Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com PC para jogos

Posts recomendados

Boa noite, amigos.

Depois de alguns bons anos ausentes (meu PC é de 2009), jogando sempre nos consoles, estou retornando ao PC. Vou montar uma máquina do zero e preciso de uma ajuda, algo que não precise mexer por, no mínimo, uns 4 anos. O meu orçamento é aproximadamente de R$ 3.000, talvez um pouquinho mais. Ah! O PC é exclusivamente para jogos.

Vou conseguir comprar algumas peças dos EUA; o restante será aqui mesmo, pela internet. As peças que pegarei por lá, me baseando no site da Amazon, seriam as seguintes:

Intel Core i5-4670 3.4GHz 6MB Cache Quad-Core Desktop Processor

Kingston HyperX FURY 16GB Kit (2x8GB) 1600MHz DDR3 CL10 DIMM - Blue
EVGA GeForce GTX 970 SC+ ACX 2.0, DVI-I, DVI-D, HDMI, DP SLI Ready Graphics Card
Samsung 850 EVO 120GB 2.5-Inch SATA III Internal SSD

A fonte provavelmente será uma EVGA 500W 80 Plus White 1---W1-0500-KR.

Placa-mãe e gabinete ainda não sei.

Agora, as dúvidas:

1) Um i7-4790 custa cerca de U$ 80,00 a mais. O PC, como disse, é para jogos. Vale a pena pegar esse i7?

2) Nunca fiz overclock (não sei se pretendo fazer). Assim, é válido pagar cerca de U$ 15,00 a mais por um i5-4690k? Levando em consideração que quero algo que aguente uns bons anos, fazendo over consigo manter o processador por mais tempo? Qual placa-mãe seria indicada nesse caso?

3) Mesmo mantendo o i5 (sem o "k"), vale a pena investir numa placa-mãe com suporte aos processadores de 5 geração?

Por enquanto é isso, pessoal.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, amigos.

Depois de alguns bons anos ausentes (meu PC é de 2009), jogando sempre nos consoles, estou retornando ao PC. Vou montar uma máquina do zero e preciso de uma ajuda, algo que não precise mexer por, no mínimo, uns 4 anos. O meu orçamento é aproximadamente de R$ 3.000, talvez um pouquinho mais. Ah! O PC é exclusivamente para jogos.

Vou conseguir comprar algumas peças dos EUA; o restante será aqui mesmo, pela internet. As peças que pegarei por lá, me baseando no site da Amazon, seriam as seguintes:

Intel Core i5-4670 3.4GHz 6MB Cache Quad-Core Desktop Processor

Kingston HyperX FURY 16GB Kit (2x8GB) 1600MHz DDR3 CL10 DIMM - Blue

EVGA GeForce GTX 970 SC+ ACX 2.0, DVI-I, DVI-D, HDMI, DP SLI Ready Graphics Card

Samsung 850 EVO 120GB 2.5-Inch SATA III Internal SSD

A fonte provavelmente será uma EVGA 500W 80 Plus White 1---W1-0500-KR.

Placa-mãe e gabinete ainda não sei.

Agora, as dúvidas:

1) Um i7-4790 custa cerca de U$ 80,00 a mais. O PC, como disse, é para jogos. Vale a pena pegar esse i7?

2) Nunca fiz overclock (não sei se pretendo fazer). Assim, é válido pagar cerca de U$ 15,00 a mais por um i5-4690k? Levando em consideração que quero algo que aguente uns bons anos, fazendo over consigo manter o processador por mais tempo? Qual placa-mãe seria indicada nesse caso?

3) Mesmo mantendo o i5 (sem o "k"), vale a pena investir numa placa-mãe com suporte aos processadores de 5 geração?

Por enquanto é isso, pessoal.

Valeu.

