Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@alexandre.mbm é o que eu fiz no meu, mas apenas ainda pra Android.

No Delphi (tambem no Android Studio) você pode colocar um webview (lá é o TWebBorwser), e linkar a página pelo IP. Mas ainda não consegui "imaginar" isso, pois se a pessoa mudar o IP? kkkkk

O Safari (iOS) tem uma função chamada TELA DE INICIO, em que ele coloca um ícone na sua área de trabalho do celular.

• Curtir 2
Postado

Uma coisa eu falo, no dia que criarem um embarcado programado em python eu farei estrago *-*

adicionado 2 minutos depois

@alexandre.mbm  Me dei malzasso, não conseguia somar miseros 2 algarismos lá... Fiquei até com trauma de programação por causa disso, so me dava bem no visual g"portugol" .Na época, no portugol eu fiz uma calculadora que resolvia bhaskara. Hoje consigo fazer isso com python também mas de lá pra ca p eu voltar a mexer com programação se foram 8 longos anos("claro que aconteceu bastante coisa paralela também,mas em suma é isso"")

Postado

@alexandre.mbm Na verdade não por que ele não é bem um embarcado, ele serve como um embarcado. Mas é um computador... Ele não tem sistema de proteção anti-curto, por isso tem que usar ele com muito cuidado e saber realmente o que ta fazendo. Ao contrario do nosso amigo arduino que aguenta até mesmo uma bomba nuclear e a um ataque de histéricos por um novo Iphone xx.

Em meus testes habituais eu geralmente dou curto no arduino no minimo umas 3x por semana... Se fosse sair usando o rasp a torta e a direita ja teria queimado uns 4 deles , calculando o prejuízo 4x300= R$1.200,00

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Até agora eu tive receio de usar os RAW para alimentar Arduino Pro Mini e Attiny85 USB. Receio de esquentar, torrar alguma coisa. Injustificado então? Eu olho para essas pequenas plaquinhas e vejo tanta fragilidade...

Postado

@alexandre.mbm  Esses pro mini nunca usei então não posso atestar, mas o arduino ele resiste a tudo.! Até mesmo os stand alones que fiz foram submetidos a erros grotescos e sairam ilesos... Claro que eu to falando casos de curto e pahs... Se voce der uma bicuda no arduino obvio que ele vai quebrar, ou ligar ele numa fonte alternada ou acima de 20 volts... Mas pra curto ele é sencacional, ja cheguei a deixar um arduino 5 minutos num curto tentando identificar o problema e ele ta vivo e em folha até hoje :)

• Curtir 1
Postado

@alexandre.mbm Não tem segredo. curto e quando voce coloca o terra no positivo e ahe a corrente da fuga, pois está indo para um lugar onde não deveria... Perceba essa imagem aqui:

Os positivos dela estão com os positivos do arduino e ate mesmo os sensores. Mas se por algum motivo voce botar o negativo do arduino no positivo do sensor, ou mesmo do display lcd, um fiozim que seja, ele ja entra em curto e não funciona. Perceba que se voce usar um arduino e um ou 2 sensores, ou apenas o display, nem e tanto problema.

Mas se voce usar um arduino, um display, 4 sensores, a tarefa pode acabar se tornando trabalhosa, e acredite, prototipar na pcb sem se perder é uma arte.

ddd.png

Postado

@alexandre.mbm  Não não é isso, voce não pode colocar positivo junto com o terra, senão é o "curto". O perigo de alta corrente realmente existe, mas quanto a isso os modulos oferecem uma segurança considerável. Mas quando voce prototipa muita coisa, se não prestar atenção, voce pode acabar colocando o gnd no Vin, mas como falei, no arduino quanto a isso não há um grande problema.

• Curtir 1
Postado

Ja que está todo mundo estilizando o nodemcu chegou a minha vez^

codigo testado e funcionando, valeu galera:^

No node acredito que nao de problema mesmo, mas no RASPBERRY dda? :)

adicionado 55 minutos depois

Pessoal finalmente minha primeira personalização dessa delicia. Espero que gostam e curtem bastante. Esse pra mim é o projeto final, não teria conseguindo sem a ajuda de cada um de vocês

funcionando por buttons e buttons virtuais ;)

Screenshot from 2016-12-22 23-43-31.png

Screenshot from 2016-12-22 23-43-44.png

• Curtir 2
Postado

Amigos, bom dia! 

