Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede com muita queda. Apelar para o Nobreak, mas como?


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Bom atualmente uso filtro de linha no meu pc, só que a rede anda variando e caindo muito, choveu caiu, ventou ela varia. Eu tinha um nobreak SMS bem antigo (nem lembro o modelo), porém ele nao aguentava fornecer energia para o meu pc. Começava a sair um cheiro ruim e tal. Porém a questão é, a maioria dos Nobreaks utilizam o mesmo esquema dos estabilizadores, que se nao me engano em quedas de tensão eles atrapalham a fonte do pc etc. E agora josé? Tenho medo dessas quedas de energia danificarem meu pc, e com o preço dos eletrônicos subindo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo bem...tudo bem..... pode-se até usar um nobreak para minimizar a situação., mas a queda constante de energia é um problema isolado da sua residência ou afeta o bairro todo ? se for um caso isolado, já passou da hora de arrumar a rede elétrica da casa e se for um caso geral, só reclamando e exigindo da empresa responsável um serviço de melhor qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo bem...tudo bem..... pode-se até usar um nobreak para minimizar a situação., mas a queda constante de energia é um problema isolado da sua residência ou afeta o bairro todo ? se for um caso isolado, já passou da hora de arrumar a rede elétrica da casa e se for um caso geral, só reclamando e exigindo da empresa responsável um serviço de melhor qualidade.

 

Pois é, mas em se tratando de Brasília, isto é problema antigo...

 

Sugiro ao amigo comprar um nobreak a partir de 1000VA para ficar tranquilo.

De preferência online, senoidal.

Alguns modelos permitem você ligar baterias externas, para aumentar a autonomia. você pode pensar nisto, eu acho interessante :-)

 

Mas atenção: um erro muito comum é as pessoas com estes nobreaks fracos/baratos ligarem impressora laser também. você vai queima ro nobreak fazendo isto! Se tiver impressora laser, recomendo ligar direto na tomada. Ou, se tiver bala na agulha e não quiser desperdiçar algumas folhas de papel de vez em quando, comprar um nobreak acima de 5kVA.

 

Não vá comprar um equipamento muito barato, pois ele pode não suportar a potência nominal. Tem marca famosa aí cortando custos na qualidade dos componentes, por mais que falem que a potência é "X".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas em se tratando de Brasília, isto é problema antigo...

 

Sugiro ao amigo comprar um nobreak a partir de 1000VA para ficar tranquilo.

De preferência online, senoidal.

Alguns modelos permitem você ligar baterias externas, para aumentar a autonomia. você pode pensar nisto, eu acho interessante :-)

 

Mas atenção: um erro muito comum é as pessoas com estes nobreaks fracos/baratos ligarem impressora laser também. você vai queima ro nobreak fazendo isto! Se tiver impressora laser, recomendo ligar direto na tomada. Ou, se tiver bala na agulha e não quiser desperdiçar algumas folhas de papel de vez em quando, comprar um nobreak acima de 5kVA.

 

Não vá comprar um equipamento muito barato, pois ele pode não suportar a potência nominal. Tem marca famosa aí cortando custos na qualidade dos componentes, por mais que falem que a potência é "X". 

 

Pois é tenho medo disso. Já que eles falam que é tal potência e não é. No meu caso seria um nobreak que suportasse pelo menos Uma hora até eu desligar o pc etc. Alguma sugestão de marca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel os que trabalhei e aguentavam o tranco eram os APC e CM Comandos. Ambos eram tanques de guerra. O primeiro usávamos num escritório administrativo bem movimentado e o segundo para aplicação industrial mesmo, porém eles têm uma linha mais em conta A APC é uma linha da Schneider, então não preciso falar nada em termos de qualidade.

Tem outras marcas boas, como Eaton, talvez Ragtech, porém nunca trabalhei com eles.

 

Prefiro não citar marcas problemáticas.

 

As 1h que você precisa, talvez tenha que instalar baterias externas, pois por padrão a autonomia da maioria deles é 15 minutos.

 

Abcs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Td conversa fiada, queda e/ou variação de energia não estraga componentes do pc e nem de eletrônicos em geral, quando devidamente possuírem boas fontes full range (90~260v). Agora se o motivo for outro, como por exemplo alguém que não possa ficar sem o PC, como por exemplo servidor aí é outro caso. Em 99% dos casos, bom filtro de linha e boa fonte, são mais do q suficientes, não fosse isto, quedas de energia queimariam tv, dvd, receptor de tv e outros tantos eletroeletrônicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Td conversa fiada, queda e/ou variação de energia não estraga componentes do pc e nem de eletrônicos em geral, quando devidamente possuírem boas fontes full range (90~260v). Agora se o motivo for outro, como por exemplo alguém que não possa ficar sem o PC, como por exemplo servidor aí é outro caso. Em 99% dos casos, bom filtro de linha e boa fonte, são mais do q suficientes, não fosse isto, quedas de energia queimariam tv, dvd, receptor de tv e outros tantos eletroeletrônicos.

