Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de R$ 1500,00


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Olá a todos.
A tempos venho acompanhando o fórum pois aqui tem muita coisa boa e informação consistente, então chegou a hora de criar meu primeiro post.
Estou com R$1500,00 para fazer upgrade no meu pc, que é composto pela  configuração:
 
Processador: Intel core 2 Quad Q6600 @ 3,06Ghz
Cooler: Corsair A50
Placa mãe: G41M-ES2L (Limitadora do over no processador)
Memoria: 2X 2Giga ADATA DDR2
Fonte: Corsair CX 600 v.2(80 Plus Bronze)
HD: SSD Kingston SV300S37A 120G (505ABBF1)
Placa de video: HD Radeon 6870
Monitor: Samsung S40D390 (1920x1080)
 
Como podem perceber, meu pc é bem antigo e venho dando os possiveis upgrades na plataforma 775, mas agora acho que não tenho pra onde correr a não ser mudar de plataforma.
 
Qual o principal uso?
Jogos
 
Porque quero mudar de plataforma?
Na verdade não faço questão... o problema é que em alguns jogos o pc fica com fps baixo (abaixo de 60 que é o que considero ideal), e não sei da onde este problema se origina, pois utilizando o software de 
monitoramento MSI Afterbuner junto com o HWINFO, meu processador não passa de 70% (isto monitorando cada core individualmente) e a placa de video não chega a dar 50%.
Já li sobre "gargalos" em tudo quanto é lugar... e tudo que é sugerido eu aplico mas sem solução... penso eu ser problema na placa mãe que é bem genérica com chipset G41.
 
No meu cenário, vale a pena tentar investir em uma placa mãe com chipset um pouco melhor (p45 por exemplo) que tem mais capacidade de memória( algumas aceitam até ddr3), tento subir mais o over  no 
processador (3.6Ghz)? ainda acho que esse proc da no couro.
 
Caso sua opinião seja "Não vale a pena investir em plataforma antiga" onde investiria este valor?
 
Opção 1 AMD
Processador: FX-8320e
 
Placa Mãe: GA-990FXA-UD3(rev 4) 
  • A mais barata com chipset 990FX
  • Sata III para otimizar o SSD.
  • 2X Pci express 16x para futuramente ter a opção de fazer CrossFire na minha 6870
  • Vai aguentar um over no processador.
Memoria: 1x G.SKILL RIPJAWS 8G 1866MHZ
  • 8G em um unico slot para a placa mãe que tem 4 slots  4x8=32
  • 1866MHZ é a capacidade maxima do processador.
 
Vantagens que vejo na opção 1
  • Processador com 8 Núcleos reais ( já de olho no Directx 12)
  • Placa mãe bem completa atendendo as expectativas de over, CrossFire e raid.
  • Possível over.
  • Preço
 
Desvantagens que vejo na opção 1
  • Arquitetura antiga e sem perspectiva de possível upgrade futuro sem ter que mudar todo kit novamente
  • Directx 12  não ser tão eficiente quanto se imagina.
  • Maior consumo de energia
  • Não sei se minha fonte vai aguentar em stock ou em Over
  • Não sei se meu A50 vai segurar em Over
 
Opção 2 Intel
Processador: I5-4400
  • Não vejo diferença real entre os i5 da mesma geração, então vai este que é o mais barato
Placa Mãe: ?????
  • Pesquisei pouco sobre placa mãe 1150, por favor indiquem uma que tenha suporte para CrossFire, SLI, Sata III  e suporte um over em um futuro update deste processador para um desbloqueado. 
Memoria: ????
  • Uma que seja compatível com o kit dentro do orçamento.
 
Vantagens que vejo na opção 2
  • Arquitetura nova e possível upgrade futuro para mesma plataforma 1150 por  um i5 mais forte desbloqueado ou até mesmo um i7.
  • Vence ou empata com o kit da AMD na maioria dos jogos de hoje que utilizam poucos cores.
  • Mais frio e sei que meu cooler vai dar conta, até o cooler stock daria...
  • Mais Econômico e sei que minha fonte vai dar conta e a conta de luz no fim do mês agradece.
 
