Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bom com vocês?

Alguém, por um acaso conhece algum componente que quando recebe um pulso ele libera um sinal, hora em um pino, hora em outro, que aguente pelo menos 6 ampéres e que não seja nehum tipo de microcontrolador. Obrigado!

Postado

Olá... Você primeiro teria que descrever o que quer fazer rsrsrs.

Mas de antemão, posso te indicar um Flip Flop, porém ainda precisará de mosfets de potência, para ter esta capacidade de 6A. 

• Membro VIP
Postado

que tal isso?

figura_1_selecao_circuitos.jpg

Se usar relé reversível de 2 polos, o outro polo pode fazer a função que desejas

abç

Postado

Existe um rele que se chama rele de impulso que é usado em automação industrial, ao receber um pulso de botão (Ex um push botom) ele fecha uma saída e ao receber outro pulso, aciona outra saída, e assim sucessivamente, como um flip-flop.

Ele é do tamanho de um disjuntor padrão DIN.

..01_5_19.jpg

http://proesi.com.br/rele-impulso-finder-2021-8-230-4000-1na-230-vac.html

Mas se você gosta de eletrônica e quer montar ou precisa de um circuito pequeno, siga as indicações dos colegas acima.

• Curtir 1
Postado

Gostei disso hehe

Nossa. É caro pra caramba kkk.

Não tem modelos menores não? 

Eu estava olhando aqui. Ele é eletrônico.

Seria interessante um modelo mecânico, que não consumisse energia depois de acionado. Mais interessante ainda se tivesse tempo de comutação de uns 8 milissegundos iguais ao relés mais comuns de 12V por 10A.  

• Membro VIP
Postado

o que postei=1/2 que nada a ver. Ele pulsaria sozinho. Pra ele ficar bão mesmo tinha que ter um R em serie

Vá de cesardelta1 mesmo. Já vi um relé deste. Ele tem tipo uma catraca. Mó legal: mantém o contato sem precisar ficar energizado. Algo que faz o sistema farol alto farol baixo

abç

Postado

@albert_emule

Lembra que eu te pedi ajuda uma vez para faz uma geringonça dessa?

Pois e, não fiz ate hoje kkkkk

Existe modelos diferentes e menores que esse que usam como interruptores parelelo / intermediario ou threeway / fourway, mas não sei os valores.

E alguns modelos são mecânicos com reles eletromagnéticos como a @Isadora Ferraz disse.

Mas até hoje só usei esse padrão DIN.

A propósito, só sei que existem com rele elétromecânico por que um modelo menor é transparente e da pra ver o rele. hehehe

Nunca tive curiosidade de desmontar um desses.

1º por que são caros

2º por que nunca peguei nenhum com defeito.

Será que são tão bons assim que não estragam?

Nunca tinha pensado nisso.

Postado

Eu sei que o Paulo (AVR freeak) vai me excomungar, mas nunca tive interesse em micro processadores, nem eletrônica analógica eu consegui aprender ainda kkkk

Mas uma coisa eu te digo, eu trabalho com automação industrial já a algum tempo e não consegui ver de tudo ainda.

Depois do barateamento dos CLPs ninguem mais usa automação analógica, mas sempre aparece mais e mais dispositivos analógicos no mercado.

Esses reles de impulso já existem a muito tempo, mas só estão sendo usados com mais frequência de uns anos pra cá.

Postado

Olá, tudo bom com vocês?

Alguém, por um acaso conhece algum componente que quando recebe um pulso ele libera um sinal, hora em um pino, hora em outro, que aguente pelo menos 6 ampéres e que não seja nehum tipo de microcontrolador. Obrigado!

ci  cd 4017 troca de pino  com a mudança  de estado em sua entrada  "clock'  ja  a saída de 6  amperes  coloque em cada saída um rele  para chavear

• Curtir 1
Postado

Eu sei que o Paulo (AVR freeak) vai me excomungar, mas nunca tive interesse em micro processadores, nem eletrônica analógica eu consegui aprender ainda kkkk

Mas uma coisa eu te digo, eu trabalho com automação industrial já a algum tempo e não consegui ver de tudo ainda.

Depois do barateamento dos CLPs ninguem mais usa automação analógica, mas sempre aparece mais e mais dispositivos analógicos no mercado.

