Ir ao conteúdo

Core i5 4460 chegando a 95ºC! É normal?

Ir à solução Resolvido por Jorno,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Eu uso o MSI Afterburner para medir temperatura, fps, etc nos meus jogos. Estava jogando gta 5 quando notei que a temperatura atingiu 95 graus. Com medo de acontecer alguma coisa, fechei o game.

Meu Core i5 4460 é BOX. Será que o cooler que vem com ele é vagabundo? O que eu preciso fazer?

Meu PC:

- Processador Intel Core i5 4460 3,20GHz 

- Placa Mãe GIGABYTE GA-H97M-GAMING3 
- Memória 8GB DDR3 1600MHz Kingston Hyper-X (2x4GB) (c\dissipador vermelho)
- HD 1TB Seagate 7200RPM Sata III
- Gravador de DVD/CD sata 
- Gabinete PCYES Tiger Branco
- Fonte EVGA 600W Reais 80 plus Bronze
- Placa de Vídeo Nvidia GTX 970 4GB GDDR5 256 Bit GAMING 4G MSI

- 3 fans 120 mm LED AZUL

• Moderador
Postado

Foi você que montou a máquina? Se sim, você aplicou a pasta térmica de forma correta (apenas 1 pingo médio no meio e sem espalhar)?

O cooler box dos processadores da intel são muito bons, com mais 3 fans no gabinete era pra estar tudo fresquinho.

Postado

O cooler box da Intel, já vem com pasta pré-aplicada (elastômero) que é razoável.. Uma pasta térmica, a base de prata é superior..

@RogerOMSI

Com minha experiência nisso, digo que seria melhor trocar o cooler do processador.. Jogos de mundo aberto são CPU Bound, ou seja, a carga principal fica na CPU.. Como você mora no RJ (lugar "gelado"), seria bom mesmo trocar o cooler da CPU mesmo.. Com uns 100 ~ 120 reais, já tem ótimas opções..

Postado

O cooler box da Intel, já vem com pasta pré-aplicada (elastômero) que é razoável.. Uma pasta térmica, a base de prata é superior..

@RogerOMSI

Com minha experiência nisso, digo que seria melhor trocar o cooler do processador.. Jogos de mundo aberto são CPU Bound, ou seja, a carga principal fica na CPU.. Como você mora no RJ (lugar "gelado"), seria bom mesmo trocar o cooler da CPU mesmo.. Com uns 100 ~ 120 reais, já tem ótimas opções..

Foi você que montou a máquina? Se sim, você aplicou a pasta térmica de forma correta (apenas 1 pingo médio no meio e sem espalhar)?

O cooler box dos processadores da intel são muito bons, com mais 3 fans no gabinete era pra estar tudo fresquinho.

Não foi eu quem montou a máquina. Pois é, eu não sei mexer nas peças das máquina, muito menos trocar um cooler de processador. Mas se tiver que comprar 1 cooler na faixa de 100~120 reais pra ele, tudo bem. 

Postado

Eu tenho o mesmo processador com cooler box, e pasta térmica que veio nele, em full load jogando GTA 5 nunca passou de 63º, deve ter algo errado ai, recomendo retirar o cooler, limpar e colocar uma pasta térmica de qualidade, e depois verificar se o cooler foi bem encaixado, eu comprei a Akasa AK-455 por R$10,00, muito boa no outro computador que eu tinha, um fx 6300, a temperatura do processador abaixou bastante com essa pasta térmica, usando o CM blizzard 2 o processador não passava de 52º em full load.

Comparativo de pastas térmicas 2012 CDH

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/comparativo-de-pastas-termicas-fevereiro-2012/2472/5 

Vídeo mostrando a temperatura do i5 4460 no GTA 5.

Postado

@RogerOMSI,como disse o @Jorno,é mais provável que tenha sido o cooler mal encaixado ou que acabou soltando depois de algum tempo ou movimento do gabinete.Se alguem pegou ou mudou de lugar para limpeza,bem pode ter soltado se já estava mal encaixado.

Boa sorte!

Postado

@RogerOMSI,como disse o @Jorno,é mais provável que tenha sido o cooler mal encaixado ou que acabou soltando depois de algum tempo ou movimento do gabinete.Se alguem pegou ou mudou de lugar para limpeza,bem pode ter soltado se já estava mal encaixado.

Boa sorte!

Pois é, a loja onde eu comprei, eles fizeram um teste no gta v antes de me enviar, bateu na faixa dos 70 graus, acho que ainda ta normal essa temperatura. Eu to torcendo pra ser mal encaixe mesmo. Pode ter acontecido no manuseio dos correios, mais tarde vou abrir o gabinete e verificar o cooler, ai eu digo aqui se deu certo ou não.

Postado

@RogerOMSI,70 graus também não é normal!!Se não for mal encaixe,ponha um cooler avulso baratinho,como este:

http://www.boadica.com.br/produtos/f2817/116523.html

R$ 50,00 reais ou este:

http://www.boadica.com.br/produtos/f1920/89741.html

R$ 45,00 reais.