Vamos por partes. Eu vou citando a configuração geral, e você vê o que vale mais a pena pegar aqui e o que é melhor pegar lá:

1. Pegue o i5 4440. É basicamente a mesma coisa que o seu, só que mais barato.
  2. Placa mãe H81, pra cortar custos. Se sobrar grana, ai a gente pega outra, mas se não, essa placa já atende perfeitamente.
  3. Você quer jogar? Tem certeza? Então pegue 8gb de RAM. 16 é puro dinheiro jogado fora. Também não precisa se preocupar com frequência ou latência, pra PC gamer, isso não importa. Dito isso, um bom local pra pegar RAM é o Mercado livre, você encontra pente de 4gb por 100 R$.
  4. HD 1TB, isso você já viu.
  5. SSD 850 EVO, só se sobrar dinheiro. Repito, é a penúltima coisa que você vai investir (a útlima sendo a Mobo).
  6. Placa de vídeo Gtx 970. Talvez atá uma da AMD, se chegar a tempo e o preço/performance for bom.
  7. Uma fonte de 500w é tudo que você vai precisar.

Dito isso, investir na 5ª geração de CPUs é uma incógnita: por um lado, a CPU é a mesma que as atuais (só consumindo menos energia). Mas por outro, a iGPU é  poderosíssima, e se os rumores do DX 12 usar a iGPU em conjundo com a dGPU estiverem corretos, então vai valer totalmente a pena. Mas como eu disse, é uma aposta.

Ah, e falando nisso, esqueça o i7.

Link para o comentário

Vamos por partes. Eu vou citando a configuração geral, e você vê o que vale mais a pena pegar aqui e o que é melhor pegar lá:

1. Pegue o i5 4440. É basicamente a mesma coisa que o seu, só que mais barato.
  2. Placa mãe H81, pra cortar custos. Se sobrar grana, ai a gente pega outra, mas se não, essa placa já atende perfeitamente.
  3. Você quer jogar? Tem certeza? Então pegue 8gb de RAM. 16 é puro dinheiro jogado fora. Também não precisa se preocupar com frequência ou latência, pra PC gamer, isso não importa. Dito isso, um bom local pra pegar RAM é o Mercado livre, você encontra pente de 4gb por 100 R$.
  4. HD 1TB, isso você já viu.
  5. SSD 850 EVO, só se sobrar dinheiro. Repito, é a penúltima coisa que você vai investir (a útlima sendo a Mobo).
  6. Placa de vídeo Gtx 970. Talvez atá uma da AMD, se chegar a tempo e o preço/performance for bom.
  7. Uma fonte de 500w é tudo que você vai precisar.

Dito isso, investir na 5ª geração de CPUs é uma incógnita: por um lado, a CPU é a mesma que as atuais (só consumindo menos energia). Mas por outro, a iGPU é  poderosíssima, e se os rumores do DX 12 usar a iGPU em conjundo com a dGPU estiverem corretos, então vai valer totalmente a pena. Mas como eu disse, é uma aposta.

Ah, e falando nisso, esqueça o i7.

Obrigado pela resposta,@Imakuni. Um PC mais ou menos na configuração que você disse consegue, digamos, se manter "atual" em relação aos jogos por um bom tempo? 

Realmente, o i7, para jogos, seria puro "olho grande". Ah, não mencionei mesmo o HD, esqueci. Esse já tenho aqui, 1TB.

Seria melhor cortar os gastos na maioria dos periféricos e pegar, por exemplo, uma 980? Ou uma 970 já dá conta do recado tranquilo?

E a questão de fazer ou não overclock, ajuda a dar um gás no PC?

Link para o comentário

Obrigado pela resposta,@Imakuni. Um PC mais ou menos na configuração que você disse consegue, digamos, se manter "atual" em relação aos jogos por um bom tempo? 

Realmente, o i7, para jogos, seria puro "olho grande". Ah, não mencionei mesmo o HD, esqueci. Esse já tenho aqui, 1TB.

Seria melhor cortar os gastos na maioria dos periféricos e pegar, por exemplo, uma 980? Ou uma 970 já dá conta do recado tranquilo?

E a questão de fazer ou não overclock, ajuda a dar um gás no PC?