Desvantagens que vejo na opção 2.
  • Processador bloqueado.
  • núcleos 4/4 Acho que vai tomar uma surra do FX no directx 12
  • Mudança de processador a um prazo menor que outras opções.
  • Preço
 
Opção 3 Intel
Processador: i5-4690k
  • Melhor processador para jogos hoje na minha opinião.
  • Desbloqueado.
Placa mãe: ?????
  • Barata pois tenho que compensar a facada do processador.
Memoria: ?????
  • Barata pois tenho que compensar a facada do processador.
 
Vantagens que vejo opção 3
  • Processador muito bom, sem necessidade de upgrade a longo prazo.
  • Liberado para over.
 
Desvantagens que vejo na opção 3
  • Muita grana só no processador.
  • Placa mãe e memória provavelmente serão genéricas para se adaptar ao custo do processador, 
  • provavelmente quando quiser fazer crossfire ou over terei de mudar placa mãe.
 
Levem em consideração:

Desbloqueio de over, dou valor a isto porque tenho um pc de 2007 que roda jogos de 2015 por causa do

over, e só estou pensando em migrar de plataforma por causa das quedas de fps que não sei da onde são 

geradas, se não fosse isso iria ficar com esta configuração por mais algum tempo.

 

Possibilidade do directx12 ser ou não o que promete.

 

Trocar de placa mãe e continuar na plataforma 775.

 

Ganho de over nas novas plataformas atuais não valerem o custo, pois quanto eu ganharia de over em um 4690k?

Teria o mesmo ganho que tive no meu q6600?

 

Valor do Dólar, vale a pena investir no hardware agora? o Dólar vai baixar ou subir( pura especulação).

 

Esperar DDR4 se tornar popular.

 

Esperar os processadores Skylake?

 

Sei que são muitas questões em jogo, e não sou de jogar meu dinheiro fora, gostaria de migrar e poder ficar mais alguns bons anos com o mesmo pc como aconteceu no q6600.

 
Já agradeço a ajuda dos amigos do fórum.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugestão: guarda sua grana e troca no fim do ano..

 

Duas gerações da Intel saem até o fim do ano.. Além de placas de vídeo AMD e NVIDIA.. Até o fim do ano, muita coisa deve mudar, incluindo preços.. Ou troca por uma placa-mãe melhor pra OC, pro seu C2Q.. Se ele te atende bem hoje, e o OC tá ajudando nisso, talvez trocar a placa-mãe seja interessante.. Até porque, o soquete 1150, também morre no meio do ano..

 

 

Sobre o DX 12, óbvio que os FX ganharão uma folga, já que os processos serão mais bem distribuídos entre os núcleos, mas valerá a mesma coisa pra processadores Intel.. independente do número de núcleos.. O ganho pro dois lados deve ser equivalente..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Spectran,voce escreveu um caminhão de coisas.Ninguém tem saco pra isso!

E tudo só pra um upgrade de 1.500 merréis??

Por isso ninguém te espondeu.

Placa mãe intel para SLI? hahaha Só a mais barata na kabum tá 589,reais!! 589 reais!! É mole??

A vantagem é a H97 na pichau por 290 reais,mas vai acabar logo,se não pegar já era!

O 4690K só faz over com mobo Z97,mas nem toda Z97 faz SLI,as mais baratas não fazem,como eu listei o preço de uma acima.

Não vale a pena investir na sua plataforma 775,pis ela já era,acabou.

