Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

@aphawk, estamos enxergando de ângulos diferentes. Se adentrássemos a casuística, acredito que concordaríamos. Por enquanto eu quis falar de uns casos e você de outros. Assim a discordância aparente é superficial e provavelmente falsa, devido à flexibilidade no uso dos termos. Não creio que valha a pena prosseguirmos o neste tópico. Caso você queira, podemos abrir novo tópico e encaminhá-lo sem pressa. Como uma forma de nos conhecermos, não de disputar. Uma coisa que eu acho péssimo é discutir à toa: pessoas falando "calorosamente" de coisas distintas como se fossem a mesma.

@Papibakigrafo, nesse contexto MySQL me  parece uma baita de uma gordura.

@ViniciusKruz, não se pode automatizar sincronismo de DS3231 com NTP?

@Intrudera6, é possível pesquisar somente dentro do tópico.

@lucianolcoa, engenharia reversa não é simplesmente acesso. Pelo contrário, é um tanto de "adivinhação" do interior da caixa preta.

@Intrudera6, quanto ao Eclipse, uma dica é aprendê-lo primeiramente com o padrão. Ele foi feito para Java, então é legal experimentar projetos em Java, só pra conhecer os fluxos de trabalho (configuração) mais comuns.

• Curtir 1
Postado

@lucianolcoa Vocês estão evoluindo muito, principalmente no que diz respeito a interface WEB e eu estou estagnado, passei muito tempo sem programar por causa do curso de inglês e meio que travei, perdi um pouco o pique, e não estou numa fase muito animada, meio sem disposição para meter a mão no código. Preciso urgente fazer alguma coisa nova para ver se volta a motivação de programar, estou meio que com um bloqueio criativo.

@alexandre.mbm Depois de aprender a programar no Arduino IDE, o Eclipse parece muito estranho para mim, parece uma questão de um novo paradigma. Imagino que depois de alguns meses quebrando bastante a cabeça com ele talvez as coisas fiquem mais claras, porque no momento está bem complicado e bastante doloroso tentar encontrar alguma coisa nas N opções disponíveis, e principalmente nas muitas IDEs , no Arduino IDE é tudo tão simples e intuitivo. Eu me contentaria de aprender algumas coisas básicas, como por exemplo, como navegar entre os bookmarks (ainda não aprendi como), se é possível gerar o código em ASM para inspecionar (e ajudar no aprendizado do assembler do ESP) ??? Como usar includes externas ? Como configurar para conectar pela serial em 230400 (não estou conseguindo no Neon padrão) ? São estas as minhas dúvidas básicas.

A coisa boa é que o Eclipse  é muito mais rápido para compilar que o Arduino IDE, pelo menos umas 100 vezes mais rápido quando as mudanças são pequenas no programa, chega a ser covardia. Imagino que com um programa totalmente novo ele não seja assim tão rápido. E o pouco que consigo dele já ajuda um pouco na programação pois ele praticamente te mostra todas as variáveis e rotinas do programa, isto ajuda muito mesmo para quem não sabe nada de Eclipse. Imagino o que será possível quando eu melhorar o domínio nele ?

No Eclipse me sinto quase como um jegue olhando para um disco voador e sem entender como aquilo voa.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Intrudera6 , faz muito que tempo que não uso o Eclipse de forma continuada. Sim, é outro paradigma de ferramental. Com ele, ainda nada tentei em termos de microcontroladores. Mas mantenho minha sugestão: entenda primeiro como as coisas são com projetos Java. É o padrão, o início. Você terá um norte. Não precisará de demasiado tempo para sacar as adaptações que os plugins fazem para cada outra linguagem ou ambiente.

Postado
50 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

@ViniciusKruz, não se pode automatizar sincronismo de DS3231 com NTP?

Sim!! É exatamente isto que o sistema do @Intrudera6 faz. E não somente isto, mas também executa correções internas no DS3231 para torná-lo mais preciso.

adicionado 10 minutos depois

@Intrudera6

1 hora atrás, ViniciusKruz disse:

@Intrudera6  Já tentou buscar ajuda na comunidade oficial do ESP8266? Se for realmente uma dúvida realmente cruel eu reporto a eles, é complicado porque meu inglês tipo google translator é péssimo, mas a gente consegue se comunicar.

Este post: http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=9&t=12017

é justamente para opções de IDEs alternativas, dá uma olhada.

• Curtir 2
Postado
41 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

Sim!! É exatamente isto que o sistema do @Intrudera6 faz. E não somente isto, mas também executa correções internas no DS3231 para torná-lo mais preciso.

O meu programa para fazer isto está funcionando, não precisa nem compilar, mas estou tendo algumas dificuldades para conseguir uma conexão nos servidores NTP no meu critério de precisão e não consigo entender direito porque isto acontece.

