Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde Pessoal 

Estou com um  TRAFO 220v com saida alternada de 96v e um TRAFO de grande porte

Como faco para reduzir esta tensão para 14v ?

Tenho 6 diodos de alternador de alta corrente 

Pois quero deixar ele com 14v 15v no minimo com 100amp

Postado

Qual a potencia nominal do trafo? E esses diodos que você tem, tirou de que alternador? ou melhor quanta corrente suportam?

Ja te digo que regulador não vai funcionar, e antecipo que a provável saída vai ser rebobinar o secundário, só que para 100A vai precisar de uma belo fio..

Postado

post-755812-0-01750600-1424196694_thumb.

Opa o trafo tem 3kva e igual esse da foto so que mais gordo

Os diodos sao de um alternador de 120amp 14v o regulador dele nao vou usar somente os diodos

Postado

sim o rebobinamento e o metodo mais fácil porém estava procurando mesmo um metodo com componentes

para a reducao da corrente. Que entre os 96 95v e saia os 14 ou 15v com mais de 100amp

• Membro VIP
Postado

Boa tarde Pessoal 

Estou com um  TRAFO 220v com saida alternada de 96v e um TRAFO de grande porte

Como faco para reduzir esta tensão para 14v ?

Tenho 6 diodos de alternador de alta corrente 

Pois quero deixar ele com 14v 15v no minimo com 100amp

Simples.. Coloque um transformador de 96 Volts para 14 Volts.. 

Brincadeira viu...

E só para que entendas que melhor será adotares um transformador adequado, feito em cima desse núcleo ou não...

Postado

Posso ajudar com a fonte buck de 100A.
100A em 14.4v, dá 1440w.
1440w em 96v, dá 16A.
Este Igbt seria suficiente:
http://www.irf.com/product-info/datasheets/data/irg4pc50ud.pdf
Na verdade não são 90v, e sim 126v pois é a tensão depois de retificada e filtrada.
Neste caso, 1440w sobre 126v, vai dar 11A.
Considerei retificar 90vac e não 96vac, como disse o amigo, pois estou levando em conta uma pequena queda de de tensão que o trafo deve dar quando tiver com 1440w.

BuckConverterSchematic.gif

O núcleo é este:

http://magmattec.com.br/052.pdf

Vendido nesta mesma empresa.

Dê preferência ao modelo MMT052T10233.

Você deverá fazer nele 12 espiras, para dar aproximadamente 10uH de indutância.

Junte vários fios esmaltados de 0,50mm em paralelo, até formar um só cabo que suporte 100A. Daí enrola 12 espiras deste fio no núcleo indicado.

Depois posto o circuito. 

• Curtir 1
Postado

Seria um trabalho relativamente grande, mas ficaria bom, agora vamos ver se o autor se dispõe a concretiza-lo..

E que mal lhe pergunte, pra que vai usar estes 100A? fonte pra som automotivo imagino..

Postado

Tinha esquecido de uma coisa:

Este IGBT não irá suportar.

A corrente RMS será de uns 11A, mas a corrente de cada pulso, será de 120A a cada 2.78 micro segundos.

Por isso é melhor usar mosfets IRFP260N.

Terá que usar 5 em paralelo. 

Vai ficar pesado acionar 5 mosfets IRFP260 jutos.

Terá que reforçar o driver

Fazer a entrada do trafo driver em push pull e acioná-lo com mosfets.

Postado

Chute de principiante aqui:

Um buck converter? porém não acho que exista um de 100A, se é possível fazer um já é outros quinhentos

Possivel fazer muito mais que isso! Na verdade o conversor chaveado de uma placa-mãe deve ter uma corrente perto desse 100A!!

Se for pra fazer fonte chaveada, venda esse trafo que é melhor! Nao tm logica usar um trafo que abaixa para apenas 96V, use logo um conversor chaveado direto na rede e venda o trafo!

• Curtir 1
Postado

albert_emule Obrigado cara tinha ate esquecido ja desse Buck estava separando aqui ja os componentes para fazer quando achei no meio de um monte placas aqui um retificador pronto ja vou fazer so umas modificacoes nele liguei ele no trafo e me deu 119.7v  dai rebobinei o trafo para 11.9v e a Magica aconteceu  me deu os 15.6v 143amp vou colocar mais dois capacitor de 24v 20F pra sustentar legal a carga. Agradeco a TODOS pela ajuda OBRIGADO

post-755812-0-33777500-1424348795_thumb.

post-755812-0-63672400-1424348802_thumb.

• Membro VIP
Postado

Qual a potencia nominal do trafo? E esses diodos que você tem, tirou de que alternador? ou melhor quanta corrente suportam?

Ja te digo que regulador não vai funcionar, e antecipo que a provável saída vai ser rebobinar o secundário, só que para 100A vai precisar de uma belo fio..

Pelo contrário, como vai precisar retirar espiras do secundário, vai sobrar um belo fio. :rolleyes:

• Membro VIP
Postado

20F? Kkkkkkkkk

Por que o sorriso?

São só 2000 capacitores de 1000uF em paralelo... nada de mais! :o

Pensando bem, a associação deles vai ficar maior que o transformador ...melhor não fazer.

Postado

Se ele deixar um ripple ainda equivalevende a 30%, que é alto, vai ter corrente de 400A pra cima para carregar os capacitores, se o trafo nao arriar nesse momento ja e um milagre, se arriar vai esquentar que nem o capeta, os diodos então nem se fala..... :D

Postado

20F? Kkkkkkkkk

Nao entendi a risada o amigo deve estar por fora tenho dois aqui de 20F cada um tem quase 1kg 

Só a título de informação e curiosidade, uma bateria de 100 amperes resolve o problema.

Sim uma de 100 resolveria, mas ai que ta o negocio seria fácil demais e seria mais um gasto sendo que tenho muitos componentes de sobra uma bateria de 100amp das boas hoje nao sai por menos de 600.00 

Postado

Por que o sorriso?

São só 2000 capacitores de 1000uF em paralelo... nada de mais! :o

Pensando bem, a associação deles vai ficar maior que o transformador ...melhor não fazer.

Não é tudo isso.

São só dois mega capacitores de 25V em paralelo.

Cada um com 10F

http://www.comprasparaguai.com.br/media/fotos/produtos/thumbs/big/3b79c219a0df96163f13a2878d26acfddb18984f.jpg

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!