O FX 8320E de 95W de TDP na pichau tá R$ 484,00 reais,uma boa por causa do preço e por causa do DX12,mas se voce aceita,pode ser uma opção.

http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-amd-fx-8320e-3-2ghz-8mb-eight-core-box

A placa mãe na kabum: R$ 446,00 reais.

http://www.kabum.com.br/produto/27267/placa-mãe-gigabyte-p-amd-ga-990xa-ud3-am3-box

com as memos 1866mhz C9 (2x4GB sem dúvidas) R$ 345,00 reais.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-656466833-memoria-corsair-vengeance-pro-8gb-2x4gb-1866mhz-varias-cores-_JM

Seu cooler deve aguentar bem,seu SSD vai melhorar,a placa tem VRM parrudo,não terá problema com over,o DX 12 vai usar todos os núcleos do FX.

voce decide,veja este vídeo com um 8150 com todos os núcelos ativados.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugestão: guarda sua grana e troca no fim do ano..

 

Duas gerações da Intel saem até o fim do ano.. Além de placas de vídeo AMD e NVIDIA.. Até o fim do ano, muita coisa deve mudar, incluindo preços.. Ou troca por uma placa-mãe melhor pra OC, pro seu C2Q.. Se ele te atende bem hoje, e o OC tá ajudando nisso, talvez trocar a placa-mãe seja interessante.. Até porque, o soquete 1150, também morre no meio do ano..

 

 

Sobre o DX 12, óbvio que os FX ganharão uma folga, já que os processos serão mais bem distribuídos entre os núcleos, mas valerá a mesma coisa pra processadores Intel.. independente do número de núcleos.. O ganho pro dois lados deve ser equivalente..

 

Você diz que o 1150 morrerá até o meio do ano (daqui a 12 dias) por causa do lançamento dos Skylake? 

Sabe se a Intel já está falando algo sobre a nova arquitetura?

Agradeço sua opinião

 

@Spectran,voce escreveu um caminhão de coisas.Ninguém tem saco pra isso!

E tudo só pra um upgrade de 1.500 merréis??

Por isso ninguém te espondeu.

Placa mãe intel para SLI? hahaha Só a mais barata na kabum tá 589,reais!! 589 reais!! É mole??

A vantagem é a H97 na pichau por 290 reais,mas vai acabar logo,se não pegar já era!

O 4690K só faz over com mobo Z97,mas nem toda Z97 faz SLI,as mais baratas não fazem,como eu listei o preço de uma acima.

Não vale a pena investir na sua plataforma 775,pis ela já era,acabou.

O FX 8320E de 95W de TDP na pichau tá R$ 484,00 reais,uma boa por causa do preço e por causa do DX12,mas se voce aceita,pode ser uma opção.

http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-amd-fx-8320e-3-2ghz-8mb-eight-core-box

A placa mãe na kabum: R$ 446,00 reais.

http://www.kabum.com.br/produto/27267/placa-mãe-gigabyte-p-amd-ga-990xa-ud3-am3-box

com as memos 1866mhz C9 (2x4GB sem dúvidas) R$ 345,00 reais.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-656466833-memoria-corsair-vengeance-pro-8gb-2x4gb-1866mhz-varias-cores-_JM

Seu cooler deve aguentar bem,seu SSD vai melhorar,a placa tem VRM parrudo,não terá problema com over,o DX 12 vai usar todos os núcleos do FX.

voce decide,veja este vídeo com um 8150 com todos os núcelos ativados.

Boa sorte!

Tentei passar melhor o meu cenário para avaliação dos participante do fórum, mas acho que não fui muito feliz nos detalhamentos,

1500 Merréis pra min é muita grana, tanto que estou com uma plataforma de 2007 até hoje.(sou Brasileiro pagador de impostos)

Sou inscrito no canal deste video que você postou, na verdade foi por causa deste vídeo que comecei a pesquisar sobre a arquitetura AMD. mas levando em consideração todos os contras do AMD estou pendendo pra intel 

Só não sei se pego o 4690k com uma placa genérica e quando for fazer over ou crossfire troco de placa, se pego o 4440 com uma placa que suporta over e cross ou se faço como o @RS Faria sugeriu, guardo a grana pro fim do ano.

 

Fico no aguardo de novas sugestões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Você diz que o 1150 morrerá até o meio do ano (daqui a 12 dias) por causa do lançamento dos Skylake? 

Sabe se a Intel já está falando algo sobre a nova arquitetura?

