Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
7 minutos atrás, aphawk disse:

Mas fazer o Windows em C++ acabou com a velocidade dele kkkk

Ossos do ofício meu amigo, é o preço que se paga pra "modernizar" os sistemas!! O Basic em geral costuma ser leve e o seu interpretador é minúsculo, por isso a sua grande disseminação desde o início, mas pode ficar tranquilo, se continuarem a investir nele(modernizando), a hora dele ficar pesado ainda vai chegar kkkkk.

11 minutos atrás, aphawk disse:

Aguarde o programinha que vou postar este fim de semana, e veja a dificuldade que você teria em tentar fazer a mesma coisa nesse ambiente do C++  .....

É bem provável que eu não consiga com meu conhecimento atual, mas manda aí que será um prazer avaliar as instruções.

Postado

@ViniciusKruz ,

Terá bastante coisa em CSS !

voce sabia que se você usar qualquer comando gráfico do ESP8266Basic, tipo fazer um botão, ou um slide, ou uma área de texto, se na próxima linha você usar o comando CSS pode modificar tudo , por exemplo tamanho, posição, cor, orientação, do comando que você utilizou na linha acima ?

Fiz uns exemplos que eu achei e ficou bem legal.

Mas só vou ter tempo no sábado para brincar mais pesado heheh !

Concordo que o Basic é leve, mas se inventarem muito mais coisa, ele vai ficar bem mais pesado. Mas está rodando interpretado a 160 Mhz de clock, ajuda bastante também !

Paulo

Postado

@aphawk

O meu é um ESP-01 com 1M com o Branch 3.0 .

Eu comprei logo 10 unidades do flash de 4MB que você recomendou. Fiz o meu inventário e descobri que tenho 8 unidades do ESP-1 de 512KB (virgens). Acho que vou ter dor de cabeça, mas vou tentar trocar o chip dos 8 e torcer para que eu não faça muita besteira. Eu conheço um pessoal que tem estação de solda com soprador de temperatura controlada, acho que dá para tirar fora fácil, para soldar é que vai ser complicado, mas vou ter bastante tempo para refletir na ***** que eu estou pensando em fazer, e tentar fazer a coisa direito e se possível tentar não destruir todos eles.

Nos meus testes com o ESP-1 e o Basic, tentando ler um BME-280 com o I2C-Tools, tem horas que ele até consegue ler os registros dele, mas em outros só vem lixo. Eu testei este mesmo BME-280 numa gambiarra que montei num protoboard (compilando com um IDE Arduino num kit V0.9), e lê sem nenhuma dificuldade este mesmo BME a taxa de 1 vez por segundo. Testei colocando resistências de 10K ligando SDA e SCL no VCC (no ESP-1) e não mudou nada. A minha experiência com I2C no Basic não está sendo das mais animadoras.

Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

160 Mhz de clock

Paulo, tem que ver é se depois de montado isso aí vai dar estabilidade porque nos PIC, que diga-se de passagem: são péssimos em filtragem, e ótimos para receberem interferências(não sei os AVRs se também o são), se colocar frequências altas dá muito trabalho pra não travar, depois faça um teste pra gente se possível, coloca ele pra funcionar a 160Mhz bem próximo de um reator de lâmpada fluorescente, de preferência, ligado na mesma rede elétrica. Se ele não travar, quando a lâmpada for desligada/ligada, está aprovado hehehe

Postado
7 horas atrás, aphawk disse:

@Intrudera6 ,

Bom, você já fez algo enorme.... você pode me passar esse programa que lê o BME280  ? Eu tenho um aqui comigo, vou ligar no meu NODEMCU e ver como se comporta.

Paulo

Não achei tão difícil assim para fazer um BME-280 funcionar no Arduino IDE com a biblioteca (eu também estou dando cabeçadas com o Arduino IDE a meses, alguma coisa eu acabei aprendendo), a noite eu passo o programa.

O meu programa lê as variáveis do BME-280, lê um Servidor NTP, da PUC Rio se não me falha a memória, (a taxa de 10 vezes por segundo nesta versão) e mostra a data e hora (com decimo de segundo de precisão) e também temperatura, umidade, pressão atmosférica e calcula a altitude num display LCD de 20 x 4 I2C. Deu um enorme trabalho para fazer o display I2C funcionar, depois disso até que foi fácil. O programa para de mostrar a hora se a Internet cair. Este programa também manda uma enorme série de dados para a serial onde eu verifico o correto funcionamento do programa e comparo com o timer interno do ESP8266 (mostra do NTP até a sexta casa decimal).