Fiz a minha rotina para pegar a hora nos servidores NTP meio sem entender todos os parâmetros da conexão, e talvez eu tenha feito alguma besteira nas configurações (segui uma receita de bolo sem entender direito o porque). Mas como eu fiz consigo uma precisão ótima para sincronizar relógios com precisão melhor que milissegundo (eu acho que consigo isso, pois os valores oscilam dentro desta margem, ainda não tenho muita certeza dos resultados, coloquei uma rotina para avaliar a precisão em períodos mais curtos sem sincronizar e ainda estou testando).

Eu gostaria que vocês avaliassem a minha rotina que calcula dia  da semana, ela pode ter algum BUG, eu acho que não testei ela o suficiente, pode ser que em alguma situação bem particular ela não calcule direito. Se vocês descobrirem alguma coisa me passem em que condições deu erro, para que eu possa reproduzir e reparar. Eu também aceitaria, e até agradeceria, se vocês dessem um trato na minha interface, as minha rotinas de sincronismo são muito dependentes da interface serial, pois os dados de sincronismo vem todos por ela, o que não é muito conveniente para quem queira usar um ESP8266 distante de um computador (para testar não é problema). Ainda não tive tempo e nem paciência (principalmente) para melhorar isso.

• Curtir 3
Postado

Para quem não quer usar a IDE do Arduíno, uma opção é a  PlatformIO, um editor desenvolvido pela Atom, segundo seus usuários, faz o que a IDE do Arduíno faz e muito mais, inclusive, vi usuarios da IDE Eclipse dizendo que ela é problemática, que funciona bem no início mas depois da pau. Vale a pena conferir esta IDE Atom, segue o link de um tutorial de instalação e configuração para substituir a IDE Arduíno:

https://www.viget.com/articles/arduino-development-in-atom-editor

• Curtir 3
Postado

@alexandre.mbm A linguagem do Arduíno não é C++ puro como muitos pensam, ela é um tipo de C++ modificado, baseada na linguagem Wiring, logo, os códigos gerados para este compilador, vai ter problemas com compiladores padrão C++ como por exemplo os compiladores usados no Linux, GCC e companhia. Com esta conversão, os códigos provavelmente passam a ser compatíveis com os compiladores C++ nativos.

• Curtir 2
Postado

E qual a diferença do C puro para o C modificado ? Eu para programar para o Arduino IDE (ou Eclipse) uso o C padrão, o que parece é que tem alguns recursos removidos, não o contrario, mas ainda estou longe de entender realmente C.

Postado

@intrudera6  olhando superficialmente, não tem diferença nenhuma, mas nos detalhes sempre tem uma coisinha ou outra que não faz parte da linguagem original, não sei se vocês conhecem uma ide para pics chamada "ccs c compiller", aparentemente ela é c, mas tem umas modificações nela que fazem com que não seja "pura", o mesmo ocorre com a do arduíno, não sei quais são esses detalhes, mas eles existem.

creio que o intuito de se converter a linguagem do arduíno para o c++ puro, seja mais para padronização, imagina só, uma pessoa que programa em c++ para intel, arm, atmel ou seja qual for o processador, poder pegar códigos feitos para o arduíno e usar nos seus projetos.

adicionado 10 minutos depois

aqui tem um tutorial em português feito pelo pedro minatel, onde ele dá as dicas de instalação e ainda dá a opinião dele a respeito dessa ide: http://pedrominatel.com.br/pt/ferramentas/platformio-uma-alternativa-ao-arduino-ide/

adicionado 17 minutos depois

tem mais um tuto do diego pinto: http://www.clubemaker.com.br/?rota=artigo/81

• Curtir 1
Postado

@ViniciusKruz  Na verdade a diferença da linguagem arduino para a linguagem C puro é o tamanho. Um simples codigo blink led escrito na ide do arduino chega a mais ou menos 1,2k bytes por ahe. Se voce escrever em C, declarando as PORTD em vez de "digitalWrite", chega a 200 ,300 bytes. Ou seja, praqueles negos apaixonado por velocidade, eficiencia e bla bla bla, preferem declarar os registradores... Só que, tudo tem um mas...

A vantagem de usar arduino e que voce não dá pal nos registradores, a propria linguagem compila com sistema de proteção. Ja voce declarando os registradores fica mais propenso a voce fazer "caca" e dependendo, voce pode até condenar o mísero chipzim. Aprendi basic usando bascom pra ver a tão diferença entre programar os registradores e usar linguagens C adaptadas. te da a vantagem do "pensamento livre", pois voce entende mais. Mas  a facilidade do arduino nõ é sua linguagem em sí, são as bibliotecas. tem biblioteca pra tudo e voce usa tudo com facilidade, basta querer, não existe mais essa de "programar na unha". O que muitos encaram como vantagem oudesvantagem, dependendo do contexto.

adicionado 32 minutos depois

Pessoal tava querendo fazer uma fonte pro node tem coisas que preciso saber, agradeceria a ajuda de vocês:

Qual a tensão de operação? Posso alimentar o positivo direto no Vin???

