Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com transformador


Matthwus

Posts recomendados

Gente procurando aqui em casa achei um bom e antigo transformador que usava para carregar bateria de carro porém ele queimou, desmontei ele e tava super torrado o cobre esmaltado chegou a grudar um no outro, medi ele e achei 20,9 de área como descobrir quantos watts da pra tirar dele ? é transformador de laminas de aço silício E e I.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem dera fosse tão simples assim, ao menos que você tenha as especificações onde o resgatou. 

 

Mas tentarei lhe ajudar, pois o lema do CDH é Descomplicar a Tecnologia, assim, tenha em mente as seguintes informações. 

 

Vp/vs = Np/Ns sendo: Vp - tensão do primário, Vs - tensão do secundário, Np - Numero de espiras do primário,  Ns - Numero de espiras do secundário.

 

Em um transformador ideal 

 

Pp = Ps ou Vp x Ip = Vs x Is ou seja Vp/Vs = Is/Ip onde: Pp - Potencia do primario, Ps - Potencia do secundário, Ip - corrente do primário, Is - Corrente que circula no secundário quando acoplar carga. 

 

Vp/Vs = Np/Ns = Is/Ip 

 

 

Se de alguma maneira, conseguir saber alguma informação mais significativa  desse trafo, fica mais fácil fornecer ajuda. Observe.: Não citei nada a respeito do núcleo ,  espessura das chapas , largura de tap central ....

 

Enfim, veja quantas informações são necessárias para responder sua pergunta, 

 

Em resumo.... descomplica...esse é o lema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem dera fosse tão simples assim, ao menos que você tenha as especificações onde o resgatou. 

 

Mas tentarei lhe ajudar, pois o lema do CDH é Descomplicar a Tecnologia, assim, tenha em mente as seguintes informações. 

 

Vp/vs = Np/Ns sendo: Vp - tensão do primário, Vs - tensão do secundário, Np - Numero de espiras do primário,  Ns - Numero de espiras do secundário.

 

Em um transformador ideal 

 

Pp = Ps ou Vp x Ip = Vs x Is ou seja Vp/Vs = Is/Ip onde: Pp - Potencia do primario, Ps - Potencia do secundário, Ip - corrente do primário, Is - Corrente que circula no secundário quando acoplar carga. 

 

Vp/Vs = Np/Ns = Is/Ip 

 

 

Se de alguma maneira, conseguir saber alguma informação mais significativa  desse trafo, fica mais fácil fornecer ajuda. Observe.: Não citei nada a respeito do núcleo ,  espessura das chapas , largura de tap central ....

 

Enfim, veja quantas informações são necessárias para responder sua pergunta, 

 

Em resumo.... descomplica...esse é o lema. 

As informações que eu tenho aqui são:

área do núcleo: 20,9 cm²

tensão do secundário: uns 15 volts

primário: 110/220 (pensei em duas bobinas de 115 volts), aqui onde moro vem certinho 127 e 220 exatos.

Eu queria descobrir quantos amperes da para tirar em 15 volts na saída ?

 

olha o material que eu tenho aqui:

http://www.mediafire.com/view/l088ic5j8d37k27/SAM_0318.JPG

http://www.mediafire.com/view/pt47ur81mu2bsdr/SAM_0319.JPG

http://www.mediafire.com/view/iga4tr6awrwwjsa/SAM_0320.JPG

 

ele não tem carretel ai eu fiz esse ai eu vi na net o povo fazendo com papel e fita crepe mas sera que isso não pega fogo não ?

são 3,6Kg de chapa E e I

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá!

 

Não é complicado, não!

 

1 - Dois primários para 115Vca

2 - Dois secundários para 15Vca

3 - Área de seção transversal da perna central das lâminas "E" = 20,9 cm2

4 - Frequência da rede com 60Hz

5 - Núcleo com lâminas padronizadas E e I

6 - Material do núcleo: Aço silício

7 - Densidade de corrente dos fios dos enrolamentos: 3A/mm2

 

Conforme te informei na postagem 24, estude "Lei de Ohm", as duas expressões de potência, a tal da "Regra de Três" e estude por um livro, que é mais confiável que internet.

 

Eu fiz isso há muito tempo e vou te passar a potência na saída do trafo.

 

Potência máxima total nos secundários é de 256,7VA, que divididos por 15Vca podem fornecer até 17,1Aca.

 

Referência: (Você pode encontrar em um "sebo" por uma ninharia).

 

Livro: "Transformadores"

Autor: Afonso Martignoni

Editora: Globo

Ano: 1987

Edição: 7a

Páginas: De 73 a 81.

 

Bons projetos

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá!

 

Não é complicado, não!