Eu tentei fazer uma versão mais independente da Internet, que baixava a hora e depois continuaria rodando sem ela, fazendo a reconexão automática nos WIFIs disponíveis periodicamente (de uma lista), mas eu tive alguns problemas e eu dei uma parada (isto estava me consumindo tempo demais e eu tenho outras coisas que também me demandam tempo).

Mas na página 4 tenho uma versão do programa (não é a última mas funciona), a noite eu posto a última.

Postado

@Intrudera6

Fiz a instalação no Visual Studio seguindo este tutorial, e não foi difícil, pelo contrário, foi muito fácil, mas não mudou nada, continua demorando na compilação, também não era pra menos, porque embora use a IDE do VS, o compilador usado é o do Arduíno, claro que só de poder usar uma IDE poderosa como esta já conta muito, porém, depois de compilado/upload o ESP se comportou muito estranho, ao contrário da IDE do Arduíno que depois do processamento o ESP sempre funciona 100%. 

• Curtir 1
Postado

Que tipo de comportamento estranho apresentou ?

Já estou baixando o Visual Studio, estou curioso para testar, quem sabe ele no final tem alguma coisa interessante em relação a IDE do Arduino (que por sinal acho meio tosca em recursos, acho que ainda precisa ser muito polida).

Postado

@Intrudera6

Eu acho que ele não carregou a biblioteca do RTC  PCF8583, o sistema deveria ficar enviando data e hora pela serial, mas não envia, gravei varias vezes mas deu na mesma, o estranho é que se não carregou a biblioteca, deveria dar algum erro ao chamar as funções dela, o que não ocorreu. Voltei a usar a IDE do Arduíno e ta 100% agora.

Postado

Instalei o Visual Studio, gostei do visual e dos recursos, mas não consegui compilar, deu erro com as bibliotecas, ainda preciso aprender como configurar para usar as bibliotecas do Esp8266 Arduino IDE.

Postado

A minha IDE já está funcionando (eu já estava compilando para o ESP8266 por ela há um bom tempo), mas não consigo uma compilação bem sucedida com o Visual Studio, ele não consegue encontrar as bibliotecas.

Mas eu vou dormir, por hoje chega.

Postado

Pessoal,

Acabou de sair outro firmware. Agora os módulos com 512K também são suportados no branch 3.0, porém nesse caso algumas funções não estão mais disponíveis, como por exemplo usar um display TFT.

Realmente não tinha sentido pois o ESP-01 não tem tantos pinos disponíveis .....

Já as versões de 1M, 2M e 4M estão completas.

Paulo

• Curtir 2
Postado

@Intrudera6 ,

Ainda não baixei ela, vou fazer de noite.

Pelo que eu ví, não tem nada de novo, mas todo o projeto em sí foi preparado para  um tipo de compilação condicional, onde a versão de 512k fica sendo diferente das demais.

Mas parece que agora o autor vai implementar um monte de coisa nova, para as versões de 1Mb em diante.

Olha, a ideia do autor é tão boa que eu estou muito tentado a aprender a programar nessa Ide do Arduíno, só para aproveitar o que jå existe de bibliotecas para poder suportar vários hardwares adicionais, criando as funções para uso no Basic !

Mas juro que esse C++ não me entra na cabeça de jeito nenhum ....

Paulo

• Curtir 2
Postado

@ViniciusKruz

O interessante é que o Visual Studio não consegue achar as bibliotecas ao compilar mas no Visual Micro Explorer em Manager Libraries ele encontra todas as bibliotecas que eu estou usando no meu programa, que por sinal, o mesmo programa que estou testando compila sem problemas na IDE do Arduino. Abaixo vai a lista dos erros iniciais (a lista total é bastante grande e só iria poluir a mensagem). Acho que pode ser problema de configuração ou talvez até o Visual Studio não consiga abrir os arquivos de biblioteca por alguma razão (permissão do usuário talvez mas eu tentei executá-lo como administrador e não adiantou nada). Eu até que gostei dos recursos da interface de programação do Visual Studio, pois as informações que ele coloca ao nosso alcance ajuda a melhorar muito a eficiência na programação.

O Visual Studio provocou problemas no meu Notebook, pois após a instalação deste o meu leitor de PDF (que não é o Acrobat Reader), o Foxit PhantomPDF, deixou de funcionar "O Windows não pode acessar o dispositivo, caminho ou arquivo especificado. Talvez você não tenha as permissões adequadas para acessar o item.". Quem sabe o que mais possa ter deixado de funcionar por causa do Visual Studio ??? Só sei que mandei mensagem para a empresa responsável pelo Foxit para ver o que eles me dizem. É bem provável que a desinstalação do Visual Studio não resolva este problema, e o Foxit PhantomPDF veio instalado com o Windows 8.1 no meu Note Asus (versão personalizada para Asus), se desinstalá-lo talvez eu não consiga mais instalar novamente (talvez nisso o desenvolvedor do Foxit possa me ajudar ou quem sabe a M$, mas vou aguardar eles responderem antes de tentar com a M$).