Esses reles de impulso já existem a muito tempo, mas só estão sendo usados com mais frequência de uns anos pra cá.

KKK Nem padre eu sou ..... excomungar é pros Macedos da vida kkkkkk

Mas , cá entre nós.... quer dizer que tudo o que você pergunta aqui não serviu para seu aprendizado ?????? 

Vai logo estudar os microprocessadores, meu amigo, é bem mais fácil que entender eletrônica analógica a fundo .... !

Paulo

Postado

KKK Nem padre eu sou ..... excomungar é pros Macedos da vida kkkkkk

Mas , cá entre nós.... quer dizer que tudo o que você pergunta aqui não serviu para seu aprendizado ?????? 

Vai logo estudar os microprocessadores, meu amigo, é bem mais fácil que entender eletrônica analógica a fundo .... !

Paulo

Eu aprendi muito aqui, quando  eu digo que não aprendi ainda, e porque  sei que ainda não aprendi nem o começo. Não pergunto tudo que quero pra não incomodar muito vocês, em contra partida eu pesquiso muito

Eu tentei analisar um circuito simples outro dia e não dei conta. Inclusive, as vezes peço ao Albert para explicar alguns circuitos para eu aprender mais.

E eu quero aprender eletronica analógica a fundo, pois imagino que seja necessário, ou não? Sei la!

Microcontroladores e microprocessadores são fáceis de trabalhar, (imagino eu)

Mas não me traz aquele saudosismo, aquela nostalgia que a analógica me traz, fora que ela e o básico para aprender digital. (imagino eu)

• Curtir 1
Postado

@cesardelta1,

Sempre é bom conhecer diversas topologias de circuitos. E eu acho muito difícil aprender tudo sobre eletrônica, muitas vezes eu vejo circuitos analógicos que não consigo entender, então é um aprendizado contínuo.

Eu acredito piamente que basta conhecer eletrônica básica para poder entender um microcontrolador, e poder usar as diferentes partes internas que existem. Não precisa entender de RF, de modulação, de circuitos decodificadores de vídeo..... , apenas o básico sobre transistores, dissipadores, tensão alternada da rede, zero-cross, PWM e conversor AD, e já dá para sair programando e fazendo projetos simples.

Saudosismo ????? Quem gosta de velharia é reumatismo, meu amigo !

Eu sim posso falar de saudosismo, pois viví essa era analógica.... voce já é da era digital, vai prá luta com os microcontroladores !

Paulo

• Curtir 1
Postado

@cesardelta1,

Saudosismo ????? Quem gosta de velharia é reumatismo, meu amigo !

Eu sim posso falar de saudosismo, pois viví essa era analógica.... voce já é da era digital, vai prá luta com os microcontroladores !

Paulo

kkkkk Esse cara e fod...!

Eu sou um cara estranho, Paulo.

Eu sinto nostalgia quando assisto filmes de época, aqueles filmes dos anos 30 com aqueles carrões gigantes (calhambeques).... sabe aquela música do Renato Russo?: "essa saudade que eu sinto, de tudo que eu ainda não vi." hehehe

Obrigado pelas dicas, assim sei em que tenho que me focar.

Eu não tenho muita facilidade com semicondutores por que sou eletrotécnico e com semicondutores, apesar de seguir as mesmas leis da física e os mesmos princípios da elétrica, é muito diferente, e muita coisa ainda não me faz sentido lógico.

Postado

@cesardelta1,

Nada faz tanto sentido lógico como um microprocessador rodando um programa !

Em quase todos os projetos que eu fiz, quando usei um semicondutor foi apenas para acionar uma carga maior do que o microprocessador podia suportar !

Não perca tanto tempo com o modo analógico, meu amigo, hoje os tempos são outros!

Paulo

• Curtir 1
Postado

Alguma dica para iniciar na programação? 

Como alguém deve iniciar do zero? 

+1

Eu sei alguma coisa de C++

Nos primórdios dos celulares GSM eu comecei a aprender Java mas não continuei.

Assembler é doideira, então nem tentei. :P

Prompt de comando windows conta? kkkk

• Curtir 1
Postado

@albert_emule,

Esta foi uma excelente pergunta ....

