Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componente muito misterioso


Ir à solução Resolvido por Marcio Brito_744191,

Posts recomendados

Olá, pessoal!

 

O que danado é o D948 MMCC 752M

 

Já tentei de todas as formas descobrir o datasheet, mas não encontro a descrição desse componente! Tenho 4, são todos novos. Não apresenta capacitância nem resistência ohmica (pelo menos até 2 mega ohms ainda dá infinito). Tenho 4 desses, todos novos, e com essas mesmas características. Por isso, não acho que estão abertos.

 

Se puderem me ajudar a descobrir o que danado é isso, eu agradeço :)

 

Abraços, Márcio Brito.

post-755518-0-15075700-1423956295_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou a pessoa mais indicada para dar essa informação porque não sou muito bom de eletrônica, mas se parece muito com um que eu achei em uma placa de circuito uma vez.

 

Não sei do que era a placa, parecia algo de telecom.

E esse componente estava estourado (explodiu).

Eu imaginei que fosse um componente contra surtos, tipo um centelhador ou fusível.

Mas nunca tive certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque ele em serie com um resistor e ligue na tomada!

E depois meca a tensão nele, se tiver menor que a tensão da tomada, então ele é um daqueles que se coloca em paralelo com trafos flybacks, para suprir os picos de tensão, é tipo dois zeners invertidos, funcao parecida com varistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse componente dai pode ser desde uma lâmpada neon, passando por um Spark Gap - Centelhador e até mesmo um diodo de germânio..

Interessantíssimo se a foto mostrasse a inscrição (modelo ou nome do mesmo) impresso no corpo..

 

Olá, Faller!

 

Apesar de não aparecer na foto, eu escrevi na pergunta tudo que está escrito no corpo. Vou repetir. Na sequência de cima para baixo, está escrito:

D948

MMCC

752M

 

Já procurei pelos datasheets dos três e não aparece nada, nem citado  no Aliexpress!  Esses componentes são novos, vieram junto com um pacote de componentes que um primo trouxe para mim. Como já disse, Não apresentam capacitância nem resistência ohmica (pelo menos até 2 mega ohms ainda dá infinito).

 

No interior parece haver algo parecido com uma bobina ou um daqueles antigos capacitores tubulares... não sei...

 

Mas, agora, desanimei de vez... se nem tu sabes o que é ou já viu um desses, o melhor que eu faço é deixar numa caixinha que eu tenho aqui chamada Limbo, hehehe ;)

 

Abraços, Márcio Brito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas vezes é um componente comum que todos conhecemos.

 

O problema é que certos fabricantes de equipamentos, compram em grande quantidade do fabricante, e pede para pôr um código específico, diferente do código comercial.

 

Eu já sofri com isso em manutenção.

Mas felizmente descobri o código real do componente.

 

 

A orientação do roberto é a melhor:

Coloque ele na rede, ligado em série com um resistor de uns 50K.

Depois coloque em DC em várias tensões, também em série com resistor de 50K.

 

Veja se retifica, se limita a tensão como um zener, ou se faz aquele papel de Spark Gap

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Faller!

Apesar de não aparecer na foto, eu escrevi na pergunta tudo que está escrito no corpo. Vou repetir. Na sequência de cima para baixo, está escrito:

D948

MMCC

752M

Já procurei pelos datasheets dos três e não aparece nada, nem citado no Aliexpress! Esses componentes são novos, vieram junto com um pacote de componentes que um primo trouxe para mim. Como já disse, Não apresentam capacitância nem resistência ohmica (pelo menos até 2 mega ohms ainda dá infinito).

No interior parece haver algo parecido com uma bobina ou um daqueles antigos capacitores tubulares... não sei...

Mas, agora, desanimei de vez... se nem tu sabes o que é ou já viu um desses, o melhor que eu faço é deixar numa caixinha que eu tenho aqui chamada Limbo, hehehe ;)

Abraços, Márcio Brito.

Ninguem é advinha amigo! voce esta na eletronica, então teste o componente, meta a mao na massa! Nao fique esperando um super heroi pra advinhar isso, pegue ele, faça testes e voce tera 100% que componente é esse!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Muitas vezes é um componente comum que todos conhecemos.

 

O problema é que certos fabricantes de equipamentos, compram em grande quantidade do fabricante, e pede para pôr um código específico, diferente do código comercial.

 

Eu já sofri com isso em manutenção.

Mas felizmente descobri o código real do componente.

 

 

A orientação do roberto é a melhor:

Coloque ele na rede, ligado em série com um resistor de uns 50K.

Depois coloque em DC em várias tensões, também em série com resistor de 50K.

 

Veja se retifica, se limita a tensão como um zener, ou se faz aquele papel de Spark Gap

 

É, vai ser o jeito mesmo. Vou seguir a orientação do Roberto, junto com a sua, Albert. Apesar de não descobrir exatamente suas características, pelo menos dá pra saber o que é. Ah, a questão não é eu usar ou não meus poderes mentalistas, coisa que eu detesto fazer (sim, Roberto, eu sou adivinho...). É lógico que se alguém conhecesse o componente e indicasse o código comercial (já que o que está escrito não funciona), seria muito melhor e mais preciso, por isso eu tentei o pessoal do fórum. Muito obrigado a todos, assim que eu tiver descoberto alguma coisa eu posto aqui o resultado.

 

Abraços, Márcio Brito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendi o seu objetivo ate você dizer que ia guardar numa caixinha só porque ninguem soube advinhar esse tal componente!

Tive que te dizer isso!

 

Taí, de fato :P  guardar sem antes fazer os testes seria uma atitude, no mínimo, preguiçosa!  Assim que voltar pra oficina vou fazer o que sugeriram. Então eu posto aqui e vocês vêem se concordam comigo :)  Abraços, Márcio Brito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Cheguei nesse tópico através do Google , buscando por esse mesmo componente. Depois de um tempo consegui achar a resposta : é um "absorvedor de surtos" para ser usado em série com um varistor para proteção de fontes de alimentação contra picos da rede (em caso de descarga de raio por exemplo) . Mais informações no site da mitsubishi : http://www.mmc.co.jp/adv/dev/english/contents/surge_ab/surge01/da53.html . 

Demorou mais a resposta veio !

Abcs..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!