 

1 - Dois primários para 115Vca

2 - Dois secundários para 15Vca

3 - Área de seção transversal da perna central das lâminas "E" = 20,9 cm2

4 - Frequência da rede com 60Hz

5 - Núcleo com lâminas padronizadas E e I

6 - Material do núcleo: Aço silício

7 - Densidade de corrente dos fios dos enrolamentos: 3A/mm2

 

Conforme te informei na postagem 24, estude "Lei de Ohm", as duas expressões de potência, a tal da "Regra de Três" e estude por um livro, que é mais confiável que internet.

 

Eu fiz isso há muito tempo e vou te passar a potência na saída do trafo.

 

Potência máxima total nos secundários é de 256,7VA, que divididos por 15Vca podem fornecer até 17,1Aca.

 

Referência: (Você pode encontrar em um "sebo" por uma ninharia).

 

Livro: "Transformadores"

Autor: Afonso Martignoni

Editora: Globo

Ano: 1987

Edição: 7a

Páginas: De 73 a 81.

 

Bons projetos

 

MOR_AL

Quanto a esse carretel que eu fiz não pega fogo não ? eu vi na net que poderia ser feito de papel e fica crepe, olha como ficou:

http://www.mediafire.com/view/pt47ur81mu2bsdr/SAM_0319.JPG

 

Acha que tem perigo do primário aquecer de mais por ser de 115 volts e eu alimentar com 127 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu respeito a ideia do fórum: divergência faz parte importante, é o que move os debates, se assim não o fosse isso seria um blog.

 
Vamos lá:
 
De acordo com as informações fornecidas pelo MOR, estamos falando das seguintes condições:
 
Ps ~= 255 w / Pp ~= 280 / Espiras por Volt 2.05 / N1 ~= 450 / N2 ~= 32 / b1 ~= 0.425 mm ² ou 21 AWG e b2 5.6 mm² ou 21 AWG. 
 
Considerado que há apenas 1 numero de secundário e tipo de primário simples. 
 
Se você tem algo parecido nas mãos, ótimo problema resolvido, apenas um item que não fecha é o peso do núcleo. 

Quanto a esse carretel que eu fiz não pega fogo não ? eu vi na net que poderia ser feito de papel e fica crepe, olha como ficou:
http://www.mediafire.com/view/pt47ur81mu2bsdr/SAM_0319.JPG

 

Acha que tem perigo do primário aquecer de mais por ser de 115 volts e eu alimentar com 127 ?

 

De acordo com as informações que você forneceu no post #31 não. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu respeito a ideia do fórum: divergência faz parte importante, é o que move os debates, se assim não o fosse isso seria um blog.

 
Vamos lá:
 
De acordo com as informações fornecidas pelo MOR, estamos falando das seguintes condições:
 
Ps ~= 255 w / Pp ~= 280 / Espiras por Volt 2.05 / N1 ~= 450 / N2 ~= 32 / b1 ~= 0.425 mm ² ou 21 AWG e b2 5.6 mm² ou 21 AWG. 
 
Considerado que há apenas 1 numero de secundário e tipo de primário simples. 
 
Se você tem algo parecido nas mãos, ótimo problema resolvido, apenas um item que não fecha é o peso do núcleo. 

 

De acordo com as informações que você forneceu no post #31 não. 

Andei pesquisando aqui e quanto a questão do rendimento quando devo usar ? 80% ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, conversei com um cara que fabrica transformadores, ele me disse para usar fio 17 awg no primário e 265 espiras para uma bobina ( ele disse que tinha que ser essa quantidade pois se o trafo ficar muito tempo ligado ele esquenta menos), e para a saída ele mandou usar fio 10 awg e 35 espiras, assim eu consguia bobina primaria de 115v e saída de 15 volts e 20A, pois bem eu fiz agora como faço para testar isso ? pode testar sem o núcleo mesmo ? com uma lampada em série ?

 

segue fotos de como ficou:

http://www.mediafire.com/view/rdbfd8w5b9r0u8r/SAM_0321.JPG

http://www.mediafire.com/view/kf2k7a01jhy89y0/SAM_0322.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Longe dos 7 AWG e 21 AWG , "chutacalculados " no post #17 e #39  :o .

 

Achei que ficou bom, testar sem o núcleo não rola. Poe o núcleo e verifica com o "miter". ( miter = multimetro )

Rapaz deu um ***** trabalho pra enrolar isso, mas consegui fazer bem apertador e próximas as espiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só de raiva eu, no caso você ( Matthwus ), montaria um tutorial aqui no fórum, somente relacionado à transformadores.   :D Ou passo a passo da montagem do seu trafo.  :)

Cara como base eu usei essas fontes:

(esse vídeo)

 

(e esse site)

http://construyasuvideorockola.com/transformador.php

 

Mas no vídeo parece muito fácil, acredite é muito chato, no meu case que o carretel foi caseiro eu mesmo que fiz ficou mais complicado ainda pois ficou muito liso e ficava escorregando o fio (cobre esmaltado). Ainda usei dois fios em paralelo no primário e secundário o que dificultou mais ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!