Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo de Transformador e dicas


Posts recomendados

bom dia,

sou iniciante em eletrônica. ja comprei e li o livro do gabriel torres todo. já li vários tópicos sobre o assunto e vi videos no youtube, mas minha vida só aumenta. quero construir alguns transformadores ac/ac. contudo, cada pesquisa que fiz me mostra uma forma diferente de cálculo e os resultados sempre sao diferentes. tentei usar sites de cálculo on line e novamente, para minha surpresa, os resultados de bitolas dos fios e número de espiras sao bem distintos. então nao consigo chegar a uma conclusao de modo que estou com os projetos parados. sequer posso comprar os materiais. alias, se for possível, além de alguém me orientar de como fazer os cálculos corretos, se pudessem indicar locais em sao paulo para a compra dos materiais, eu agradeço. OBRIGADO 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este software é bem recomendado:

http://www.813am.qsl.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24:programa-para-calculo-de-transformadores&catid=17:trafos&Itemid=77

 

"Programa baseado principalmente nos livros "Transformadores" de Francisco L. Singer e "Pequenos Transformadores" de R. Kühn, possibilita cálculo de transformadores de força e modulação com áudio em push-pull e saída de RF classe C, estágios transistorizados push-pull classe B e reatores (indutores) de filtro e choque."

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ZicaZica, se você quer aprender como se faz assista os vídeos do Dantes.

 

 

Tá aí um dos Baianos que tem meu respeito!

 

Pessoa humilde e que gosta de aprender um pouco de cada coisa.

 

EDIT

Tentei colocar um link de uma playlist más não funcionou.

 

Faça uma busca no Youtube assim: transformadores como faze-los passo a passo

 

Lá tem uma playlist que ensina do inicio ao fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ZicaZica, se você quer aprender como se faz assista esses vídeos.

 

Tá aí um dos Baianos que tem meu respeito!

 

Pessoa humilde e que gosta de aprender um pouco de cada coisa.

Conheço esse cara, Dantes Alves de Santana, já me ajudou a fazer um trafo com entrada de 127 e saída de 18+18 tenho os cálculos em casa numa folha, se quiser sexta feira posso escanear a folha com os cálculos e postar aqui depois.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus

Eu gosto desse cara pra caramba, ele é uma pessoa humilde de mais, sempre ajuda as pessoas (de todas as formas), é uma cara inteligente e muito empenhado em tudo o que faz.

 

Eu gosto de ver os vídeos das traquitanas que ele inventa...hehehe

Sim, eu também gosto, já viu o carregador de bateria automático com indicador de nível ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Sim, eu também gosto, já viu o carregador de bateria automático com indicador de nível ?

 

 

@Matthwus

Eu gosto desse cara pra caramba, ele é uma pessoa humilde de mais, sempre ajuda as pessoas (de todas as formas), é uma cara inteligente e muito empenhado em tudo o que faz.

 

Eu gosto de ver os vídeos das traquitanas que ele inventa...hehehe

 

 

Conheço esse cara, Dantes Alves de Santana, já me ajudou a fazer um trafo com entrada de 127 e saída de 18+18 tenho os cálculos em casa numa folha, se quiser sexta feira posso escanear a folha com os cálculos e postar aqui depois.

 

Já, mas aquele carregador não é muito bom.

Mas vamos parar com o Off tópic antes que um moderador dê uma bronca em nós...hehehe

 

 

Alguém chamou ?  :devil:  :devil:  :devil:  :devil:

 

Pra perguntar-lhes... tem diferença entre enrolar as espiras na borda do "E" do transformador ou enrolar elas no núcleo?

 

Estou num projeto, lá abaixo eu cito ele... e essa pergunta "me interessou"

 

@Bcpetronzio... se não me responderem, tá todo mundo banido  :hehehe:

 

 

exemplo

Transformador-01.jpg

 

nas bordas

 

P143__transformador_copia1.jpg

 

no centro....

 

 

Falo da eficiência, não do espaço. Porque, por exemplo, 

produto-transformadorTrifasico-4.jpg

 

poderiamos considerar estes "nas bordas".... 

 

 

A pergunta é mesmo quanto à eficiência. Eu sei que existem as "linhas" do campo magnético, mas não achei muita coisa sobre enrolar lá, ou aqui... 

 

por isso a pergunta......

 

Estou trabalhando em vários calculos paa um trafo, de 12/6A, já olhei diversos cálculos, mas me surgiu a ideia de enrolar ele nas extremidades.... e não no centro.... então, já que o link foi postado, 'entrei nessa' também.....

