Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com processador FX-6100


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

  • Solução

@oldnoob e @GuilhermeSS

 

 

Quem tá falando pra NÃO usar o 8350 nessa MOBO é a própria MSI.. 

 

http://www.tomshardware.com/forum/330572-30-970a-warning

 

 

Eles alegam que o TDP do 8350, em FULL LOAD, bate em 140 Watts, forçando a MOBO a entrar em throttling, pra evitar que o VRM frite.. Lógico que, em uso comum, isso não deve acontecer, mas se a própria fabricante faz o alerta, é pra se pensar um pouco....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oldnoobnão traduziu porque o texto é imagem. Eu fiz uma tradução livre (não me responsabilizo  ;) )

 

Se você quiser usar o FX-8350, recomenda-se a utilização de série 990FXA em vez da 970A-G46, e, por favor, permita-me explicar o porquê.

De acordo com os engenheiros de Pesquisa e Desenvolvimento da nossa matriz [MSI],

1) a AMD alegou que o FX-8350 era um processador de 125W. No entanto, durante o nosso teste interno, depois de um tempo que o uso da CPU atinge 100% por meio do Prime 95, o consumo de energia pode exceder 125W e atingir 140W. Com essa condição na 970A-G46, a quantidade elevada de consumo de energia também faz com que o MOSFET ultrapasse a sua especificação e superaqueça.

Assim, para evitar qualquer potencial perigo para o MOSFET, o BIOS da 970A-G46 engana o processador ao informar que a temperatura é de 225 graus, que permitirá então que a CPU faça o throttling. O objetivo disso é tornar o sistema estável nessas condições.

2) Nós tínhamos testado usando o 3DMark, e ele não causou throttling, que só acontece quando a uso de uma CPU de 125W é pesado, pelo uso de ferramentas de estresse ​​como o Prime 95 / OCCT, e tais métodos de teste não fazem parte do cenário de uso padrão ou prática.

Por favor, também não se esqueça de que o throttling mantém sistema estável sob tais condições de uso pesado.

 

Mas isso é um e-mail oficial, então dê um desconto e assuma que os mosfets vão superaquecer mesmo com uso normal, ou seja, especialmente nas placas-mãe sem dissipador no VRM, o risco de queimar a placa-mãe ou a CPU é grande. Pegue o exemplo da GA-970A-D3. Se eu não estou errado, a versão 1.0 dava suporte para o FX-8350, mas as placas-mãe começaram a fritar junto com a CPU, então eles tiraram o FX-8350 da lista de suporte e lançaram a versão 3.0, com dissipador no VRM e suporte para o FX-8350. Mas como todo mundo diz, sequer pensar em fazer over em placas assim. E algumas têm histórico de queimar mesmo com dissipador, por causa da qualidade do VRM / mosfet.

 

Agora imagine esse cenário nas de chipset 78?

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que isso serve tanto pra FX-8350+970 simples, como pra H81 com i5/i7, só jogos até é funcional. Como a MSI disse "tais métodos de teste não fazem parte do cenário de uso padrão ou prática." quase nunca temos um processador rodando a 100%, usa-se o clock máximo mas nunca os núcleos a 100%, coisa que no máximo render pesado faz e quando o usuário é um render pesado, no mínimo o dono precisa de um CPU cooler, tudo sobrecarrega e é nessa hora que uma placa simples deva ceder. Tenho um 125W (consome menos que o 8350) mas fico curioso em estressa-lo, mesmo eu tendo medo desse Prime95 kkk. Mas acho que vou ver se tudo não vai explodir. :P

 

@Contiusa

 

Desculpe o amigo do tópico, por está usando o local, mas se alguém puder sanar uma duvida... o Furmark que estressa a VGA... como ele consegue estressa muito mais que um jogo?? em games pesado a placa passa 95% (salve loads apenas) do tempo a 99% e mantém certa temperatura, no caso da minha 68~72º dependendo do dia quente ou frio, mas no Furmark ele fez a minha placa chegar a 79º ela até acelerou seu fan a 100% pra manter essa temperatura de 79º, mas o curioso é que o jogo já deixa em clock máximo e usando 99%, como diferem tanto a temperatura de jogo x furmark? como o furmark forçou mais do que o jogo que já mantém a placa a clock máximo e uso de 99%?? bizarro :eek: help?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como pra H81 com i5/i7, só jogos até é funcional.