Agradeço sua opinião

A 5ª Geração da Intel (Broadwell) não deve ter uma linha grande de CPUs.. Vai ser meio que um beta-teste pro Skylake, por causa da litografia do processador (14nm)..

 

O Skylake sim, será uma plataforma completa, com CPUs em todos os níveis.. E novos chipsets e um soquete novo (LGA 1151, ao que parece).. Por isso o "morto" que falei antes.. Como ambos serão lançados ainda esse ano, e você tem um PC funcionando bem, no limite do possível, adiaria a compra até o fim do ano.. Além disso, tem Windows 10, DX12, novas VGAs da AMD e NVIDIA...

 

 

No mínimo do mínimo, você pega um bom conjunto da geração atual, com preço mais em conta..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o DX 12, óbvio que os FX ganharão uma folga, já que os processos serão mais bem distribuídos entre os núcleos, mas valerá a mesma coisa pra processadores Intel.. independente do número de núcleos.. O ganho pro dois lados deve ser equivalente..

 

Até agora o comentário mais sensato que eu li sobre DX12... já vi gente querendo vender seus Intels pra comprar AMD... caramba gente, susseguem as periquitas!

 

@Spectran

 

O problema é que você pediu demais pra pouco orçamento, conforme o chapa @oldnoob te passou. Plataforma 990 da AMD e Z97 que suporta SLI são caras, fora os processadores, memórias e placa de vídeo (que também vai ser crucial nessa troca). Para o que você quer, precisaria no mínimo de R$ 2500,00.

 

O que EU recomendo:

 

I5 4460

Mobo H97

2x4gb 1600mhz CAS 9

GTX 960 ou 970

 

Os 3 primeiros ítens, dando uma pesquisada, você consegue com os 1500 facilmente.

 

Se faz tanta questão de overclock, sugestão:

 

i5 4690k

Mobo Z97m Plus (Asus)

2x4gb 1600mhz CAS 9

 

Vai passar dos 1500 e não terá opção de SLI (algo que nunca valeu a pena, nem todo jogo tem suporte, driver bugados, etc).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Spectran, eu recomendo a mesma coisa que o chapa @DarkSideZin te recomendou: I5-4440+ H97+2x4GB 1600 C9= combo imbatível hoje.E não é porque está no limite da mudança que vai perder desempenho.A não ser que voce queira esperar o Skylake e os novos processadores AMD que sairão no ano que vem.

Não vejo vantagem em overclock com Intel,pois o combo fica muito caro,mas gosto é gosto.

E não entendi,o lance de pagar impostos( eu também pago).Sobre os 1.500 merréis eu também acho uma grana,mas como eu disse voce escreveu demais.

Minha sugestão de AMD foi em vista do preço e qualidade das peças,principalmente da mobo em relação à mobo da Intel para SLI,que voce PEDIU como sugestão.

Sendo os 8 núcleos do FX usados no DX12,mesmo havendo outro mais potente,não anulará o ganho de performance atingido.Vai dar pra jogar em 1080 sem problemas.

Acho que as novas tecnologias são para introduzir o 4K entre os gamers brasileiros,afinal todo mundo quer ganhar $$ vendendo novos componentes.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oldnoob, o lance de pagar impostos foi apenas para descontrair, e sim sua sugestão foi de grande valia, eu fiquei muito balançado pela qualidade da placa mãe que viria com o kit AMD, uma pena a AMD não ter foco no FX.

O kit que o @DarkSideZin sugeriu é ótimo pra agora, só que não me da possibilidade dar futuros upgrades, placa simples, processador bloqueado, vou melhorar o que depois nesse kit?

Sobre over, não sei se o ganho nessa arquitetura é tão eficaz quanto no meu velho guerreiro q6600, por isso também não sei se vale a pena o aumento de preço do processador e placa mãe.

 

Andei estudando sobre o que já vazou sobre os skylake e decidi que vou seguir este conselho:

A 5ª Geração da Intel (Broadwell) não deve ter uma linha grande de CPUs.. Vai ser meio que um beta-teste pro Skylake, por causa da litografia do processador (14nm)..