 

Realmente, a queda de energia não é o problema, porém o transitório que ocorre no transformador da rua quando retorna a energia, que  vem com algumas X a mais de tensão nominal. Isso quando não tem galho de árvore dando curto entre fases provocando um misto de interrupções com alta tensão nominal em adição aos transitórios do transformador da rua. Também pode ocorrer de queimar um dos fusíveis de uma das fases da rua e, se seu computador por azar está na fase que caiu, vai estar conduzindo corrente de retorno. isto é o pior dos piores para queimar coisas. Em empesas todos estes fatores queimam muitos equipamentos. E filtro de linha e estabilizador não fazem nada a este respeito. Meu pai perdeu um home theater nessa, e olha que estava em stand-by.

Um bom nobreak monitora as oscilações de rede e só retoma a recarga das baterias após estabilização da rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas em se tratando de Brasília, isto é problema antigo...

 

Sugiro ao amigo comprar um nobreak a partir de 1000VA para ficar tranquilo.

De preferência online, senoidal.

Alguns modelos permitem você ligar baterias externas, para aumentar a autonomia. você pode pensar nisto, eu acho interessante :-)

 

Mas atenção: um erro muito comum é as pessoas com estes nobreaks fracos/baratos ligarem impressora laser também. você vai queima ro nobreak fazendo isto! Se tiver impressora laser, recomendo ligar direto na tomada. Ou, se tiver bala na agulha e não quiser desperdiçar algumas folhas de papel de vez em quando, comprar um nobreak acima de 5kVA.

 

Não vá comprar um equipamento muito barato, pois ele pode não suportar a potência nominal. Tem marca famosa aí cortando custos na qualidade dos componentes, por mais que falem que a potência é "X".

Você passou muita informação importante, de fato, mas pecou no dimensionamento. Baseado em que você recomenda um nobreak de 1000VA? Se a fonte dele for de 500w, como descrito na assinatura, um nobreak de 1000VA, dependento do FP, pode não ser suficiete e ficar subdimensionado.

Realmente, a queda de energia não é o problema, porém o transitório que ocorre no transformador da rua quando retorna a energia, que  vem com algumas X a mais de tensão nominal. Isso quando não tem galho de árvore dando curto entre fases provocando um misto de interrupções com alta tensão nominal em adição aos transitórios do transformador da rua. Também pode ocorrer de queimar um dos fusíveis de uma das fases da rua e, se seu computador por azar está na fase que caiu, vai estar conduzindo corrente de retorno. isto é o pior dos piores para queimar coisas. Em empesas todos estes fatores queimam muitos equipamentos. E filtro de linha e estabilizador não fazem nada a este respeito. Meu pai perdeu um home theater nessa, e olha que estava em stand-by.

Um bom nobreak monitora as oscilações de rede e só retoma a recarga das baterias após estabilização da rede.

Novamente informação equivocada. Estabilizador, de fato, não serve pra nada (apenas peso de porta, talvez), mas filtros de linha (e não extensões de tomada que são erronaemete chamados de filtros), servem exatamente para este fim: proteger os equipamentos de surtos de energia , "galhos de árvores influenciando os cabos de energia" e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

....

Um bom nobreak monitora as oscilações de rede e só retoma a recarga das baterias após estabilização da rede.

Essa sua informação contradiz na essência a questão do transitório... Ele justamente se denomina transitório por acontecer a qualquer hora e durar instantes.

Ele pode acontecer no momento n+1 de seu no-break ter considerado a rede elétrica estável o suficiente para o no-break entregar de volta para a rede comercial.. E ai babaus...

O transiente entra direto em seus equipamentos pois os melhores no-breaks tem tempo de resposta em torno de 1 mili segundo (0,001 segundo).

Nessas horas faz falta se ter na linha um bom varistor, comumente usado em filtros de linha, cujo tempo de resposta gira por volta dos 10 nano segundos (0,00000001 segundos) conseguindo salvar seu equipamento de ter sua isolação rompida..

 

Ademais quando falas do no-break devolver o suprimento de energia para a rede elétrica estás citando um típico no-break interativo, arcaico, daqueles com estabilizador interno com todos os problemas inerentes aos mesmos..

No-break decente são aqueles que geram energia o tempo todo, por isso chamados de dupla conversão (converte a energia da rede para a tensão da bateria ao mesmo tempo que toma essa tensão da bateria e regera a tensão de rede de forma senoidal pura como deve ser..)

Na falta da tensão da rede inexiste descontinuidade alguma para os equipamentos alimentados. Ai sim tens a garantia dos surtos transientes, picos etc e tal ficarem do lado sujo da rede elétrica..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!