Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eu sei que se eu for bater perna no comércio de eletrônicas local eu vou acabar encontrando uma caixinha aqui e ali. Mas eu gostaria de aprender a chamar as coisas pelo nome, e poder achá-las à venda na Internet.

E há um problema logo de cara: provavelmente a "caixinha" será uma caixona!

Tenho pensado em projetos pequenos e maiores, usando ATiny, Arduino ou ESP8266. Sei que Arduino UNO e Raspberry Pi já tem seus cases, e a coisa vai pra mais de 100 reais quase inevitavelmente.

Mas não tenho pensado apenas em cases e caixinhas...

Por exemplo, como eu poderia isolar um ESP8266 dentro de uma caixa de tomada, na parede?

Ou eu não poderia (por causa de interferências em ambiente "elétrico" tão apertado)?

Cheguei a imaginar o uso de fita isolante, ou de algum plástico isolante, tipo aquele que envolve algumas câmeras HD que são vendidas sem carcaça plástica (só o circuito e o conector USB).

O que vocês tem usado para finalizar pequenos e simples projetos com AVR, ESP ou PIC?

• Membro VIP
Postado

Apesar de meu amadorismo, vejo que devo fazer constar no tópico o que segue.

Palavras-chave:

• caixa para montagens
  • caixa para montagem eletrônica
  • caixa plástica

Nem sempre para pequenas montagens, algumas vezes para projeto e fabricação, outros fabricantes:

Ref.: Empresa fabricante de cases(caixas) em pequenas quantidades ‒ Laboratório de Garagem

Update

Ainda estou curioso a respeito de colocar circuito TTL dentro de caixa parede, bem próximo dos 220 Vac.

• Membro VIP
Postado

@alexandre.mbm

não vejo problema em aproximar ttl de 220 se projetares o layout corretamente.

p.ex. meio nada a ver é um sensor de presença que tem entrada (sensor de calor) ultramega sensível à ripple e é alimentado com fonte rabo quente. Ele é devidamente projetado. ou maizomeno isso...

Por uma daquelas inexplicáveis coincidências do destino, comprei alguns sensores do aliexpress e pretendo alimentá-los com fonte rabo quente. Também tenho alguns que usam até mc e todos vou ligar numa caixinha de parede. Se acharmos que vale a pena, talvez eu dê algum retorno. Só não espere que seja rápido (tipo menos de 5 anos kk)

edit..  eero de digitassão e de hortograafeia 100 grasssa

• Membro VIP
Postado

Eu não sabia o que é fonte de "rabo quente". No final do artigo, mostra fonte de onda completa. Por que não ela?

Bom... então posso presumir que provavelmente não enfrentarei problemas por colocar o circuito TTL, controlador de relé, ou de dimmer, dentro caixa da caixa do interruptor de luz? Se é que cabe...

Talvez eu prefira uma caixa de montagem simples, externa, plástica, ao lado, recebendo a ramificação de fiação 220 V, e que dentro da parede fique apenas um sindal.

• Membro VIP
Postado

Estás correto amigo. Provavelmente não (!??!!)

A fonte rabo quente tem implicações da falta de isolação e tal que prefiro não repetir ok? Pra este caso, uma alternativa é a placa de um carregador de celular. Custa baratin e é pequinin

Postado

A principal preocupação é a isolação galvânica proporcionada pelo transformador da fonte. É um cuidado importante para evitar choque elétrico.

As caixas da patola são muito usadas em montagens.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Cheguei a imaginar o uso de fita isolante, ou de algum plástico isolante, tipo aquele que envolve algumas câmeras HD que são vendidas sem carcaça plástica (só o circuito e o conector USB).

Acabo de descobrir que aquele plástico das câmeras sem carcaça é uma película* laminada que encolhe com o calor. É um material usado no aeromodelismo. A câmera que eu tinha visto estava sendo usada naquele esporte.

* Outro nome: filme laminado

img_3928s.jpg

Fonte da imagem: Tinkering with Technology

Mas será que é isolante o suficiente e adequado para esse uso?!

@aphawk e @Intrudera6, vocês podem nos dizer algo a respeito?

• Membro VIP
Postado

Tem bastante material termo-retrátil.

https://www.google.com.br/search?q=pl%C3%A1stico+termo+retr%C3%A1til&o que=pl%C3%A1stico+termo+retr%C3%A1til&aqs=chrome..69i57j0l2.11999j0j4&sourceid=chrome&es_sm=122&ie=UTF-8

Só tomar cuidado pra não colocar em circuitos que aquecem muito, senão eles vão acabar "esmagando" o circuito... brincadeira!

O difícil é retirar no caso de manutençao da placa... só destruindo a embalagem mesmo.

• Membro VIP
Postado

Opção de pobre, claro mas voce sabia que garrafa pet encolhe ao aquecer? Mas é um pobre forte pois pode 'esmagar' literalmente o circuito.

Já usei isto em algumas invenções malucas não eletronicas que defeco as vezes

Ah desculpa. Não há necessidade de reforçar filtros. A caracteristica da corrente já deve ser suficiente pro propósito

Postado

Há algum tempo, tive que colocar um receptor de fibra ótica em uma caixa acoplada a um local com 13,6kV e 600A. Ainda que esta tensão e corrente era comutada por tiristores.

A sensibilidade do transdutor era da ordem de nano amperes. Já viu né!

Tive que isolar o receptor de fibra ótica. Somente uma caixinha de folha de cobre, conectada ao terra, permitiu que o receptor funcionasse sem interferência.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

É isso aí!

E olha que na caixinha anterior, tive que trocar os conectores plásticos de entrada para a fibra ótica para metálicos. O danado do ruído, apesar de pequeno, era grande o suficiente para comprometer o funcionamento do receptor. A tampa da caixinha era soldada em toda a sua extensão e a caixinha era soldada ao plano terra da placa.

O jeito é montar e testar. Em termos de compatibilidade eletromagnética, nunca se acerta de primeira. :D

MOR_AL

• Curtir 3
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...