Aprender programação não tem nada a ver com microcontroladores ou com eletrônica, certo ? Por exemplo, na faculdade logo no primeiro ano aprendemos Fortran. E eu aprendí Basic por minha conta usa do um Sinclair ZX-81 ao mesmo tempo.

Já ví ensinarem Cobol em cursos de Administração... Então me sinto tranquilo para dizer que aprender a programar é uma tarefa que apenas exige lógica, nada mais do que isso.

E depois de entendermos essa sequência lógica, esse pensamento lógico, aprender a usar a lógica para resolver um problema, então estaremos prontos para programar qualquer coisa, seja um computador, um tablet, um celular, ou um microprocessador / microcontrolador.

Aqui, entram em cena as diferentes linguagens para os diferentes objetivos. Existem tantas que deixa qualquer iniciante perdido...

Embora muita gente aqui não goste, eu recomendo sempre o Basic para quem nunca programou. É muito simples, sem aquela simbologia maluca que os programadores de C usam e abusam, tornando os programas complicados de serem visualizados para quem não tem muita experiência.

Depois, quando se sentirem confortáveis com o Basic, recomendo aprender o C ou a linguagem do Arduíno, devido à enorme quantidade de programas existentes disponíveis na Internet, que facilitam muito o entendimento e o aprendizado.

E caso depois queiram se tornar profissionais mesmo em microcontroladores, fazer as coisas mais complicadas da maneira mais rápida possível, tem de aprender o Assembler do microcontrolador escolhido.

Hoje, temos três opções: Pic, Avr e ARM.

Se precisar de uma performance muito alta, tem de usar ARM. Senão, Pic ou Avr, embora o AVR seja superior aos Pics em performance e em relação custo benefício. Sempre lembrando que o Arduíno é um Avr, nada mais que isso...

E chegamos ao ponto que nos interessa : programar um microcontrolador.

Aqui, faz-se necessário um novo aprendizado, que eu resumo assim : "para que serve cada módulo existente no microcontrolador?"

Para um iniciante, o básico é entender sobre o conversor A/D, timer/counter, o que é PWM e para que serve, memória RAM, memória Eeprom, frequência de trabalho do microcontrolador, módulo de comunicação serial e por ultimo, interrupções externas e internas.

Depois, entender as maneiras que um microcontrolador usa para trocar informações com outros componentes, que são principalmente a comunicação serial comum usando Tx e Rx, a comunicação serial I2C usando SDA e SCL, e a comunicação SPI de alta velocidade.

Todas usam um padrão único, que descrevemos como Protocolo de comunicação, que devemos estudar pois hoje em dia raramente usamos só um microcontrolador como elemento "inteligente" em nossos projetos, sempre usamos outros módulos.

Até este ponto, creio que a única coisa que exige um pouco de eletrônica é o PWM e seus usos. O restante tratamos com a lógica apenas, sem precisar falar em Eletrônica clássica.

Isso tudo acima é o que eu costumo passar para quem me pede ajuda sobre como começar.

E uma coisa não tem como escapar : tem de saber pelo menos como usar transistores como chaves liga/desliga, saber como usar Leds, saber usar reguladores de tensão, é o mínimo necessário.

E para ligar um display a um microcontrolador, basta ligar os pinos corretamente entre eles. Isto não envolve nenhuma Eletrônica...

Com esse conhecimento, já dá para fazer quase tudo o que se imaginar !

Vou dar aqui alguns exemplos : um simples Atmega48p e um módulo ESP8266, com cerca de 100 linhas em Basic eu consigo conectar meu programa à rede Wireless de minha casa, e pegar a hora certa em um servidor NTP. E, portanto, posso até mesmo acessar algum site...

Um simples Atmega48p, um DS1820 e um display 16x2 LCD e umas 40 linhas em Basic e tenho um termômetro.

Um Arduíno , um display LCD e um módulo Neo-6m , com umas 50 linhas de Basic já tenho um excelente GPS !

Um arduíno e um módulo Sim900 e já consigo acessar a rede de telefonia celular !

Oras, o uso de Eletrônica Analógica em todos esses projetinhos simples acima é quase nulo !!! E não foi necessário nenhum conhecimento espeçífico, apenas o muito básico de digital, conectar sinais entre o microcontrolador e os módulos !