Gravidade	Código	Descrição	Projeto	Classificação de Projeto	Arquivo	Linha	Coluna	Categoria	Origem	Estado de supressão	Ferramenta
Erro (ativo)		cannot open fonte file "ESP8266WiFi.h"	Sketch	1	d:\ESP8266\Arduino IDE\NTPClient\NTPClient.ino	23	1		IntelliSense		IntelliSense do Visual C++
Erro (ativo)		cannot open fonte file "Ticker.h"	Sketch	1	d:\ESP8266\Arduino IDE\NTPClient\NTPClient.ino	25	1		IntelliSense		IntelliSense do Visual C++
Erro (ativo)		cannot open fonte file "WiFiUdp.h"	Sketch	1	d:\ESP8266\Arduino IDE\NTPClient\NTPClient.ino	24	1		IntelliSense		IntelliSense do Visual C++
Erro (ativo)		cannot open fonte file "LiquidCrystal_I2C.h"	Sketch	1	d:\ESP8266\Arduino IDE\NTPClient\NTPClient.ino	28	1		IntelliSense		IntelliSense do Visual C++
Erro (ativo)		o identificador "Ticker" não está definido	Sketch	1	d:\ESP8266\Arduino IDE\NTPClient\NTPClient.ino	26	1		IntelliSense		IntelliSense do Visual C++
Erro (ativo)		o identificador "LiquidCrystal_I2C" não está definido	Sketch	1	d:\ESP8266\Arduino IDE\NTPClient\NTPClient.ino	33	1		IntelliSense		IntelliSense do Visual C++
Erro (ativo)		esperado um ')'	Sketch	1	d:\ESP8266\Arduino IDE\NTPClient\NTPClient.ino	33	36		IntelliSense		IntelliSense do Visual C++
Erro (ativo)		cannot open fonte file "Wire.h"	Sketch	1	d:\ESP8266\Arduino IDE\NTPClient\NTPClient.ino	35	1		IntelliSense		IntelliSense do Visual C++
Erro (ativo)		cannot open fonte file "BME280.h"	Sketch	1	d:\ESP8266\Arduino IDE\NTPClient\NTPClient.ino	40	1		IntelliSense		IntelliSense do Visual C++
Erro (ativo)		o identificador "BME280" não está definido	Sketch	1	d:\ESP8266\Arduino IDE\NTPClient\NTPClient.ino	41	1		IntelliSense		IntelliSense do Visual C++
Erro (ativo)		cannot open fonte file "user_interface.h"	Sketch	1	d:\ESP8266\Arduino IDE\NTPClient\NTPClient.ino	48	3		IntelliSense		IntelliSense do Visual C++

Postado
6 horas atrás, Intrudera6 disse:

Quem sabe o que mais possa ter deixado de funcionar por causa do Visual Studio ???

Na verdade não era pra mudar nada ao instalar o VS, aliás, se alguma coisa fosse alterada, provavelmente seria relacionado com o .net framework ou ferramentas relacionadas com o SQL Server, fora isto não vejo mais nada que possa ser alterado. Faz assim, entra no painel de controle e veja nos programas instalados, qual é a versão do .net que está instalada, de repente, você desinstalando ela e reinstalando uma versão mais antiga resolva o problema do leitor de PDF. Eu faria assim: removeria o .net instalado e instalaria a versão 4.0 só pra ver se resolve, caso resolva, instale em seguida(sem desinstalar a 4.0) a versão 4.5, isso já deve resolver.

Se nada disso resolver, faça uma restauração do Windows para algum ponto antes da instalação do VS.

Eu não insisti muito com o VS, logo que ele mostrou instabilidade com minhas bibliotecas e o programa se comportou mal, voltei de imediato para a IDE do Arduíno, com ela o único inconveniente é a demora na compilação mas a estabilidade é 100%

adicionado 2 minutos depois
Em 10/09/2016 às 13:02, aphawk disse:

Mas juro que esse C++ não me entra na cabeça de jeito nenhum

Se preocupa não, tem muita ajuda na rede.