• Curtir 2
Postado

@lucianolcoa  A questão é que tem diferenças de sintaxe mesmo, eu nunca me aprofundei pra entender porque sempre achei desnecessário, mas agora dei uma pesquisada e encontrei as seguintes diferenças:

Wiring                                               C

Serial.println("hello world");              printf("hello world\n");

void setup() {                                    void main() {       

int a[8]; // Declare                            int[] a[8]; // Declare

Estas pequenas diferenças não mudam em nada o tamanho do código, mas se for usar o mesmo para um compilador padrão, vai dar erro.

Postado

@ViniciusKruz  O tamanho do codigo muda sim, eu mesmo ja fiz os testes e realmente um simples blink led voce ja ve a diferença. Tem blogs que também atestam isso:

https://balau82.wordpress.com/2011/03/29/programming-arduino-uno-in-pure-c/

Na época vi um blog brasileiro que mostrava detalhadamente e testei também para averiguar a tenacidade e realmente é verdade, so que programar assim e BEM mais difícil...

Mas é como eu falei, serve pras pessoas que gostam de otimização isso.

• Curtir 2
Postado

@Papibakigrafo  tem que ver o sketch.

adicionado 4 minutos depois

@lucianolcoa  Sim, claro!, Concordo com você, os comandos de alto nível sempre aumentam o código, quanto mais alto nível, maior e mais pesado costuma ficar o .ASM final. O que eu estou afirmando é que o que bagunça o barraco é a diferença de sintaxe que existe entre o C do Arduíno e o C puro(padrão), entende?

• Membro VIP
Postado

Acho que estou entendendo. A conversão seria um início para a pessoa "descer o nível" e continuar programando agora escrevendo em outra linguagem (mais baixo nível) e compilando com outro compilador.

• Curtir 2
Postado

Pessoal, eu instalei ontem a IDE PlatformIO Atom por brincadeira, somente para testar mesmo, eu já imaginava a trabalheira que daria, na minha cabeça seria no mínimo uma semana pra deixar tudo pronto, compilando e fazendo upload, eu nem tinha muitas expectativas. Pra minha grande surpresa, a instalação foi tranquila e depois de instalado, ela pediu um outro programa (Python 2.7) que não sei porque isso, mas instalei, daí abri um projeto e logo de cara a IDE pediu pra instalar um outro programa para auto preenchimento (LLVM) e eu instalei ele também, depois fui adicionar a placa de desenvolvimento (Espressif ESP8266 12E) - diga-se de passagem, lá já tem as placas ESP32 - E para instalar esta placa a IDE ficou baixando os arquivos da internet e como minha net é lentíssima, deixei a máquina ligada e fui dormir. Hoje, abri a IDE e tentei compilar meu projeto, ela demorou 400 segundos (agora compila em 30 seg.) porque ficou baixando mais alguma coisa, depois disso compilou 100%, daí pensei, entendi, duvido que faça upload sem instalar mais alguma coisa... pois não ha de ver que fez o upload rapidinho, só baixou uma coisinha ou outra e pronto!!! Uma coisa que eu percebi, é que  ao fazer o upload, ele faz também dos arquivos da SPIFFS, que ficam na pasta "Data". Estou realmente impressionado com a facilidade de instalação dessa IDE, vale a pena a migração.

adicionado 18 minutos depois

@alexandre.mbm  Ele faz correções também, eu não costumo declarar os protótipos de funções e na conversão que ele fez aqui, antes de compilar ele colocou todos os protótipos.

• Curtir 2
Postado

Fiquei curioso, é bem provável que eu instale para ver como funciona. O Eclipse, apesar dos muitos recursos, é complicado demais para mim (talvez um usuário avançado consiga até fazer chover com ele).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Intrudera6 , eu não me considero um usuário avançado. Longe disso, com tanta inatividade. Fujo do Eclipse por falta de memória RAM. Mas reconheço que para usá-lo é necessário um "pulo do gato". Alguém precisa passar as receitas explicando a lógica ele. Eu tive professores; aprendi o Eclipse uma primeira vez em sala de aula. Certamente ele era um tanto diferente, pois isso já mais de 10 anos. Toda vez que vou usá-lo novamente, são outras pisas que levo. Usos diferentes e tempo decorrido implicam em "novidades a aprender". Mas no final em geral vale à pena, se houver RAM. E não falo de microcontroladores, pois eu ainda não cheguei lá. Na verdade, estou muito satisfeito com a Arduino IDE, por enquanto. Meus planos são continuar com ela, no feijão com o arroz. Muitos de vocês tem objetivos bem mais específicos.

Postado

@ViniciusKruz  O que falta na Ide do arduino é o autocompletar, pois voce memorizar os comandos de cabeça é osso. Mas uma coisa que eu acho bacana na ide do arduino é que ela "brilha" quando voce digita o comando certo, e as vezes voce esquece aquela maldita virgula ou a letra era em maiusculo e esqueçemos.

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!