1. Se você achar Gtx 980 por menos de 2000 R$, até vale. Se for mais que isso, esquece, a 970 já te supre perfeitamente. Elas são quase a mesma placa. Tudo que 1 980 faz, a 970 também consegue fazer (um pouco pior, mas ainda faz). E, para as coisas que a 980 não consegue, é óbvio que 970 também não vai conseguir.
  2. OC de GPU ajuda muito sim. Pra CPU, o efeito só é notável em alguns jogos, na maioria não importa.
Link para o comentário

1. Se você achar Gtx 980 por menos de 2000 R$, até vale. Se for mais que isso, esquece, a 970 já te supre perfeitamente. Elas são quase a mesma placa. Tudo que 1 980 faz, a 970 também consegue fazer (um pouco pior, mas ainda faz). E, para as coisas que a 980 não consegue, é óbvio que 970 também não vai conseguir.
  2. OC de GPU ajuda muito sim. Pra CPU, o efeito só é notável em alguns jogos, na maioria não importa.

Entendi. Vou manter então a 970. Existe alguma marca melhor do que as outras?

Se fizer OC teria que pegar uma placa mais específica, certo? Ou uma H81 é suficiente?

Link para o comentário

Saquei.

Estava aqui procurando por fontes e achei essa num preço bom

http://www.pichau.com.br/fonte-zalman-500w-zm500-80-plus-white-pfc-ativo-zm-500glx-box

Zalman ainda é uma boa marca?

Sei lá. Eu só sei que por 10 R$ a mais, você pega a CX 500w, que nós temos CERTEZA de ser boa.

Link para o comentário

Bom, dei início às compras aqui.

Gabinete: corsair carbide series spec-02 (R$ 255)

Fonte: corsair 500w CX500 CP-9020047-WW (R$ 286)

O boleto ficou em R$ 564, com frete. 

Pelo que pesquisei foi o melhor preço (só olhei nas lojas mais conhecidas). Alguém recomenda alguma outra com preços inferiores para essas peças?

Link para o comentário

Bom, dei início às compras aqui.

Gabinete: corsair carbide series spec-02 (R$ 255)

Fonte: corsair 500w CX500 CP-9020047-WW (R$ 286)

O boleto ficou em R$ 564, com frete. 

Pelo que pesquisei foi o melhor preço (só olhei nas lojas mais conhecidas). Alguém recomenda alguma outra com preços inferiores para essas peças?

Geralmente, é melhor comprar o gabiente em separado, por ser um item grande e pesado. De qualquer forma, dá uma olhada na Pichau, tem essa fonte por 250 R$ (se eu me lembro direito).

Link para o comentário

Geralmente, é melhor comprar o gabiente em separado, por ser um item grande e pesado. De qualquer forma, dá uma olhada na Pichau, tem essa fonte por 250 R$ (se eu me lembro direito).

Ops! Falha minha, inverti os preços. O gabinete é R$ 286 e a fonte R$ 255.

Vi na megamamute. Estranhamente o frete deu R$ 21. Achei relativamente barato.

Link para o comentário

O kit inicial tá ótimo visando se der pra trazer tudo dos EUA, sobre o i7 vale muiiiiito a pena pagar uns trocados a mais visando q tu podes precisar de fazer algo futuramente ^^ os preços nos EUA n são como aqui galera e h81 n é pra PC gamer ^^

80 dólares por um i7 no lugar do i5? Em PC pra jogos?? Mas nem pau que vale a pena, esse dinheiro sendo usado em uma GPU "vale muiiiiito a pena pagar".

Link para o comentário

• Moderador

Pegue um i5 4440 + H97. Creio que quando você sentir que seu i5 está deixando a desejar em termos de desempenho e que precisa de um novo processador, vai precisar trocar de mobo novamente. Visto que quando isso acontecer (daqui 5, 7 anos) vai existir novos processadores que irão usar socket diferente.

Link para o comentário

Pegue um i5 4440 + H97. Creio que quando você sentir que seu i5 está deixando a desejar em termos de desempenho e que precisa de um novo processador, vai precisar trocar de mobo novamente. Visto que quando isso acontecer (daqui 5, 7 anos) vai existir novos processadores que irão usar socket diferente.

Beleza. O cooler pode ser o que vem mesmo ou tem alguma outra recomendação?

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!