Alguem sabe como faço para apagar algum dado da EEPROM?

Por exemplo, eu tenho um SSID inserido na EEPROM. Qual o comando para eu poder ZERAR ele? No meu código, eu uso o seguinte: wifiConfig.SSID, e ele me retorna o SSID salvo! 

Existe algum comando para zerá-lo?

Postado

@ViniciusKruz interna mesmo.

Eu uso o seguinte sistema:

// Locais dos itens da configuração
#define VERSION_START  500
#define CONFIG_START   6

// ID de Configuração 
#define CONFIG_VERSION "1a"

// Estrutura de configuração da EEPROM
struct ConfigStruct
{
  char ssid[50];
  char senha[50];
  IPAddress ip;
  IPAddress gateway;

} wifiConfig;

ESP8266WebServer server(80);

void saveConfig() 
{
  for (unsigned int t = 0; t < sizeof(wifiConfig); t++) {
    EEPROM.write(CONFIG_START + t, *((char*)&wifiConfig + t));
  }
  // Salvando o ID da versão para puxar da EEPROM
  // da proxima vez que for carregar
  EEPROM.write(VERSION_START + 0, CONFIG_VERSION[0]);
  EEPROM.write(VERSION_START + 1, CONFIG_VERSION[1]);
  EEPROM.commit();
}

void loadConfig()
{
  if (EEPROM.read(VERSION_START + 0) == CONFIG_VERSION[0] &&
      EEPROM.read(VERSION_START + 1) == CONFIG_VERSION[1]) {
    // Carregando a estrutura main config
    for (unsigned int t = 0; t < sizeof(wifiConfig); t++)
      *((char*)&wifiConfig + t) = EEPROM.read(CONFIG_START + t);
  }
  else {
    saveConfig();
  }
}

Fui adaptando ao meu projeto, até aumentei o STRUCT e tal. Mas agora, se eu quiser apagar um dado, como faria?

Os dados ficam armazenados em wifiConfig.SSID, wifiConfig.senha, etc...

Postado

@Papibakigrafo  Esta struct(estrutura) usada nesse sistema está um nível acima do que estou usando, se não me engano isso aí é coisa do Renato Aloi, estou certo? Eu já tentei fazer desta forma aí porque fica muito mais limpo e elegante o acesso à eeprom, eu não consegui de primeira e não pude insistir pra conseguir devido ao tempo muito curto e coisas mais importantes pra fazer, mas de qualquer maneira, quando fazemos dessa forma aí, como o próprio nome já diz, criamos uma "estrutura", e essa estrutura me parece que só funciona em conjunto, por exemplo, você não pode enviar somente a ssid, mas todo o conjunto: ssid, senha, ip e gateway. Uma coisa muitíssima interessante nesse sistema aí, é o fato de não precisar "dizer pro sistema" o endereço na eeprom, pela própria estrutura, ele encontra e grava a informação. Faz assim, pra resolver isso aí, e inserir somente o dado que você quer, teria que fazer uma gambiarra e colocar um código à parte mexendo apenas nos endereços onde a estrutura gravou, imagino que os endereços sejam assim: CONFIG_START 6 significa que a estrutura vai começas a gravar no endereço "6" e como o primeiro dado na estrutura é o char ssid[50]; acredito que sua ssid esteja na eeprom do endereço 6 até o 55, manda ler esses endereços e dá um print pra confirmar. Se não quiser fazer essa gambiarra, só mandando a estrutura toda.

• Curtir 1
Postado

Mano-los fiz algumas alterações em meus layouts. Mas nada de novo. Apenas separei a pagina de acionamentos da pagina principal e inseri links interligando tudo. Minha duvida eah? teria como colocar uma senha para acessar a pagina formulário? ou mesmo uma senha para o submit? pra não haver o caso de nego ficar punhetando a eeprom do nodemcu?

Postado

@ViniciusKruz

Sim, foi dele mesmo. Não sabia que era complexo assim! Eu sinceramente não sei nada sobre estrutura ou ler o endereço indicado na eeprom. Vou me aprofundar mais nisso mais pra frente, por enquanto deixa assim kkkkk

Alias, acabei de pensar numa solução (ajuste técnico kkk) aqui. Criar um botão para "zerar" os campos que eu quero =)

@lucianolcoa o Vinicius tem um exemplo aqui no tópico que faz isso!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!