Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superdimensionamento de fonte


Visitante

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Quando estava montando meu PC e pesquisando qual fonte comprar, me deparei com muitos elogios quanto às fontes da Seasonic então quis comprar uma dessa (a minha é a 760W Platinum SS-760XP2).

 

Só que eu acho que superdimensionei demais a fonte visto que, pelos "psu calculator" da internet, vi que meu consumo não passa de 400W (tenho uma GTX 980 HOF com um 4790k, 5 fans, um HD e um SSD, sem drive ótico, um watercooler 280mm selado)

 

Na época achei bom o superdimensionamento pois previ um SLI futuro (hoje vejo que não vale a pena), watercooler custom, bombas e tal...

 

Há quem diga que superdimensionar é bom pois a fonte fica mais silenciosa e fria... mas confesso que não sou grande conhecedor de hardware, conheço um pouco, então pesquisei, gostei pacas da fonte e comprei (O preço dela era quase o dobro de uma Corsair Bronze de mesma potência)

 

O que vocês acham? Fiz besteira ou foi bom o investimento?

 

Abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É... gastou grana de bobeira. Não foi mal investimento, mas gastou mais em algo que não era necessário. Qual é a fonte?

O bom de fontes com PFC é trabalhar com carga que ela desperdiça menos energia. Algumas fontes são com 60, 70 ou 80% de carga. Mas isto não é essencial, apenas economiza mais na conta de luz (e aí vai da matemática, tempo de uso VS valor investido).

 

Edit: Vi agora, 760W platina. Platina é 85% + de eficiência, certo? Mesmo com duas destas HOF você não passaria de 550W pelas minhas contas, 650W já segurava com margem de folga. Cara, tu tá muito arrependido hoje... kkkkk Comprou, já era. Na próxima, pesquise, pergunte antes de gastar a grana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprou uma fonte pra vida toda.. Em tese..

 

O que acontece é que uma fonte opera em sua máxima eficiência, em torno de 50% de sua carga nominal.. Então você estaria usufruindo disso, apenas com o PC em carga máxima..

 

Só que para atingir essa economia, gera um custo na compra da fonte que, dificilmente, será compensado pela economia de energia..

 

A fonte é boa, sem dúvida mas, ACHO, o gasto exagerado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certa feita redigi um tópico falando justamente das desvantagens de super dimensionar uma fonte. Para não ter de repetir olha ele ai: 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC   

 

Não chega a ser um erro assim tão violento, apenas bota uma grana fora que muitas vezes pode fazer falta na própria config..  Por exemplo, imaginar que super dimensionando a fonte ela obrigatoriamente haverá de durar mais o que é inverdade.. Uma das grandes ameaças a vida de uma fonte é a própria rede elétrica, com seus surtos, transientes, ruídos etc.. Isso dai ataca igualmente seja ela uma fonte genérica ou uma como essa sua dai...

A grana bem poderia ser melhor investida se colocasses ai uma boa proteção para sua nova fonte, contra surtos de tensão da rede elétrica..

Claro, se a grana deu ai para comprar essa fonte cara e de inútil potência guardada e que nunca será usada e também uma excelente proteção para a mesma, tudo bem..

Caso não tenhas pensado nisso ou tenha faltado grana para tal, ai sim fizestes uma jogada errada..

Corrija enquanto é tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galeeera! Valeu por todas as contribuições!

 

Eu não conhecia este fórum antes de montar o PC, cheguei até  postar dúvida em outro mas acho que o tópico ficou deserto.

 

Eu tenho um clamper, tá plugado nele agora. Acho que o grande erro mesmo foi o gasto excessivo (pô eu pensava que era jogo fazer SLI como upgrade futuro).

 

O bom dessa fonte é que ela é fria, pelo que vejo. Meu PC é um HTPC embutido num hack, então não esquentar é tudo de bom. Também tem 7 anos de garantia, creio que nem vou vende-la com este PC quando for vender!

 

Como foi cara, a fonte só falta voar ne...

 

Valeu por todas as contribuições galera, grande abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...