeu com isto mais do que eu perdí kkkkkk !

 

O que eu quero te passar com isso é que a prática que tive desde os 11 anos foi o que me deu todo o conhecimento que eu tinha. A faculdade deu o embasamento teórico, coisas que nem sempre são necessárias no dia a dia, e também o conhecimento de sistemas digitais com microcontroladores. 

 

Mas eu sempre gostei muito disso !!!  Essa é uma grande diferença, pois tudo que apareceia de novidade eu me interessava, queria ver como funcionava, e por aí vai.

 

E hoje em dia, já pensou ?

 

Se voce gostar tanto quanto eu, basta usar a Internet !!!!  Tem tudo em tanto lugar !!!  Milhares de sites que ensinam de tudo !  Eletronica Básica, Digital, Micors, etc, basta usar o Google !!!

 

E se estiver em outra lingua, use o Tradutor de sites do Google !

 

Hoje tem milhares de Fóruns onde voce pode tirar suas dúvidas !

 

Eu sou da opinião que quem gosta mesmo consegue aprender de tudo apenas pela Internet. Digo pela minha própria formação que tive.

 

Voltando ao seu post, eu diria que querer programar assim de cara, sem saber nada, realmente é bem difícil. Mas tudo tem um começo, lembre do velho ditado chinês : A MAIS LONGA CAMINHADA TAMBÉM COMEÇOU PELO PRIMEIRO PASSO. 

 

Aprenda primeiro a eletronica básica. Monte circuitos de fontes, de amplificadores de áudio simples, controle de tonalidade, faça um rádio AM  com transistores, depois um FM usando um desses CIs modernos tipo TDA7000, e assim por diante. Estude um pouco de eletronica digital, faça algumas montagens simples, e aprenda o conceito de PWM, mone um temporizador com 555, depois modifique e monte um circuito PWM com o 555 mesmo. Depois, aprenda um pouco de C, digo o C clássico, com aqueles problemas de programação sem nada de eletronica, apenas para você aprender o conceito do que é um programa, e como se monta a lógica. Depois, aprenda sobre os microprocessadores AVR, principalmente a linha ATMEGA, aprenda a eletrônica interna deles, o que eles podem fazer, e depois aprenda a linguagem do Arduíno. Tenho certeza de que logo logo você estará usando microprocessadores.

 

Ah, e claro, um bom multímetro é indispensável. Invista em um modelo moderno, que meça também capacitancia, indutancia e frequencia, sempre é util.

 

Mais para a frente, compre um desses pequenos osciloscópios portáteis tipo DSO , custam cerca de US$ 65 no Ebay. Já vai ter um belo aprelho que pode te abrir um mudo novo, pois vai te permitir ver muita coisa e entender melhor o funcionamento. Ou se quiser compre logo um belo osciloscópio digital de dois canais para a bancada, depende do teu bolso ....

 

Enfim, tudo depende de você e de sua vontade, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Eu sempre gostei e ouvir as histórias e experiências dos mais velhos (mais velhos num bom sentido)  hehehe

Pra falar a verdade eu sempre me relacionei melhor com pessoas mais velhas que eu, e ainda é assim até hoje.

Tirando minha mulher que é 11 anos mais nova que eu. (também não sou bobo né?) :P

 

Minha história com a eletrotécnica foi parecida.

 


Mais para a frente, compre um desses pequenos osciloscópios portáteis tipo DSO , custam cerca de US$ 65 no Ebay. Já vai ter um belo aparelho que pode te abrir um mudo novo, pois vai te permitir ver muita coisa e entender melhor o funcionamento.

Concordo muitamente com isso.... hehehe

Um bicho desse sempre me fez falta para aprender.

Como eu sou auto didata já teve muitos casos de eu estudar um circuito com explicações de sites, forums, blogs ou mesmo de colegas que tentavam me explicar, e compreendia o que eles diziam mas não conseguia entender o porque.

 

Aí eu achava um outro exemplo que tinha imagens de ociloscópio mostrando os sinais, as ondas... aí tudo fazia mais sentido.

 

Eu sou daquelas pessoas que querem aprender como funciona, Não como é montado para funcionar.

 

Eu sempre fui fascinado por Rádio frequência, comprei meu1º PX com 16 anos e comecei a estudar os princípios da RF por conta própria, como nada entrava na minha cabeça, entendi que primeiro teria que aprender como um rádio receptor funcionava, e isso me levou a eletrônica.

Resultado, nunca tive muito tempo, então não aprendi até hoje.

 

Concordo "muitamente"  que a internet e pessoas como você, hoje, torna meu aprendizado viável, mesmo ainda sem muito tempo livre.

 

Por isso sempre quando tenho oportunidade agradeço muito a pessoas como você Paulo, como o Albert, MOR, Faller, o Chico, o Petronzio  e outros que posso não me lembrar agora, vocês fazem a diferença para pessoas que querem aprender, como nós.