 

Não, para a Intel não faz diferença. Nunca ouvi falar de placas H61 ou B75 ou H81 darem gargalo ou aquecerem com i7. Talvez as da Megaware ou Positivo, mas isso não tem nada a ver com o chipset, mas o fabricante mesmo. Isso só acontece mesmo com a AMD. Falta de planejamento, falta de diálogo com os fabricantes. Ou são os fabricantes que forçam a barra no estilo "se colar, colou".

 

Como a MSI disse "tais métodos de teste não fazem parte do cenário de uso padrão ou prática.quase nunca temos um processador rodando a 100%, usa-se o clock máximo mas nunca os núcleos a 100%, coisa que no máximo render pesado faz e quando o usuário é um render pesado, no mínimo o dono precisa de um CPU cooler, tudo sobrecarrega e é nessa hora que uma placa simples deva ceder. 

 

 

Também discordo, porque os casos de placas-mãe da AMD fritando o sistema ou superaquecendo, fazendo throttling ou de gente que precisa fazer downclock rodam a internet. Aí você leva em conta o calor tropical, a umidade, os gabinetes Clone com fonte em cima e as fontes xing ling "real" que imperam no Brasil e você tem um panorama desastroso.

 

Sobre o Furmark, deve ter um motivo, mas dê uma pesquisada com o Tio Google  :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Pensei que pudesse saber algo sobre furmark. Mas achei algo interessante:

 

Acho que é do site oficial (site é feio que nem parece oficial, vai saber)

 

"FurMark is a very intensive OpenGL benchmark that uses fur rendering algorithms to measure the performance of the graphics card. Fur rendering is especially adapted to overheat the GPU and that's why FurMark is also a perfect stability and stress test tool (also called GPU burner) for the graphics card."

 

Google tradutor me deu isso:

 

"FurMark é um benchmark OpenGL muito intensivo que utiliza algoritmos de processamento de pele para medir o desempenho da placa de vídeo. Renderização de pele é especialmente adaptado para superaquecer a GPU e é por isso FurMark é também uma ferramenta de teste de estabilidade e estresse perfeito (também chamado de queimador GPU) para a placa gráfica."

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa,valeu gafanhoto,pela tradução!! Só acho que é culpa da MSI,afinal não se apresenta um produto para 125W sem uma boa margem de folga,principalmente com programas de estresse adoidado sendo usado por experts em tudo quantp é site de hardware.

Soltar uma nota escamoteada é como pedir desculpa e não devolver o que foi roubado.

Acho que li sobre o melhoramento dos mosfets na placa 78lm-USB3,de entrada,algo como acrescentar outra liga e melhorar o material para cobre ou outro,mas certo é que houve uma melhora.Acho que é por isso que lançaram a Rev. 6.0 desta placa,tá vendendo aí.

Pelo menos os processadores de 95W vão ter mais condiçoes de rodar sem problemas.

O certo é que o @GuilhermeSS,nosso camarada,vai poder desfrutar do seu 8350 tranquilamente porque ele vai pegar uma 990 e isso é a solução do problema dele.

Valeu @Contiusa,@RS Faria e outros que postaram e fizeram deste tópico uma agradável conversa e muito produtiva!!

Abraços geral!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza pessoal, muito obrigado pelas informações! Sanaram todas as minhas dúvidas e ainda acharam algumas informações que até então eu não tinha encontrado. Estarei pegando um processador novo logo e já tomarei as providências para não ter nenhum imprevisto com isso: pegarei uma nova mobo também.

 

Ainda acho interessante disponibilizar aquelas tabelas com informações das mobos como um tópico fixo na área das placas mãe, para que mais usuários possam ter acesso a tais dados, que irão ajudar bastante na hora que estiverem pensando ou pesquisando para trocar seu processador e sua placa mãe.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!