 

@albert_emule esse programa trabalha com "entreferros" nacionais? eu tenho visto muito material bom, mas que ao padrão brasileiro, por assim dizer, não correspondem

 

TEnho uma empresa aqui na cidade, que encomenda entreferro porque os padrões conhecidos são insatisfatórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest Este software atende a projetos com lâminas EE, de aço silício, de grãos orientados ou não. Estas você pode encontrar facilmente aqui no Brasil. 

 

As melhores são as de grãos orientados. As mais comuns possuem 10000 gauss de magnetização. As especiais vão além disso. 


E transformadores do jeito que você citou não é novidade. 

etna_trafo_monofasico.png


São trafos com isolação galvânica muito grande.

Uma vez que você põe um bom e poderoso aterramento alí naquele parafuso na parte superior do trafo, o secundário fica totalmente isolado da rede elétrica da concessionária. 


Quanto a enrolar as bobinas nas "nas bordas", tenho um palpite:

O trafo acaba gerando mais reativos (energia reativa "Var"), visto que quando enroladas na perna central, as bobinas são sobrepostas, aproveitando mais as linhas de campo.

Enroladas nas bordas, aproveitam menos as linhas de campo, dando dispersão magnética um pouco maior.

 

Em trafos de fonte chaveadas até existe uma técnica de enrolar bobinas que consiste em enrolar primeiro metade do primário, depois todo o secundário e por último o restante da metade do primário. Fazendo um sanduíche de bobinas. 

Esta técnica serve para aproveitar melhor as linhas de campo e faz com que o trafo tenha menos dispersão magnética.

 

Traduzindo para um trafo de rede elétrica, ele teria menos energia reativa. 

A potência em VA seria mais próxima da potência em watts.

 

55100230142475328893850.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ah nããããããão;

 

salvei essa imagem. @albert_emule então, de fato, pelo teu palpite, teríamos, digamos assim, muito espúrio....

 

e pela lógica... claro, se tem muito mais trafo ferro E, é porque alguma coisa "existe nesse interim" certo?!?! "devolvo" o tópico, kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui os cálculos que usei para fazer o meu transformador com entrada de 127v e saída de 18+18 e 1A, funcionou belezinha, não sei se a imagem vai ficar boa pra ver mas amanha eu posto aqui com uma melhor qualidade.

 

post-598359-0-02115300-1428709252_thumb.

 

osb: tem um pequeno erro ali o valor de Q não é em mm é em cm.

isolação entre primário e secundário eu utilizei papel madeira.

 

Aqui um outro que eu fiz também.

http://www.mediafire.com/view/kf2k7a01jhy89y0/SAM_0322.JPG

 

http://www.mediafire.com/view/rdbfd8w5b9r0u8r/SAM_0321.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite Pessoal,

vi os videos do canal do youtube que passaram. fiz os cálculos. se alguém puder ver e me dizer se estão corretos, AGRADEÇO.

 

núcleo - 40cm2

 

    Espiras diametro AWG - cabo Tensão primária 127 128.06     Corrente primária 5.5   1.83 14 Potência primária 698.5       Tensão secundária 1 55 55.46     Corrente secundária 1 12   4.00 11 Potência secundária 1 660       Tensão secundária 2 12 12.10     Corrente secundária 2 20   6.67 9 Potência secundária 2 240      
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, seu texto ficou sem formatação e sem as unidades de medida, não consegui entender.

 

faça assim:

 

Tamanho do núcleo do trafo =  cm²

 

tensão do primário = 127V

corrente do primário =  A

potencia do primário = W

Bitola do fio primário = 

 

tensão do secundário = V

corrente do secundário = A

potencia do secundário = W

bitola do fio secundário =

 

você deve ter se enganado quanto a área do núcleo do trafo, pois 40cm² é um baita de um trafão!!!

 

Diga quanto mede o núcleo, tipo, 5cm x 3.5cm ou 4cm x 6cm....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

boa noite Pessoal,

vi os videos do canal do youtube que passaram. fiz os cálculos. se alguém puder ver e me dizer se estão corretos, AGRADEÇO.