• Curtir 1
Postado

@ViniciusKruz O chato da IDE do Arduino é que ela é muito crua, totalmente espartana, quase como se estivesse escrevendo programa no Office, no mais ela funciona muito bem, simplicidade levada ao extremo, talvez seja por isso que funciona bem. Por sinal no Notepad2-modPortable (que é um editor de texto puro mas com algum suporte a programação) o suporte a programação é bem melhor do que dentro da IDE.

Vou tentar mais tarde remover o .net 4.5 e instalar o 4.0 para ver se resolve, mas agora não, já encheu a paciência ficar direto no computador.

adicionado 2 minutos depois
Em sábado, 10 de setembro de 2016 às 13:02, aphawk disse:

@Intrudera6 ,

Mas juro que esse C++ não me entra na cabeça de jeito nenhum ....

Paulo

Até eu, que sou cabeça muito dura, e que dizia que nunca iria conseguir aprender a programar em C, já estou conseguindo fazer algumas coisas mais simples. Acho que você conseguiria isso com enorme facilidade.

• Curtir 1
Postado

Bom, vamos lá ....

Testei o Nodemcu perto de 3 lampadas de 15 watts cada. Com uma fonte externa dessas de 9V / 1A, de parede, comprada na Santa Ifigênia ( ou seja, uma porcaria ... )  de 10 tentativas travou 1.

Aí mudei a alimentação para duas pilhas de Litio 18650. Nenhum erro.

Liguei e desliguei umas 30 vezes, e continuou tudo rodando.

Peguei o Nodemcu, e soldei dois capacitores direto no pino de alimentação, sendo um o famoso cerâmico de 100 nF, e outro um eletrolítico de 100 uF/16 volts.

Liguei a fonte nele novamente, e desta vez nas 30 tentativas não travou nenhuma ....

Acho que dá para brincar bastante com isso aqui sem problemas de interferência ....

Agora, segue o programinha que fiz para controlar um Led RGB do tipo Anodo comum, ligado diretamente ao Nodemcu por meio de 3 resistores.

Estou controlando 3 saídas com PWM de 10 bits :

cls
pi1 = 16
pi2 = 5
pi3 = 4
x = 0
y = 0
z = 0
a = 0
b = 0
c = 0

html |<div style="position:absolute;top:0; left:84;"><font color="RED">R</div>|
html |<div style="position:absolute;top:0; left:117;"><font color="GREEN">G</div>|
html |<div style="position:absolute;top:0; left:150;"><font color="BLUE">B</div>|

slider x, 0, 1023
cssid htmlid(),"transform: rotate(270deg);position: fixed;top: 105px;left: 0px;"

slider y, 0, 1023
cssid htmlid(),"transform: rotate(270deg);position: fixed;top: 105px;left: 33px;"

slider z, 0, 1023
cssid htmlid(),"transform: rotate(270deg);position: fixed;top: 105px;left: 65px;"

html |<div style="position:absolute;top:28; left:180;"><font color="RED">RED</div>|
meter x,0,1023
cssid htmlid(),"position: fixed;top: 30px;left: 240px;"

html |<div style="position:absolute;top:58; left:180;"><font color="GREEN">GREEN</div>|
meter y,0,1023
cssid htmlid(),"position: fixed;top: 60px;left: 240px;"

html |<div style="position:absolute;top:88; left:180;"><font color="BLUE">BLUE</div>|
meter z,0,1023
cssid htmlid(),"position: fixed;top: 90px;left: 240px;"

button "End",[pend]
cssid htmlid(),"position: fixed;top: 170px;left: 200px;background-color: yellow;" 
timer 500, [set.pwm]
wait

[set.pwm]
a = 1023 - x
b = 1023 - y
c = 1023 - z
io(pwo,pi1,a)
io(pwo,pi2,b)
io(pwo,pi3,c)
wait

[pend]
timer 0
end

A ideia é ajustar as três barras para acertar a cor que você deseja.

Fiz um gráfico à direita, refletindo o ajuste de cada uma das saídas.

Segue a tela produzida :

esp8266.JPG

Vejam a facilidade com que isso foi feito.... no programa, 50% dele são apenas comandos html para fazer o posicionamento e cores que queremos, usando Html e Css.

Agora, mais uma novidade :

A tela de EDIT, onde podemos escrever o programa, pode apresentar o programa todinho formatado, com as cores corretas como se fosse código HTML, e até com número de linhas !

Basta fazer o upload dos 3 arquivos presentes no sub-diretório CSS do arquivo que foi baixado do GITHUB !

Vejam como ficou a minha tela :

esp8266-1.JPG

Uma coisa eu tenho de reconhecer : o autor está se esforçando para deixar isto uma pequena obra de arte, e ainda mais : de graça !

Paulo

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!