Infelizmente ainda não encontrei um curso que ensine a alguém fazer coisas como esses projetinhos acima, só posso falar como eu fiz : pesquisando os esquemas e os programas de quem já fez algo pareçido e adaptando para a minha necessidade !

Não tenho nenhuma vergonha em dizer que me baseio nos outros, afinal reinventar a roda é uma tremenda perda de tempo, prefiro trilhar um caminho já aberto por outro do que abrir o meu caminho no mato.... Quero dizer com isto que ler datasheets é um saco, é trabalhoso, e muitas vezes conseguimos nossos objetivos apenas seguindo as dicas de quem já perdeu um tempo enorme lendo e tentando entender o datasheet.

Enfim, é o que penso e é como eu tenho feito hoje em dia !

Paulo

• Curtir 1
Postado

sem querer  puxar saco rsrs  aphawk mas praque dar essa volta toda   sendo que você  tem um Ótimo tutorial .

o seu  tutorial de avr  é   show   e esta  disponível aqui no fórum o que torna   muito  útil   pra quem quer aprender de verdade  portanto  tai a  dica    eu mesmo já  baixei   andei  lendo  estudando mas  devido tempo  etc...   acabei   deixando  de lado   mas sabendo  que   a uma luz  no fundo  do túnel e foi  bastante   interessante  e didático

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Olá, tudo bom com vocês?

CD4047, HEF4047 em modo astável.

Exemplos abaixo e AQUI.

Inverter-circuit-using-CD4047-12V-DC-to-

CD4047-based-Squarewave-Inverter-Oscilla

Postado

@circuit,

Opa, obrigado pelo elogio hehehe, esse tutorial vai ter logo algumas boas inserções, com coisas mais modernas, como as que eu citei acima.

Eu sei que existem várias maneiras de se fazer uma omelete, mas cada cozinheiro tem algumas peculiaridades, então apenas coloco alguns caminhos viáveis para isto.

Eu começei uma série chamada TUDO SOBRE, aqui mesmo no Fórum, e o primeiro post foi justamente explicar quase tudo que existe sobre uso de Leds, matrizes de Leds, uso de CI's especiais, e até toda a teoria e prática da multiplexação. Eu achei bem completo, mas nao houve muita aceitação, talvez por que eu fiz os exemplos apenas em Basic do Bascom. Mas antes de publicar eu convidei alguns membros para colocarem o mesmo exemplo de hardware que eu fiz, usando a linguagem C, assim teriam os exemplos todos nas duas linguagens, que era o meu intuíto. Mas não recebí nenhuma colaboração, então postei do jeito que estava e desistí do projeto, e vou apenas incluir esse artigo também no meu tutorial.

Voltando ao assunto da pergunta, como começar a programar :

Para mim, a maior contribuição do Arduíno foi o uso de placas de hardware específicas para uma função, chamadas de MÓDULOS, que são hardwares básicos e funcionais, feitos para se comunicarem de alguma maneira com o Arduíno.

Claro que podem e devem ser usadas com qualquer arquitetura de microcontrolador, e eu uso muito com apenas o chip do microcontrolador, no caso um Attiny ou um Atmega.

Isso que o iniciante deve entender, isso não é Eletrônica clássica, é apenas saber como funciona o módulo, entender como conversar com ele, e pronto !

Ninguém precisa aprender sobre eletrônica analógica, nem a digital clássica, prá que saber polarizar semicondutores, circuitos com amplificadores operacionais, osciladores de RF, multivibradores, indutores, diodos Shotcky, Zener, PNP, NPN, ganho em Db, relação sinal-ruído, mapas de karnaugh, contadores síncronos e assíncronos, tempos de acesso de memórias, etc ???? Sem isto tudo, pode-se fazer muitos projetos superinteressantes ! Hoje temos WiFi, Bluetooth, GSM, displays Oled, teclados capacitivos, etc, tudo isto em módulos que podem ser usados sem ser necessário entender sobre Eletrônica Analógica !

E quando um iniciante já consegue fazer uma ou duas montagens, só de ver que conseguiu fazer funcionar já irá motivar para aprender mais sobre o que quiser, afinal autoconfiança é 90% de sucesso garantido.

Bom, acho que se não me fiz entender até aqui, não adianta escrever mais nada kkkk !

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!