 

O Skylake sim, será uma plataforma completa, com CPUs em todos os níveis.. E novos chipsets e um soquete novo (LGA 1151, ao que parece).. Por isso o "morto" que falei antes.. Como ambos serão lançados ainda esse ano, e você tem um PC funcionando bem, no limite do possível, adiaria a compra até o fim do ano.. Além disso, tem Windows 10, DX12, novas VGAs da AMD e NVIDIA...

 

 

No mínimo do mínimo, você pega um bom conjunto da geração atual, com preço mais em conta..

 

Enquanto isso vou juntando mais grana e esperando o mercado se definir tanto nas questões de tecnologias, preços e também o Dolar.

Obrigado a todos que deram suas opiniões.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Spectran,bem  então a única coisa que eu esqueci de recomendar,por não achar um bom negócio,eu agora recomendo.

Tente uma placa mãe com memos DDR3 e que suporte mais de 4Gb,pelo menos com 8GB de memória.

E se voce usa W32,mude para w64 para poder usar mais de 4gb de memória.

Se vai esperar,rocar a mobo vale a pena.Um ano com esta defasagem ninguém merece!

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O kit que o @DarkSideZin sugeriu é ótimo pra agora, só que não me da possibilidade dar futuros upgrades, placa simples, processador bloqueado, vou melhorar o que depois nesse kit?

 

VGA?

 

Sugiro este leitura:

 

http://www.tomshardware.com/reviews/gaming-cpu-review-overclock,3106-5.html

 

CPUs de segunda geração no mesmo patamar de desempenho (em jogos) em relação a gerações atuais (inclusive Intel Extreme). Se você tivesse uma geração posterior a essa que você tem (um i5 2500 por exemplo), todo mundo em peso neste forum recomendaria apenas a troca da VGA, nada mais.

 

Meu último sistema era composto de um Phenom x6 1050t onde mesmo com overclock eu não sentia tanta diferença assim no desempenho geral. O que eu senti diferença mesmo foi na troca da VGA e posteriormente do resto do sistema (incluindo SSD). Overclock na minha opinião, para sistemas atuais, é mais para uma questão de hobby mesmo, o retorno em si não é muito significativo.

 

Mas se importa muito pra você, me desculpe, mas não dá pra fazer milagres com 1500 reais.

 

A Z97 mais barata que faz SLI é essa aqui:

http://www.kabum.com.br/produto/53094/placa-mãe-gigabyte-para-intel-inside-ga-z97x-sli-lga-1150-box- (568,90)

 

i5 4690k:

http://www.kabum.com.br/produto/54974/processador-intel-core-i5-4690k-6mb-3-5ghz-max-turbo-3-9ghz-lga-1150-c-intel-hd-graphics-bx80646i - (1099,90)

 

Memos:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-651589101-memoria-corsair-vengeance-8gb-2x4gb-1600mhz-c9-box-_JM (349,00)

 

Total: R$ 2017,80 (um pouco menos se procurar melhor, pois na Kabum é mais caro).

 

E nem estamos falando ainda de uma fonte melhor para o seu SLI e um air cooler/water cooler para a sua CPU (seu A50 não vai ser compatível com os sockets atuais).

 

Ah, e sobre a H97... placa simples? É a mesma coisa que a Z97, amigo. A diferença é que a Z97 tem mais preparo para overclock, nada mais. O restante dos recursos são idênticos.

 

Me desculpe o texto imenso, a ideia é abrir sua cabeça a outros pontos de vista. Mas no final das costas o conselho do @RS Faria é o a ser seguido mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, vou desencanar desse negocio de overclock e Crossfire, a grana que tenho que pagar a mais por ter isso disponível, eu troco de VGA e obtenho um resultado melhor.

 

Caso eu não me aguente até o fim do ano, vou pegar esse kit

 

 

I5 4460

Mobo H97

2x4gb 1600mhz CAS 9

GTX 960 ou 970

 

 

 Obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!