 

núcleo - 40cm2

 

    Espiras diametro AWG - cabo Tensão primária 127 128.06     Corrente primária 5.5   1.83 14 Potência primária 698.5       Tensão secundária 1 55 55.46     Corrente secundária 1 12   4.00 11 Potência secundária 1 660       Tensão secundária 2 12 12.10     Corrente secundária 2 20   6.67 9 Potência secundária 2 240      

 

Achei um tanto quanto confuso esses dados, teria como colocar tipo assim:

 

Primario:

xxxxx

xxxxx

xxxxx

xxxxx

 

secundario:

xxxxx

xxxxx

xxxxx

xxxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

foi mal pessoal

 

Tamanho do núcleo do trafo =  28 cm²

 

tensão do primário = 127V

corrente do primário =  5.5 A

potencia do primário = 698 W

Bitola do fio primário = 1.83mm - 14awg

 

tensão do secundário = 55 V

corrente do secundário = 12 A

potencia do secundário = 660 W

bitola do fio secundário = 4mm - 11awg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seus calculos estão corretos, porém você esqueceu de colocar uma porcentagem de perdas, que em um trafo de ferro magnético bom, tem rendimento de 80%

 

Eu particularmente uso 70%

 

então você faria assim:

 

potencia do secundário = área do núcleo ao quadrado menos 20% de perdas

 

28cm² x 28cm² = 784 - 20% = 627W

 

corrente do secundário então seria:

627W / 55V = 11.4A

 

O fio do secundário então continuaria sendo fio #11 AWG

 

Lembrando que esses fios não podem ser fios comuns, tem que ser fio esmaltado próprio para bobinar motores e transformadores, então esqueça a seção transversal em mm e adote somente a medida AWG.

 

Outra coisa importante a se lembrar, é que se você deseja uma fonte de corrente continua de 55V, não é bom fazer um trafo de 55V, pois depois da retificação e filtragem, a fonte alcança a tensão de pico Vpp que seria 77V.

 

São 22Vcc a mais em cima da etapa de regulação que terá uma dissipação desnecessária.

 

Se quer uma fonte de 55Vcc o ideal seria enrolar um trafo de no máximo 43Vac

 

Qualquer erro, me corrijam os mais experientes por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OBRIGADO 

mais duas coisas

1. calculei 1.73 espiras por volt, ou seja,  220 espiras para o primario e 95 para o secundario. esta correto?

2. se eu quiser outro secundario (adicionar), tenho de aumentar a área do núcleo? como calculo?

OBRIGADO 


Seus calculos estão corretos, porém você esqueceu de colocar uma porcentagem de perdas, que em um trafo de ferro magnético bom, tem rendimento de 80%

 

Eu particularmente uso 70%

 

então você faria assim:

 

potencia do secundário = área do núcleo ao quadrado menos 20% de perdas

 

28cm² x 28cm² = 784 - 20% = 627W

 

corrente do secundário então seria:

627W / 55V = 11.4A

 

O fio do secundário então continuaria sendo fio #11 AWG

 

Lembrando que esses fios não podem ser fios comuns, tem que ser fio esmaltado próprio para bobinar motores e transformadores, então esqueça a seção transversal em mm e adote somente a medida AWG.

 

Outra coisa importante a se lembrar, é que se você deseja uma fonte de corrente continua de 55V, não é bom fazer um trafo de 55V, pois depois da retificação e filtragem, a fonte alcança a tensão de pico Vpp que seria 77V.

 

São 22Vcc a mais em cima da etapa de regulação que terá uma dissipação desnecessária.

 

Se quer uma fonte de 55Vcc o ideal seria enrolar um trafo de no máximo 43Vac

 

Qualquer erro, me corrijam os mais experientes por favor.

o que é retificação e filtragem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me explica melhor o que você pretende fazer com esse trafo de 55V para eu poder te explicar melhor as coisas.

 

Retificação é quando você usa diodos ou ponte retificadora para transformar a tensão AC (corrente alternada) do transformador em CC (corrente continua) para usar em aparelhos eletronicos.

Filtragem vem depois da retificação e usa capacitor eletrolitico para filtrar a tensão retificada pela ponte ou diodos.

 

transformador-rectificacao-filtragem.gif

Leia mais aqui:

http://www.electronica-pt.com/fontes-alimentacao/teoria-fontes-alimentacao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OBRIGADO 

mais duas coisas

1. calculei 1.73 espiras por volt, ou seja,  220 espiras para o primario e 95 para o secundario. esta correto?

2. se eu quiser outro secundario (adicionar), tenho de aumentar a área do núcleo? como calculo?

Os cálculos estão corretos.

 

Se quiser um outro secundário e só enrolar em cima do secundário de 55V, o calculo e o mesmo, pois o núcleo de ferro e o mesmo e isso que importa.

 

Para ajudar na construção do trafo veja esse video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!