Boa sorte!

O que me diz desse cooler? Estava pensando em comprar ele junto com a pasta térmica. Mas na compatibilidade não encontrei com LGA 1150. http://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-coolermaster-processador-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1/?tag=cooler%20processador

Postado

Não precisa comprar outro cooler, o que vem com o processador já é suficiente.

o seu problema não é o cooler em si.

Seria DEFEITO do processador? Um superaquecimento?

Postado

@RogerOMSI,não,o que o colega @Jorno,quer dizer (penso eu) é que voce não precisa comprar os coolers que eu indiquei para sanar seu problema.

No caso,com um confere no encaixe do cooler padrão e suposto conserto(encaixe direito),não haveria necessidade de outro cooler.

Mas eu não acho que 70 graus seja uma boa para seu processador,e vindo da loja com esta temperatura,eu poria sim outro cooler mais adequado,mas é só a minha opinião.

Boa sorte!

OBS: não acho que seja defeito no processador.

Postado

@RogerOMSI,não,o que o colega @Jorno,quer dizer (penso eu) é que voce não precisa comprar os coolers que eu indiquei para sanar seu problema.

No caso,com um confere no encaixe do cooler padrão e suposto conserto(encaixe direito),não haveria necessidade de outro cooler.

Mas eu não acho que 70 graus seja uma boa para seu processador,e vindo da loja com esta temperatura,eu poria sim outro cooler mais adequado,mas é só a minha opinião.

Boa sorte!

OBS: não acho que seja defeito no processador.

Eu até abriria o gabinete e retiraria o cooler do processador pra avaliar se tem erro ou não, mas, eu não tenho pasta térmica pra aplicar quando for colocar de volta. 

Esse print aqui é de um dos meus simuladores (OMSI 2), já teve pico de 80 graus, mas geralmente fica nisso ai ~70°. O GTA 5 tá travando, não dá nem tempo de tirar print. Mais uma dor de cabeça...

U3Q9g9q.jpg

Postado

@RogerOMSI,seu problema é fácil de resolver.Só precisa achar alguém ,numa loja talvez,aí perto mesmo de sua casa,que tire e rcoloque seu cooler.

A pasta térmica voce compra em qualquer lojauma barata mesmo de uns 15 a 20 reais.

http://www.boadica.com.br/produtos/f1425/87513.html

R$ 25,00 reais OU

http://www.boadica.com.br/produtos/f1256/22075.html

R$ 10,00 reais.

Boa sorte!

Postado

@RogerOMSI,seu problema é fácil de resolver.Só precisa achar alguém ,numa loja talvez,aí perto mesmo de sua casa,que tire e rcoloque seu cooler.

A pasta térmica voce compra em qualquer lojauma barata mesmo de uns 15 a 20 reais.

http://www.boadica.com.br/produtos/f1425/87513.html

R$ 25,00 reais OU

http://www.boadica.com.br/produtos/f1256/22075.html

R$ 10,00 reais.

Boa sorte!

Beleza, vou comprar uma essa semana. Eu só não confio nesses caras que se dizem ser técnicos, até porque, meu pc tem peças caras. Até conheço um de "confiança", mas só aceito se ele vier aqui. :P

Valeu pela ajuda, todos vocês. (y)

Postado

@RogerOMSIVoce pode pedir pra ele recolocar o cooler na sua presença,sem deixar o PC na loja com ele.Ou pode pedir pra ele ir na sua casa,sendo perto,e fazer o serviço diante de voce.Não deixe o PC em lugar nenhum,a troca da pasta térmica e recolocação do cooler,é rápida e fácil.Não vale nem 50 reais.Mais que isso é roubo.

Procure vídeos sobre isso no youtube,sugiro os vídeos do professor Ramos.

Boa sorte!

• Curtir 1
Postado

Andei verificando o cooler do processador e, sem remove-lo, notei que ao tocar levemente nele, ele dá uma pequena afundada para dentro e volta. É normal?

Postado

Andei verificando o cooler do processador e, sem remove-lo, notei que ao tocar levemente nele, ele dá uma pequena afundada para dentro e volta. É normal?

Não é normal não.. As presilhas dele estão travadas?

Postado

@RogerOMSI

Não é normal não.. As presilhas dele estão travadas?

Como dosse o meu chapa aí de cima,normal não é,mas isso quer dizer que o problema é fácil de resolver.

Então veja no youtube vídeos para pelo menos saber o que é pra ser feito e não deixar ninguém colocar defeito inexistente pra trocar peça do PC.

Tem vídeos da Chipart ensinando a trocar pasta térmica ,em os da sertec também,dá uma procurada.

Boa sorte!

Postado

Pessoal, obrigado a todos que me ajudaram. Meu problema foi resolvido. Entrei em contato com a loja que me enviou o pc montado e me disseram o que fazer "passo a passo", e realmente, a culpa é dos correios que manusearam o produto de qualquer maneira, deixando um pino do cooler mal encaixado. Agora o GTA V não trava mais e a temperatura teve pico de até 64°, mas fica mais em 59 e 61. Valeu.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...