Não sei como pessoas como o MOR e o Faller  arrumam tempo e paciência pra nós, mas agradeço de coração.

 

PS: Você e o Petronzio já estão ricos e conseguem tempo fácil. hehehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

 

Não sei como pessoas como o MOR e o Faller  arrumam tempo e paciência pra nós, mas agradeço de coração.

 

PS: Você e o Petronzio já estão ricos e conseguem tempo fácil. hehehe

[off]Rico? Quem dera! KKKKKK!!!!....[/off]

É sempre um prazer estar aqui no fórum!

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1,

Kkkkkk boa esta !!! Que Deus te escute e nos conceda esta Graça, não é @Bcpetronzio ???

Olhe, não posso reclamar de minha vida, afinal desde a época da faculdade que eu criei a minha própria definição de felicidade :

" Felicidade é estar contente com aquilo que se tem. "

Desta forma , sempre fui muito feliz, pois aproveito muito cada coisa que consigo ter, não importa se foi barato ou caro.

Hoje, 55 anos nas costas, faço só o que gosto, e por enquanto o dim-dim tem me procurado, sem eu ter de ir atrás dele. Isto para mim vale mais do que ser rico, meu amigo ! Os ricos que conheçi só vivem para ganhar mais dinheiro, e eu vivo para me divertir !

É muito legal ver que você é um autodidata, e que começou com um rádio PX heheh !

Todos nós, que estamos aqui no Fórum faz algum tempo, fazemos o que fazemos por gostar deste assunto ! Eu acho que quando conseguimos ajudar alguém a superar uma dificuldade isso nos faz sentir muito bem, e principalmente quando conseguimos incultar o vírus da eletrônica em alguém, é como se tivesse feito o gol da vitória do time !

Mas tem muito mais pessoas aqui para ajudar, alguns somem por um tempo pois sempre apareçem trabalhos que nos tomam tempos, e depois de um tempo voltam a colaborar. O que importa é que quando podem também irão contribuir, ok ?

Em nome de todos nós, me sinto honrado em ler suas palavras, e agradeco muito pela oportunidade que voce nos deu para ajudar e difundir o conheçimento, isto só nos incentiva a continuar aqui ajudando a quem, como você, quer mesmo aprender de verdade !

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu comecei, eu pesquesava muito na net mas nao entendia muito a profundado, eu montava amplificadores de audio e outros circuitos mas era so isso!

Pra mim é o contrario, aprendi muito bem eletronica em escola, o basico, e depois segui o caminho sozinho!

Desse modo, entendendo o fundamento, se entende o resto!

Aprendi microcontrolador em 2 ou 3 dias a nivel de ja conseguir desenhar uma arquitetura RISC!!! só pelo fato de ter uma base magnifica de eletronica. (Ainda ta muito longe de eu saber tudo da eletronica kkk)

Mas e assim! Invista mais na base!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço as palavras do cesardelta1 as minhas !
 

Só tenho à agradecer pela atenção de vocês e o interesse. Quando vim aqui fui em outros fórums também, nenhum teve esse interesse pelas minhas dificuldades como vocês tiveram. Muito bacana mesmo !

 

Estou focando na base e no teórico, ja percebi que eu tenho que entender o que acontece, e não memorizar as informações. Comecei aquele curso la que mandei aqui, mas ainda não tive tempo pra ver como é o material, mas hoje ja vou tirar um tempinho pra dar uma estudada (aproveitar que a facul está tranquila haha)

 

Estou muito agradecido com as informações de todos aqui ! :)


EDIT: Pessoal, trabalho em um provedor de internet da minha cidade, temos bastante trocas de fonte de PoE pois estão "queimadas". Vocês acham que seria difícil eu começar a arrumar essas fontes ? Com um conhecimento baixo eu poderia pega-las pra ir treinando ? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eusébio Junior,

Essas fontes PoE queimam muito por causa de queda de raios. Mas eu sempre achei que isso era tão barato que nem valia a pena consertar...

Mas claro que voce pode pegar algumas , levantar o esquema, e ver se vale a pena consertar !

Esse tipo de fonte cistuma ser muito simples, e voce pode consertar sem muito conhecimento, basta uma decorebazinha.....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, 55 anos nas costas, faço só o que gosto, e por enquanto o dim-dim tem me procurado, sem eu ter de ir atrás dele. Isto para mim vale mais do que ser rico, meu amigo ! Os ricos que conheçi só vivem para ganhar mais dinheiro, e eu vivo para me divertir !

 

 

É o que eu sempre digo hahaha.

Não adianta ser rico e ser um escravo do dinheiro kkkkk.

Existem varias níveis de escravidão moderna.

 

Como diria o filósofo Mario Sergio Cortella:

De onde vem a sua riqueza? daquilo que te tem ou daquilo que você tem?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!